segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Sobre o verdadeiro crime da 2ª Guerra Mundial

UM VERDADEIRO GENOCÍDIO

Adaptação livre baseada no livro «Outras Perdas», de James Bacque, por PTNS

      

Em finais de Abril de 1945, já há muito o destino da Segunda Guerra Mundial havia sido traçado. O 
trovejar da artilharia, dava lugar na maior parte da frente ocidental, ao arrastar de milhões de pares de botas das colunas de soldados alemães desarmados, que extenuados, marchavam em direção aos recintos de arame farpado dos Aliados. Estas rendições em massa no ocidente, contrastavam com os derradeiros combates na frente oriental, onde unidades sobreviventes da Wermacht, continuavam a combater o avanço do exército vermelho, de modo a permitir que o maior número possível de camaradas escapasse aos Russos.

Tratava-se da estratégia final do Alto Comando Alemão, sob as ordens do almirante da Armada, Karl Doenitz, estratégia essa que equivaleria a confiar milhões de soldados alemães aos aliados ocidentais, que se esperavam vir a ser mais clementes, encontrando-se estes sob a chefia do comandante militar supremo, o general Dwight Eisenhower.

Seria no entanto uma esperança desesperada, dado o feroz e obsessivo ódio do general Eisenhower não só a tudo o que estivesse ligado ao regime nazi, como aliás a tudo o que fosse alemão.

Mais de cinco milhões de soldados alemães, viram-se assim encurralados em cárceres de arame farpado, na sua maioria a acotovelarem-se uns aos outros, onde o solo em que pisavam, cedo se tornaria num atoleiro de imundices e doenças. Expostos a duras condições climatéricas, sem disporem de instalações sanitárias e subalimentados, os prisioneiros cedo começaram a morrer de inanição e de doenças. Cerca de um milhão de homens viriam a ser aniquilados indiferentemente pelos exércitos dos EUA e da França, a maioria em campos americanos. Este hediondo e atroz crime de guerra veio à luz em 1986, quando as primeiras pistas foram desvendadas por James Bacque, autor do livro "Outras Perdas" (de onde foram retirados os dados deste artigo), juntamente com a sua assistente. Durante a investigação de um livro sobre Raoul Laporterie, um herói da resistência francesa, entrevistaram um antigo soldado alemão, Hans Goertz, que fora salvo por Laporterie de um campo de prisioneiros francês em 1946. Goertz declarou: «Laporterie salvou-me a vida, porque 25 ¨% dos homens daquele campo morreram no espaço de um mês.» De que haviam eles morrido? «De fome, desinteria e doença».

James Bacque ao consultar os registos do campo em que Goertz havia estado preso, descobriu que fazia parte de um grupo de três campos integrados num sistema de mil e seiscentos, conforme figuram em relatórios do CICV [1] existentes nos arquivos de Vincennes do exército francês, em Paris. Bem cedo depararia com as primeiras provas irrefutáveis de mortes em massa ocorridas em campos controlados pelos EUA. Estas constavam em relatórios do exército, eufemisticamente arroladas de "outras perdas". O terrível significado deste termo foi rapidamente explicado a Bacque pelo coronel Philip S. Lauben, antigo chefe do departamento de assuntos alemães do SHAEF [2], com base no seu conhecimento direto. «Outras perdas» significava mortes e fugas. Na Primavera de 1987, James Bacque trabalhou com o Dr. Ernest F. Fischer Jr., Coronel do Exército dos EUA (reformado) no Arquivo Nacional e na Fundação George C. Marshall na Virgínia, onde juntaram as peças das provas que haviam desvendado: Os planos delineados ao mais alto nível dos governos dos EUA e da Grã-Bretanha em 1944, que expressavam a determinação de destruir de uma vez por todas a Alemanha como potência mundial, reduzindo-a a uma economia rural, ainda que isso significasse a fome para milhões de civis! Ainda hoje, os historiadores são unânimes em considerar que tais planos de destruição foram postos de parte, tão-somente devido à resistência pública.

O ódio de Eisenhower, juntamente com a complacente burocracia militar, deu origem ao horror dos campos de morte que não encontram paralelo na história militar americana. A indiferença revelada pelos oficiais do SHAEF perante as catastróficas consequências desse ódio constitui o mais doloroso e impressionante aspecto deste verdadeiro genocídio!

