Matéria traduzida do site da rede msnbc, que surpreendentemente deixou passar uma matéria tão crítica da televisão.
Você já deve ter aceito a ideia de que a televisão deixa você mais burro (ou você ainda não percebeu isso?). Você também sabe que há muitas coisas mais edificantes que você poderia fazer com seu tempo ao invés de aplaudir os participantes de "Survivor" ou "Big-Brother."
E a menos que você esteja malhando na frente de um vídeo de ginástica, você sabe que horas esparramado na frente da TV irá lhe deixar mais gordo - para não mencionar o impacto de todo o lixo comestível que você é tentado a engolir durante a os intervalos comerciais.
Mas você vai se surpreender ao saber a quantidade de outros malefícios a TV pode trazer para você.
1. TV deixa você mais morto.
Ver TV é um passatempo bastante mortal, a pesquisa sugere. Não importa quanto tempo você gasta na musculação, cada hora que você permanece em frente da televisão aumenta o risco de morrer de doenças cardíacas, segundo um relatório recente na publicação "Circulação: Jornal da Associação Americana do Coração". Pesquisadores australianos estudaram 8.800 homens e mulheres adultos por uma média de seis anos e descobriram que todas as horas gastas em frente à TV se traduziram em um aumento de 11 % no risco de morte por qualquer causa, um aumento de 9 % no risco de morte câncer e um aumento de 18 % no risco de morte por doença cardiovascular. Assim, em comparação às pessoas que assistiam menos de duas horas de TV por dia, aqueles que assistiram a quatro ou mais horas por dia tiveram um risco 46 % maior de morte por qualquer causa e um risco 80 % maior de morte por doença cardiovascular. E isso era verdade mesmo entre pessoas que não fumavam, eram magros, comiam dietas saudáveis e tinham baixa pressão arterial e colesterol.
2. TV faz você bêbado.
TV faz você beber mais. Quando se trata de beber, estamos aparentemente muito suscetíveis ao que vemos na televisão, segundo um relatório publicado em "Álcool e Alcoolismo"(1). Para descobrir se o que vemos realmente afeta os hábitos de consumo, os pesquisadores pegaram 80 alunos do sexo masculino com idades entre 18 e 29 e colocaram-os em um estúdio/bar onde os alunos puderam assistir a filmes e anúncios publicitários na televisão. Os pesquisadores descobriram que os homens que assistiram a filmes e comerciais em que o álcool foi tema de destaque imediatamente alcançaram um copo de cerveja ou de vinho e beberam uma média de 1,5 copos a mais do que aqueles que assistiram a filmes e comerciais em que o álcool teve um papel menos proeminente.
3. TV pode fazer o seu filho engravidar/sua filha ficar grávida.
Os adolescentes que assistiram a uma série de TV que incluía conteúdos sexuais tinham duas vezes mais probabilidade de engravidar, segundo um estudo publicado na revista Pediatrics. Uma vez por ano durante três anos, pesquisadores da Rand Corporation entrevistaram 1.461 jovens - de 12 a 17 anos no início do estudo - sobre os hábitos de assistir TV e o comportamento sexual. Os meninos foram questionados sobre se já haviam engravidado alguma menina e meninas foram questionados sobre se já haviam estado grávidas. Para ter uma ideia sobre quantos programas de TV sexualmente carregados as crianças estavam assistindo, os pesquisadores pediram aos adolescentes se e quantas vezes assistiam 23 programas específicos.
Outro estudo mostrou que as crianças que assistem duas ou mais horas de televisão por dia começam com o sexo mais cedo, de acordo com um relatório na revista Archives of Pediatric and Adolescent Medicine(2). Os pesquisadores acompanharam 4.808 estudantes durante um ano. As crianças - todas as idades de 15 anos ou menos - nunca tinha tido relações sexuais no início do estudo. Entre as crianças com pais que não aprovavam o sexo durante a adolescência, aqueles que assistiam duas ou mais horas de TV por dia tinham 72 % mais chance de começar a ter relações sexuais até ao final do estudo. Os pesquisadores disseram que não ficaram surpresos ao encontrar nenhum efeito televisiso entre as crianças com pais que não se importava com o sexo adolescente, pois as crianças estavam em risco elevado de sexo precoce de qualquer maneira.
