quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Sete ideias que não se pode nunca discutir na televisão

Jim Goad: Seven Ideas You Can Never Discuss on Television, Taki's Magazine 3 de abril de 2011

Tradução e link: O Ocidental Lusófono

Em 1972, o comediante George Carlin ficou famoso por expor as  Sete palavras que não se pode nunca dizer na televisão.” Todas as sete palavras tinham a ver com partes do corpo  ou suas funções, em uma época em que coisas assim simplesmente não eram mencionadas em boa companhia. Se muito, Carlin não diz toda a verdade sobre o caso -- naquele tempo, não me lembro de ninguém na TV sequer sugerir que existissem mamilos, muito menos "sair do armário" ou dizer "peitos.”

Nas décadas que se seguiram, a sociedade não só derrubou estes tabus, ela aderiu ativamente à vulgaridade. Pelo menos na TV a cabo, não só se pode -- e, em alguns casos, se é encorajado a -- dizer todas estas sete palavras, mas também a usá-las em uma só frase, enquanto se demonstram elas para a câmera. Hoje em dia nós temos reality shows sobre anões satanistas strippers fumadores de anfetamina hermafroditas com AIDS competindo com aberrações igualmente doentes por prêmios em dinheiro e está tudo muito bem -- é até algo para se celebrar.

A cultura moderna se livrou da ideia falsa de que o corpo humano e suas várias funções são inaturais ou indizíveis. Ela se livrou da maioria de suas "neuras" sexuais, mas -- como todas as sociedades se definem primeiramente por meio dos tabus -- em seu lugar ergueu-se uma nova e igualmente fraudulenta visão idealizada da humanidade, sem nenhum apoio da ciência, da lógica ou das evidências. Há todo um novo conjunto de palavrões que não costumavam ser palavrões -- todos eles termos depreciativos para pessoas que não sejam homens brancos heterossexuais -- e um conjunto proibido de ideias que não se deve permitir que  se infiltrem na cabeça de ninguém sem correr risco de censura, ostracismo, ofensas verbais, ruína profissional e possíveis agressões.

As novas vacas sagradas vêm em várias formas e cores, mas ainda são sagradas e ainda são as mesmas porcarias de vacas gordas. Os novos tabus mudaram do sexual para o cultural, mas macacos me mordam são não se efetuam com a mesma tenacidade de crente sincero, cego e vingativo que os velhos tabus. Ironicamente, estes tabus têm suas raízes mais profundas em uma demografia irritável -- mas a bajulação alienada e irônica tão endêmica na Margem Esquerda não passa de uma fina casca por cima de um núcleo fundido de suposições  inviolavelmene sagradas e uma santimônia sem riscos. Há uma nova pudícia em movimento e ela está inteiramente baseada em um mito errôneo, ilógico e insustentável da igualdade humana universal.

O que se seguem não são sete palavrões, mas sete "ideiões" que não se pode defender ou mesmo considerar na televisão sem se ser chutado no rosto por uma bota com ponta de aço e coberta de veludo. Embora outros tratem estas ideias como se fossem  radioativas, cancerígenas e venenosas, nenhuma delas me parece minimamente radical, ofensiva ou controversa.  Antes, todas elas me parecem supremamente razoáveis. Mas em um mundo onde o que se considera "politicamente incorreto" é tantas vezes factualmente correto, estes sete elefantes grandes e gordos estão fazendo a sala toda feder.
1. OS HOMENS NÃO FORAM TODOS CRIADOS IGUAIS

A igualdade é um conceito em que quase todo mundo acredita mas ninguém se deu ao trabalho de provar. A concepção inatacável de uma tábula rasa de igualdade física e cognitiva, apesar de todas as evidências em contrário, é o tronco com raízes profundas no solo do qual brotam todos os outros galhos do tabu moderno. O conto de fadas mais doce é aquele em que Deus fez todos iguais. É uma concepção tão sadiamente pacífica que as pessoas vão arrancar a sua cabeça se você não se submeter completamente a ela. Mas se não há duas folhas de relva que sejam iguais, como é que dois seres humanos podemos ser iguais? Se alguém pensa que todos os homens foram criados iguais, esta pessoa evidentemente nunca esteve em um vestiário esportivo ou em uma aula de Cálculo com um público inter-racial. Todas as coisas sendo iguais, não há isto de igualdade.

