Em uma exposição de camisas clássicas do futebol que inclui mais de 100 réplicas e originais de diferentes nações, que remonta à primeira Copa do Mundo em 1930, que ocorre em um shopping de Salvador, capital da Bahia/Brasil, uma das peças está chamando a atenção dos visitantes. É uma camisa branca da Alemanha de 1934, que traz uma suástica nazista costurada no peito.
O médico Salvador Duda Sampao, o proprietário da coleção, disse que a exposição foi aprovada pelo comitê organizador da Copa do Mundo do Brasil local e, portanto, tem o consentimento da FIFA. Funcionários do órgão futebolístico mundial se recusaram a comentar, referindo-se a questão para os organizadores locais.
A Copa do Mundo de 1934 foi realizada na Itália governada pelo Fascismo. Hitler chegou ao poder na Alemanha no ano anterior e foi homenageado pela propaganda do regime fascista de Mussolini. Naquela Copa a Itália venceu o torneio, derrotando a Tchecoslováquia por 2-1 na final. E a Alemanha, jogando sua primeira Copa do Mundo, foi a terceira colocada, derrotando a Áustria por 3-2.
Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell
"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano
Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.
Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.
Agradecido pela compreensão e visita.