domingo, 26 de janeiro de 2014

Restaurante Cruz de Hitler

Restaurante indiano chamado Hitler incomoda comunidade judaica 

da Folha Online de 23/08/2006

O restaurante Cruz de Hitler foi aberto há quatro dias em um subúrbio de Mumbai (Índia), com a presença de políticos locais e membros da indústria cinematográfica, que compareceram para celebrar ao lado de suásticas e pôsteres do líder nazista Adolf Hitler (1889-1945).

Segundo o proprietário, o estabelecimento tem esse nome só para chamar a atenção, apesar de ter incomodado a comunidade judaica de Mumbai.

"Realmente deixou as pessoas muito furiosas que uma pessoa responsável pelo massacre de 6 milhões de judeus possa ser glorificada", disse nesta quarta-feira Elijah Jacob, um dos líderes da comunidade judaica local.

Mas o proprietário, Puneet Sablok, recusou-se a mudar o nome do estabelecimento. Além da comunidade de 4.500 judeus de Mumbai, houve pouca controvérsia na Índia, onde a consciência sobre o holocausto é limitada, Hitler é visto apenas como um personagem histórico e a suástica é um antigo símbolo hindu, colocado em toda parte para trazer sorte. Há apenas 5.500 judeus em toda a Índia.

              

"É só para atrair as pessoas, não há intenção de ofender ninguém", disse Sablok sobre seu espaçoso restaurante, que serve pães, pizzas e saladas em Navi Mumbai, na região norte de Mumbai.

"Os que estão contra o restaurante planejam pedir ao governo local que obrigue uma mudança de nome", disse Daniel Zonshine, cônsul de Israel em Mumbai.

"O nome de Hitler é um exemplo de mal extremo, isto é como dar legitimidade a Hitler. Não é certo fazer propaganda de seu nome em público" disse Zonshine.

Opiniões

Mas apesar de a Índia normalmente ser sensível a temas de ofensa religiosa --recentemente tentou proibir o filme "O Código Da Vinci" e caricaturas do profeta Maomé-- ao menos um líder local disse que o nome Hitler não o incomodava.

"As pessoas estão convertendo isso em um tema de discussão desnecessariamente", disse Sudhir Jadhav, líder partidário local. "Não temos planos de protestar do lado de fora do restaurante pedindo que mudem seu nome", acrescentou.

Os clientes parecem satisfeitos em suas refeições no "Cruz de Hitler".

               

"Hitler foi um homem mau, mas qual o problema em comer aqui?", disse Ashwini Phadnis, 22, estudante de microbiologia, enquanto comia um pedaço de torta de chocolate.

O estudante de engenharia Anand Dhillon, que estava sentado com amigos tomando refrigerantes, afirmou achar o nome "bastante interessante".

"Se amanhã alguém escolhe um nome como Casa de carnes Saddam ou Roupas George Bush, não há nada de errado com isso, não é?", concluiu.

Com Associated Press

Fonte : http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u99356.shtml

Abraços

5 comentários:

  1. "Há apenas 5500 judeus em toda a Índia"(!!!)
    E eles tem voz e vez mais ativa que 1,1 bilhão de pessoas?!?

    Meu amigo, o fato deles se acharem a quintessência do mundo não tem nenhum problema. Interne-os e pronto!
    Agora, boa parte da humanidade achar que eles têm razão e boa parte da outra parte ficar de quatro pra eles é de enojar à décima potência!

    Quando você for à Índia, favor, me traga uma cachaça indiana com o Führer dizendo: "I"ll be back!". Será hilário ver sionista dando duplo mortal pra trás de desespero.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro Cobalto, se acaso abrisse uma casa de carnes o nome mais correto seriam:-

    Açougue Ariel Sharon, ou Açougue Vladimir Evgenevich Jabotinsky, ou Açougue Benjamin "Bibi" Netanyahu, ou os AÇOUGUEIROS DE BEIRUTE EM AÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. Caros, Ragi e FAB29, vocês resumiram bem a triste e cínica ópera.

    Ragi, que tal uma casa de carnes especializada em suínos ?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Quero colecionar essas garrafas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou terá de importa-las ou fazer os rótulos por aqui mesmo.

      Abraços, Ideal Imortal.

      Excluir

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.