segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Dormindo com a Wehrmacht (2/3)

Dormindo com o Inimigo 

Daily Mail, 17/07/2008

        

Paris no mês de maio estava repleta de exuberância afrodisíaca.

As garotas desfilavam pelas avenidas com suas saias curtas e estampadas, seus cabelos fluindo vigorosamente para trás.

No rádio, o cantor Tino Rossi – a versão francesa de Rodolfo Valentino – apresentava seu último sucesso romântico.

                            Tino Rossi canta J'attendrai (Vou Esperar), 1939.

Porém, poucas semanas depois, em 14 de junho de 1940, o exército alemão marchou sobre a capital e a ocupou por quatro anos.

A França jamais esqueceu essa humilhação – ou seu espanto – em ter que se ajustar a uma vida íntima com seu velho inimigo, com todo o ressentimento, culpa e, o pior de tudo, os segredos.

Todos ficaram surpresos que os altos e loiros invasores não partiram para a violência sexual contra a população. Ao invés disso, eles trouxeram pão e tortas.

Além disso, eles eram mais simpáticos e bravos do que os soldados franceses beberrões que se renderam durante o combate.

Cenas do avanço militar alemão sobre a França, soldados da Wehrmacht marchando em Paris e do hasteamento da Bandeira de Guerra das Forças Armadas Alemãs, criada por Hitler, na Torre Eiffel (http://epaubel.blogspot.com.br/2014/01/sgm-organizacao-da-kriegsmarine-marinha.html)

Logo, toda criança francesa queria ser alemã, enquanto que toda garota francesa procurava os invasores, vistos como aliados e não inimigos, oferecendo-lhes laranjas e observando o interior luxuoso de suas limusines.

E as donas de casa francesas, privadas de companhia enquanto seus maridos soldados eram mantidos prisioneiros, ficavam felizes em dormir com o inimigo.

Os franceses por muito tempo tentaram esconder estes aspectos da ocupação, afirmando que atos heroicos de resistência durante o período foram realizados quando, na verdade, eles não eram mais do que colaboradores.

Agora, com uma coragem incomum, Patrick Buisson, diretor do Canal de História da França, TF1, escreveu um livro, cujo título excitante - 1940 – 1945: Os Anos Eróticos – mostra a extensão na qual seus queridos compatriotas na verdade apreciaram sua experiência de guerra.

             

A revelação vem numa época em que Paris está sendo questionada por causa de uma série de memórias perturbadoras da era.

Uma exibição de fotografias em exibição na Biblioteca de História da cidade apresenta os parisienses como apreciando imensamente a vida durante a ocupação – e algumas pessoas ficaram distintamente irritadas.

De fato, o vice-prefeito de Paris disse que ele preferia ficar doente a ter que ver fotos de cidadãos bem vestidos fazendo compras em um mercado repleto de frutas e vegetais, confrontando com a imagem que a França vende de que os anos de guerra foram difíceis.

Uma fotografia mostra apostadores se reunindo em clubes noturnos. Outras mostram mulheres vestindo maiôs brincando à beira de piscinas, ou usando chapéus elegantes em pistas de corridas.

Tudo dá a impressão de que, longe se ser uma época de fome, medo e resistência, a vida durante a guerra era uma grande festa.

             french women
Guerra dos sexos: as mulheres francesas usaram seus olhares como moeda para negociar com os invasores alemães.

E, apesar de uma foto mostrar dois judeus vestindo a obrigatória Estrela de David amarela, tornada obrigatória pelo governo de Vichy em 1941, não existe consciência de que os franceses enviaram 76.000 judeus para a morte enquanto seus compatriotas estavam se divertindo.

O exemplo para este comportamento, de acordo com o livro de Buisson, veio do alto.

O idoso Marechal Petain, que comandava o governo de Vichy, foi preso por colaboração após a guerra, mas ele foi autorizado a dar à sua libido de 84 anos controle total, vergonhosamente seduzindo sua equipe mais jovem, enquanto recomendava o lema “trabalho, família, país” para o resto da nação.

Buisson afirma que as esposas deixadas para trás na Paris ocupada tiveram uma atitude semelhante.

Elas não se cansavam dos bárbaros nórdicos, e muitos fatores conspiraram para ajudá-las.

Primeiro, havia um toque de recolher entre as 23:00 e as 05:00, obrigando todo mundo a ficar em casa.