4. TV enfraquece os ossos.
Horas gastas assistindo a TV podem resultar em uma criança com os ossos frágeis, de acordo com um estudo publicado no Journal of Pediatrics. Até chegarmos por volta dos 25 anos, nós acumulamos massa óssea em uma espécie de conta-poupança. Quanto mais osso que construímos quando somos jovens, menor a probabilidade de que estamos a desenvolver osteoporose.
Para ver se assistir à TV pode impactar o crescimento dos ossos nas crianças, os pesquisadores acompanharam 214 crianças de 3 anos por quatro anos. A altura das crianças e peso foram aferidos a cada quatro meses, juntamente com os seus níveis de atividade. Em cada exame, os pais foram questionados sobre os hábitos de assistir TV de seus filhos. Quanto mais as crianças assistiram TV, menos ossos cresceram, independentemente de quão ativos eles estavam em outros momentos.
5. TV torna você menos empenhado.
Um estudo recente descobriu que enquanto a TV está ligada - mesmo que seja apenas de fundo - os pais interagem menos com seus filhos. Para saber mais sobre os efeitos da TV, os investigadores trouxeram 51 crianças e bebês, cada um acompanhado por um dos pais a um centro de estudo da criança, de acordo com o relatório publicado Child Development(3). Os pais e as crianças foram observados durante meia hora em uma sala sem televisão e, em seguida, por uma meia hora com o televisor ligado com um programa de adultos como "Jeopardy!" Quando a televisão estava ligada, os pais gastaram cerca de 20 % menos tempo conversando com seus filhos. E quando os pais prestavam atenção aos seus filhos, a qualidade das interações foi menor. Com a TV de fundo, os pais eram menos ativos, atentos e sensíveis aos seus filhos.
(1) http://alcalc.oxfordjournals.org/content/early/2009/03/04/alcalc.agp003.full
(2) http://archpedi.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=204793
(3) http://www.sciencedaily.com/releases/2009/09/090915100951.htm
Fontes : http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/5-formas-em-que-sua-tv-esta-lentamente.html
O tema é vasto, pois poderíamos falar das mensagens subliminares, da estratégica do pão e circo (para os tolos pra engordar o porco), da gritante falta de conteúdo de qualidade, do efeito hipnotizante sobre as massas distraídas, do embrutecimento da mente dos telespectadores, etc.
E a grade da TV brasileira :
1. Reality shows : uma simulação da realidade social triste e vergonhosa com intrigas, traições, fofocas, mentiras, agressividades, luxúria, lascívia, fornicação, adultério, etc.
2. Novelas : fantasias de um mundo real impregnadas de ensinos de moral duvidosa. Personagens que ensinam sobre maneiras de como trair o cônjuge, estimulando o triângulo amoroso, crianças que não respeitam os pais, consumismo desnecessário e voz, etc.
3. Jornalismo : tendencioso, mercenário, fútil, violento, sangrento, etc.
4. Desenhos animados : onde o bullying é lúdico, a violência divertida, conteúdos enlatados, personagens geralmente japoneses vendendo a noção de personagens (crianças e abolescentes) paranoicos que podem tudo, na hora que lhes é mais conveniente, da forma como desejarem, sem responsabilidades com a verdade, com a ética, o perdão e a humildade. E no caso dos enlatados americanos, a hipnótica cultura de sempre mostrar uma bandeira dos Estados Unidos e o mocinho ou super herói sempre ser norte-americano, um clichê batido, viciado e desconstrutor do caráter das nossas crianças.
O pessoal da Banda Titãs já sabia disso :
A TV é simplesmente a maior ferramenta de manipulação em massa já criada na história da humanidade e extremamente mais eficiente que a força bruta.
Perguntinha : quem são os donos das emissoras de TV?
Para ler mais : http://desatracado.blogspot.com.br/2014/01/bullying-travestido-de-humor.html
Abraços
PALMAS!!!! Falou tudo e muito mais!!! essa mídia corrupta que ama os prazeres e deixa de lado os valores morais, se acham tão civilizados... existem povos nativos que prezam mais os valores do que a mídia que se diz "globalizada" e "atualizada", é o fim!!!
ResponderExcluirPalmas para sua comparação da mídia atual "moderna" com povos "primitivos".
ExcluirAbraços, caro Anônimo.