quarta-feira, 26 de março de 2014

Bancos de Israel fecham no Brasil

Bancos de Israel fecham escritórios no Brasil devido à investigação da PF

Vinícius Albuquerquer da Folha Online

         

Os bancos israelenses Hapoalim e Leumi (os dois maiores de Israel) fecharam temporariamente seus escritórios no Brasil devido a uma investigação envolvendo outros bancos internacionais.

         

Segundo o site do jornal israelense "Globes", a Polícia Federal realiza uma investigação sobre as instituições, que estaria ligada a um único cliente que teria feito negócios com os dois bancos israelenses, além de outros bancos estrangeiros.

O banco Hapoalim informou que fechou seu escritório em São Paulo, mas "pretende reabrir nos próximos dias". "O banco acredita que a investigação policial se ocupa apenas de assuntos secundários e não terá efeito sobre o banco ou seu escritório de representação." O banco Leumi, por sua vez, informou que, "devido à investigação policial, o escritório em São Paulo foi fechado". "O banco acredita que a investigação não terá efeito sobre as atividades do banco ou sobre os negócios em seu escritório representante."

As ligações feitas pela reportagem para o escritório do Hapoalim em São Paulo não eram atendidas e, no escritório do Rio de Janeiro, a ligação era respondida por uma gravação: "Temporariamente estaremos fechados". As ligações para o Leumi em São Paulo também não eram atendidas e, no Rio, uma gravação informa que o número de telefone não está recebendo chamadas.

O governo israelense vem aumentando a vigilância sobre os bancos devido a pressão internacional para combater fraudes financeiras e lavagem de dinheiro. Em março deste ano, a polícia israelense determinou o congelamento de 180 contas, totalizando quase US$ 400 milhões, de uma agência em Tel Aviv, onde suspeita-se que foram feitas operações ilegais. A investigação ainda está em curso.

No dia 30 de novembro, o IDB (sigla em inglês para Banco de Descontos de Israel), terceiro maior de Israel, informou que o escritório da Promotoria Geral e o Departamento de Assuntos Bancários do Estado de Nova York investigam sua divisão na cidade de Nova York sobre transferências de dinheiro vindas de um outro país e suspeitas de lavagem de dinheiro.

          

O IDB negocia um acordo com as autoridades de Nova York para concluir a investigação, incluindo o pagamento de uma multa.

Fonte : http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u103269.shtml

A notícia é de 2005, mas no que resultou ? Algum banqueiro israelense foi julgado, condenado e o povo brasileiro ressarcido ? 

Os banqueiros em geral, fazem farra no Brasil e não existe combate efetivo que não seja sabotado e nem conscientização do povo que é roubado bilionariamente e fica a se preocupar com 20 centavos e outras picuinhas. Mas deixa, temos Copa este ano e novelas novas no TV e tudo vai melhorar.



Abraços

Um comentário:

  1. Ai, meus dólares!!

    Velha notícia com ares de modernidade eterna. Desde de que bancos existem com sua imprescindível usura, a história do mundo é a mesma.

    E as massas agradecem a existência da poupança, com seu rendimento nababesco de meio por cento ao mês. Quando tanto, lógico.

    Abraço, Garimpador.

    ResponderExcluir

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.