segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Dormindo com a Wehrmacht (3/3)

Paris, 1942: La vie en rose 
The Independent, 09 de abril de 2008

Controverso: Série de André Zucca de fotografias, como esses jovens mulheres posando em óculos de sol incomuns

Uma nova exibição de imagens coloridas descrevendo o dia-a-dia na capital francesa sob a ocupação nazista foi atacada como camuflagem histórica.

É um lindo dia ensolarado no Place de la Concorde em Paris. A cúpula de ouro do Les Invalides cintila à distância. Uma mulher bem vestida, usando um chapéu de palha espera para atravessar a rua.

A imagem poderia ter sido tirada ontem, exceto por dois ou três detalhes. A moda e a ausência de carros. E, oh sim, há um membro das hordas de ocupação nazista à paisana, que também, pacientemente, espera sua vez para atravessar a rua.

Este é, de fato, o verão de 1942, próximo do metade da ocupação nazista da capital francesa. São quase 270 fotografias - parte de uma coleção única de imagens coloridas deste tipo - tiradas em Paris durante a guerra por um fotógrafo colaboracionista francês. As imagens, a maior parte nunca vista antes em público, estão à mostra na Biblioteca histórica da Prefeitura de Paris até 1º. de julho.

As fotografias mostram, a maior parte, uma cidade incrivelmente familiar, calma, chique, feliz e amante da moda. A exibição acabou gerando descontentamento e preocupação em Paris, precisamente porque ela mostra os parisienses sendo parisienses, e levando a vida normalmente, sob o jugo nazista. Eles se sentam à mesas em cafeterias ensolaradas no Champs Elysées. Eles usam auto-confiantes óculos escuros da moda com armações brancas. Eles pescam no rio Sena. Eles vão às compras.

A Prefeitura deu um passo incomum esta semana ao editar um alerta histórico em cada bilhete de entrada para a exposição. O panfleto esclarece que o fotógrafo, André Zucca, trabalhava durante a guerra para a revista pró-nazista Signal. O panfleto diz que este trabalho "escolhe mostrar nada, ou pouco, da realidade da Ocupação e de suas terríveis conseqüências."

Há duas imagens de judeus ostentando estrelas amarelas que uma lei francesa determinou que eles as usassem em público. Há uma fotografia misteriosa da linda curva de colunata da Rue de Rivoli, parecendo como hoje, exceto pelas orgulhosas bandeiras nazistas tremulantes ao vento.

Mas, no conjunto, a exibição torna Paris sob a ocupação nazista um lugar suficientemente agradável para viver. Há poucos carros. Posters de propaganda nazista, suásticas e oficiais exibidos em uniformes alemães ocasionalmente intrometendo-se. De outra forma, as pessoas aparecem conversando alegremente nas cafeterias; crianças em patins e animais domésticos aparecem; amantes apreciam o Sena.

O assistente do prefeito de Paris para assuntos culturais, Christopher Girard, disse ontem que ele achou a exibição "embaraçosa, ambígua... e pessimamente explicada", e isto porque foi a prefeitura que imprimiu os panfletos no último momento, explicando que as fotografias de Zucca - apesar de serem um importante registro histórico - dão uma imagem deliberadamente distorcida de Paris sob a ocupação nazista.

A exibição foi mal conduzida? É tão chocante assim a maior parte dos parisiense, com relativamente poucos judeus e poucos membros ativos da Resistência, simplesmente sendo parisienses entre junho de 1940 e agosto de 1944? A noção de que a capital francesa sofreu terrivelmente sob o jugo nazista foi primeiro alardeada pelo General Charles de Gaulle em 25 de agosto de 1944, o dia que a cidade foi libertada pelos tanques americanos e franceses. Em um discurso improvisado em frente à prefeitura, com atiradores alemães e colaboracionistas ainda em atividade nos telhados, ele homenageou "Paris outragée! Paris brisée! Paris martyrisée!" (Paris violentada! Paris saqueada! Paris torturada!) Na verdade, como o historiador Jean-Pierre Azéema esclarece no livro que acompanha a exibição, Paris foi deliberadamente bem tratada com luvas de pelica pela máquina de propaganda nazista.

