As portas lacradas foram abertas com auxílio de serras e pés de cabra nesta manhã.(02.10.2012)
Oficina do Projeto Chambrin é reaberta após três décadas fechada na Capital Fernando Gomes/Agência RBS. Comando da BM e PGE foram até a oficina, que ficou fechada por mais de três décadas.
Foto: Fernando Gomes / Agência RBS
José Luís Costa
joseluis.costa@zerohora.com.br
Depois de 30 anos lacrada por "ordens de Brasília", a oficina do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar (BM) que abrigou uma pesquisa secreta do "carro a água" foi reaberta agora há pouco em Porto Alegre.
Com pé-de-cabra e serra elétrica, bombeiros estouraram as fechaduras, para que o comando da BM e a Procuradoria-geral do Estado (PGE) tivesse acesso ao local e iniciasse a desobstrução do espaço.
Foto: Fernando Gomes
Foram encontrados carcaças de um caminhão, de um Corcel e de um trator, além de ferramentas enferrujadas, latões de combustíveis apodrecidos e peças deterioradas que três décadas atrás fizeram parte de uma experiência secreta cuja pretensão era mudar os rumos da indústria energética mundial.
O material está sendo inventariado e depois removido para um outra unidade da BM, pois o prédio precisa ser reformado para uso dos bombeiros. Parte dos equipamentos pertence à BM e o restante poderá ser doado para estudos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Em 1980, a antiga oficina foi cedida pela BM para uma experiência sigilosa, com aval do Palácio Piratini e do Palácio do Planalto, para desenvolver motores de veículos, usando água e álcool como combustíveis.
Foto: Fernando Gomes
O responsável era o engenheiro mecânico francês Jean Pierre Marie Chambrin, já falecido, que entrou em litígio com técnicos do governo federal, responsáveis em avaliar a viabilidade do projeto. O caso foi parar nos tribunais, e, em 1982, o governo federal mandou lacrar o oficina que permaneceu fechada até ontem.
— Não existe mais nada da experiência. Vamos reformar o Corcel, que pertence à BM, e levar para o nosso museu — afirmou o comandante-geral da BM, coronel Sérgio Roberto de Abreu.
Entenda o caso
— Criador de um reator automotivo que permitia ao carro andar com água e álcool, contestado em seu país, o engenheiro mecânico francês Jean Pierre Marie Chambrin chegou a Alagoas em 1976, onde tentou vender, sem sucesso, seu invento ao governo federal.
— Depois de conhecer a gaúcha Maria Elena Knüppeln Almeida, servidora da FEE, Chambrin se mudou para Porto Alegre em 1978. O Palácio Piratini se interessou pelo reator, e o francês começou experiências secretas em oficina da Brigada Militar no quartel do Corpo de Bombeiros, em Porto Alegre
— Em, 1982, o reator de Chambrin sofreu críticas de técnicos do governo federal que supervisionavam a experiência, gerando desavenças, e o governo do Estado lacrou a oficina onde estavam veículos e equipamentos. Chambrin morreu sete anos depois, vítima de um infarto. Em agosto de 2011, a BM iniciou reformas no quartel, deparando com a oficina lacrada, desobstruída nesta manhã pela PGE.
Fonte : http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/10/oficina-do-projeto-chambrin-e-reaberta-apos-tres-decadas-fechada-na-capital-3904175.html
Brasileiro inventa bicicleta movida à hidrogênio :
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2011/06/17/bicicleta-movida-a-hidrogenio-e-testada-em-curitiba.htm
http://radioluacheia.blogspot.com.br/2013/06/bicicleta-movida-agua-invencao.html
Leia também partes 1 e 3 :
http://desatracado.blogspot.com.br/2013/12/projeto-chambrin-13.html
http://desatracado.blogspot.com.br/2014/01/projeto-chambrin-33.html
Abraços
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