sexta-feira, 21 de março de 2014

Nota de Falecimento: Hermann Schleinhege

Nota de Falecimento: Hermann Schleinhege


Hermann Schleinhege (21/02/1916 - 11/03/2014)

Faleceu no último dia 11 de março em Soest, na Alemanha, de causas naturais aos 98 anos de idade, o ganhador da Cruz do Cavaleiro, Leutnant Hermann Schleinhege.

Nascido em Essen, no oeste da Alemanha, Schleinhege cumpriu seu período obrigatório no RAD e ingressou na Luftwaffe, realizando seu treinamento ainda no período de paz, o que gerou-lhe um elevado número de horas de voo antes de ser declarado piloto de caça. Com a mobilização em massa que se seguiu ao início da guerra, ele tornou-se instrutor de voo, e permaneceu nessa importante posição até abril de 1942, quando finalmente foi enviado para uma unidade de linha de frente.

Naquele mês, o Unteroffizier Schleinhege se apresentou à 6ª Staffel do Jagdgeschwader 54 "Grünherz", então operando na área de Leningrado, no setor norte do front leste. O início de sua carreira operacional foi bastante lento, e somente em 9 de agosto de 1942 ele abriu seu escore, contra um reconhecedor biplano Polikarpov R-5. Apesar de derrubar outras três aeronaves naquele mês, Schleinhege levou outros quatro meses até derrubar sua quinta vítima, um Lavochkin-Gorbumov-Gudkov LaGG-3, em 7 de janeiro de 1943, tornando-se um ás. Ele seguiu conseguindo ampliar lentamente sua lista de abates até maio de 1943, quando sua carreira tomou uma guinada: Schleinhege foi transferido para o Geschwaderstab do JG 54, a unidade de voo do estado-maior. Tornando-se ala do comandante, o experiente Oberst Hannes Trautloft (58 vitórias), ele passou a voar com a elite da unidade, inevitavelmente vendo suas próprias habilidades de caça melhorarem consideravelmente. Durante o segundo semestre de 1943, quando o comando do JG 54 passou para o Major Hubertus von Bonin (78 vitórias), Schleinhege acumulou 30 abates, sendo condecorado com a Cruz Alemã em Ouro em 22 de março de 1944.

Após abater sua 37ª vítima, um Yakovlev Yak-9, em 4 de abril, Schleinhege foi enviado para a retaguarda, para treinamento na escola de oficiais. Comissionado Leutnant em agosto daquele ano, ele retornou aos combates no comando de um Focke-Wulf Fw 190, desta vez junto à 4ª Staffel do JG 54, em Riga, na Letônia. Schleinhege continuou colecionando uma série impressionante de vitórias contra a Força Aérea Soviética, culminando em 9 de outubro, quando derrubou dois Bell P-39 Airacobra e dois Ilyushin Il-2 Sturmovik naquele dia, suas vitórias de número 58 a 61.

Em outubro de 1944 o JG 54 se tornou uma das unidades aéreas que permaneceram dando apoio às forças alemãs cercadas no Bolsão da Curlândia, que permaneceria ativo na retaguarda soviética até o fim da guerra. Lá, Schleinhege recebeu o comando da 8ª Staffel em novembro, terminando o ano com 81 abates em seu registro. Em 28 de janeiro de 1945, como reconhecimento de seu talento como piloto de caça, já com 84 vitórias, Hermann Schleinhege foi condecorado com a Cruz do Cavaleiro da Cruz de Ferro. Ele demonstrou-se um líder de excepcional valor, operando em condições de falta de combustível e peças, enquanto cobria a retirada naval de soldados e civis para portos na Alemanha.

Recuando para as proximidades de Königsberg no fim da guerra, Schleinhege fez seu último voo em 8 de maio de 1945, quando decolou com seu Focke-Wulf - levando dois mecânicos apertados na fuselagem - para Kiel, na Alemanha, escapando da captura soviética e rendendo-se aos britânicos. Ele terminou a guerra tendo voado nada menos que 484 missões operacionais, nas quais obteve um total de 97 vitórias aéreas confirmadas, dentre as quais 38 Sturmoviks.

Ele deixa esposa e dois filhos.


Schleinhege (esq) e o mais prolífico dos seus pilotos na 8ª Staffel: Hugo Broch (81 vitórias). Curlândia, 12 de março de 1945.


Abraços 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.