Em 1940, Adolf Hitler pretendeu colocar no chão a cidade, mas mudou de ideia. Seu chefe de propaganda, Joseph Goebbels, ordenou ainda em julho daquele ano que a capital francesa conquistada deveria ser encorajada a ser "animada e alegre", de modo que a vida sob os nazistas pareceria atraente para os americanos e outros povos neutros.

O filósofo Jean-Paul Sartre, em um ensaio em 1945, comentou com seus companheiros parisienses que já estavam retratando a ocupação nazista como uma miséria prolongada. "Vamos deixar de lado estas imagens simplistas," ele escreveu. "Não, é claro, os alemães não estavam vigiando as ruas a todo instante com armas em mãos..." O maior problema para a maioria dos parisienses durante a guerra, Sartre disse, foi a sensação de "má consciência" que eles não estavam fazendo nada para resistir aos invasores.

Há também um relato no livro de exibição, escrito por seu curador, do cineasta Jean Baronnet. lembrando suas próprias experiências como menino na Paris da guerra, Baronnet lembra ter visto o líder dos colaboracionistas, o regime de Vichy, Marechal Philippe Petáin, se deslocando por Paris em um Renault conversível. "Eu percebi o quão rosa era sua face e quão branco era seu bigode. Nas janelas e nas ruas, as pessoas aplaudiam e gritavam "Vive le Maréchal".

Isto aconteceu em maio de 1944, um mês antes do Dia D, e três meses antes de Paris ser libertada em cenas de imensa alegria. Tudo muito francês ou tudo muito parisiense? Não, tudo muito humano. O General de Gaulle fomentou o mito após a guerra de que todos os franceses eram ou colaboracionistas ou opositores. Na verdade, 90 % não era uma coisa e nem outra.

Zucca foi capaz de usar o filme colorido alemão Agfa, e tirar fotos livremente nas ruas, porque ele era um colaboracionista. Ele não era necessariamente um simpatizante nazista. Ele é descrito por sua família como um liberal de direita. Ele havia sido fotógrafo internacional para a revista Paris Match antes da guerra.

Após a libertação, uma tentativa foi feita para processá-lo, mas as acusações foram retiradas. Ele caiu no anonimato vendendo câmeras fotográficas em sua loja nas províncias.

Seus negativos coloridos, apagados e riscados pelo passar dos anos, foram maravilhosamente restaurados e limpos para a exibição. Eles foram convertidos para a forma digital, com 5.000 por 3.300 pixels, usando uma técnica desenvolvida (por ironia do destino) por uma empresa alemã. As cores foram ressaltadas e ajustadas para o que acredita-se ser próximo dos seus valores originais. Zucca parece ter tirado as fotografias por seu próprio interesse e divertimento. Elas não foram solicitadas, ou puplicadas, por seus empregadores nazistas.

O panfleto publicado pela prefeitura sugere que Zucca, como colaborador, deliberadamente ignorou o lado duro da vida em Paris durante a guerra. Entretanto, é mais provável que ele tenha apenas fotografado o que realmente viu.

Os mitos franceses, e a "má consciência", em relação à guerra ainda resiste. Por isso, a polêmica em torno de uma exibição que sugere que parisienses comuns levavam uma vida relativamente banal sob o domínio nazista.

Assim, a exibição deveria ser saudada por retratar um despertar, mas importante, da verdade histórica. Há uma espécie de coragem mesmo nas fotografias banais e alegres da exibição. A determinação dos parisienses em serem eles próprios, continuar suas vidas era, por si só, uma forma de resistir ao nazismo.

http://www.independent.co.uk/news/world/europe/paris-1942-la-vie-en-rose-806331.html

Fotos selecionadas da exposição:

Positivo: Os nazistas foram mostrados como integrado
Os nazistas foram mostrados como integrados na vida de Paris em fotos de Zucca. Alguns historiadores dizem que o seu trabalho é facilmente descartado como propaganda.

