sábado, 16 de agosto de 2014

Será que usam os animais também como escudo?

Nem mesmo os animais estão seguros em Gaza

KHAN YUNIS - GUETO DE GAZA - "Nós não somos um desses países de luxo, somos pessoas simples agrícolas que usam alguns burros muito, em nossas vidas, e sempre tem."


Um burro está dentro de uma loja destruída no norte da Faixa de Gaza em 05 de agosto (AFP)

Ali Alommor, 34 anos, é um palestino que dependia de seus burros para a agricultura. Agora eles estão mortos; mortos por ataques aéreos israelenses. Sua casa ainda está de pé, mas seus burros estão todos mortos.

Um burro é crivado de balas; mais parece que um trator passou por cima dele, enquanto  tentava fugir. Alommor teve de fugir de sua casa, com uma arma de Israel, buscando qualquer abrigo seguro para sua esposa e filhos.

         

Sua fazenda parece que foi atingido por um terremoto e ele ainda não consegue entender por que Israel é tão desesperada para alvejar animais, destruir a agricultura e os produtos agrícolas de Gaza.

"Nós escapamos da morte quase certa deixando camelos, burros, vacas e aves - os bombardeios dos tanques atingiram as árvores, as pedras e até mesmo os animais", disse ele enquanto inspecionava os danos causados nas suas colheitas, cercado pelo fedor da carne em decomposição de animais mortos ao redor.

Alommor vive em uma área agrícola, e ele, assim como muitos de seus vizinhos também sofreu grandes danos à propriedade. Agora, os bulldozers não podem chegar à área para limpar os escombros. Ainda há corpos de quatro pessoas desaparecidas, que se acredita estarem se deteriorando sob os escombros. Ninguém sabe qual prédio que poderiam estar debaixo.


Buldozer da IDF (forma militar de agressão de Israel) chega a pesar 60 toneladas e é usado contra populações civis e indefesas em Gaza.

"Estamos acostumados a ser invadidos por tropas israelenses, como vivemos perto de cerca de Israel em torno de nós - esta é uma área que não recebe muita atenção da mídia - apesar das forças especiais israelenses invadirem uma ou duas vezes por semana", disse ele.

Ele reconheceu que os animais que tiveram a sorte de evitar mísseis israelenses ou tratores bulldozers na fazenda acabaram por morrer de fome; alimentos e água estavam disponíveis quando a família teve que fugir de sua casa.

         

"Tropas israelenses atiram em tudo que se move, mesmo quando eles podem ver que é só um camelo, jumento ou frango, mantidos ao ar livre no verão, ou seja, os animais são muito visíveis."

Ele contou como ele viu o cachorro de seu vizinhos atingido diretamente por um míssil israelense, espalhando-o em pequenos pedaços. Médicos especialistas em Gaza dizem que deixar esses animais mortos entre as culturas agrícolas poderia causar contaminação humana e uma crise ambiental de longo prazo.

          

Sami Abu Hadaeid, 36 anos, não tinha outra opção a não ser fugir quando os bombardeios de tanques começaram a cair sobre a sua terra, mas ele se entristeceu deixando suas 30 ovelhas para trás. Quando o cessar-fogo de cinco dias foi anunciado, ele voltou para sua casa.

Ele chegou em casa para testemunhar que todas as 30 ovelhas foram barbaramente assassinadas.

"Eu gostaria de saber que não tivessem sofrido", mas seu irmão e vizinhos duvidam disso. Alguns foram crivados de bala. Uma tinha a cabeça cortada, e todas estavam cobertas de moscas e vermes - entre mais animais mortos ao redor foram alguns mortos por ferimentos causados por minúsculos estilhaços. Todos estavam mortos - outros não tinham ferimentos fisicamente, mas provavelmente morreram de medo, fome e sede, com a terra ao redor destruída, a água poluída e escavadeiras israelenses demolindo tudo à vista. Outros vizinhos viram as mesmas lesões em seus animais mortos.

          Médio Oriente Israel palestinos

"Venha ver o interior, alguns estão até mesmo enterrados sob uma monte de areia fazenda demolida - Deixei-os vivos, agora eles estão todos mortos."

