sábado, 4 de janeiro de 2014

Projeto Chambrin (3/3)

No dia 02/10/12, a oficina do Projeto Chambrin é reaberta após três décadas lacrada na Capital de Porto Alegre por “ordens de Brasília”. Esta oficina do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar (BM) abrigou uma pesquisa secreta do “carro movido a água”.

                  
                             Fotos: Everton Nunes/PM5

Foram encontrados carcaças de um caminhão, de um Corcel e de um trator, além de ferramentas enferrujadas, latões de combustíveis apodrecidos e peças deterioradas que três décadas atrás fizeram parte de uma experiência secreta cuja pretensão era mudar os rumos da indústria energética mundial. O material foi inventariado e depois removido para um outra unidade da BM, pois o prédio precisava ser reformado para uso dos bombeiros. Parte dos equipamentos pertence à BM e o restante poderá ser doado para estudos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

                  
                             Fotos: Everton Nunes/PM5

Agora, já pensou quanto você gasta com combustível no seu carro? Imagine poder continuar usando o seu carro da mesma forma e até mais, mas sem gastar esse valor. Percebeu a alta importância estratégica e energética de um veículo movido à água ? Com certeza seria uma revolução econômica, social e ecológica. E até um caos de tantos carros pelas ruas deste país e no mundo. Talvez governo algum daria jeito neste problema. Porém, feito de forma gradativa e impositiva por lei, acredito que seja possível esta transformação.

                 

Todo invento requer registro nos institutos competentes, senão vira bagunça. E precisamos, por justiça, dar os créditos devidos aos que criaram, pesquisaram, trabalharam para que alguma ideia se tornasse realidade. Com isso também pode-se limitar e se organizar o uso das descobertas. Então, poderia-se começar pelo transporte coletivo público. Seriam conduções com custo muito baixo, insignificante e repassado esta diminuição à população.

                
                 Enchentes se tornariam postos de combustível (humor)

Acontece que sempre, ou talvez quase sempre, nossos políticos agem de forma incompetente e/ou descompromissada com o povo e a nação. Necessitaria-se de políticos de visão longa, audaciosos, competentes e inteligentes. Mas o povo também precisa ter esta capacidade, pois os políticos saem do meio do povo, não caem de Marte. Para que algo fenomenal aconteça como esta revolução energética, precisaríamos de um povo compromissado com a nação, que se visse como nação. Um povo cônscio com o futuro de seu país, com uma visão além do pão e circo de seu umbigo e política e de políticos engajados pelo bem da nação acima de seus egos e cérebros, pessoas criativas, inventoras, ousadas.

Como o exemplo do engenheiro mecânico francês Jean Pierre Marie Chambrin que criou o Reator Chambrin que prometia mover um carro com 50 % de álcool e 50 % de água. Assim existem inúmeras ideias e inventos, e inventores, que eliminariam sérios problemas, sérios entraves da atual sociedade. Porém, algumas coisas estranhas, alheias ao conhecimento do público, impedem que determinados projetos prossigam.

                  

Quando surgem gênios, ou pessoas comuns com ideias geniais, o Governo deveria abraçar, adotar estas pessoas e seus inventos. Porque melhorando substancialmente a vida da população, além destes políticos entrarem para a História, seriam reeleitos com folga. Mas forças ocultas ou nem sempre tão ocultas, sabotam o bem estar, o progresso e a realização da liberdade, da soberania e da justiça de povos e nações.

Por este pequeno, porém não tão pequeno exemplo do francês com seu carro movido à água, podemos perceber o quanto nossa sociedade carece de boas políticas e bons políticos. E por que não dizer também de bom povo ? Pense nisso.

Existem 3 tipos de conhecimento:

a ) as coisas que sabemos (temos total conhecimento);
b ) as coisas que sabemos que não sabemos (sabemos que existem, mas não conhecemos por completo); e
c ) e as coisas que não sabemos que não sabemos (ou seja, as coisas que nem sabemos que existem).

Precisamos nós nos transformarmos na sociedade melhor que queremos.

Leia também partes 1 e 2 :

http://desatracado.blogspot.com.br/2013/12/projeto-chambrin-13.html

http://desatracado.blogspot.com.br/2013/12/projeto-chambrin-23.html

Abraços

4 comentários:

  1. Veja no canal de tv fechado HISTORY " A força do Power"

    Quantos homens de saber mortos por ganância .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Verificarei.

      http://www.ihr.org/jhr/v12/v12p167_Webera.html

      Excluir
  2. Meu avô trabalhou no projeto desse motor, em paralelo com o desenvolvimento do motor movido a álcool. Ele tinha em casa vários documentos de como foi fabricado o motor. Mas também comentava que não seria comercialmente viável, porque precisaria de água SUPER pura, sem resíduos ou qualquer mistura, caso contrário com o tempo o motor sempre precisaria de limpeza especial. Por fim, era mais caro do que um motor a álcool ou gasolina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante. Motor elétrico também não era muito viável no início, e aos poucos estão resolvendo os problemas.

      Abraço

      Excluir

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.