sábado, 7 de dezembro de 2013

Grã-Bretanha já estava preparada para a 2ª Guerra

Rascunho de discurso mostra que Grã-Bretanha já estava preparada para a Guerra
Daily Mail, 24/11/2013
       This early draft of the King's Speech, announcing the outbreak of war, was criticised for being too long-winded   
Uma versão antiga do “Discurso do Rei” revela que a Grã-Bretanha estava se preparando para declarar guerra à Alemanha antes de Hitler invadir a Polônia.

O discurso de George VI à nação, descrito no filme de 2010 estrelando Colin Firth como o monarca gago, foi escrito pelo menos nove dias antes.

O documento de três páginas que foi revelado é intitulado “Rascunho do Discurso do Rei” e é datado de 25 de agosto de 1939.

O documento, que foi escrito em 25 de agosto de 1939 – sete dias antes da invasão da Polônia pela Alemanha – apareceu após 74 anos.

O documento datilografado, o segundo rascunho do discurso, era mantido pelo funcionário público Harold Vale Rhodes, que havia escrito outro previamente como uma primeira tentativa.

Em uma nota escrita à caneta na margem esquerda, o Sr. Rhodes critica o tamanho de algumas sentenças no segundo rascunho e sugere o que deve ser usado.

Parece que sua sugestão foi seguida – o discurso final lido à nação e à Comunidade Britânica pelo Rei em 3 de setembro continha sentenças menores, mais concisas.

Apesar de o tom permanecer o mesmo, parte do conteúdo foi alterado significativamente. Por exemplo, ele não menciona a Alemanha ou Hitler pelo nome, mas apenas como “nossos inimigos”.

O rascunho original acusava a Alemanha de ser um país provocador que queria dominar o mundo através da força e afirmava que “estamos lutando pelos princípios da liberdade e justiça.”

No filme vencedor do Oscar, o personagem real de Colin Firth teve pouco tempo para se preparar para o discurso, mas na verdade parece que o discurso estava sendo preparado para ele com mais de uma semana de antecedência.

O rascunho rejeitado foi adquirido por um proprietário em um lote de trabalhos da fundação do Sr. Rhodes após sua morte em 1970.

Agora, ele foi colocado à venda em um leilão com o valor estimado de £ 4.000.

O Dr. Gabriel Heaton, da Sotheby, que está vendendo o discurso, disse: “Este é um documento fascinante por uma série de motivos.”

Ele revela não apenas o discurso, mas um momento crucial na história britânica. Ele foi escrito antes da Polônia ser invadida, mas em uma época quando estava claro que estávamos nos movendo em direção da guerra contra a Alemanha. Ele mostra que algo estava sendo preparado com dias de antecedência em relação à declaração de guerra, de modo que o monarca já tinha um discurso pronto no sentido de falar à nação e à Comunidade Britânica.”

Ele acrescentou: “Você sente um tipo de preparação para o discurso e a luta para encontrar as palavras certas para preparar a não para a terrível luta que estava para vir. Havia um grupo de pessoas escrevendo este discurso e Rhodes era uma delas. Ele forneceu um primeiro rascunho e recebeu esta versão revisada. Sua nota na margem está dizendo que seu original é melhor do que este último e que as sentenças deveriam ser mais curtas. A versão final foi bem mais clara. As sentenças eram menores e a estrutura mais simples e é isso o que você precisa no discurso público, especialmente quando o orador tem um impedimento à fala.”

King George VI

Foto do rei gago britânico George VI em 1939, um dos responsáveis 
pela eclosão desta guerra que poderia ter sido evitada.

Nigel Steel, um historiador no Museu de Guerra Imperial, disse: “Quando aconteceu, a guerra não era novidade. Houve uma série de crises políticas envolvendo a Alemanha acontecendo desde o ano anterior. A ideia de que este discurso tenha sido preparado antes da guerra não é uma surpresa, especialmente tendo o Rei dificuldades em pronunciar discursos.”

O leilão acontece na Sotheby em Londres em 10 de dezembro. 

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2512662/Its-long-winded-What-George-VIs-adviser-thought-early-draft-Kings-Speech.html

Fonte: http://epaubel.blogspot.com.br/2013/12/sgm-rascunho-de-discurso-mostra-que-gra.html

Resumindo : os livros atuais de História precisam ser reescritos.
Revisionismo já.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.