Demonstração de força: Stern o futuro soldados da Wehrmacht marchar por uma das grandes avenidas da cidade, que na mente dos parisienses são mais comumente associados com a passear e fruição de lazer
Soldados da Wehrmacht marchando por uma das grandes avenidas de paris, que ao nativos era mais comumente associados com passeios e momentos de lazer.

Tentando se misturar?  Oficiais superiores do exército alemão que procuram passear por uma multidão de francês apreciando a tarde em um dos cafés ao ar livre de ParisOficiais superiores do exército alemão passeando por uma multidão de frances apreciando a tarde em um dos cafés ao ar livre de Paris.

Gordura da terra: Um rico procura homem e mulher carona em um carro puxado por dois parisienses finos em uma bicicleta tandem.Um abastado casal em uma bicicleta puxada por outro casal de parisienses. Ao que parece, a ocupação nazista não mexeu na estrutura social da França.

Lembrete de ocupação: um teatro, que tem uma águia imperial pintado em sua parede, proclama-se como cinema de um soldado alemãoLembrete de ocupação: um teatro, que tem uma águia imperial pintada em sua parede, proclama-se como cinema do soldado alemão (Deutsches Soldatenkino).

     Cabeça do governo Vichy Marechal Pétain é a peça central de uma exposição da janela da loja de sapatos
No centro da vitrine de uma loja de sapatos, uma foto do marechal Philippe Pétain, herói da 1ª Guerra Mundial que se tornou o chefe do governo de Vichy durante a ocupação nazista, é a peça central na vitrine de uma loja de sapatos.

A vida continua: os parisienses vão sobre seu negócio, andando em um metrô.  A maioria das imagens do Zucca mostrar Paris como uma cidade animada prósperaOs parisienses vão fazendo seus negócios, andam de metrô e caminham normalmente. A maioria das imagens do Zucca mostram Paris como uma cidade animada e próspera.

Opondo-se ideologias: Um sinal anuncia a exposição da Europa contra o bolchevismo, realizada sob os auspícios da organização nazista frente do Comitê de Ação anti-bolchevique, em Paris, em 1942
Um cartaz anuncia uma exposição internacional de O Bolchevismo Contra a Europa, realizada sob os auspícios da organização Frente Nazista do Comitê de Ação Anti-bolchevique em Paris, em 1942.

Guerra para acabar com todas as guerras?  Mulheres em uniformes militares olhar para um memorial de guerra em comemoração dos mortos na Primeira Guerra Mundial, pouco mais de duas décadas anterioresMulheres em uniformes militares olham para um memorial em comemoração aos mortos na 1ª Guerra Mundial, ocorrida pouco mais de duas décadas anteriores.

Então, se os ônibus na hora certa?  Pendulares parisienses fila para embarcar em um ônibus em um amanhecer frio sob o jugo nazista
Parisienses tomando ônibus normalmente numa fria manhã sob domínio alemão.

Realidade?  Uma mulher idosa caminha vestindo uma estrela amarela.  Mais de 70.000 judeus foram deportados da França ocupada para os campos de extermínio nazistas
Uma mulher idosa anda pela rua normalmente, usando a estrela amarela de Davi que os judeus eram por lei obrigadas a usar.

"Se você quer ganhar mais ... vêm para trabalhar na Alemanha""Se você quer ganhar mais ... venha trabalhar na Alemanha": a França sob o regime colaboracionista de Vichy foi o único país ocupada pelos nazistas que aprovou leis para que seus cidadãos trabalhassem na Alemanha, que tinha escassez de mão de obra por causa dos combates no front soviético.

Controverso: Série de André Zucca de fotografias, como esses jovens mulheres posando em óculos de sol incomunsJovens mulheres parisienses aproveitando a vida sob o domínio alemão, posando com óculos de sol num modelo moda na época para o fotógrafo André Zucca.

