sábado, 26 de outubro de 2013

As polacas, vergonhoso passado judeu


O Decreto N.º 28.463, de 21/9/2007, publicado no Diário Oficial do Município do RJ de 24/9/2007, é a garantia legal que o Cemitério Israelita de Inhaúma será preservado de forma intacta. Não se farão alterações arquitetônicas, nem promoverão novos enterros sem a autorização expressa do Patrimônio Cultural da Prefeitura do Rio.

O Cemitério Israelita de Inhaúma será resguardado enquanto o espaço de sepultamento dos sócios e sócias da Associação Beneficente Funerária e Religiosa Israelita (ABFRI) – as famosas “polacas”.

O cemitério está trancado e é preciso fazer um balé de negociações para garantir a entrada. Ninguém mais além de mim e de meus amigos foram até lá no domingo, dia 16/9, entre o Rosh Hashaná e o Yom Kipur, data em que se reverenciam os mortos. 

Assustei-me com o estado de abandono do lugar, das lápides pintadas com cal e numeradas com colorjet preta, mesmo que existam informações em sua base. Cresce o número de sepulturas sem identificação, mesmo que eu venha constantemente dizendo onde está o documento que recoloca as identidades nos túmulos…

O tombamento do cemitério não é inesperado. Aquele campo-santo está ausente de uma ação efetiva. Na década de 1980, o Dr. Siqueira, então presidente da Sociedade Comunal Israelita, assumiu junto ao Departamento de Cemitérios da Prefeitura do Rio que o Comunal zelaria por Inhaúma, já que os sócios e sócias da ABFRI estavam idosos e quase todos falecidos. Nos últimos anos, contudo, o estado de abandono me fez várias vezes solicitar ao Departamento de Cemitérios a limpeza do local.

Em fevereiro de 2007 fui impedida de entrar em Inhaúma. Constatei que o Cemitério estava trancado, algo que nunca ocorreu antes. Para tentar entender o que se passava, soube que a Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj) apoiava uma iniciativa do Comunal de construir um muro separando as lápides existentes de um pequeno terreno ainda ocioso no cemitério e que margeia a favela do Rato Molhado. Esse muro é para impor as normas judaicas de que prostitutas e suicidas são enterrados junto aos muros, demarcando sua exclusão.

Após essa “sacralização” e separação, outros enterramentos seriam realizados ali. Por tudo que pesquisei sobre elas, não posso permitir que isso ocorra. Párias não! Torço que a Fierj e o Comunal anunciem, como o fez a Sociedade Cemitério Chevra Kadisha  de São Paulo há quase dez anos em Cubatão e no Butantã, a abertura, restauro e manutenção de Inhaúma.

Coloco-me, como sempre o fiz, à disposição para ajudar a realizar tal tarefa.
Para apoiar essa causa, assine e divulgue a Petição Online contra a o abandono do Cemitério Israelita de Inhaúma: www.petitiononline.com/branca/petition.html
 

Beatriz Kushnir é Doutora em História Social do Trabalho pela UNICAMP. Atualmente dirige o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro [Prefeitura do Rio/Secretaria Municipal das Culturas]. É autora, entre outras obras, de Baile de máscaras: mulheres judias e prostituição. As polacas e suas associações de ajuda mútua (Rio de Janeiro,Imago, 1996). 

Saiba mais:

Zonas de Solidariedade
Judias imigrantes da Europa Oriental, as polacas tornaram-se prostitutas no Brasil. Marginalizadas, buscaram no auxílio mútuo uma forma de viver com dignidade.


Fonte : http://www.revistadehistoria.com.br/secao/reportagem/cemiterio-israelita-de-inhauma-no-rio
Para saber mais: http://polacas.blogspot.com.br/

             

Veja também:

"As polacas, a história da vergonha dos judeus":
https://desatracado.blogspot.com/2013/11/as-polacas-historia-da-vergonha-dos.html

"De Abraão aos Senhores de Engenho (1/3) Magnatas do Tráfico Negreiro":
https://desatracado.blogspot.com/2020/07/de-abraao-aos-senhores-de-engenho-13.html
"A vida sexual secreta dos judeus":
https://desatracado.blogspot.com/2013/11/a-vida-sexual-secreta-dos-judeus.html

"Prostituídas pela máfia judaica":
https://desatracado.blogspot.com/2014/06/prostituidas-pela-mafia-judaica.html

"0 termo cafetão deriva de caftan, o longo casaco usado por judeus":
https://desatracado.blogspot.com/2014/09/0-termo-cafetao-deriva-de-caftan-o.html

Quem vive da mentira, teme a verdade e a chama de discurso de ódio. 

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.