Olimpíadas de 1936 - Os fatos
A imprensa nos conta que, durante a edição de 1936 dos jogos olímpicos, realizada na Alemanha com o objetivo de demonstrar ao mundo a supremacia da raça ariana, o atleta americano Jesse Owens, de cor negra, ao conseguir 4 medalhas de ouro no atletismo, teria derrubado esse mito, e Hitler, por este motivo, se recusou a cumprimentá-lo e abandonou o estádio.
Esta é uma das mentiras mais frágeis contadas no último século, já que houve uma ampla cobertura dos veículos de mídia da época, que, coincidentemente, nunca foram utilizados como fonte de consulta.
No primeiro dia de competições, 02/08/1936, Hitler cumprimentou pessoalmente o atleta Hans Woellke, primeiro atleta alemão a receber a medalha olímpica de ouro desde 1896. Durante o resto do dia, Hitler cumprimentou e felicitou em uma sala VIP os outros atletas, alemães e não alemães.
Hitler não cumprimentou mais nenhum atleta, tanto alemão, quanto não alemão. Os cumprimentos de Hitler no dia 02/08/1936 foram os únicos cumprimentos públicos de Hitler por ocasião das Olimpíadas.
Autógrafos
O atleta Jesse Owens, após a conquista das quatro medalhas de ouro e igualando o recorde mundial dos 100 metros rasos e quebrando os recordes de salto em distância, 200 metros rasos e revezamento 4x100 metros, ficou tão popular na Alemanha, que praticamente ficou impossibilitado de sair da vila olímpica, devido à enorme quantidade de pessoas que queriam seu autógrafo. Chegou a pedir ajuda a outro atleta negro, Herb Fleming, para ajudá-lo a autografar.
Apresentações na Alemanha
Concluída a Olimpíada, o governo alemão proporcionou a Jesse Owens e mais alguns atletas americanos uma exibição na cidade de Colônia.
O descaso americano
Parece ironia, mas Jesse Owens, ao retornar aos EUA, não foi recebido com nenhuma honra, como é costume aos vencedores dos jogos olímpicos. Na verdade, o presidente americano na época, Franklin D. Roosevelt, estava envolvido na eleição e, preocupado com os votos dos estados do sul, cujo histórico de segregação racial e manifestações violentas de racismo é notório, se recusou a recebê-lo na Casa Branca. Não se sabe por que motivo também, o atleta Jesse Owens desistiu de sua carreira no atletismo e se tornou um regente de um grupo musical e nunca mais competiu.
Olimpíadas de 1936 - Palavras de Owens
Pronunciamentos de Jesse Owens após a vitória dos 100 metros rasos, em 03/08/36, Jesse Owens falou que "é difícil imaginar como me sinto feliz. Pareceu-me de um momento para outro que, quando corria, possuía asas. Todo o estádio apresentava um aspecto tão festivo que me contagiei e foi com mais alegria que corri, parecendo que havia perdido o peso do meu corpo. O entusiasmo esportivo dos espectadores alemães me causou profunda impressão, especialmente a atitude cavalheiresca da assistência. Podem dizer a todos que agradecemos a hospitalidade germânica." (Jornal Correio do Povo, de 04/08/36).
Fonte : http://adolfhitlerbiografia-averdade.blogspot.com.br/2010/05/olimpiadas-de-1936-os-fatos.html
Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell
"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano
Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.
Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.
Agradecido pela compreensão e visita.