Fonte: http://epaubel.blogspot.com.br/2012/08/sgm-paris-1942-la-vie-en-rose.html

Outras fotos selecionados por este blog:

Despreocupado: A série de imagens é preenchido com mulheres elegantes vestindo roupas elegantes

A série está cheia de mulheres elegantes vestindo roupas elegantes e aplicar a maquiagem
A série fotográfica de André Zucca está cheias de mulheres despreocupadas e elegantes vestindo belas roupas e aplicando a maquiagem, em contraste com as dificuldades comumente associados com o regime nazista, como nas duas imagens acima.

Propaganda: Historiadores dizem que imagens como esta de um soldado nazista (em etapas) andando livremente com os parisienses
Historiadores dizem que imagens como esta de um soldado nazista andando livremente com os parisienses, foi produzida para mostrar ao mundo que a França foi feliz sob ocupação alemã. Haja figurino para colaborar com esta propaganda.

    Luz positiva: fotos de Zucca mostram mulheres vestidas no auge da moda e cortejando jovens amantes a desfrutar do sol francês

    Luz positiva: fotos de Zucca mostram mulheres vestidas no auge da moda e cortejando jovens amantes a desfrutar do sol francês
Nestas duas fotos acima de Zucca, mostram mulheres vestidas no auge da moda e cortejando jovens amantes a desfrutar do sol francês. 

Tendo na mira: Um soldado alemão olha para os ursos polares letárgicos-olhando para o Ménagerie du Jardin des Plantes, famoso jardim zoológico de Paris
Um soldado alemão olha para os ursos polares letárgicos no Ménagerie du Jardin des Plantes, famoso jardim zoológico de Paris.

Cidade Captive: Um elefante chega em frente a seu gabinete para tirar algo da mão de um jovem.  Zucca teve como objetivo mostrar uma Paris que estava feliz sob o jugo nazista
Um elefante chega perto dos visitantes para tirar algo da mão de um jovem que parece ser um militar alemão.

Engenhoso: Dois jovens elegantemente vestidas ficar por uma bicicleta em tandem reboque de um transporte de tipos
Dois jovens bem trajados ficam ao lado de sua engenhosa bicicleta com reboque para transporte de variados.

Divertimento do verão: Uma parte do Sena é pontooned fora em uma piscina, que é preenchido com centenas de parisienses agarrar a chance para se refrescar no calor do verão
Divertimento de verão: o rio Sena se transforma num espécie de piscina, que lota com centenas de parisienses tentando a chance para se refrescar no calor do verão.

Um passeio no parque: Tiro pela Zucca para a revista de propaganda alemã Signal, essas imagens mostram uma Paris que está em nítido contraste com as dificuldades comumente associados com o regime nazista
Um passeio no parque: foto de André Zucca para a revista de propaganda alemã Signal. Essas e outras imagens mostram uma Paris que está em nítido contraste com as dificuldades comumente associados com o regime nazista.

Très Chic: As imagens foram tiradas para mostrar ao mundo como a capital francesa estava prosperando após a invasão nazista
As imagens foram tiradas para mostrar ao mundo como a capital francesa estava prosperando e tranquila após a invasão nazista.

      Este cartaz, onde se lê 'Assassins sempre voltar à cena do crime', mostra Joana D'Arc ajoelhado em oração, com as mãos algemadas, enquanto que abaixo dela na cidade de Rouen queima
Chamas: este cartaz, onde se lê "Os assassinos sempre voltam à cena do crime", mostra Joana D'Arc ajoelhada em oração, com as mãos algemadas, enquanto que abaixo dela na cidade de Rouen queima. A cidade foi aproximadamente 45% destruída por bombardeios aliados durante a Segunda Guerra Mundial, quando era o local do quartel general da marinha alemã.