2. NO MÁXIMO, OS SERES HUMANOS COMPARTILHAM DE UM MESMO POTENCIAL PARA SEREM UNS CUZÕES

O maior problema com o "humanismo" é que ele não leva em consideração a natureza humana. Eu olho para o mundo e vejo um arco-íris de pessoas que são todas uma porcaria de diferentes modos. Já conheci espíritos nobres de todas as cores e cuzões gritadores de todos os matizes. Todas as tribos, nações e indivíduos em todo este grande planeta compartilham de uma capacidade igual para aborrecer e desapontar. Toda cultura, subcultura e contracultura é cegamente autojustificatória e quando atinge força suficiente ela rapidamente se torna rapacemente predatória. A melhor religião mundial, o a única com boas chances de assegurar a harmonia global, consistiria em uma concordância básica de que podemos todos sermos uns cuzões.

3. SE VOCÊ INSISTE EM QUE TODOS SOS SERES HUMANOS SÃO IGUAIS, ENTÃO CONTE SEUS CADÁVERES IGUALMENTE

Nós precisamos ouvir um pouco menos sobre os menos de 4 000 negros americanos vítimas de linchamento e um pouco mais sobre os cerca de 600 000 camponeses brancos que morreram ostensivamente para libertá-los da escravidão. Um pouco menos sobre a escravidão negra americana e um pouco mais sobre a semi-escravidão e o trabalho forçado de colonos brancos. Um pouco menos sobre os seis milhões (um pouco para mais ou para menos) de judeus que pereceram na Segunda Guerra e um pouco mais sobre as 50-65 milhões de outras pessoas mortas naquela guerra. Um pouco menos sobre o colonialismo branco e um pouco mais sobre os mongóis, os mouros e Hannibal. Para sermos equilibrados, vamos ver alguns filmes na TV sobre a pilha de mais de 100 milhões de cadáveres do comunismo. Vamos ver alguns documentários sobre a ubiquidade histórica da escravidão e sua persistência na África hoje. Vamos jogar fora a ideia de que alguns cadáveres são mais iguais do que outros.

4. ESTA HISTÓRIA TODA SOBRE OS JUDEUS JÁ FICOU RIDÍCULA

“Antissemitismo” é um termo usado para descrever algum inexplicável vírus misterioso que, contra todas as possibilidades, infectou os corações de quase todos os grupos étnicos que alguma vez conheceram os judeus em qualquer parte da Terra através da história. Embora os judeus modernos não sejam tecnicamente semitas, você pode ser rotulado de antissemita simplesmente por afirmar este fato. Eu suponho que também é antissemitismo apontar o fato de que os antigos hebreus foram pioneiros na arte do genocídio. Especialistas em "racismo", que tendem desproporcionalmente a serem judeus, matraqueiam livremente sobre o "privilégio branco" e a super-representação branca nos corredores do poder e das finanças, mas sugerir que existe algo como um "privilégio judaico" em um número ainda mais absurdamente desproporcional é correr o risco de ser permanentemente banido da mesa de discussão. As pessoas são rotineiramente demitidas por judeus poderosos por sugerirem que os judeus têm poder demais, enquanto que você ganha uma promoção se sugerir que WASPs têm privilégios demais. E será que ousamos mencionar o racismo cósmico intrinsecamente subjacente a esta coisa toda de "povo eleito por Deus"?

