quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Israel se encontra falida

Um quarto dos israelenses e 37 % das crianças vivem em situação de pobreza em Israel.

                   A homeless man in Jerusalem taking cover in an entrance of a building to protect himself from a downpour, November 2012. (Oren Nahshon / FLASH90)
Um homem sem-teto em Jerusalém tendo como cobertura. em uma entrada de um prédio para se proteger de uma chuva torrencial, novembro de 2012. (Oren Naasson / FLASH90)

Os números contam uma história consistente: Quase um em cada quatro israelenses vive na pobreza.

Um relatório na semana passada pelo Instituto Nacional de Seguro de Israel mostrou que 1,8 milhões de israelenses 8 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza.

Em 2011, ano para o qual foi emitido o relatório , mais de 36 % das crianças israelenses eram pobres , um salto de 1 % em relação ao ano anterior. Pobreza atinge mais de 400 mil famílias israelenses - incluindo quase 7 % das famílias com duas pessoas trabalhando .

Entre os países desenvolvidos , esses números são extraordinariamente altos. Israel tem a segunda maior taxa de pobreza no mundo desenvolvido , atrás apenas do México, de acordo com estatísticas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, ou OCDE.

"Há um grande segmento da população israelense que não está a receber ferramentas que podem usar na economia moderna ", disse Dan Ben- David , diretor executivo do Taub Centro de Israel , um think tank que lançou o seu " Estado da Nação " relatório no mês passado - que analisou a política sócio-econômica israelense. " Não é só ruim para eles , ele também se tornou um grande problema para o país ao longo do tempo . Eles estão arrastando para baixo a nossa produtividade e crescimento. "

Relativamente alta taxa de pobreza de Israel provém em grande parte de dois setores da população que são especialmente pobres : os árabes israelenses e haredim judeus ortodoxos , que têm taxas de pobreza de 53 e 54 % , respectivamente. Os árabes israelenses constituem cerca de um quarto de todos os israelenses , enquanto que cerca de 10 % do país é haredi .

O governo israelense define a linha de pobreza como indivíduos que têm dinheiro para gastar de cerca de 9.500 dólares após impostos anuais - que é de aproximadamente 50 % da renda dispensável israelense mediano. Exatamente 24,8 % dos israelenses , ou 19,9 % das famílias , vivem na pobreza.

Em comparação, os Estados Unidos é o quarto mais alto da lista da OCDE , com uma taxa de pobreza da família de cerca de 17 % , de acordo com o padrão da OCDE. Vinte e três por cento das crianças americanas vivem na pobreza.

Em Israel , a pobreza geralmente não significa fome. O desemprego em Israel é de 6 % , e um dos legados socialistas do país é uma forte rede de segurança para os pobres, doentes e idosos . Política econômica israelense , no entanto, tornou-se mais conservador nos últimos anos.

Food line
As pessoas esperando na fila para embalagens de alimentos em um centro de distribuição para os necessitados em Lod, perto de Tel Aviv, em setembro de 2012. (Yonatan Sindel / Flash90)

Shlomo Yitzhaki , estatístico governo de Israel , diz que as taxas de natalidade mais elevadas do que a média entre israelenses haredim e árabes é a principal razão por seus altos índices de pobreza .

" Se você olhar para a renda pelo tamanho da família, como as famílias se tornam maiores , a partir de cinco membros e para cima, renda familiar total fica menor ", disse ele .

Árabes e haredim também estão isentos do serviço militar obrigatório em Israel, o que torna mais difícil para eles encontrar trabalho em uma cultura onde o serviço militar , muitas vezes serve como um ponto de partida da carreira , permitindo que as pessoas para a rede e , em alguns casos ganho de habilidades especializadas.

Ben- David diz que os problemas de Israel não estão limitados às minorias e que o Estado precisa investir em educação e infra-estrutura de transporte.

No verão de 2011, centenas de milhares de israelenses foram às ruas para protestar contra o alto custo de vida e crescente desigualdade de riqueza no país , que eram vistos como prejudicando a classe média. Embora a questão tenha sido objeto de muita atenção na atual campanha eleitoral de Israel , ele não domina as manchetes do jeito que aconteceu durante os protestos 2011 .

No mês passado, o primeiro-ministro israelense , Benjamin Netanyahu, anunciou uma nova comissão de ministros do governo para agilizar as reformas sócio-econômicas. Ele não especificou quais são essas reformas seria.

Ben- David disse necessidades de segurança de Israel , muitas vezes tornam difícil encontrar dinheiro suficiente para enfrentar outros desafios do país. Os gastos com defesa representa cerca de um quinto do orçamento total , e os gastos de serviço social acrescenta-se a cerca de dois quintos .

" Que temos tal orçamento de defesa alta significa que temos de ser criterioso com o resto ", disse à JTA .

Grupos sem fins lucrativos aqui já entrou em cena para aliviar a pobreza em Israel , incluindo muitos gerido pela haredim . Mas Yoram Zaks Sagi , fundador do Movimento para a guerra contra a pobreza em Israel, diz que o governo ainda precisa assumir a responsabilidade primária para ajudar os pobres .

" As organizações sem fins lucrativos ajudar as pessoas, mas eles precisam para complementar o estado , e não substituir o Estado", disse Zaks . "A pobreza não é uma fatalidade . Isso não é algo que precisamos para se acostumar. "


Parece que os " eleitos circuncidados " tem os mesmos problemas de muitas nações " goy."

Abraços 

4 comentários:

  1. Meu amigo.
    Que tal você colocar o contraponto neste post. Ver quantos bilhões israel recebe anualmente só do seu pit bull estadunidense.

    Se quiser chafurdar mais, há várias outras receitas, principalmente a venda de armas.

    Daí, tentemos imaginar para onde vai tanta grana. O gargalo parece pra lá de enorme.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Esta artificialidade imposta lá às custas de inocentes palestinos e com vultosas extorsões aos alemães, não passa de um grande telhado de vidro.

    Fato. Não é teoria da conspiração.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Não é novidade, cada vez mais israelenses tentam sair de Israel e cada vez menos pedem cidadania israelense..

    ResponderExcluir
  4. É, parece que o sonho da "terra santa prometida do povo eleito" está a se esvair.

    Abraços

    ResponderExcluir

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.