sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Feliz aniversário, General Dobran

General Dobran celebra seus 95 anos de vida!



Hoje está celebrando seu aniversário de 95 anos o último dos ases romenos na Segunda Guerra Mundial: Major-General Ion Dobran.

Esta magnífica data, uma conquista a ser celebrada na vida de cada ser humano que ela atinge, é especialmente distinta para esse homem que hoje é, praticamente, o último de sua espécie. Representante legítimo da finada Real Academia da Força Aérea Romena, entidade tradicional que produziu os mais prolíficos pilotos e ases do Eixo – depois dos próprios alemães – na campanha contra a União Soviética, Ion Dobran é o reflexo de uma era passada, de uma Romênia que não existe mais.

Dada minha curiosidade insaciada pelo esforço de guerra dos parceiros menores da Alemanha, e particularmente da Romênia (que foi a 4ª maior potência do Eixo na guerra), decidi ir à Bucareste em 2009 conhecer de perto o país e os homens que tomaram parte naquele esforço. Sendo assim, tive a felicidade de conhecer o General Dobran durante uma visita à sua residência, uma tímida casa num velho distrito da capital romena.



A casa, de aspecto tão idoso quanto seu dono, logo revelou-me seu altíssimo conteúdo histórico, e me vi imerso na história da Romênia no Século XX, bem ali. O grande mostruário com suas condecorações fica na sala. As antigas comendas da monarquia romena como a Ordem da Estrela da Romênia, Ordem da Coroa da Romênia e Ordem da Virtude Aeronáutica se misturam com a Medalha da Vitória, outorgada a ele pelo governo soviético – lembrando a mudança de posicionamento do país após agosto de 1944. Na parede, a fotografia do Rei Mihai I, o último monarca romeno, deposto pelos comunistas em 1947 – simbolizando que ali morava um resistente, um patriota, que não dobrou sua mente após meio século de dominação comunista da Romênia.

Dobran saiu da academia para o maior teatro de operações de guerra da história humana, nos comandos do caça de produção nacional IAR 80. Em 1943, fez a conversão para o mais moderno Messerschmitt Me 109, sendo treinado por ninguém menos que o ás alemão Helmut Lipfert (203 vitórias), e vencendo-o numa perigosa disputa de voo rasante – razão pela qual ganhou o apelido de “Faquir”.

Durante sua longa carreira de 340 missões operacionais, Dobran conheceu Erich Hartmann e almoçou com Hans-Ulrich Rudel, foi derrubado três vezes e teve um combate quase mortal com um ás americano, o Capitão Barrie Davis, que quase sete décadas depois reencontrou-o e tornou-se seu amigo.


Dobran e Davis ao lado de um IAR 80. Bucareste, janeiro de 2010.

Foi expulso da Força Aérea pelos comunistas no começo da década de 1950, após recusar-se a assinar um termo no qual repudiava todas as suas ações contra a União Soviética na Segunda Guerra. Passou por anos de grande dificuldade, até conseguir um trabalho de piloto comercial na TAROM. Aposentou-se e permaneceu na obscuridade até a queda do governo comunista de Ceausescu em 1989.


Dobran é homenageado no horário nobre da TV romena pelo apresentador Adrian Ursu, maio de 2013.


O apresentador Adrian Ursu usa uma camiseta com uma foto de Dobran e os dizeres "Eroul Meu" ("Meu Heroi").

Hoje, como último dos ases romenos ainda vivo, é recebedor de grande apreço nacional, e foi devidamente homenageado pelo Estado-Maior da Força Aérea Romena por seus 95 anos de vida. Olhando para essas fotos, enviadas pelo amigo e historiador Sorin Turturica, posso dizer que o velho ás não envelheceu um dia desde que estive com ele 5 anos atrás.

Feliz aniversário General Dobran, e que muitos outros anos lhe venham ainda!





Fotos: Forţele Aeriene Române, Secvential cu Adrian Ursu.

Em muitos países que foram invadidos pelas hordas soviéticas, existem homenagens aos soldados nazistas. E aos soldados comunistas, elas são proibidas por lei.

Fonte : http://www.saladeguerra.com.br/2014/02/general-dobran-celebra-seus-95-anos-de.html

Abraços

2 comentários:

  1. Após três notas de falecimento, uma de aniversário em vida!

    Muito bom que um bocado da História viva ainda esteja saudável e possa nos brindar com o relato dos ocorridos à época.

    Só falta encontrar uma mídia abrangente (a internet é a melhor) para registrar seus depoimentos e compartilhá-los com quem se interessa.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Era dos Homens acabou.

      Agora só pedófilos, pederastas, sodomistas, histericamente, digo, politicamente corretos, popozudas, mulheres-frutas, celebridades, maçons, relativistas, metrossexuais, atrizes e atores (gente que só sabe fingir, como se isso fosse virtude), cantores pop, etc.

      Abraços

      Excluir

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.