sábado, 21 de dezembro de 2013

Hitler candidato ao Prêmio Nobel da Paz

Uma notícia pouco divulgada é que Adolf Hitler esteve inscrito para ganhar o Prêmio Nobel da Paz em 1938 pela academia sueca. 

                
                             Hitler numa aclamação popular.

Pelo menos foi o que noticiou uma edição de sábado do jornal espanhol "ABC", num artigo assinado pela sua correspondente em Estocolmo, Carmen Villar, citando uma rádio sueca.

Os contornos da história, ainda pouco claros e bastante confusos, relatam que a ideia da nomeação do Führer partiu da mente do deputado sueco E.G.C. Brandt.

O comitê norueguês, por seu turno, teria aceito e ponderado tal ideia, mas a distinção acabaria por ser entregue ao Instituto Nansen, uma organização dedicada a investigações diversas.

Ainda segundo o jornal espanhol "ABC", apesar de Hilter não ter recebido os votos suficientes, a sua nomeação desencadeou acesas discussões. Havia quem defendesse a ideia de que Hilter merecia o Nobel da Paz devido às "conversações sobre a paz na Europa que manteve com o britânico Chamberlain".

Acontece que todos os detalhes relacionados com este insólito caso estiveram, aparentemente, arquivados e fechados a sete chaves durante diversos anos, tendo, posteriormente, desaparecido da história dos prêmios Nobel "como por arte e magia" depois do fim da 2.ª Guerra Mundial.

Entretanto, um responsável do Museu Nobel, Andres Baranet, afirmou que o deputado Brandt "devia estar louco" e que tentou retirar a nomeação, meses mais tarde, já em Janeiro de 1939, intenção que terá sido negada pelo Comitê Nobel.

Segundo uma série de documentos escritos por Gustav Henriksen, professor da Universidade de Uppsala (e membro do comitê), a escritora judia Gertrude Stein, que escreveu o livro "As Grandezas e Qualidades do Führer", foi quem incentivou a campanha para a nomeação de Adolf Hitler, declarando taxativamente a seguinte sentença "a supressão dos judeus é sinônimo de paz".

                
                          Escritora judia Gertrude Stein.

Perante tal cenário, Andres Baranet afirma que tudo isto é "incompreensível", uma vez que "já desde 1933 que Hilter teria começado a demonstrar a sua faceta nazi horrível".


Em 1938, Hitler foi eleito Homem do Ano.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.