Jovens navegam barcos
Jovem brincando com seu barco tranquilamente em Paris durante a ocupação nazista. Quando a exposição foi realizada em Paris em 2008, Bertrand Delanoë , prefeito de Paris, ordenou notas para acompanhar as imagens que indicassem que elas não evitassem a realidade trágica da ocupação. (sic)

     Uma bela jovem posa em sua bicicleta

     Um vendedor revista falcões suas mercadorias
A maioria das imagens de Zucca, como as duas acima, mostram Paris como uma cidade próspera, animada, repleta de comida, risos e jovens famílias jovens.

Caso Basket: Zucca foi um fotojornalista sucesso antes da guerra e seu trabalho foi publicado em revistas de renome como a Paris Match
Homem com cestos. Zucca foi um fotojornalista de sucesso antes da guerra e seus trabalhos eram publicados em revistas de renome como a Paris Match.

Meninos se sentar em uma parede parque: Depois de Paris caiu para os nazistas em 14 de junho de 1940, Zucca foi contratado para trabalhar para o sinal no ano seguinte para retratar a ocupação de uma forma positiva
Meninos sentados num muro do parque: depois de Paris cair em poder dos nazistas em 14 de junho de 1940, Zucca foi contratado para trabalhar para a regista Signal no ano seguinte, para retratar a ocupação de uma forma positiva.

Demasiado jovem para entender: Meninas e meninos jogar no que parecem ser os primeiros precursores do patins como pano de fundo a Torre Eiffel em Paris central de Champ de Mars
Meninas e meninos brincam no que parecem serem os precursores dos patins e como pano de fundo, a Torre Eiffel no centro de Champ de Mars.

Símbolo do império: um soldado e civis ao redor do moinho perto Agulha de Cleópatra na Place de la Concorde, um dos três obeliscos tiradas do Egito e re-erigido em Paris, Londres e Nova York durante o século 19
Símbolo do império: um soldado e civis ao redor do moinho perto Agulha de Cleópatra na Place de la Concorde, um dos três obeliscos tiradas do Egito e re-erigido em Paris, Londres e Nova York durante o século 19.

Um vendedor de flores fica fora de sua loja em um dia ensolarado brilhante: as fotografias de Zucca são historicamente importante, não só como um exemplo de propaganda nazista, mas também porque eles foram baleados na cor
Uma vendedora de flores defronte sua loja num dia ensolarado e brilhante: as fotografias de Zucca são historicamente importantes, não só como um exemplo de suposta propaganda nazista, mas também por causa de sua qualidade.

Ambigüidade: Após a libertação da França em 1944, Zucca foi preso, mas ele nunca foi processado e continuou a trabalhar como fotógrafo de casamento, até sua morte em 1973
Ambigüidade: após a libertação da França em 1944, Zucca foi preso, mas ele nunca foi processado e continuou a trabalhar como fotógrafo de casamento, até sua morte em 1973.

Um carro equipado para funcionar com gás natural: Com mais gasolina desviada para as forças alemãs para executar seus tanques, navios e aviões, os civis foram forçados a encontrar fontes alternativas de combustível para seus veículos
Um carro equipado para funcionar com gás natural: com cada vez mais gasolina desviada para as forças alemãs para operar seus tanques, navios e aviões, os civis foram forçados a encontrar fontes alternativas de combustível para seus veículos.

Necessidades deve: Outro carro equipado para funcionar a gás natural, com modificações no motor tornando-se quase aparecer como um envenenado Wacky Racer
Outro carro equipado para funcionar a gás natural, com modificações no motor tornando-se quase parecido com um envenenado Wacky Racer.

Blindado de guerra: uma jovem família, incluindo um homem de idade recrutamento de costume, se sentar ao sol comendo uvas
Jovem família, incluindo um homem de idade de recrutamento, sentada ao sol comendo cerejas num clima descontraído.

Força Friendly: soldados nazistas são mostrados participar da vida de Paris e são vistos compras no mercado (à esquerda) e na corrida de cavalos (à direita)

Força Friendly: soldados nazistas são mostrados participar da vida de Paris e são vistos compras no mercado (à esquerda) e na corrida de cavalos (à direita)
Soldados alemães são mostrados participando da vida de Paris e são vistos em compras no mercado (à esquerda) e na corrida de cavalos, conforme as duas fotos acima.

