sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Nota de Falecimento: Paul Zorner

Nota de Falecimento: Paul Zorner


Paul Zorner (31/03/1920 - 27/01/2014)

Faleceu no último dia 27 de janeiro em Homburg, na Alemanha, de causas naturais aos 93 anos de idade, o ganhador das Folhas de Carvalho da Cruz do Cavaleiro, Major Paul Anton Guido Zorner.

Nascido no distrito de Roben, em Leobschütz, Alta Silésia, Zorner concluiu seus estudos e ingressou na Luftwaffe em outubro de 1938, recebendo treinamento de pilotagem, que completou em fevereiro de 1940. Em abril, foi comissionado Leutnant e feito instrutor de voo em Zeltweg.

Em março de 1941, Zorner finalmente foi enviado ao front, nos comandos de um Junkers Ju 52 de uma unidade de transporte - uma das primeiras que cruzou o Mediterrâneo para dar apoio ao novo Afrikakorps de Erwin Rommel. Em agosto, sua unidade foi transferida para a Ucrânia, durante as fases iniciais da Operação Barbarossa. Zorner voaria um total de 162 missões de transporte até outubro, quando foi transferido para a nova arma de caça noturna da Luftwaffe, a Nachtjagd. Após completar o treinamento noturno e ser promovido a Oberleutnant, em julho de 1942 ele foi designado para a 8ª Staffel do Nachtjagdgeschwader 2 em Gilze-Rijen, voando o Junkers Ju 88. Em 6 de dezembro ele recebeu o comando da 2ª Staffel do NJG 3, e abriu seu escore na noite de 17 para 18 de janeiro de 1943, abatendo um quadrimotor Handley-Page Halifax perto de Juist. Em 7 de março ele derrubou sua 5ª vítima e tornou-se um ás, recebendo o comando da 3./NJG 3 no dia 16 daquele mês. Agora voando o Messerschmitt Me 110, Zorner foi abatido num combate diurno contra bombardeiros americanos em 17 de abril, fazendo um pouso forçado perto de Cloppenburg. Na noite de 25 para 26 de julho, logo após derrubar sua décima vítima, ele acidentou-se mais uma vez, desta vez devido a problemas nos motores.

Zorner tornou-se comandante da 8./NJG 3 em agosto de 1943, derrubando três Lancasters sobre Berlim na noite de 23 para 24 de dezembro. Nos primeiros meses de 1944 ele continuou numa espiral contínua de vitórias sobre quadrimotores da RAF em missões noturnas, ganhando a Cruz Alemã em Ouro em 20 de março, quando contava com 35 abates. Na noite de 20 para 21 de abril ele envolveu-se num bem-sucedido combate contra um De Havilland Mosquito britânico, abatendo o rival nas proximidades de Bruxelas. No dia 25 de abril o Hauptmann Zorner foi feito comandante do III Gruppe do NJG 5, e em 9 de junho, após alcançar a marca de 48 vitórias noturnas, foi agraciado com a Cruz do Cavaleiro da Cruz de Ferro.

Logo depois, sua unidade envolveu-se nos combates noturnos contra os bombardeiros ingleses que davam apoio às operações na Normandia e, na noite de 10 para 11 de junho, Zorner derrubou nada menos que 4 Lancasters que atacavam alvos ferroviários na França. Na madrugada de 25 de julho, ele pôs mais 3 Halifaxes no chão, enquanto esses bombardeavam bases de lançamento de V-1s em Pas-de-Calais. Quando já contava com 58 vitórias noturnas confirmadas em seu currículo, Paul Zorner tornou-se o 588º soldado da Wehrmacht a ser agraciado com as Folhas de Carvalho para a Cruz do Cavaleiro, em 17 de setembro de 1944.

Em outubro ele recebeu o comando do II./NJG 100, mais uma vez equipado com o Junkers Ju 88. Promovido a Major, ele atingiu sua última vitória na noite de 5 para 6 de março de 1945, sobre um Consolidated B-24 Liberator perto de Graz. Zorner rendeu-se aos americanos em Karlsbad, no dia 10 de maio de 1945. Ele havia terminado a guerra com 59 vitórias confirmadas (todas noturnas) em 272 missões de combate (162 de transporte e 110 de caça noturna). Entregue aos soviéticos, ele foi transportado para a Sibéria, somente sendo liberado em 30 de dezembro de 1949.

Após sua libertação, Zorner estudou Engenharia Mecânica na Universidade de Stuttgart, entrando para o ramo de engenharia de refrigeração. Por anos ele trabalhou no ramo de criogenia e serviços para a indústria química. Encerrou sua carreira em 1981, como engenheiro-chefe da fábrica da Hoechst em Frankfurt.

Paul Zorner comemorou seu jubileu de 70 anos de casamento em 12 de outubro de 2013. Ele deixa esposa, três filhos, cinco netos e muitos bisnetos. Com sua morte, restam apenas 12 ganhadores das Folhas de Carvalho ainda vivos.

Meus agradecimentos ao amigo Richard Schmidt pela ajuda.


Paul Zorner e sua esposa Gerda, 1943.


Zorner é homenageado em seu aniversário de 90 anos, Homburg, 31 de março de 2010.


Meu amigo Richard Schmidt em visita a Paul Zorner, Homburg, verão de 2012.


Junkers Ju 88G-6 de Paul Zorner, II./NJG 100, Stubendorf, novembro de 1944.


Morre mais um herói que tentou nos salvar do comunismo.

Abraços 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.