Além disso, Paris foi imediatamente mergulhada no verão alemão, que – junto com o blecaute e o racionamento da energia elétrica – garantiu que ela ficava no escuro duas horas antes do que o usual.

Então houve o rigor particular do primeiro inverno após a ocupação, quando a cama era o melhor lugar para ficar.

Mas foi mais complicado que isto. As duas nações usaram o sexo tanto como arma de guerra quanto meio de sobrevivência.

Na Renânia, prisioneiros franceses apreciavam casos com garotas locais como uma forma de vingança, enquanto que em casa suas esposas e namoradas faziam amizade íntima com oficiais alemães, ou com qualquer um que pudesse dar-lhes suprimento de comida, calor e roupas quando havia escassez.

De acordo com Buisson, jovens garotas francesas casamenteiras provavelmente sucumbiriam à tentação de se envolver com seus chefes, vizinhos ou mesmo o verdureiro se elas lhes devessem dinheiro e se tornassem adeptas da fuga dos olhos vigilantes de suas madrastas ou qualquer outro bisbilhoteiro de seus prazeres ilícitos na comunidade.

Muitos destes ocorriam nas salas de cinema. Durante os quatro anos de ocupação, o país inteiro estava indo ao cinema pelo menos uma vez por semana em números surpreendentes, deixando as crianças por sua própria conta em casa.

Logo, o número de espectadores estava atingindo novos recordes – 224 milhões de ingressos foram vendidos em 1941, atingindo 310 milhões em 1943 enquanto os franceses se agarravam ao escapismo, a tepidez e as aventuras eróticas que o cinema oferecia.

Era muito mais barato que um quarto de hotel e mais privado que em casa. Mesmo o metrô oferecia uma oportunidade para o sexo durante o blecaute. Não é de surpreender que estes foram chamados “os anos sombrios”.

Naturalmente, houve consequências inevitáveis. Enquanto a taxa de nascimento caiu durante os dias sombrios da Blitz, a taxa de nascimento francesa elevou-se após a chegada dos alemães, apesar do fato de que mais de dois milhões de homens franceses estivessem presos em campos de prisioneiros de guerra.

             Imagem

Até 30% dos nascimentos eram ilegítimos em algumas partes de Paris. Isto deu às autoridades francesas uma dor de cabeça particular. Por um longo tempo, eles lamentaram que a França estava subpovoada; agora, eles não sabiam se ficavam alegres ou deploravam cada novo parto.

E não somente houve um aumento robusto nos nascimentos, mas também nos abortos ilegais – em 1941, quase 20% de corpos femininos chegaram ao necrotério criminal em Paris em virtude de intervenções ilegais.

A análise de Buisson da vida sexual ativa de seus compatriotas enquanto a Europa estava em combate dificilmente emociona seus leitores franceses, mas seu academicismo de 500 páginas está repleto de evidência comprobatória.

Soldados aliados Estuprada, atraindo mulheres alemãs com chocolates, perfumes, e fotografias ...
As estimativas de historiador alemão em um novo livro afirma que o francês, soldados britânicos e americanos estupraram 860.000 alemães durante e após o final da 2ª Guerra Mundial, sendo que 190.000 agressões sexuais foram praticadas por soldados americanos.
Fonte: http://american3rdposition.com/?p=16368

Paris mudou assim que os alemães chegaram e plantaram em todos os velhos pontos conhecidos, incluindo hotéis luxuosos como o Crillon e o Ritz, a bandeira nazista.

As primeiras pessoas a tirar vantagem dos recém-chegados foram as prostitutas. Logo, mesmo a intelectual Simone de Beauvior não podia ignorar sua presença em locais previamente sobrevalorizados no intelectual La Rive Gauche (n. do t.: margem sul do rio Sena).

Mesmo assim, nem todas as mulheres oferecidas eram prostitutas antes da guerra. Algumas eram respeitáveis donas de casa e mães, e afirmavam que elas estavam se prostituindo apenas para comer.

Para os alemães, este comportamento só podia ser esperado. Em sua imaginação popular, a França era imoral, libertina e devassa – e no final de seu primeiro verão em Paris, eles estavam certos de tal reputação.

            Imagem

Os recém-chegados trouxeram seu formidável talento para a organização, incluindo as avaliações médicas e o tratamento compulsório para doenças venéreas nos mais famosos bordéis da cidade, incluindo o favorito de Eduardo VII (n. do t.: rei da Inglaterra, 1901 – 1910), o Le Chabanais(1), próximo do Louvre.