Movimentada: Em vez de guerra rasgado ou reprimidos, Paris nas fotografias de Zucca é visto estar prosperando com lojas cheias e restaurantes

Bonito: Paris é retratada como calmo e relaxado e intocada pela devastação da Segunda Guerra Mundial que foi irado em toda a Europa
Nas duas imagens acima, vemos ao invés de uma Paris arruinada e reprimida pela guerra, ruas movimentas e properando com lojas e restaurantes cheios.

Lazer: Uma mulher bem torneadas inclinando-se sobre o lado da ponte é o foco desta fotografia
Lazer: uma mulher bem torneada inclinando-se sobre o lado da ponte é o foco desta fotografia. Zucca foi dado acesso às últimas - e extremamente raras - filmes Agfacolor para mostrar Paris como uma cidade divertida e cheia de pessoas felizes. 

Uma mulher bem vestida passos de um táxi de bicicleta: Ministro da Propaganda nazista Joseph Goebbels queria Paris para manter a sua imagem de pré-guerra, pelo menos na superfície
Uma mulher bem vestida sai de um táxi de bicicleta.

Bugigangas: Duas mulheres em uniformes de estilo militar compras em uma barraca de venda de brinquedos.  Fotos de Zucca mostrar tanto as dificuldades para os civis franceses e as colaborações entre o regime de Vichy e os nazistas
Duas mulheres em uniformes de estilo militar compras em uma barraca de venda de brinquedos.

Ainda não modernos: Bicicletas são unidos nesta foto com a visão, mesmo assim, anacrônico de uma carruagem puxada por cavalos
Parte do transporte em Paris era feito por bicicletas unidas com assentos confortáveis para passageiros como táxis e ao fundo vemos uma carrugaem puxada por cavalos.

Conseguir o que eles podem: Poorer procurando parisienses em um mercado de baixo-calcanhar rua
Parisienses pegando comida em bairro de classe mais desfavorecida.

Kind of Blue: Graças ao seu acesso ao estoque filme alemão Agfacolour, Zucca foi um dos poucos fotógrafos que poderia fez um monte de fotos coloridas, embora isso parece um pouco desbotada pela idade agora
Graças ao seu estoque do filme alemão Agfacolour, Zucca foi um dos poucos fotógrafos que poderam fazer várias fotos coloridas, embora elas pareçam um pouco desbotada pela idade agora.

Azáfama: Mesmo aqueles que estão envolvidos na resistência ou colaboração que andar pelas ruas para ir às compras, desfrutar de um passeio no parque, tomar uma bebida em um bar
Parisienses transitanto pelas ruas normalmente sem sinais de ocupação alemã.

Importante registro histórico: as fotografias de Zucca ficar como um dos únicos registros coloridas de viver em Paris, no início da década de quarenta
Importante registro histórico: as fotografias de Zucca ficar como um dos únicos registros coloridas de viver em Paris, no início da década de 1940.

Nem todos os jogos e diversão: representações da Zucca da vida parisiense sob domínio nazista não só mostram uma cidade cheia ou feliz, bem de vida das pessoas, mas também as lutas diárias das pessoas tentando sobreviver da melhor forma possível
A fotos da Zucca da vida parisiense sob domínio nazista não só mostram uma cidade cheia e feliz, mas também as lutas diárias das pessoas tentando sobreviver da melhor forma possível igual como nos tempos de paz.

A vida real sob os nazistas: Uma mulher caminha por uma backstreet parisiense, em frente a um senhor mais velho que está marcado com a estrela de David insignia de que os judeus foram obrigados a usar
A vida sob os nazistas: uma mulher caminha por uma rua secundária de Paris e logo atrás um senhor com a estrela de Davi amarela também caminhando tranquilamente.

