quarta-feira, 7 de junho de 2023

Abençoados ou Amaldiçoados?

Como os Escritos de Moisés Provam Que o Povo de Israel Está Sob a Maldição Especial de Deus desde o Primeiro Século da Era Cristã

“Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz”. (Êxodo 32:9)

A partir dos cinco livros de Moisés – Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio – podemos provar incontestavelmente que o povo de Israel está atualmente de baixo da maldição especial de Deus. Antes de apresentar as evidências disso, quero deixar claro ao que me refiro quando falo do “povo de Israel” que está sob maldição. Não me refiro a cada judeu individualmente. Refiro-me ao povo de forma geral. Ou seja, refiro-me à maioria dos indivíduos que faz parte desse povo, mas há um remanescente, que são uma minoria em relação ao número total do povo. Eles são a exceção. Falo em termos gerais, sem deixar de levar em conta o remanescente, porque é assim que os profetas se expressavam. Em Isaías, por exemplo, nós lemos: “O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. Ai, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao SENHOR, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás” (Isaías 1:3-4). Aqui Isaías fala do povo de Israel. Ao longo de todo o livro, ele fala em termos gerais sobre o povo de Israel. Todavia, isso não significa que não havia um remanescente que não era assim. Não significa que o próprio Isaías era um blasfemo. Ele estava falando da realidade da maioria, sem negar a existência de um remanescente que era fiel: “Porque ainda que o teu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, só um remanescente dele se converterá; uma destruição está determinada, transbordando em justiça”. (Isaías 10:22) Então, ao falar sobre a maldição de Deus sobre o povo de Israel, falo como os profetas, falo da realidade do povo de forma geral, da maioria dos judeus, sem negar que existem as exceções.

Essa afirmação, de que o povo de Israel está atualmente de baixo da maldição de Deus e que tem estado continuamente assim desde o primeiro século da era cristã, pode parecer absurda para muitos, mas é um fato que pode ser facilmente constatado e demonstrado a partir dos escritos do próprio Moisés. Constatar essa verdade não é uma questão de opinião subjetiva, fruto de algum preconceito dos cristãos. É suficiente crer que o que lemos nos escritos de Moisés é a verdade. Para começar a entender melhor a questão, precisamos o santuário e sua função na aliança estabelecida por Deus através de Moisés.

O SANTUÁRIO E A HABITAÇÃO DO SENHOR

Entre os capítulos 24 e 31 de Êxodo, Moisés recebeu a revelação do santuário que Deus queria que fosse construído:

“Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada. E esta é a oferta alçada que recebereis deles: ouro, e prata, e cobre, E azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras, E peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de acácia, Azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso, Pedras de ónix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral. E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis”. (Êxodo 25:1-9)

Aqui nós vemos qual era a função do santuário. O santuário seria o meio de Deus habitar no meio do povo. E o lugar específico da habitação de Deus era sobre a arca, que deveria ficar dentro do santo dos santos:

“Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura. E cobri-la-á de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor; e fundirás para ela quatro argolas de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas argolas noutro lado. E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro. E colocarás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca. As varas estarão nas argolas da arca, não se tirarão dela. Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei. Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio. Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o testemunho que eu te darei. E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel” (Êxodo 25:10-22)

“Enviou, pois, o povo a Siló, e trouxeram de lá a arca da aliança do SENHOR dos Exércitos, que habita entre os querubins; e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca da aliança de Deus”. (1 Samuel 4:4)

“E tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil. E levantou-se Davi, e partiu, com todo o povo que tinha consigo, para Baalim de Judá, para levarem dali para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o nome, o nome do SENHOR dos Exércitos, que se assenta entre os querubins”. (2 Samuel 6:1-2)

“E orou Ezequias perante o SENHOR e disse: O SENHOR Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra”. (2 Reis 19:15)

“Tu, que és pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como a um rebanho; tu, que te assentas entre os querubins, resplandece”. (Salmo 80:1)

O SENHOR reina; tremam os povos. Ele está assentado entre os querubins; comova-se a terra”. (Salmo 99:1)

Se o objetivo do santuário era Deus habitar no meio do povo, o lugar específico de sua habitação era sobre a arca, entre os querubins. É importante perceber que esse simbolismo é um poderoso testemunho a favor do segundo mandamento. Se todos os falsos deuses dos gentios eram representados por esculturas e pinturas, o único Deus verdadeiro, o Deus de Israel era literalmente representado por um espaço vazio. As estátuas dos querubins que havia sobre a arca ficavam nas duas extremidades da arca. “As faces deles” ficava “uma defronte da outra” e “as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório” (Êxodo 25:20), ou seja, olhando para baixo. Isso significa que ficavam em uma posição de adoração em direção ao meio da arca e entre os dois querubins havia um espaço vazio. Era nesse espaço vazio, entre os querubins, que Deus dizia habitar. Isso significa que Deus não era representado por nenhuma imagem, mas literalmente por um espaço vazio. E a habitação de Deus entre os querubins era o meio pelo qual o santuário era a habitação de Deus no meio do povo, pois a arca ficava no lugar santíssimo do santuário: “… e porás a arca do testemunho ali dentro do véu; e este véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo” (Êxodo 26:33).

