sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Nota de Falecimento: Harald Nugiseks


                                   Harald Nugiseks (22/10/1921 - 02/01/2014) 

Faleceu no último dia 2 de janeiro em Pärnu, na Estônia, de causas naturais aos 92 anos de idade, o ganhador da Cruz do Cavaleiro Capitão Harald Nugiseks.

Nascido em Särevere, um pequeno vilarejo no centro da Estônia, Harald era o mais novo de uma numerosa família rural que vivia nas mesmas terras a nove gerações. Ao terminar os estudos, ele fez um curso de jardinagem e, posteriormente, de comércio. Foi quando a União Soviética invadiu e anexou o país em 17 de junho de 1940, transformando a Estônia num estado comunista. As perseguições e deportações de cidadãos estonianos para campos de trabalho na URSS continuaram até junho de 1941, quando os alemães invadiram a União Soviética e o Grupo de Exércitos Norte expulsou os soviéticos dos países bálticos.

O novo governo pró-alemão da Estônia formou corpos voluntários para treinamento na Alemanha, e Nugiseks foi um dos enviados ao Terceiro Reich naquele ano. Retornando do treinamento, ele juntou-se à força de segurança nacional, permanecendo até dezembro de 1942. No ano seguinte, Nugiseks juntou-se à Legião Estoniana da Waffen-SS, sendo enviado para treinamento na Escola de Cabos e Sargentos da SS em Lauenburg, na Alemanha. A Legião Estoniana, de 5.000 homens, recebeu seu batismo de fogo em novembro de 1943, quando o Exército Vermelho rompeu as linhas alemãs em Nevel, perto de Pskov. Sem reservas na área, a Wehrmacht enviou os estonianos para a frente de batalha, onde conseguiram fazer os soviéticos recuarem 15 quilômetros até 13 de novembro. Harald foi ferido em ação, recebendo a Cruz de Ferro de 2ª Classe em seguida.

Em 23 de janeiro de 1944 a Legião foi elevada a 20ª Divisão de Granadeiros da SS, com a adição de outros 38.000 estonianos à formação. Colocada sob comando do III Corpo Panzer-SS do SS-Gruppenführer Felix Steiner, a divisão entrou em combate na cabeça-de-ponte de Narva em 17 de fevereiro, quando o 2º Exército de Choque do General Leonid Govorov rompeu as linhas alemãs na região para tentar tomar o Istmo de Narva, considerado por Moscou uma chave para a Finlândia. A divisão estoniana era a principal força de Steiner na contenção da cabeça-de-ponte soviética em Narva, e foi colocada no front em 17 de fevereiro. A pressão estoniana lentamente empurrou os soviéticos, espremendo-lhes entre duas frentes, a norte e a sul de sua posição, mas com muito custo. Com o pesado fogo de artilharia e metralhadoras soviéticas, a unidade de Nugiseks - o I Batalhão do 46º Regimento de Granadeiros-SS - perdeu quase todos os seus oficiais em combate. Em 24 de fevereiro, enfrentando um impasse e sem nenhum oficial restante, o SS-Unterscharführer Nugiseks assumiu o comando do batalhão em plena batalha, mudando as táticas até então usadas e ordenando que um suprimento de granadas de mão fosse colocado em trenós, para que os soldados não tivessem que arrastar-se de volta para conseguir mais. Com o aumento das granadas disponíveis aos estonianos, Nugiseks e seus homens conseguiram gradualmente espremer os soviéticos pelo norte, destruindo finalmente sua posição. Seriamente ferido no combate, ele foi evacuado para a retaguarda. Como reconhecimento da importância de suas ações para a vitória na Batalha de Narva, Harald Nugiseks foi agraciado com a Cruz do Cavaleiro da Cruz de Ferro em 20 de março de 1944, quando ainda encontrava-se no hospital. Durante sua recuperação, ele se envolveu numa briga com soldados que assediavam enfermeiras da Cruz Vermelha.

Em outubro de 1944 ele recebeu alta e retornou à sua unidade em Neuhammer, na Alta Silésia. Os estonianos participaram das batalhas no Oder, sendo cercados em março na área de Oberglogau. Conseguindo escapar do cerco em 19 de março, a divisão foi enviada para a região de Praga, onde lutou suas últimas batalhas. Tentando render-se aos americanos, os estonianos caíram capturados pelos guerrilheiros checos. Entregue aos soviéticos, Nugiseks ficou preso até novembro de 1946, sendo liberado na Estônia apenas para ser novamente preso em fevereiro de 1947. Deportado para a Sibéria, ele só foi libertado definitivamente em 1958, retornando ao seu país.

Tornando-se trabalhador da construção civil, Nugiseks construiu com as próprias mãos a residência da sua família na década de 1970, na cidade de Pärnu. Com a queda do comunismo em 1991, Nugiseks foi reabilitado pelo governo e seus serviços em combate contra a União Soviética ganharam grande apreço popular. Em 1994, ele foi promovido a Capitão da Reserva, e era o único ganhador da Cruz do Cavaleiro autorizado por seu governo a usar a condecoração original oficialmente.

Em 2008, Harald Nugiseks recebeu do governo estoniano a Medalha da Gratidão, após uma grande campanha popular em seu favor. Com sua morte, resta somente um único ganhador da Cruz do Cavaleiro não-germânico (Alemanha e Áustria) ainda vivo: o dinamarquês Soren Kam.

Meus agradecimentos ao amigo Richard Schmidt pela colaboração.


                         Nugiseks na frente de batalha.

             
Reunidos, três dos quatro estonianos ganhadores da Cruz do Cavaleiro: SS-Standartenführer Alfons Rebane (esq), SS-Unterscharführer Harald Nugiseks (centro), e SS-Obersturmbannführer Harald Riipalu (dir).


                            Capitão Harald Nugiseks.

              
                                       Nugiseks em sua casa.

E este vídeo, que não conseguir postar como costumeiramente da celebrações do 90º aniversário de Harald Nugiseks, Pärnu, 
em 22 de outubro de 2011 :
http://www.youtube.com/watch?v=TJk5cIorGNA

Fonte : http://www.saladeguerra.com.br/2014/01/nota-de-falecimento-harald-nugiseks.html

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.