Os que criticam a Rússia por causa da Crimeia se esquecem da anexação do Texas pelos EUA
Mapa mostrando as aquisições territoriais e datas dos Estados criados
No século XIX, o Texas foi anexado pelos Estados Unidos, que agora criticam ativamente a Rússia pela reincorporação da península da Crimeia.
Enquanto isso, os Estados Unidos, os mais críticos em relação à Rússia, preferem esquecer que, com sua política de expansão territorial, conquistaram o sudoeste do país e a California, e anexaram a república do Texas, não reconhecida pelas autoridades mexicanas, escreve o The Foreign Affairs.
Em 1836, após uma longa guerra pela secessão do Texas, as partes firmaram um acordo de independência. Mais tarde se aprovou a Constituição do Texas, onde se proclamou uma república reconhecida internacionalmente.
No entanto, a luta armada entre México e Texas continuou durante quase dez anos, pois o México se negou a ratificar o tratado da independência.
Oficialmente, os EUA não interveio neste conflito, mas a finais de 1845 anexou o Texas, convertendo-o em seu 28º estado, fato que não tardou a provocar a guerra com o México. Como resultado deste conflito, os Estados Unidos suprimiram a resistência dos mexicanos e anularam suas reivindicações territoriais.
Atualmente, o Texas é o único Estado independente reconhecido a nível internacional incorporado aos Estados Unidos em qualidade de estado. Este estado foi revestido de condições especiais: toda a sua terra e seu subsolo pertencem aos seus habitantes e, o mais importante, o Texas é o único estado com direito a celebrar um referendo sobre a secessão e a independência dos Estados Unidos.
Em relação a estes direitos dos texanos, alguns políticos e habitantes estadunidenses especulam seriamente sobre uma eventual separação do Texas dos Estados Unidos. Assim, em 2009, o governador do estado, Rick Perry, fez uma séria declaração de que o Texas tem o direito de se separar dos Estados Unidos.
Neste domingo, 96,77% dos votantes que foram às urnas (83,1%) na península da Crimeia se pronunciou a favor de sua reincorporação à Rússia, e Obama, outra vez, não tardou a responder, firmando um decreto que proibe entrar nos EUA e aproveitar seu dinheiro depositado ali sete funcionários e deputados russos, além dos dirigentes da Crimeia.
Enquanto isso, nesta terça feira o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e os representantes das autoridades da Crimeia e de Sevastopol firmaram um acordo sobre a adesão da república e da cidade federal em qualidade de novos territórios da Federação Russa.
Russia Today / Diário Liberdade
Fonte : http://brasilsoberanoelivre.blogspot.com.br/2014/03/os-que-criticam-russia-por-causa-da.html
Abraços
quinta-feira, 20 de março de 2014
3 comentários:
"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell
"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano
Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.
Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.
Agradecido pela compreensão e visita.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Os EUA têm telhado de vidro, paredes de aço, cercas eletrificadas, janelas com grades, portas medievais, fosso, amuradas, torres de vigia,...
ResponderExcluirÉ a "terra das liberdades"...!
Viva EUA, viva Hollywood, viva shopping center !
ExcluirEstou a procura de telhado de vidro, obrigada era oque eu procurava sobre telhado de vidro
ResponderExcluir