quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O Holocausto e as Filipinas

 Alguns comentários sobre o vocábulo Holocausto.            

               

Esta palavra sempre foi definida como sendo ligada explicitamente à área religiosa. Depois dos anos 1940 que foram expandindo sua significação e consequente aplicação.

Mas quero me ater ao significado original religioso, portanto, o verdadeiro e anterior aos anos 1940.

Tinha unicamente por significado o holocausto ser um ritual de ofertas totalmente queimadas (carbonizadas) de animais sem mancha, perfeitos, sem doença, sem defeito genético, saudáveis, ou seja, os melhores do rebanho ou criação. Como também eram ofertados para carbonização, grãos, frutos e outros vegetais também escolhendo os mais saborosos, bonitos, sem broca, sem doença etc. Pessoas também eram oferecidas : inimigos saudáveis ou não, bem como crianças da própria prole dos praticantes do ritual.

Então, algum judeu convencionou chamar a morte de seus patrícios, ocorrido (o foco aqui não é sobre a veracidade ou não do evento) durante a 2ªGM, de Holocausto.

Sendo que a definição original e verdadeira é a exposta acima, podemos perguntar com justiça, se os judeus se auto-afirmam serem um povo sem mancha, perfeitos, sem doença, etc. Com isso não estão a afirmar serem melhores que os brasileiros, os europeus, os índios, os negros, os asiáticos, os latinos que também tiveram os seus massacres ? Não seria isso demonstração de racismo diante de todos os demais povos ? Uma discriminação ?

Mas talvez alguém esteja pensando: eram os animais sem defeito oferecidos, e não pessoas. Então te pergunto : os judeus estavam se comparando a animais irracionais ? Complicou. Ou talvez com vegetais ?

Concordemos com ele ou não, o holocausto é um ritual considerado religioso. Paciência. Não somos nós que o declaramos assim, nem o praticamos ou concordamos com tal prática. Porém, durante a 2GM, cadáveres eram cremados ou queimados ou carbonizados para que se evitasse uma epidemia de doenças. Portanto, fora uma ação de saneamento, de saúde, de higiene para salvar outras vidas. Uma questão de necessidade médica, de vigilância sanitária. Quantas vidas foram salvas com este procedimento ? Então, o que as autoridades fizeram, nada teve de religioso, de ritualístico conforme a definição verdadeira e original da palavra. Porém, se apropriou-se desta expressão indevidamente, considerando que a cremação sanitária de alguns fosse comparada a um ato religioso, sagrado. Novamente não temos neste enfocamento, uma clara discriminação contra todos os outros povos do mundo ? De que a morte de uns são mui mais importantes e graves que de outros ? No mínimo, muito infeliz esta visão de si mesmo e dos outros.

Na recente tragédia nas Filipinas, muitos cadáveres serão cremados. Isso acontecerá porque é uma questão de saúde pública e não de ritual religioso.

                     

Sob todos os aspectos, a expressão holocausto é infeliz. Aos descontentes, informo que não fui eu que criei a definição da palavra.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.