De modo a termos uma ideia da dimensão de tal horror, tão só podemos atentar no fato de que as mortes ocorridas nos campos de concentração aliados excederam em muito o total de baixas sofridas pelo exército alemão no Ocidente entre Junho de 1941 e Abril de 1945. (Após a rendição da Alemanha, morreram mais alemães que os 46 meses de guerra na frente ocidental!)

DECIDINDO O FUTURO DA ALEMANHA - O PLANO MORGENTHAU

À medida que os tanques do general Eisenhower se aproximavam da cidade de Aachen, na parte ocidental da Alemanha e os exércitos canadiano e britânico avançavam estrondosamente para nordeste, percorrendo os Países Baixos, Henry C. Morgenthau, secretário do Tesouro dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial e Lorde Cherwell, o principal conselheiro de Churchill, encontraram-se para discutir o futuro da Alemanha, uma vez atravessada a fronteira do país pelos Aliados.

A ideia firme apresentada por Morgenthau, apontava para a «pastoralização» da Alemanha, mediante a destruição da respectiva indústria e das minas, tornando a mais adiantada das nações industrializadas do mundo numa imensa herdade. A indústria alemã desenvolvera-se em parte, para custear as importações de alimentos destinados a uma população que não possuía terra suficiente para se alimentar. Sendo assim, caso a base industrial fosse destruída, haveria fome generalizada. Segundo Cordell Hull, o secretário de Estado na presidência de Roosevelt, «o plano Morgenthau arrasaria tudo na Alemanha exceto a terra, e os alemães teriam que viver da terra. Isto significava que apenas 60 % da população alemã poderia sustentar-se da terra alemã, enquanto os restantes 40 por cento morreriam.» Hull refere-se pois à morte de cerca de 20 milhões de civis alemães. Por outro lado, e de modo a obter o consenso de Churchill, Morgenthau expôs que, se a indústria alemã fosse destruída, novos mercados se abririam aos produtos britânicos e a concorrência relativamente aos recursos diminuiria. Tudo isto seria verdade para os americanos e bem assim para os franceses.

Morgenthau argumentou que os alemães morreriam à fome. No seu livro "Germany is our Problem", publicado em 1945 com a aprovação de Roosevelt, Morgenthau escreveu que a Alemanha de antes da guerra produzia, em relação ao respectivo consumo, 98,2 % da farinha, toda a batata e todo o açúcar, 92,3 % dos legumes, 96,7 % da carne e criação e todo o leite. Com a proposta da reorganização das fronteiras, apenas se perderia, em média, cerca de 14 % dessa produção. O argumento econômico convenceu Churchill, que tomou o partido de Morgenthau e de Cherwell.

A imprensa e a opinião pública, logo evidenciaram o seu poder, à medida em que o caso começava a ser divulgado.

Tal como Hull havia suposto, a reação do público, foi na sua quase totalidade de oposição a qualquer vingança. Drew Pearson do Washington Post, Arthur Krock do New York Times, e muitos outros revelaram aspectos do plano, acrescidos de efervescentes pormenores sobre a controvérsia que grassava nas antecâmaras do poder.

O Pioneer Press de St. Paul, no Minnesota, arrasou eloquentemente a ideia em sete parágrafos que principiavam deste modo: «O Presidente Roosevelt tem uma certa propensão para ser sinuoso e impostor nas suas declarações, no intuito de escamotear erros.» O presidente tentara enganar a imprensa e o público sobre o desvendado Plano Morgenthau, através da publicação de uma carta sobre outro assunto revelando que aquele não constituía política oficial. E o jornal prosseguia: «O mundo sabe que Herr Goebbels teve o cuidado de fazer com que o plano chegasse aos ouvidos de todos os alemães. Eis, explicou ele, o que podemos esperar em caso de derrota. É isto que os EUA projetam fazer da Alemanha... Era por esta altura que o general Eisenhower distribuía folhetos através da Alemanha prometendo que não haveria represálias contra pessoas inocentes... A contrapropaganda mais eficiente foi dada de mão beijada a Goebbels.» E o jornal concluía: «Dado que ele [Eisenhower] exerce a autoridade de ocultar os fatos, a sua afirmação não pode ser desmentida... [mas] foi obrigado a repudiar [o plano]

Stalin concordou com o Plano Morgenthau tal como Churchill o delineara em meados de Outubro em Moscovo. Como disse Churchill, «a intenção da Rússia de retirar maquinaria alemã harmonizava-se com o interesse da Grã-Bretanha em preencher o vazio deixado pela Alemanha. Tratava-se de mera justiça.» Roosevelt, por seu lado, dizia estar inflexível e determinado a aplicar essa inflexibilidade à Alemanha.

