quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Churchill, criminoso de guerra e maçon (2/6)

Irmão Winston Churchill

                        

Churchill era uma figura muito pública, mas Yasha Beresiner descobriu o maçom muito particular.

Maçons se orgulham de ter homens de grande estatura como membros da fraternidade. Mas se os maçons, às vezes atribuída demasiada importância à associação maçônica desses grandes homens? Talvez mais do que as pessoas famosas têm feito a si mesmos? Winston Churchill foi o maior estadista britânico na história recente. Em 1901 ele se tornou um maçom. O que o levou a juntar-se à fraternidade? Como ele era ativo como um maçom? Que papel a Maçonaria jogar em sua vida?

Winston Leonard Spencer Churchill nasceu em 30 de novembro de 1874 e educado em Harrow. No momento da sua iniciação na Loja Studholme 1591 em 24 de maio de 1901, a Maçonaria foi uma perseguição social, uma moda.

A eleição do Príncipe de Gales (mais tarde Edward VII) como Grão-Mestre em 1875 deu um grande impulso à Maçonaria. Como o príncipe de Gales, que tinha sido da realeza e Grão-Mestre extremamente popular, e trouxe com ele uma série de outros da realeza e aristocratas que alegremente se juntaram a ofício.

                
                        Rei Edward VII em trajes maçônicos.

Não foi por acaso que o promissor jovem Winston foi introduzido na Loja maçônica Studholme, em Londres.

John Studholme Brownrigg, Grão-Mestre Provincial de Surrey, cuja família proeminente deu o seu nome a nova Loja Maçônica, consagrou na Loja em 31 de janeiro de 1876.

Em 1881, a Loja passou de Surbiton, em Surrey, para Londres, e as convocações lido como um quem é quem da aristocracia e da elite social.

A lista de convidados para o dia 21 Banquete de Inauguração da Loja em 1897 incluiu 17 membros do Parlamento, incluindo o senhor chanceler, e vários senhores, condes, cavaleiros e altos membros das forças armadas dispersos por todo sala de jantar.

Os registros da Loja dão a data de início de Churchill como 24 de maio de 1901 com o seu endereço como 105 Mount Street, a sua idade como 26, e sua ocupação como um membro do Parlamento.



Charles Clive Bigham, Visconde Mersey, cujo o registro de entrada na Loja Studholme, junto com a de Churchill, tem causado alguma confusão sobre sua tomando seu terceiro grau na Loja Rosemary, dá uma visão sobre a cena no dia.

Em sua autobiografia, publicado por John Murray em Londres, em 1941, um retrato de 1872-1940, afirma na página 188:

" ... esse mês eu fui iniciado como pedreiro livre na Loja Studholme (1591). Enquanto espera para a cerimônia eu andei redondo e redondo Golden Square com Winston Churchill, outro candidato ... "

Dentro de dois meses, em 19 de julho, Winston passou para o 2º grau, e em 05 de março de 1902 ele se tornou um Mestre Maçom, todos as três cerimônias sendo realizado na Loja Studholme.

Uma comunicação infeliz, em 1955, pelo então bibliotecário da Grande Loja, WI Grantham, ao seu homólogo em Iowa, EUA, levou aos relatórios errôneos que Churchill foi levantada na Loja Rosemary No. 2851.

               
                             O maçon Churchill ao centro.

Isso ocorreu porque o registro na Loja Studholme tem o nome Geoffrey C Glyn acima, e Charles Clive Bigham inferior ao de Churchill.

Mais ao longo da linha contra estes dois nomes é a entrada 'Criada em 2851, 11 novembro de 1901'. Esta entrada também foi erroneamente atribuída a Churchill.

Sua criação foi por dispensa especial solicitada pelo secretário da Loja, Henry James Fitzroy, o Conde de Euston, Grão-Mestre Provincial de Northamptonshire e Huntingdonshi, e conduzida pelo Mestre, JCF Tower.

Na mesma reunião, Ferdinand John St John foi iniciada e os irmãos jantaram no Café Royal, como era costume para a Loja.

A Loja Studholme amalgamado em 1959 com a Loja United No. 1629 para formar a Loja United Studholme, e amalgamados novamente em 1976 com a Loja Alliance No. 1827 para atingir o seu estado presente como Loja Studholme Alliance, mantendo o seu número original 1591.

Fonte : http://www.mqmagazine.co.uk/issue-3/p-06.php

Alguns maçons famosos : http://www.lodgestpatrick.co.nz/famous.php

Leia também as partes 1, 3, 4, 5 e 6 :

http://desatracado.blogspot.com.br/2014/01/churchill-criminoso-de-guerra-e-macon-16.html

http://desatracado.blogspot.com.br/2014/01/churchill-criminoso-de-guerra-e-macon-36.html

http://desatracado.blogspot.com.br/2014/01/churchill-criminoso-de-guerra-e-macon-46.html

http://desatracado.blogspot.com.br/2014/01/churchill-criminoso-de-guerra-e-macon-56.html

http://desatracado.blogspot.com.br/2014/02/churchill-criminoso-de-guerra-e-macon-66.html

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.