Enquanto isso, seus oficiais frequentavam entusiasticamente os clubes noturnos e cabarés mais famosos, enquanto os nativos reagiam frequentando salões de dança ilegais que se espalharam em garagens e atrás dos bares.

Uma das primeiras coisas que os franceses aprenderam dos alemães foi o culto à juventude e ao corpo.

Seu símbolo mais conhecido para isto era o tenista e campeão de Wimbledon Jean Borota (sempre lembrado neste lado do Canal como “o Basco limitado”).

Ele foi recrutado para uma campanha publicitária estimulando a nação francesa a vestir roupas esportivas e fazer os bons exercícios alemães – natação, corrida e salto – de modo que os educadores tradicionais começaram a reclamara de que as escolas francesas estavam abandonando seus padrões intelectuais em favor da força física.

Podemos pensar que um país sob o domínio da força teria reagido contra ao excesso de veneração ao herói da mente masculina, mas os franceses foram surpreendentemente arrastados para os atributos masculinos, enquanto embarcavam em uma viagem pela busca de sua alma, perguntando-se se um homem derrotado poderia ainda ser um homem.

            

Seu exército havia desistido de lutar, mas o país estava cheio de movimentos juvenis tentando imitar as características da Juventude Hitlerista.

Por outro lado, as mulheres não tinham tais crises de identidade. Intoxicadas entre as guerras pela cultura americana, elas fumavam, vestiam desafiadoramente saias curtas e acreditavam na libertação da mulher.

Com outra guerra, elas ficaram na delas, usando toda sua inventividade para apresentarem-se glamorosamente ao mundo, mesmo quando as roupas finas estavam racionadas.

              Esta foto foi encontrada em um prisioneiro alemão em 1944.  Créditos das fotos: Keystone.
         Foto encontrada em um prisioneiro alemão em 1944. 
                       Crédito da foto: Keystone.

“As mulheres francesas nunca vestiram tão pouco quanto elas fizeram nos anos da guerra, e elas nunca estiveram tão lindas,” observou um comentarista.

Logo, com seus homens longe, elas também invadiram os guarda-roupas masculinos, vestindo as calças de seus maridos, dando a si mesmas poderes para viver como homens e de forma bem sucedida derrubando os decretos da Igreja Católica Romana e do governo contra modismos masculinos – e liberaram o comportamento que vinha com isso.

Os jovens também, privados em muitas famílias da mão firme da orientação paterna, aproveitaram a oportunidade para quebrar as regras – e aparentemente não havia nada que pudesse ser feito.

Um pai que castigou suas duas filhas por terem dormido fora de casa no sul da França foi condenado por um juiz pela sua atitude excessiva e ordenou que ele pagasse uma fiança elevada. Mesmo as autoridades, isso parece, não podiam esperar para se libertar delas.

Entre os rebeldes mais espetaculares estavam os “zazous”, os jovens boêmios unisex.

Distintos pelo seu senso de moda extravagante, que consistia em casacos de pelúcia para os homens, usados ​​com sapatos de sola grossa e cabelo comprido oleoso, e saias curtas e meias listradas para as mulheres, acompanhadas de grandes óculos de sol, cabelo loiro tingido e batom vermelho, eles foram inspirados pelo jazz e pela música swing dos EUA, que muitas pessoas ainda achavam decadente.  

O “zazous” emprestou seu nome e senso de moda do estilo de roupa do músico afro-americano Cab Calloway (n. do t.: traje com ombros largos, paletó muito comprido, calças amplas, mas muito estreitas embaixo) e sua famosa canção Zah Zuh Zah. Eles assombravam as avenidas e cafés de St. Germain, vivendo um estilo de vida hedonista que desapareceu da história.

O campeão do movimento era o cantor Charles Trenet, que mais tarde compôs o sucesso Beyond the Sea, eternizado na voz de Bobby Darin (1936 – 1973).

                   Bobby Darin cantando Beyond The Sea (Além do Mar), 1960.

Gay numa época quando os homossexuais eram agressivamente perseguidos pelos nazistas – embora a prática tenha se tornado conhecida na França como “o vício alemão” por aqueles que viam a invasão como uma metáfora para penetração sexual – ele escondeu suas preferências casando-se com a herdeira americana do tabaco Doris Duke, entre outras.

