terça-feira, 4 de março de 2014

57,4% não querem nem ouvir falar de Carnaval

Pesquisa revela: só 41% dos brasileiros gostam de carnaval

O Rei Momo não é tão popular quanto se imaginava. Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e Instituto Sensus demonstrou que somente 41,2% dos brasileiros gostam de carnaval, enquanto 57,4% não querem nem ouvir falar do assunto. Realizado entre os dias 4 e 6, o levantamento ouviu 2 mil pessoas, em 195 municípios. A pesquisa, realizada mensalmente, mede os níveis de satisfação dos brasileiros. Como foi feita em fevereiro, o carnaval entrou como um tema de conjuntura.

O professor de cultura popular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Alberto Ikeda considera que a superexposição do tema nos meios de comunicação dá a impressão de que o Brasil é o País do Carnaval. "Atribuo esse índice baixo à questão da moral. Como o carnaval expõe o nu, é combatido por grupos religiosos mais conservadores, que cresceram muito nos últimos 20 anos". 

Ao contrário dele, os carnavalescos se confessaram "surpresos" com o pequeno número de brasileiros que gosta das festividades. "Quem não gosta de carnaval é porque nunca participou de um desfile", afirmou o carnavalesco da Unidos do Peruche, Mauro de Oliveira. Seu colega da Acadêmicos do Tucuruvi, Marco Aurélio Ruffin, acredita que, se a pesquisa fosse feita na periferia das grandes cidades, o resultado seria diferente. "Imaginei, levando em conta minha realidade particular, que 50% dos brasileiros gostassem da festa". 

Fonte : http://www.estadao.com.br/arquivo/cidades/2004/not20040212p11599.htm

Apesar da pesquisa ser de 2004, creio que a situação atual com o crescimento do segmento evangélico no país, o índice deve estar menos favorável ainda para o Carnaval.

O comentarista do SBT-SC fala sobre o "Bloco dos Palhaços":


Comentário de Rachel Sheherazade sobre o Carnaval :


Abraços

6 comentários:

  1. Além do quê, caro amigo, acredito que a Copa vai fazer o brasileiro ser menos afeito ao futebol devido ao trauma que vai gerar.

    A miséria, misturada à violência e à sem vergonhice política, vai gerar revoltas e boa parte da população vai começar a lutar para dar um basta em tanta iniquidade.

    A torcida é grande.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhece o movimento "Não Vai Ter Copa" ?
      http://www.apublica.org/2014/02/quem-grita-nao-vai-ter-copa/

      Abraços

      Excluir
  2. Muito babaca da sua parte responder pra mim, no "brogui" do Fabiano sabendo que ele não postará o que escrevo. Você são cagões, tem medo, por isso censuram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei do que vc está falando. Acaso, está me proibindo de "responder" algum comentário seu ou de outrem, caro censor ?

      Vá choramingar em outro lugar, pois não sou sua mãe ou babá.

      "Você são cagões, tem medo, por isso censuram" vídeos na internet e querem criminalizar o revisionismo. Fato.

      Abraços

      Excluir
  3. Olá aCarlos Cobalto.
    Certamente no norte,nordeste e centro oeste do Brasil e São Paulo, local onde tem bastante descendentes dessas regioes a festa continua firme e forte,
    Paciencia.

    EDUARDO-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que alguma coisa já mudou. Mas, para não perder o costume, não é divulgado. Por exemplo, o segmento evangélico está fazendo alguns estragos nesta festa.

      Abraços, Eduardo.

      Excluir

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.