domingo, 20 de outubro de 2013

Tratativas de paz e fundação do Estado Palestino


"Se eu fosse um líder árabe nunca assinaria um acordo com Israel. É normal; nós tomamos o país deles." ( David Ben-Gurion, Primeiro-Ministro de Israel )


  David Ben-Gurion, Primeiro-Ministro de Israel 


Por que não publicam isso nos jornais de forma insistente como fazem quando falam dos palestinos. Sempre falam que o Hamas "controla" a Faixa de Gaza. Por que não dizem "administra"? Por que esta opção por expressões sutilmente manipuladoras ? O Hamas ganhou as eleições de forma honesta, transparente e avalizada por observadores internacionais.

Para quem acredita que Israel tem interesse num Estado Palestino independente, que as conversações que fazem para que isso ocorra são sérias por parte dos israelenses, lembre-se da frase acima. Ela demonstra bem o que pensam e como agem nos bastidores os governantes de Israel. Ela sintetiza de forma honesta a programação política desta gente. Ou estou exagerando ? Já são 60 anos, mais de meio século ( ! ) e nada avança. Só avança mesmo são as ocupações em áreas invadidas e as sumárias expulsões de palestinos de seus lares e propriedades sem indenização alguma.

"Nós tomamos o país deles", com esta frase ele assume que são invasores, o que torna justa a resistência dos palestinos e o apoio. 

Se fosse um alemão, brasileiro ou outro que dissesse a frase acima, seria rotulado imediatamente de antissemita ou algo que equivalha. Além dos costumeiros xingamentos e palavrões - parece ser cultural. Mas quem falou foi um dos maiores políticos judeus. Ben-Gurion "controlou" Israel de maio de 1948 até dezembro de 1953. Porém continuou mesmo após término de seu mandato a dar consultoria ao governo. Muito admirado e celebrado ainda hoje, este fundador do grupo radical Haganá e o Yishuv, faleceu em 1973 aos 87 anos. Suas ideias continuam.

  




"Tomamos o país deles." Ben-Gurion


Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.