Nos últimos anos as produtoras de videogames de guerra têm ajudado a financiar diversos projetos, como a busca pelos Spitfires da Birmânia e a recuperação do Dornier Do 17 na Inglaterra. Sem sombra de dúvida, esses projetos todos têm imenso valor, pois possuem grande peso na educação e na preservação da história.
Sem ficar para trás, a Gaijin, produtora do game War Thunder, trabalhou em colaboração com o Museu de Blindados de Kubinka, na Rússia, para restaurar um Sturmhaubitze 42 (StuH 42) no começo deste ano. Agora, a Wargaming ultrapassou as expectativas absurdamente, decidindo financiar a reconstrução do PzKpfw VIII Maus – o mais pesado tanque já construído.
Atualmente, o único protótipo existente está em Kubinka e é basicamente uma carcaça blindada. E o projeto não vai somente tirar a poeira e passar umas camadas de tinta no tanque – o objetivo é reconstruir completamente essa máquina lendária.
Isso não é uma piada. Eles realmente querem devolver o Maus à sua antiga glória. Até fizeram um vídeo bem interessante:
Não há qualquer indicação de custo do projeto, mas o provável é que seja muito, mas muito caro. Uma boa ideia do que é necessário para restaurar um tanque é analisar o processo do Museu de Bovington com o Tiger 131. O Tiger foi um projeto relativamente fácil em comparação – era um veículo de série com extensa documentação disponível que mostra perfeitamente como tudo se encaixa. O veículo restaurado era um Tiger quase completo, que tinha tido uma curta carreira de combate e sofreu um pequeno dano, terminando nas mãos dos ingleses e enviado para a Inglaterra.
A única parte que faltava era o motor – mas não um problema para Bovington, que simplesmente conseguiu um em seu próprio estoque. Usando seu próprio centro de conservação e a experiência dos mecânicos de blindados do Exército Britânico, restaurar o Tiger de 56 toneladas não foi mais difícil do que trabalhar em tanques modernos, que são até mais pesados. Mesmo assim o projeto levou 6 anos pra ser completado.
O Maus é uma fera diferente. Com suas 188 toneladas, não se consegue simplesmente tirá-lo do lugar e desmontá-lo. Só a torre pesa quase tanto quanto um Tiger! Depois disso, ainda será necessário manufaturar novamente quase todos os componentes – ao contrário do Tiger, quase não existe documentação sobre o Maus ou sobre as ferramentas necessárias para construir um.
O motor original tem um projeto complexo, envolvendo um monstruoso DB603 V12 propelindo um gerador elétrico. O gerador perdeu-se na história e é improvável que um exemplar funcional do DB603 seja encontrado. Depois disso têm-se que pensar em tudo mais, incluindo o sistema elétrico, direção, rotação da torre – tudo que faz um tanque ser um tanque.
Este projeto ainda vai dar muito que falar. E a menos que outra empresa queira patrocinar a reconstrução de uma Companhia inteira do 502 Schwere Panzerabteilung, completa com clones de Otto Carius, duvido que haja mais surpreendente no mundo dos tanques.
Fonte: The Mittani, 12 de abril de 2014.
Fonte : http://www.saladeguerra.com.br/2014/05/acredite-se-quiser-o-maus-sera.html
Algumas imagens de época do inigualável Maus:
As duas primeiras imagens do tanque Tiger originais e a última, reformado recentemente:
Vídeo-tributo ao tanque Tiger alemão que causava verdadeira fobia nas tropas russas e americanas:
MINENRÄUMER
http://strangevehicles.greyfalcon.us/Alkett.htm
MERCEDES G-4 WAGEN - NAZI PARTY OFFICIAL CARS
http://strangevehicles.greyfalcon.us/MERCEDES%20G.htm
MERCEDES 260D (1936-1940)
http://strangevehicles.greyfalcon.us/MERCEDES%20260D.htm
TREM DE HENSCHEL-WEGMANN (1935-1940)
http://strangevehicles.greyfalcon.us/Henschel.htm
Abraços
Como esse monstro se movia no ritmo frenético de uma guerra é um mistério do universo.
ResponderExcluirAo mesmo tempo é magnífico e depressivo ver essas super obras de destruição que o ser humano é capaz de criar e cria.
Se todo o esforço e recurso de guerra fosse desviado ao progresso humano em todos os sentidos, estaríamos em outro estágio de desenvolvimento.
Abraço.
Não chegou a operar. A produção foi cancelada, pois que afundava em quase todo tipo de terreno, não passava sobre as pontes e sua velocidade era de 13 km/h, alvo fácil. Além do absurdo consumo de combustível.
ExcluirInfelizmente foram nas guerras que aconteceram e acontecem os maiores avanços tecnológicos. Exemplo: internet. Mas bom seria se fosse diferente.
"A necessidade que é a mãe da invenção." Platão.
Abraços
Bom dia, sei que essa matéria é antiga mas toda a informação é bem vinda.
ExcluirDuas unidades do tanque Panzerkampfwagen VIII Maus foram produzidas.
A primeira foi utilizada no final da guerra na defesa de Berlim, sendo esta destruída por um forte bombardeio.
A segunda não estava completamente construida, faltando alguns componentes como a torre giratória. Esta unidade foi capturada pela URSS e usada por um pequeno período para testes e aplicação da engenharia reversa. Essa unidade esta presente hoje em Kubinka(é o mesmo da foto acima.
Curiosidade: Apesar da segunda unidade do tanque Panzerkampfwagen VIII Maus não apresentar um torre giratória, não foi difícil para os soviéticos conseguir uma, pois apesar de somente duas unidades deste tanque serem produzidas, as torres giratórias foram produzidas em número maior. Diversas torres giratórias do tanque Panzerkampfwagen VIII Maus foram usadas como Casamata na defesa de Berlim(os alemães usaram muitos protótipos, assim como diversos recursos disponíveis para que a capital não fosse invadida).
Olá. É verdade, a unidade capturada pelos soviéticos só aconteceu porque a munição tinha acabado. Os soviéticos não conseguiram destruí-lo. E esse "rato" daria um ótimo filme.
ExcluirAbraço