segunda-feira, 28 de julho de 2014

Exército israelense condenado por usar escudos humanos

Exército israelense usa escudos humanos

         

Em 6 de outubro de 2005, Alta Corte de Justiça de Israel decidiu que era ilegal para o exército de usar civis palestinos durante ações militares. O tribunal decidiu em uma petição apresentada por Adalah (http://www.adalah.org/eng/) em nome de B'Tselem e seis outras organizações de direitos humanos em 2002. A petição seguiu o uso do exército de civis palestinos como escudos humanos desde o início da segunda intifada, principalmente durante as operações realizadas em áreas palestinas densamente povoadas, como ocorreu na Operação Escudo Defensivo.

O método foi sempre o mesmo: soldados pegam um civil ao acaso e obrigam-no a protegê-los com o seu corpo, e fazer tarefas perigosas para eles. Por exemplo, os soldados ordenaram aos palestinos:

- entrar em edifícios para verificar se eles são uma armadilha, ou para remover os ocupantes;

- remover objetos suspeitos de estradas;

- ficar dentro das casas onde os soldados estabelecem posições militares, de modo que os palestinos não irão disparar contra eles;

- e andar na frente de soldados para protegê-los de tiros, enquanto os soldados apontam armas para as costas e às vezes disparam sobre os seus ombros.

Os soldados no campo não iniciaram esta prática; ao contrário, a fim de usar civis como um meio de proteção foi feita por funcionários superiores do exército.

Em agosto de 2002, Abu Nidal Mheisen, um palestino de 19 anos de idade, de Tubas, foi morto por tiros palestinos quando os soldados o obrigaram a servir como um escudo humano.

Apesar das ordens de decisão e do exército do Alto Tribunal dadas antes e depois dele, as forças de segurança continuaram a usar palestinos como escudos humanos, embora o número de casos caiu. Em 2007, por exemplo, B'Tselem documentou 14 casos tais. A organização escreveu ao Corpo Militar da Advocacoa-Geral, exigindo uma investigação em cada um dos casos. O monitoramento da B'Tselem indica que uma investigação da Polícia Militar foi inaugurado em 13 deles: em dois dos casos, a investigação está em andamento; em sete casos, o processo foi encerrado; e quatro foram transferidos para um defensor militar para a sua decisão de apresentar acusações.

Durante o curso da Operação Chumbo Fundido, que aconteceu em Gaza, em janeiro de 2009, B'Tselem e outras organizações foram informados de casos em que soldados utilizando palestinos como escudos humanos. Em um dos casos, dois soldados foram processados ​​por ordenarem a um garoto de nove anos de idade na mira de suas armas para abrir um saco que eles suspeitavam ser uma armadilha. Os dois receberam uma sentença condicional de três meses e rebaixados de sargento para o privado.

Fonte : http://www.btselem.org/human_shields

Veja também: http://desatracado.blogspot.com.br/2014/07/a-farsa-de-israel-sobre-os-escudos.html

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/06/1298538-criancas-palestinas-sao-torturadas-e-usadas-como-escudo-por-israel-diz-onu.shtml

Abraços

Um comentário:

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.