Aquando do encontro dos três dirigentes aliados em Ialta, havia já partes significativas da Alemanha em poder dos Aliados e em ambas as frentes procedia-se às primeiras grandes capturas de elementos do destroçado exército alemão. Muitas centenas de milhar de alemães encontravam-se já em campos de prisioneiros aliados no ocidente.

Tinha-se decidido que os exércitos aliados ficariam inicialmente a dirigir a Alemanha, mas não havia nenhuma orientação política clara a esse respeito. Eisenhower limitava-se a dizer vagamente que os «trataria [aos alemães] com dureza».

Por esta altura algumas autoridades começavam já a falar do perigo de uma «Carência Alimentar Mundial», que poderia criar um clima de instabilidade por toda a Europa. Em Fevereiro de 1945, o brigadeiro-geral T. J. Davis, avisou Eisenhower de que «não era possível satisfazer os pesados compromissos em matéria de provisões decorrente da concessão [aos prisioneiros] dos estatuto de POWs [3] Em Abril, Sam Rosenman, um velho amigo do presidente Roosevelt encarregado por este para estudar a situação alimentar do mundo, comunicou ao presidente que «no futuro imediato, o fator limitativo será a falta... de provisões, e não de meios de transporte.» E acrescentava misteriosamente: «Não serão pedidas nem distribuídas provisões pelo SHAEF a menos que urja fazê-lo por motivos de necessidade militar.» Aqui residem dois mistérios. Um, é a insinuação anteriormente rejeitada de que havia na verdade alimentos suficientes para todos os civis, excluindo os alemães, e o outro é a expressão «necessidade militar» aplicada a civis na Alemanha do pós-guerra. Aqui Rosenman, assim como Roosevelt e Eisenhower, pensa obviamente na possibilidade da inanição provocar um clima de instabilidade entre os civis alemães, o que obrigaria à repressão pelo exército. No que toca às rações atribuídas aos civis alemães, o perigo era de facto visível ... para estes, a quantidade máxima de alimentos de todas as proveniências «será de aproximadamente 1.500 calorias por cabeça e por dia». Segundo diversos especialistas, o mínimo de calorias requeridas que possibilitem manter a vida a um adulto deitado e sem desenvolver qualquer esforço para além dos cuidados pessoais, varia entre as 1.800 e 2.250 calorias por dia!

A noção de uma carência alimentar mundial, foi divulgada pela primeira vez no Norte de África, em 1943, pelo general Everett S. Hughes, velho amigo de Eisenhower, nomeado assistente especial do mesmo. Em Abril de 1945 escreveu: «Começa a falar-se de uma carência alimentar mundial. Eu falei dela há muito. Começou no NA [Norte de África]

Na altura e mesmo depois, a carência não poderia ter sido de alimentos. No território anteriormente conhecido como Alemanha Ocidental, a população em Maio de 1945 era inferior em 4 % aos valores que tinha no mesmo território em 1939, embora estivesse a aumentar diariamente devido ao influxo de refugiados vindos do leste. Havia mesmo muito mais trigo disponível no território formado pela Alemanha Ocidental, França, Grã-Bretanha, Canadá e EUA no seu conjunto, do que a mesma área física possuía em 1939. Isto devia-se ao fato do aumento da produção de trigo na América do Norte e no Reino Unido compensar largamente a quebra de produção na Alemanha Ocidental e na França. No final das colheitas de 1943-44 e 1944-45, os excedentes de trigo do Canadá ultrapassavam os 440 milhões de alqueires. Nos Estados Unidos, também se verificava grandes excedentes de milho. Apenas a produção da batata diminuíra relativamente pouco no conjunto daquele território, sendo que essa diminuição tinha sido principalmente causada por uma quebra de 30 %, em 1945, na zona ocidental da Alemanha. Não obstante, em França, a produção de trigo excedeu em 500 mil toneladas o consumo. Tal como Churchill observara a Roosevelt em Março de 1945, não existia nenhuma carência geral de trigo, embora grande parte da população europeia tivesse falta de açúcar, carne e algumas gorduras. À escala mundial, a produção de alimentos relativa à colheita de 1945-46, expressa em calorias per capita, representava 90 % da média registada em 1935-39, de acordo com os dados fornecidos pelo gabinete de Relações Agrícolas Externas dos EUA em Outubro de 1945.

