sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Nota de Falecimento: Waldemar von Gazen

Nota de Falecimento: Waldemar von Gazen


Waldemar von Gazen (06/12/1917 - 13/01/2014)

Faleceu no último dia 13 de janeiro em Göttingen, na Alemanha, de causas naturais aos 96 anos de idade, o ganhador das Espadas para a Cruz do Cavaleiro, Major Waldemar von Gazen.

Nascido numa família nobre em Hamburgo, Gazen desde pequeno mostrou grande fascínio pela profissão militar. Ao terminar os estudos, ingressou como cadete no 66º Regimento de Infantaria, em 1936. Comissionado Leutnant em 1 de setembro de 1938, tomou parte com seu regimento na anexação dos Sudetos, e no ano seguinte, com a unidade subordinada à 13ª Divisão de Infantaria, teve seu batismo de fogo na invasão da Polônia.

O jovem oficial Gazen mostrou-se um líder de pelotão aguerrido e talentoso, ganhando as duas classes da Cruz de Ferro naquela campanha. No ano seguinte, mostrou desempenho semelhante durante a invasão da França, chegando com seu pelotão motorizado a Calais e Lyon ao fim do combate. Em setembro ele foi promovido a Oberleutant, e no mês seguinte, sua divisão foi transformada em 13ª Divisão Panzer. Seu regimento foi então enviado para a Romênia, como parte da missão alemã de instrução naquele país. Gazen somente regressou à Alemanha em 28 de maio de 1941, recebendo o comando da 2ª Companhia. Com o início da Operação Barbarossa, a 13ª Divisão Panzer foi designada para o Grupo de Exércitos Sul do Generalfeldmarschall Gerd von Rundstedt, operando na Ucrânia. A unidade de Gazen era uma das pontas-de-lança do 1º Exército Panzer, e foi a primeira tropa da Wehrmacht a atingir o rio Don na cidade de Rostov, e por isso ele foi agraciado com a Cruz Alemã em Ouro em 15 de novembro. Contudo, os soviéticos retomaram a cidade num rápido contra-ataque, encerrando as operações ofensivas naquela região devido à chegada do inverno.

Em 25 de julho de 1942, Gazen novamente partiu para a ofensiva e recapturou Rostov, abrindo o caminho para a invasão alemã do Cáucaso. Por este feito, o Oberleutnant von Gazen foi condecorado com a Cruz do Cavaleiro da Cruz de Ferro em 18 de setembro, sendo também promovido a Hauptmann. Com o cerco do 6º Exército em Stalingrado em dezembro, Gazen e seus homens foram realocados para Kuban, onde os alemães detinham uma cabeça-de-ponte. Contra os incessantes ataques blindados soviéticos, Gazen liderou um grupo de combate que manteve o perímetro alemão - destruindo 22 tanques soviéticos em dois dias - o que permitiu a evacuação do 1º Exército Panzer para fora do Cáucaso, num total de quase 250 mil soldados. Por este feito, ele se tornou o 182º soldado da Wehrmacht a receber as Folhas de Carvalho para a Cruz do Cavaleiro em 18 de janeiro de 1943.

Em 28 de agosto de 1943 ele recebeu o comando do 66º Regimento Panzergrenadier, sendo imediatamente jogado no centro da ação pelo domínio da Península da Crimeia. Como parte das defesas da Linha Panther-Wotan, os alemães precisavam assegurar a posse da cidade de Melitopol para manter o controle da península. Desta forma, o regimento de granadeiros de Gazen bateu-se contra numerosos ataques soviéticos contra a cidade em setembro de 1943, derrotando todas as investidas e mantendo segura a posição alemã. Por esse sucesso, em 3 de outubro Gazen tornou-se o 38º soldado da Wehrmacht a ser agraciado com as Espadas para a Cruz do Cavaleiro, sendo também promovido a Major.

Em 1944 seu regimento continuou ininterruptamente em ação no oeste da Ucrânia, até ser destruído em combate durante a Operação Bagration em agosto daquele ano. Gazen foi seriamente ferido neste combate e evacuado para a retaguarda. Ao recuperar-se, foi designado para servir no Estado-Maior do Exército, passando por todos os cursos necessários. No fim de 1944 ele foi feito Chefe de Estado-Maior da 13ª Divisão Panzer, desta vez operando na Hungria. Ao fim da guerra, Gazen rendeu-se aos americanos, sendo libertado do cativeiro em 1946.

Após a guerra, Waldemar von Gazen formou-se em direito e tornou-se um renomado advogado. Em sua aposentadoria, foi membro assíduo das reuniões de veteranos da Associação dos Ganhadores da Cruz do Cavaleiro, sendo nos últimos anos (e após a morte de Hajo Herrmann), o mais altamente condecorado presente nas celebrações. Com sua morte, resta somente um único ganhador das Espadas da Cruz do Cavaleiro ainda vivo, o Major Erich Rudorffer.


Gazen (3º da esq. p/ dir.) recebe as Folhas de Carvalho das mãos de Hitler, 1943. Ao seu lado estão Erich Bärenfänger e Wilhelm Niggemeyer.


Major Waldemar von Gazen.


Ao lado de Waldemar von Gazen em Kirchheim, Alemanha, outubro de 2010.


Achim Wunderlich, Waldemar von Gazen e Erwin Kressmann. Kirchheim, Alemanha, outubro de 2010.

Fonte : http://www.saladeguerra.com.br/2014/01/nota-de-falecimento-waldemar-von-gazen.html

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.