terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Nota de Falecimento: Karl-Heinz Altermann

                   
                  Karl-Heinz Altermann
               (04/06/1922 - 26/11/2013)

Faleceu no último dia 26 de novembro na Alemanha, de causas naturais aos 91 anos de idade, o ganhador da Cruz do Cavaleiro Hauptmann Karl-Heinz Altermann.

Nascido em Köpenick, subúrbio de Berlim, Altermann terminou seus estudos e ingressou no treinamento básico em 25 de outubro de 1940, junto ao 12º Batalhão de Infantaria em Meiningen. Transferido para o 33º Regimento em 30 de dezembro, ele foi enviado para uma unidade de ocupação na França. Seu batismo de fogo aconteceu em 20 de abril de 1941 com o 304º Regimento, durante a invasão da Grécia.

Em 16 de setembro de 1941 Altermann foi selecionado para a Escola de Oficiais de Tropas Panzer em Wunsdorf, de onde graduou-se em 12 de fevereiro de 1942, sendo comissionado Leutnant. Ele então recebeu o comando de um pelotão do 304º Regimento Panzergrenadier da 2ª Divisão Panzer, atuando na área de Rzhev, no setor central da União Soviética. Durante a Operação Seydlitz, lançada pelos alemães para destruir um saliente soviético entre Bely e Kholm, Altermann liderou seu pelotão contra um grupamento blindado inimigo, destruindo um T-34 em combate corporal, sendo seriamente ferido na ação e evacuado para um hospital na retaguarda. Ao recuperar-se, ele foi enviado para Paris, onde cursou a escola de treinamento de comandantes de companhia em unidades de tropas motorizadas, em fevereiro de 1943.

De volta à URSS, Altermann foi novamente ferido em combate, somente voltando ao front em julho, quando foi transferido para o 25º Regimento Panzergrenadier da 12ª Divisão Panzer. Com essa unidade participou dos pesados combates em Kursk, e em janeiro de 1944 assumiu o comando da 1ª Companhia. A 12ª Panzer foi atingida diretamente pelo Exército Vermelho na Operação Bagration quando encontrava-se na área de Babruysk, na Bielorrússia, em junho daquele ano, mas a unidade de Altermann conseguiu escapar dos envolvimentos iniciais recuando até a Letônia. Em 20 de julho ele foi promovido a Oberleutnant, reagrupando suas forças na região de Dobele nos meses seguintes. Ao anoitecer de 20 de setembro, o comandante da 12ª Divisão Panzer, Generalleutnant Erpo Freiherr von Bodenhausen, ordenou um ataque geral da unidade contra um saliente soviético em sua área, encontrando resoluta resistência dos inimigos. Neste momento, Altermann agiu rapidamente, manobrando sua companhia para atingir os soviéticos numa posição enfraquecida, conseguindo através de grande bravura pessoal desmantelar a resistência russa e assegurar o sucesso do ataque. Ferido seriamente pela terceira vez, ele foi evacuado para Prússia Oriental. Ainda no hospital, Altermann foi agraciado com a Cruz do Cavaleiro da Cruz de Ferro em 4 de outubro por suas ações em Dobele.

Promovido a Hauptmann em 15 de fevereiro de 1945, ele continuou a enfrentar o Exército Vermelho na região de Stettin, recuando ante o maciço avanço inimigo. Sua unidade conseguiu cruzar o rio Elba e rendeu-se aos americanos no fim da guerra em maio daquele ano.

                 
             PzKpfw IV da 12ª Divisão Panzer no front leste, 1944.

Fonte : http://www.saladeguerra.com.br/2013/12/nota-de-falecimento-karl-heinz-altermann.html

Abraços 

2 comentários:

  1. Caro Cobalto,

    Não sabia que admirava membros Nacional Socialistas.Muito interessante.

    Saudações Cordiais

    ResponderExcluir
  2. Um grande patriota. Um grande soldado. Acho que os grandes soldados terminaram.

    Abraços

    ResponderExcluir

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.