terça-feira, 25 de março de 2014

Conceito de vida heróica

Espírito de Herói



Perdeu-se no tempo a hora em que os homens despertos para a realidade de sua tarefa de "homens", conscientes de sua "irremediável" dignidade, sabiam elegantemente "fazer a vida", ao invés de esperar que a vida os fizesse.

Margarida Albuquerque Corbisier brindou-nos com o "Conceito de Vida Heróica" onde anunciou que a "Geração de aço, pois sua consistência é a simplicidade, - geração de fogo, pois sua força é o impulso das energias nucleares - um dia, essa geração falará ao mundo: sua voz terá o calor dos estios queimantes e a doçura do mel dos manacás... entoará para os homens velhos da terra o canto guerreiro da Vida Heróica!" 

Qual não deve ser o desânimo da autora ao ver no que nos transformamos sem o patriotismo e o nacionalismo em nossas vidas. Homens efeminados, sem fibra moral ou ética, sem bravura para defender e proteger sua família e seus entes queridos. Mulheres entregues a uma devassidão descrita somente nos Contos mais infernais, algumas masculinizadas e distantes de sua finalidade maior, que é ser o porto seguro do Homem para uma vida familiar estruturada. Mas o pior é a tolerância a tudo isso, considerado como sinal de "modernidade".

A "modernidade" que fez dos homens frouxos e sensíveis, descaracterizados de seu papel de pai e marido.

A autora lembra que "nos mais fundos recessos do Universo latejam sempre, surdamente, as forças de desagregação e de morte. O imperioso movimento da Criação é um eterno desafio à capacidade de luta dos seres. Ressoa um grito de alerta pelos espaços interestelares. Existir é a palma de uma conquista incessante. E os seres lutam sem trégua pela sua afirmação. Sucumbem corpos na conservação das espécies. Altera-se a matéria na fixação das formas. Combatem a Vida e a Morte a grande batalha do Cosmos... processo de misteriosa elaboração..." 

A autora destaca o processo criativo do Universo, a eterna luta da Vida e da Morte no processo de misteriosa elaboração da Criação... onde "Cada berço cava o alicerce de uma sepultura, cada crepúsculo encerra a promessa de uma aurora". 

"E o homem também vem ao mundo com o instinto secreto de luta. No olhar das crianças chameja o impulso das arrancadas irresistíveis. Esses pequeninos, quase ainda só de terra e de sangue, anseiam por aventuras cheias de perigo e de glória. Na indefinição de seu alvorecer, encerram todo o ímpeto de suas potencialidades totais... e arrojam-se combativos a viver por antecipação em seus brinquedos, epopéias e lances heróicos de toda a sorte. Ora são exploradores, audazes caçadores de feras, guerreiros denodados; ora missionários entre tribos selvagens, senhores de fantásticos impérios. Nunca os atemorizam obstáculos, confiam imperturbáveis no pleno êxito de suas façanhas." 

"Mais tarde, se lhes amortece o brilho do olhar. Descobrem a exigüidade do Espaço e do Tempo 
que os aprisionam. Aflige-se a banalidade de suas conquistas. Não cabem mais dentro da Vida que os asfixia, desencantam-se ante as perspectivas descoloridas que ela lhes oferece. Tão diferente fora tudo que sonharam..." 

"E amesquinhado o Ideal, desfeitas as visões maravilhosas da infância, perdem o gosto pela luta. Se tudo é relativo, busquemos o que for mais a acessível. Deslizam pela corrente das comodidades, amargos e cínicos. Enrijecem-se progressivamente pela inação. Entorpecidos, deixam-se arrastar pelas forças implacáveis de destruição e de morte." 

"As crianças conhecem os segredos das intuições profundas... E o heroísmo é a vocação própria do 
homem." 

"... No desamparo de nossa solidão sentimos doidamente a ausência de uma Plenitude. O vácuo imenso de nossa vida é um apelo ao Infinito... A revelação de nossa profunda miséria... impotentes, desorientados, aniquilados brota de nossa alma exangue um grito de desespero e de socorro! " 

"... e então desvendam-se para nós os horizontes supremos das eternas consolações. Reconhecida e aceita a nossa inutilidade, aprendemos o segredo dos heroísmos invencíveis."

Compreendemos que a renúncia a si mesmo é o penhor da afirmação para sempre. Já não mais lutamos insensatos, para nossa própria glória; e sim para a Grande Causa!

Lutamos pela honra de servir. Pouco importa a tarefa que nos cabe, o que importa é cumpri-la. Tudo é sublime no Resultado Absoluto.

Fonte : http://www.nacionalismo.com.br/boletim/boletim_4.pdf

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.