Já no mesmo mês de Março, uma mensagem originada e rubricada por Eisenhower, propunha um surpreendente desvio à Convenção de Genebra. Esta medida passava pela criação de uma nova categoria de prisioneiros que não seriam alimentados pelo exército após a rendição da Alemanha. A mensagem, datada de 10 de Março, reza o seguinte: «Embora haja a intenção de atribuir às autoridades alemãs a responsabilidade pela alimentação e manutenção de todos os prisioneiros de guerra aliados [ou seja, os alemães em poder dos aliados] e pessoas deslocadas, é de prever que, na situação de caos que provavelmente sobrevirá, isso exceda as suas capacidades, vendo-se os aliados confrontados com a necessidade de fornecer grandes quantidades de alimentos até ao seu repatriamento. Se os elementos das Forças Armadas alemãs fossem considerados prisioneiros de guerra, devendo como tal receber rações equivalentes às das tropas das bases, as obrigações adicionais em termos de manutenção excederiam também largamente as capacidades dos aliados, mesmo que todas as fontes alemãs para isso fossem canalizadas. Além disso, seria indesejável que as Forças Armadas recebessem rações superiores àquelas que se dispõe para a população civil.» Sendo assim, esta medida decretava que todos os prisioneiros feitos após o Dia VE [4] seriam designados «forças inimigas desarmadas» (DEF [5]), as quais «até à desmobilização seriam administradas e mantidas pelo exército alemão sob supervisão das forças aliadas.» A mensagem terminava assim: «Submete-se o assunto à sua consideração. Os planos existentes foram elaborados segundo estes pressupostos.»

A CRUELDADE DOS VENCEDORES

Em resposta à mensagem de Eisenhower, o CCS [6] aprovou o estatuto de DEF apenas para prisioneiros de guerra em poder dos americanos. Os membros britânicos do CCS haviam recusado adotar o plano americano para os seus próprios prisioneiros. As principais condições que Eisenhower havia estabelecido eram as seguintes:

«B) Os alemães são responsáveis pela alimentação e manutenção das tropas alemãs desarmadas.

C) O procedimento adotado não se aplicará a criminosos de guerra nem a outras categorias de pessoal alemão procurado nem a outras pessoas localizadas no seio das Forças Armadas Alemãs e retidas por questões de segurança. Dever-se-á continuar a proceder à detenção de todas as pessoas suspeitas como criminosos de guerra ou por questões de segurança militar e não como prisioneiros de guerra. Estas serão alimentadas, alojadas e em geral administradas pelas Forças Aliadas. As autoridades alemãs não exercerão qualquer controlo sobre elas.

D) Não deve haver declarações públicas acerca do estatuto das Forças Armadas Alemãs ou das tropas desarmadas.»

Segundo esta mesma disposição, a contravenção à Convenção de Genebra foi mantida secreta. Quanto ao segundo parágrafo da mensagem, esta refere que: «É acrescentada a seguinte declaração dos Chefes de Estado-Maior Britânicos: Se o Reino Unido decidir que requer mais prisioneiros de guerra... esse pessoal não deverá ser por isso incluído na categoria de tropas desarmadas.» O último parágrafo acrescenta: «Subentende-se que não haverá, por parte desse lugar, a declarar mais prisioneiros de guerra após a derrota... para satisfazer os requisitos de mão-de-obra do SHAEF fora da Alemanha.»

No mesmo documento, pode-se destacar a recusa em concordar com os americanos sobre a política de DEF, o que constitui um surpreendente desvio em relação à cooperação que até então tinha existido entre os aliados. A fim de partilharem a carga de uma forma equitativa, os britânicos eram obrigados a aceitar prisioneiros de guerra americanos. A recusa prévia dos prisioneiros seria algo insultuoso, caso os americanos não tivessem concordado previamente que os britânicos tinham justificação para o fazer. Na verdade, os americanos sabiam tão bem quanto os britânicos que quaisquer alemães submetidos ao rótulo de DEF, não estariam decerto em condições de trabalhar. O mais provável era que estivessem à morte.

Os discordantes britânicos decidiram não empregar o termo americano DEF para quaisquer prisioneiros que soubessem não poder tratar de acordo com as normas estipuladas pela Convenção de Genebra. Decidiram pois utilizar o termo SEP [7] (Pessoal inimigo sob rendição) para distinguir os seus POWs pós-rendição dos outros.