5.O ISLAM É ESTÚPIDO ATÉ O CAROÇO

Apague de sua mente, por um momento, todas as fatwas pré-históricas, a procriação consanguínea, a amputação de clitóris, os apedrejamentos e a intolerância com as bichas. Esqueça que Maomé era um pedófilo. Ignore a idéia de que o Islam é muito mais culpado de toda iniquidade cultural fascistamente intolerante pela qual a "Direita Cristã" normalmente é malhada. Não pense no fato de que o comércio árabe de escravos na África pré-datou e apequenou o comércio europeu de escravos. Eu espero que você nunca saiba que os muçulmanos capturaram e escravizaram pelo menos um milhão de brancos europeus, porque isto pode subverter sua narrativa interna. Não pense nem por um minuto sobre o fato de que a tradução literal da palavra Islam -- "submissão" -- se opõe a todas as ideias ocidentais de liberdade e individualidade. Nem mesmo pense sobre todas as contradições de um livro que é considerado tão sagrado que você é morto se espirrar perto dele. Não, dê descarga em tudo isto na sua consciência e considere por um instante que um quarto ou mais da população da Terra realmente acredita em um ser supremo que é tão inseguro e dependente da sua aprovação que ele faz escândalo como um bebê se você não se submete. Não há defesa intelectual concebível para um religião fundada em uma premissa tão estúpida. Pare de fazer distinções falsas entre um Islam "extremista" e outro "moderado" -- ele é todo retardado.

6.AS MULHERES NÃO SÃO TOTALMENTE INOCENTES E INDEFESAS

Embora não haja uma só pessoa viva que já não tenha conhecido uma mulher desprezível, é uma heresia dar a entender que as mulheres talvez sejam seres humanos e que, como tal, elas são capazes de agirem com malícia voluntária em relação aos outros. Apesar do fato de que quase todo estudo sociológico sobre a violência doméstica já realizado concluir que as mulheres batiam nos homens pelo menos com a mesma frequência que o contrário, a "violência doméstica" ainda é vista como um fenômeno dos homens para com as mulheres Mas quem precisa de músculos quando se tem armas de destruição em massa como os preconceitos sociais e a lei do seu lado? Em seu livro When She Was Bad, a autora Patrícia Pearson sustenta que até a puberdade, tanto  os meninos quanto as meninas expressam agressividade fisicamente. Por volta dos 12 anos, as mulheres se voltam para táticas mais sofisticadas de infligir intencionalmente o mal: fofoca, fingimento e acusações falsas. É como no Seinfeld, onde Elaine explica que ao invés de darem umas nas outras com sapatos, as garotas enchem o saco uma das outras até desenvolverem distúrbios alimentares. Falsas acusações de estupro, bem como alegações fingidas de abuso doméstico e assédio sexual se tornaram lugares-comuns. A hipocrisia é tão carregada que cônjuges abusadoras dos maridos até têm permissão para se tornarem Secretárias de Estado, sem que em nenhum momento isto se tornasse um problema em seu processo de avaliação.

7. AS COISAS TALVEZ NUNCA MELHOREM

O igualitarismo é simplesmente mais um golpe utópico míope e irrealizável -- não o primeiro, mas pode ser o último. Os propagandeadores não apostam na ideia de que o mundo pode ruir em breve, então você não vê muitas profecias apocalípticas na televisão. Apesar da superpopulação, do explosão do preço do petróleo, sistemas financeiros desabando, catástrofes ambientais e amarras culturais puidíssimas, a maioria das pessoas ainda trabalha com a suposição estúpida de que vários bilhões de seres humanos coletivizados é um projeto sustentável e que a humanidade um dia virá cavalgando um pônei branco salvar a si mesma de si mesma.Tanto a "esquerda" quanto a "direita" fingem ter a resposta, mas são farinha do mesmo saco e a verdade é que nenhuma das duas sabe o que faz. Mas você não vai ouvir isto na televisão, porque isto poderia levar você a desligar a tela e começar a viver enquanto ainda tem tempo.


Abraços 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.