Muitas outras personalidades gays protegiam-se por meios mais duvidosos. O escritor ganhador do Prêmio Nobel Andre Gide, que havia sido apresentado ao homossexualismo por Oscar Wilde, não se incomodava em esconder sua orientação sexual.

Ao invés disso, ele viveu no sul da França, bem longe do avanço da Wehrmacht, afirmando abertamente que estava encantado por Hitler.

Ele achava que o Führer terminaria como líder da Europa, trazendo grande progresso e que a única falha de sua política – sua atitude em relação aos judeus – era perdoável.

Ironicamente, muitos dos cineastas e artistas que atravessaram a tênue linha entre a colaboração e a resistência são os nomes que o mundo agora se lembra.

Enquanto os outros estavam lutando, a França estava trilhando um caminho alternativo, que seria retomado após a guerra em Nova York e Londres – especialmente quando as novas ideias foram tornadas respeitáveis pelos filósofos Simone de Beauvoir e Jean Paul Sartre, que tornaram digno o modo de vida “vale tudo” como o novo credo definitivo: existencialismo.

Como o próprio Sartre disse após ele ser libertado de um campo de prisioneiros por motivos de saúde, ele nunca se sentiu tão livre quanto nos anos de guerra, enquanto que de Beauvoir considerou o sexo como uma obrigação positiva que ajudava as pessoas a se sentirem vivas quando todo o mundo ao redor estava se destruindo. Isto, de fato, foi o início da época moderna.

http://www.dailymail.co.uk/femail/article-1035804/Sleeping-enemy-New-book-claims-Frenchwomen-started-baby-boom-Nazi-men-Vichy-regime.html


(1)  Le Chabanais, escondido em um prédio discreto localizado na rua 12, foi o mais famoso bordel em Paris. Abaixo imagem da 'discreta' fachada em 1936.

         

Fundado em 1878 pela Sra. Kelly, este bordel de luxo (seu interior em nada lembra a fachada simples como indica a foto abaixo) reunia entre 20 e 35 hóspedes escolhidos a dedo. Eram ricos burgueses, dignitários, príncipes e realezas que frequentaram o bordel de luxo e encenavam suas fantasias. 

          

Abriu as suas portas a todos os príncipes do mundo. Um dos quartos, a sala do Rei (foto abaixo), incluia uma cama real com talha dourada. Grandes espelhos colocados nas paredes e teto permitiam uma visão panorâmica. 

          

Entre esses clientes mais ilustre, estava o filho da rainha Vitória, o Príncipe de Gales e futuro rei da Inglaterra, Eduardo VII. Ele havia sido um regular cliente do Le Chabanais na década de 1890. Tinha seu próprio quarto com uma cama e uma banheira de cobre decorada com uma figura em forma de cisne com rosto de mulher ou de sereia (imagem abaixo). Era preenchida com champanhe e que ele usou para seus encontros com suas amantes. Em 1951, após o encerramento do bordel, Salvador Dali comprou esta peça por 112.000 francos.

          Sujo Bertie Bath

O príncipe Edward VII tinha uma cadeira feita especialmente para ele, não só porque estava acima do peso, mas para que pudesse fazer amor com duas mulheres ao mesmo tempo.

          

Olhando para a cadeira, ainda não consigo descobrir como ela permite que um homem gordo fazer sexo com duas mulheres ao mesmo tempo.

               

Para além da sala de Edward VII, houve também o quarto japonês, a sala russa, o quarto espanhol, o quarto árabe e salões com os nomes de Pompeia e Louis XV (foto abaixo).

          

Muito decorado com variados enfeites, espelhos, flores e motivos hindus, era chamado quarto indiano e ficava no 5º andar, ser uma das salas favoritas do herdeiro ao trono britânico, o príncipe Edward (foto abaixo de 1900). 

         


Como outras casas, o Sphynx, a One Two Two e White Flower, o Le Chabanais fechou suas portas em 1946.

Veja partes 1 e 3:

http://desatracado.blogspot.com.br/2014/02/dormindo-com-wehrmacht-13.html

http://desatracado.blogspot.com.br/2014/02/dormindo-com-wehrmacht-33.html

Abraços 

Um comentário:

  1. Ou Seja , Para as Mulheres Francesas a Guerra Não Era importante ! importante Mesmo Para Elas Era Uma Piróca a Lhes Empurrar o Utero !

    ResponderExcluir

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.