Abu Hadaeid caminhou para o outro lado de sua fazenda para encontrar mais ovelhas esmagadas por tratores bulldozers - "Você se sente muito triste ver um animal que você criou e cuidou durante há anos abatida assim. Imagine como se sente ao perder um irmão ", disse ele, enquanto segue as pistas do bulldozer, pois achatada sua terra e quaisquer que sejam os animais ficaram no caminho.

         Animais mortos cercam um menino palestino como ele cuida de um cavalo ferido fora da escola Abu Hussein das Nações Unidas no campo de refugiados de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza depois que a área esta manhã.  MAHMUD HAMS / AFP / Getty Images

Ele cavou mais animais mais próximas horas - aqueles que não conseguiram escapar. "Duvido que eu vou encontrar algum vivo", disse. O prejuízo financeiro é estimado em cerca de 12.000 dólares.

Ele caminhou até enormes filas de cactos, todos quebrados e esmagados - as escavadeiras israelenses parecem ter evitado usar as ruas, esperando por artefatos explosivos, de modo que o único caminho para os tratores foi passar direto pelas fazendas e casas para chegar às estradas.

Ele continuou andando pela sua fazenda - bulldozers vieram direto através das salas, em cima de colchões, móveis e até mesmo achatamento um bule de chá e a lareira.

Um de seus vizinhos chegaram a ver a fazenda - ou melhor, o que restou dela - carcaças de ovinos e destruição apenas.

"Este carneiro pertencia a outra fazenda próxima, agora está morto aqui", disse.

Bombardeios israelenses também atingiram o zoológico de Isaad al-Tifola (Gaza), onde vários animais foram mortos. Mohammed Abu Ajwwa, 37 anos, olhou para suas vacas mortas, "Mesmo elas pagaram o preço dos ataques de Israel", disse ele, ao inspecionar os danos durante o cessar-fogo.


Um menino olha como uma carcaça de um jumento morto no início do dia, quando um ataque atingiu uma escola da ONU no campo de refugiados de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, é removido em 30 de julho de 2014 Pelo menos 76 pessoas morreram em ataques israelenses em toda Gaza, incluindo 16 mortos quando os reservatórios atingiu uma escola da ONU, e 17, quando um ataque militar atingiu um mercado lotado, enviando o pedágio palestino de 23 dias de luta acima de 1300. AFP PHOTO / MARCO LONGARI (Crédito da foto deve ler MARCO LONGARI / AFP / Getty Images)
Fonte: http://www.e-novine.com/fotogalerija/fotogalerija-svet/107228-Izraelsko-palestinski-rat-njegove-rtve.html

"Bombardeios de tanques israelenses mataram mais de 500 de nossas vacas, as quais abasteciam o mercado Gaza com leite", disse. 60 membros de sua família faziam de suas vacas leiteiras seu sustento de vida.

Ele tentou trazer as vacas para um local seguro quando viu fumaça saindo de lugares perto de sua fazenda em Shejaiya. Sua perda é estimada em cerca de 500 mil dólares. Enquanto isso, o Ministério da Agricultura diz que não pode chegar a todas as áreas para contabilizar os prejuízos a menos que o cessar-fogo se mantenha.

          gaza-vacas-073114

O tio de Sami, Hamad Abu Hadaeid, 80 anos de idade, sofreu ainda mais danos do que o seu sobrinho - há anos ele tem cuidado de seu gado de leite e carne e ganhava a vida fazendo isso.

"É espantoso que até mesmo as ovelhas são abatidas pelas máquinas de Israel", disse ele, dando graças por um pequeno milagre - o seu jumento sobreviveu aos ataques aéreos.

          Link permanente da imagem incorporada

"Meu burro deve estar aterrorizada - o seu comportamento mudou - ele está nervoso e só quer fugir daqui", disse.

Ele mencionou os grupos dos direitos dos animais - "se o abuso dos nossos direitos humanos não é condenado pelo mundo, então eu espero que, pelo menos, grupos de direitos dos animais tenham algo a dizer sobre isso."

Fonte: http://www.middleeasteye.net/news/not-even-animals-are-safe-gaza-1796662583


Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.