sexta-feira, 21 de março de 2014

Nota de Falecimento: Robert Freiherr von Procházka

Nota de Falecimento: Robert Freiherr von Procházka


Robert Freiherr von Procházka (06/12/1916 - 20/02/2014)

Faleceu no último dia 20 de fevereiro em Viena, na Áustria, de causas naturais aos 97 anos de idade, o ganhador da Cruz do Cavaleiro, Major Robert Freiherr von Procházka.

Nascido na cidade tirolesa de Bozen, no antigo Império Áustro-Húngaro (hoje Bolzano, na Itália), Robert veio de uma família da nobreza imperial, com título de Barão (Freiherr). Seu pai era um coronel do Exército durante a Primeira Guerra Mundial. Robert terminou seus estudos e imediatamente tornou-se cadete na Academia Militar da Áustria em 1934, sendo comissionado Leutnant e designado para o 26º Regimento de Artilharia em 1938.

Com a anexação da Áustria pela Alemanha em março de 1938, Procházka foi integrado à Wehrmacht, e tomou parte na invasão da França em 1940, sendo promovido a Oberleutnant logo em seguida. Ele foi então treinado na operação de um novo tipo de arma: o Nebelwerfer 41, de 150 mm. A arma era um lançador de foguetes que podia carregar ogivas de gás, fumaça ou alto-explosivo. No comando de uma bateria do 5º Batalhão Nebelwerfer, Procházka participou da invasão da União Soviética em junho de 1941, sob ordens do 9º Exército no setor central do front. A unidade seguiu como ponta-de-lança do avanço alemão até Moscou, no inverno daquele ano. Sofrendo pesadas baixas na contra-ofensiva soviética de inverno, o Batalhão foi reformado em Vitebsk em abril de 1942, e Procházka foi promovido a Hauptmann. Em setembro daquele ano, sua unidade, com a adição de mais dois outros batalhões, formou o novo 55º Regimento Werfer, e ele recebeu o comando do III Batalhão.

Em março de 1943 o 55º Regimento Werfer foi transferido para a região de Poltava, na Ucrânia, no setor sul do front leste, para reforçar as posições alemãs que haviam recentemente sido alvo de ofensiva inimiga em Kharkov. Em julho, o batalhão de Procházka foi integrado ao 4º Exército Panzer do Generaloberst Hermann Hoth. Com a flagrante derrota em Kursk e a queda de Kharkov em agosto, as linhas alemãs na Ucrânia se desestabilizaram e o Exército Vermelho estava em plena ofensiva para retomar a margem ocidental do rio Dnieper. Posicionado perto da cidade de Krivoi Rog em 14 de novembro, Procházka recebeu ordens de defender o local - um importante entroncamento rodoviário regional - a qualquer custo. Foi quando uma numerosa formação soviética iniciou o ataque à cidade. Divisões do novo 6º Exército, comandado pelo também austríaco General de Artillerie Maximilian De Angelis, defendiam a área. Procházka executou então, com suas três baterias, uma barragem de foguetes que atingiu em cheio o núcleo das forças de ataque inimigas, quebrando-lhes a iniciativa e permitindo à infantaria alemã reter o controle de Krivoi Rog. Por essa ação, o Barão Robert von Procházka foi condecorado com a Cruz do Cavaleiro da Cruz de Ferro em 19 de dezembro de 1943.

Em 1944, Procházka foi transferido para o Estado-Maior do Exército da Reserva e promovido a Major. Em abril de 1945, com o fim da guerra em vista, ele foi capturado pelos americanos.

Após ser libertado, já em 1947 ele integrou a administração federal austríaca, trabalhando por décadas no Ministério de Infraestrutura e Tecnologia, de onde aposentou-se em 1981. Ele deixa esposa, cinco filhos e muitos netos.


Major Robert Freiherr von Procházka.


Nebelwerfer 41, de 150 mm, arma usada por Procházka em Krivoi Rog.

Fonte : http://www.saladeguerra.com.br/2014/03/nota-de-falecimento-robert-freiherr-von.html

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.