domingo, 17 de novembro de 2013

A mais bela estação ferroviária do mundo

A Anhalter Bahnhof (estação de comboios ferroviários de Anhalt), em Berlim-Kreuzberg, situava-se na Askanischer Platz, perto da Potsdamer Platz. Foi inaugurada em 1880 e era não só a maior estação de Berlim como também a que tinha o maior “hall” do mundo! Daqui partiam comboios ferroviários para Dresden, Munique, Viena, Roma e Atenas. 

Em 3 de Fevereiro de 1945 foi bombardeada pelos aliados e ardeu completamente ficando de pé apenas as paredes mestras exteriores.

O espaço, ainda que sem telhado, continuou a ser utilizado pelas companhias provisoriamente até que em 1959, com a construção do Muro de Berlim, as linhas férreas que nela terminavam e que eram controladas pela Alemanha soviética, foram cortadas uma vez que a estação se encontrava no lado oeste do muro passando a Estação de Schlesischer a ser o terminal.

A estação de Anhalt caiu assim em desuso e em 1960 o governo da Alemanha Ocidental começou a sua demolição, pois queriam utilizar os terrenos para outros fins! Esta demolição foi considerada na altura como mais um “monumental ato de vandalismo” e muito à pressa foi conseguido que as ruínas fossem consideradas monumento nacional. A demolição parou, mas nessa altura já só o monumental pórtico de entrada restava de pé, como memorial à maior estação que o mundo já alguma vez tinha visto.

Hoje é um memorial, mais um, à II Guerra Mundial! E no seu lugar tem um campo de futebol!






































Quanta diferença em relação à arquitetura moderna contemporânea. Sinceramente, a arquitetura hodierna moderna, comporando-se com esta antiga das fotos, soa a mal gosto, fajutice, pobreza e fealdade. Vide o estilo pobre do comunista ateu de Oscar Nemeyer.

Felizmente há muitos edifícios históricos sendo reconstruídos na Alemanha, que vive nos últimos anos uma justa e verdadeira febre historicista. Sua arquitetura, história, cultura, tradição, moral e caráter merecem serem resgatadas e colocadas no pedestal da História das Civilizações. 

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.