sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Nota de Falecimento: Herbert Fries

Nota de Falecimento: Herbert Fries


Herbert Fries (01/03/1925 - 06/01/2014)

Faleceu no último dia 6 de janeiro em Emmerichenhain, Alemanha, de causas naturais aos 88 anos de idade, o ganhador da Cruz do Cavaleiro Oberfähnrich Herbert Fries.

Nascido em Waldmühlen, na Renânia-Palatinado, Fries terminou seus estudos e imediatamente serviu o período obrigatório no Reichsarbeitsdienst (RAD) entre março e junho de 1943, na região de Graz, na Áustria. Logo em seguida, em 25 de junho, voluntariou-se para a força paraquedista da Luftwaffe, os famosos Fallschirmjäger. Após o treinamento básico em Gardelegen, Fries seguiu para a escola de caçadores de tanques Salzwedel e Avignon, na França.

Em janeiro de 1944, ele foi designado para servir na 2ª Companhia do 1º Batalhão de Caçadores da 1ª Divisão Paraquedista, que na época pertencia ao 10º Exército do General Heinrich von Vietinghoff - em combate na área de Francavilla, na costa do italiana do Adriático. No fim daquele mês, a 2ª Companhia moveu-se de Francavilla para Piedimonte, na área de Monte Cassino, onde a Wehrmacht vinha segurando o avanço Aliado. Lá, Fries tomou o comando de uma torre enterrada de Pzkpfw V Panther, com um canhão de 75 mm KwK 42/L70 e uma metralhadora MG 34. Auxiliado por mais três colegas (municiador, operador de rádio e operador de metralhadora), Fries se viu em meio ao intenso fogo aéreo e terrestre da última ofensiva Aliada em maio de 1944, que finalmente desalojou os alemães da Linha Gustav. Contudo, no dia 21 de maio, numa distância de 1.700 metros, ele abriu fogo de sua posição camuflada, destruindo sete tanques inimigos. No dia seguinte, com os soldados Aliados a apenas 600 metros, continuou a resistir, destruindo mais seis tanques. Apesar da continuidade do ataque Aliado no dia 23, Fries e sua equipe ainda mantiveram-se na posição da torre de Panther, destruindo mais sete tanques, antes de finalmente evacuarem a área. Por ter atrasado consideravelmente o avanço inimigo em setor, destruindo 20 tanques em três dias de combate, permitindo assim o recuo da 1ª Divisão Paraquedista para a próxima linha de defesa, Herbert Fries foi condecorado com a Cruz do Cavaleiro da Cruz de Ferro em 5 de setembro de 1944.

Em 15 de novembro Fries foi enviado para servir como instrutor na Escola de Líderes "Brückner" em Bosco Chiesanuova, perto de Verona, na Itália. Em 8 de maio de 1945 foi feito prisioneiro em Rovereto, próximo ao Lago di Garda, sendo mantido em cativeiro até 25 de julho de 1947.

Fries era membro frequentador das reuniões da Associação dos Ganhadores da Cruz do Cavaleiro, e também o mais jovem dos ganhadores desta condecoração ainda vivo. Com sua morte, não resta mais nenhum Fallschirmjäger ganhador da Cruz do Cavaleiro.


Herbert Fries, junho de 1944.


Fries (centro) segue para a linha de frente na Itália, outubro de 1944.


Herbert Fries. (Com justo orgulho, sempre portava a Cruz do Cavaleiro da Cruz de Ferro - Ritterkreuz des Eisernen Kreuzes - RK)


Ao lado de Herbert Fries em Kirchheim, Alemanha, outubro de 2010.

Fonte : http://www.saladeguerra.com.br/2014/01/nota-de-falecimento-herbert-fries.html

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.