Bolívia declarou Israel um "estado terrorista" e revogou um acordo de isenção de vistos com a Tel Aviv, em protesto contra os ataques israelenses em curso sobre o sitiada Faixa de Gaza.
O movimento "significa, em outras palavras, estamos declarando (Israel) um estado terrorista", disse o presidente Evo Morales durante as conversações com um grupo de educadores na cidade de Cochabamba na quarta-feira.
Morales acrescentou que a ofensiva israelense mostra que "Israel não é um garantidor dos princípios de respeito pela vida e os preceitos elementares de direitos que regem a convivência pacífica e harmoniosa da nossa comunidade internacional."
Assinado em 1972, o acordo de isenção de visto tem permitido israelenses de viajar livremente para a Bolívia sem visto.
Bolívia rompeu relações diplomáticas com Israel em 2009 sobre uma operação militar anterior em Gaza.
No início deste mês, o presidente boliviano pediu ao Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos para processar Israel por "crimes contra a humanidade."
A mudança veio como um ataque aéreo israelense fresco em um movimentado mercado perto da Cidade de Gaza matou pelo menos 17 pessoas e feriu dezenas de outros no início do dia.
Mais de 1.300 palestinos foram mortos e milhares de outros feridos pela ofensiva do regime israelense contra a lasca costeira desde 8 de julho.
Os Ezzedine al-Qassam, o braço armado do movimento de resistência palestino Hamas, tem lançado ataques de retaliação contra Israel.
Fonte: http://www.presstv.ir/detail/2014/07/30/373426/bolivia-labels-israel-terrorist-regime/
UNICEF, acusa Israel de maltratar crianças palestinas, incluindo torturas contra menores em custódia:
https://www.youtube.com/watch?v=yIkos-SHtJY
O povo boliviano e seu presidente podem se preparar porque represálias e acusações partirão por parte das "eternas vítimas" e seus capangas.
Abraços
Puxa vida !
ResponderExcluirA Bolivia, pais gigante, fez essa declaração ! E voltou a exigir vistos de viagem !
Isto vai alterar o equilibrio economico e geopolitico mundial !
E o Hamas, entao, "tem lançado ataques de retaliação " ? Que coisa !
Ass : Juan Pizarro
ExcluirE o que israelenses tanto vão fazer na Bolívia? Vão comprar o que no "país da coca"?
Bolívia: 10,5 milhões de habitantes que vivem em seu país de forma legal e moral, e em paz com seus vizinhos e não comete crimes guerra nem de terrorismo. Área total 1.098.581 km². Densidade: 8,9 hab/km².
Dentre suas principais atividades econômicas, tem a agricultura, silvicultura, pesca, mineração, e bens de produção como tecidos, vestimentas, metais refinados e petróleo refinado. A Bolívia é muito rica em minerais, especialmente em estanho. Sem escasses de água ou chuva.
Israel: 8,1 milhões de habitantes vivendo sempre em conflito com um histórico de crimes de guerra e contra a humanidade sem precedentes na História. E sempre roubando mais terras que chegam hoje 22.000 km². Densidade: 324 hab/km².
"Desde a primeira guerra do Líbano, mais de 30 anos atrás, o assassinato de árabes tornou-se instrumento estratégico fundamental de Israel."
Gideo Levy, jornalista do diário israelense Ha'aretz.
Produz e exporta armas, drogas sintéticas, laranjas, diamantes (de sangue) e tecnologias de destruição e viligância/espionagem. E se preparando para construir o 3º templo para entronizar o falso messias, o Anticristo.