No entanto, não existia esta discordância relativamente a certos prisioneiros de valia, como criminosos de guerra, espiões e cientistas de elevada tecnologia que os americanos e os britânicos estavam decididos a deixar viver. Estes eram apelidados de «desejados», para os distinguir dos outros, os «não desejados». Obviamente que estes prisioneiros desejados não eram incluídos na categoria de DEF. Ao invés eram alimentados, alojados e em geral administrados pelas Forças Aliadas. Esta ordem não só contribuía para isolar os suspeitos num local para posterior julgamento, como também os resguardavam das condições de miséria a que estavam sujeitos os prisioneiros DEF. Como as atenções se concentrariam em personalidades distintas (como Rudolf Hess ou Herman Goering), era imprescindível que estes não se mantivessem entre os prisioneiros DEF. Um dos fatos que corrobora as condições desumanas que existiam nos campos de DEF era demonstrado pela ordem dos Chefes de Estado-Maior a Eisenhower no sentido de «não deverem ser feitas declarações públicas relativamente ao estatuto das forças armadas alemãs ou das tropas desarmadas.» Não havia, no entanto, grande necessidade de esta ordem ser dada. Eisenhower estava já a mentir descarada e hipocritamente à opinião pública acerca dos planos relativamente aos prisioneiros. Numa conferência em Paris, disse: «Se os alemães estivessem a raciocinar como seres humanos, aperceber-se-iam de que toda a história dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha é de generosidade para com o inimigo derrotado. Nós acatamos todas as leis da Convenção de Genebra.»

A Convenção de Genebra, que o Governo dos EUA e o exército americano repetidamente diziam observar, conferia três importantes direitos aos prisioneiros. Estes eram:

• Serem alimentados e alojados de acordo com os mesmos padrões que as tropas de base ou de depósito da potência captora. (Neste caso os EUA.)

• Poderem expedir e receber correspondência.

• Terem o direito a ser visitados por delegados do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que depois faria um relatório em segredo à potência protetora (o governo alemão) e às autoridades americanas. Em caso de abusos, a potência protetora podia ameaçar torná-los públicos ou promover retaliações.

Notas:

[1] Comitê Internacional da Cruz Vermelha, sedeado na Suíça, que representava os ideais da Cruz Vermelha e era detentor do mandato da Cruz Vermelha ao abrigo da Convenção de Genebra.

[2] (Supreme Headquarters, Allied Expeditionary Force) Comando Supremo da Força Expedicionária Aliada. Organização de comando de todos os exércitos aliados no noroeste da Europa (excluindo a Itália) até 14 de Julho de 1945. Após essa data, o exército dos EUA foi organizado apenas como USFET e o britânico como o 21º Grupo do exército (mais tarde Exército Britânico do Reno, ou BAOR).

[3] (Prisoners of War) Prisioneiros de guerra, supostamente protegidos pela Convenção de Genebra. Determinados documentos utilizam a abreviatura PW.

[4] Dia da Vitória na Europa a 8 de Maio de 1945.

[5] (Disarmed Enemy Forces) Forças Inimigas Desarmadas. Determinados prisioneiros alemães em poder do exército dos EUA no noroeste da Europa. Não eram tratados de acordo com a Convenção de Genebra.

[6] (Combined Chiefs of Staff) Estado-Maior Combinado da Grã-Bretanha e dos EUA. O Canadá era representado pelos britânicos.

[7] (Surrendered enemy personnel) Pessoal inimigo sobre rendição. Termo utilizado pelos britânicos e canadianos para designar os prisioneiros de guerra alemães aos quais não tencionavam dispensar um tratamento conforme a Convenção de Genebra da qual eram signatários.










Abraços

2 comentários:

  1. Es un asco la actitud de Eisenhauer y ademas de los gobiernos de los países aliados que sabían lo que estaba sucediendo en Alemania, los asesinatos y las violaciones hasta la muerte de sus mujeres. No tengo ningun reparo en decir que la judería internacional, inspirada en el demonio colaboró para que esto sucediera. Mil veces malditos aquellos que propiciaron la guerra, como fue Inglaterra, Francia y Polonia, ademas de Rusia y su élite judía volchevique. Mil veces malditos todos estos anti-cristianos !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecido por su visita. El siguiente es un sitio que pueda ser de su interés:
      http://salvadorborrego.com/

      Abrazo

      Excluir

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.