"Eles dão o seu sangue - dar o seu trabalho para salvar a Europa do bolchevismo ': Outro cartaz incentiva francês para viajar para a Alemanha para o trabalho, aludindo à ameaça da União Soviética
"Eles dão o seu sangue - dê o seu trabalho para salvar a Europa do bolchevismo": era outro cartaz que incentivava o francês para viajar para a Alemanha à trabalho, aludindo à ameaça da União Soviética e do sacrifício de soldados alemães que lutavam na Frente Oriental.

Deixando-os saber quem é que manda: Os sinais da rua anunciar locais das instalações alemãs em Paris, com os seus nomes franceses escrito em texto menor abaixo
As sinalizações de rua são bilíngues durante a ocupação em Paris, com os seus nomes franceses escritos em texto menor abaixo do alemão.

     Oficiais da Wehrmacht falar com uma mulher
Oficiais da Wehrmacht conversam com uma mulher parisiense.

Gay Paris: Uma jovem mulher verifica sua bolsa enquanto um homem senta-se caído sobre uma bengala na frente de cartazes para famoso cabaré Moulin Rouge da Cidade
Uma jovem mulher verifica sua bolsa enquanto um homem senta-se caído sobre uma bengala na frente de cartazes para famoso cabaré Moulin Rouge. 

Descontraído: Ao invés de aparecer invasores, esses soldados nazistas mexer com uma câmera como turistas e parecem ser ter um guia deitado nas proximidades
Ao invés de parecerem invasores, esses dois soldados alemães descontraídos, mexem com uma câmera como turistas e parecem ter um guia no móvel próximo.

     Em seu lazer: os parisienses são mostrados pesca
Em seu lazer cotidiano, os parisienses são mostrados pescando no rio Sena.

     ou desfrutar de tricô ou lendo no parque (à direita)
Mulheres francesas descontraídas no tricô ou lendo no parque num dia ensolarado.

Fazer o melhor possível: Uma multidão rodeia uma banda itinerante como tocar música em uma rua de Paris
Uma multidão rodeia curiosa uma banda itinerante a tocar música numa rua de Paris. As alegres representações de Zucca de Paris sob o domínio nazista permanecem controversos e profundamente angustiante para muitos franceses que viveram os quatro anos da ocupação.

     Feirantes esclarecer após um dia de trabalho
Comerciantes retratados num dia normal de trabalho.

     Grim-faced ciclo passageiros parisienses passado um outro cartaz para a exposição da Europa contra o bolchevismo
Ciclista francês passa ao lado de um cartaz nazista sobre uma exposição contra o bolchevismo. Anti-comunismo era uma pedra angular da ideologia nacional-socialista.

Sede Ocupação: Postos de guarda do lado de fora de um prédio o sinal que anuncia-lo como um local importante para o exército alemão de ocupação
Imagem da sede de ocupação do exército alemão com os postos de guarda do lado de fora do prédio.

Desconfortável legado: as fotos de Zucca ter causado controvérsia ao longo dos anos por seu retrato do francês
Desconfortável legado para muitos históriadores: as fotos de Zucca tem causado controvérsia ao longo dos anos por seu retrato do francês como colaborador com os nazistas e evitando a guerra.

Ainda vida: de Zucca propaganda quadros foram comprados pela Biblioteca Histórica da cidade de Paris em 1986
As fotos de André Zucca foram compradas pela Biblioteca Histórica da cidade de Paris em 1986.

Veja também partes 1 e 2:

http://desatracado.blogspot.com.br/2014/02/dormindo-com-wehrmacht-13.html

http://desatracado.blogspot.com.br/2014/02/dormindo-com-wehrmacht-23.html

Abraços

4 comentários:

  1. Evidente que não deixarão de aparecer aqueles "jênios da lâmpida" dizendo: "CÊIS NUM VÊ QUE É TUDO POPRAGANDA, SEUS INGUINORANTE?!?!"

    Mais uma prova de que os nefastos "vencedores" da guerra estão "certos" em não permitir que um fio sequer do tecido podre que eles teceram seja retirado. Todo ele se esfacelaria em pouco tempo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Polêmica á parte, qualidade das fotos é incrível.

    ResponderExcluir

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.