QUANDO DEUS DEIXA DE HABITAR NO MEIO DO POVO

O maior privilégio que a nação de Israel teve foi ser o povo de Deus e usufruir da habitação de Deus no meio deles. Todavia, para continuar usufruindo desse privilégio, era necessário que Israel permanecesse fiel a Deus:

“Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então eu vos darei as chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua colheita, e a árvore do campo dará o seu fruto; e a debulha se vos chegará à vindima, e a vindima se chegará à sementeira; e comereis o vosso pão a fartar, e habitareis seguros na vossa terra. Também darei paz na terra, e dormireis seguros, e não haverá quem vos espante; e farei cessar os animais nocivos da terra, e pela vossa terra não passará espada. E perseguireis os vossos inimigos, e cairão à espada diante de vós. Cinco de vós perseguirão a um cento deles, e cem de vós perseguirão a dez mil; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós. E para vós olharei, e vos farei frutificar, e vos multiplicarei, e confirmarei a minha aliança convosco. E comereis da colheita velha, há muito tempo guardada, e tirareis fora a velha por causa da nova. E porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma de vós não se enfadará. E andarei no meio de vós, e eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo. Eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tirei da terra dos egípcios, para que não fósseis seus escravos; e quebrei os timões do vosso jugo, e vos fiz andar eretos”. (Levítico 26:3-13)

Aqui Deus promete diversas bênçãos ao povo de Israel. A condição para essas bênçãos era a obediência aos mandamentos de Deus. Ou seja, se eles fossem desobedientes, eles não teriam razões para esperar nenhuma dessas bênçãos. A maior de todas as bênçãos era ter Deus como o Deus deles, habitando graciosamente no meio deles através de seu santuário, o tabernáculo. Isso deixa claro que, se eles não fossem obedientes, eles não deveriam esperar que eles continuariam a usufruir desse privilégio. Ou seja, se eles fossem desobedientes, haveria o risco de Deus remover o seu santuário do meio deles, deixando de habitar no meio deles:

“Mas, se não me ouvirdes, e não cumprirdes todos estes mandamentos, E se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma se enfadar dos meus juízos, não cumprindo todos os meus mandamentos, para invalidar a minha aliança… E reduzirei as vossas cidades a deserto, e assolarei os vossos santuários, e não cheirarei o vosso cheiro suave. E assolarei a terra e se espantarão disso os vossos inimigos que nela morarem. E espalhar-vos-ei entre as nações, e desembainharei a espada atrás de vós; e a vossa terra será assolada, e as vossas cidades serão desertas”. (Levítico 26:14-15, 31-33)

Essas passagens, por si só, provam que quando Deus removia seu santuário do meio de Israel, isso era o sinal de que Deus estava irado contra Israel, era o sinal de que Israel estava debaixo de sua maldição. Os escritos de Moisés nos dão, então, um sinal claro e objetivo para sabermos quando Israel está sob está sob sua maldição: é o sinal do santuário.

A DESTRUIÇÃO DO SANTUÁRIO EM SILÓ

Depois que Israel saiu do deserto e herdou a terra prometida, o lugar do santuário de Deus passou a ser Siló, que ficava na tribo de Efraim:

“E Toda a congregação dos filhos de Israel se reuniu em Siló, e ali armaram a tenda da congregação, depois que a terra lhes foi sujeita”. (Josué 18:1)

“Então disseram: Eis que de ano em ano há solenidade do SENHOR em Siló, que se celebra para o norte de Betel do lado da nascente do sol, pelo caminho alto que sobe de Betel a Siquém, e para o sul de Lebona”. (Juízes 21:19)

“Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos em Siló; e estavam ali os sacerdotes do SENHOR, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli”. (1 Samuel 1:3)

Mas o que aconteceu com o santuário de Deus que havia em Siló? Por causa dos pecados do povo, Deus acabou enviando os filisteus para destruí-lo:

“Mas fez com que o seu povo saísse como ovelhas, e os guiou pelo deserto como um rebanho. E os guiou com segurança, que não temeram; mas o mar cobriu os seus inimigos. E os trouxe até ao termo do seu santuário, até este monte que a sua destra adquiriu. E expulsou os gentios de diante deles, e lhes dividiu uma herança por linha, e fez habitar em suas tendas as tribos de Israel. Contudo tentaram e provocaram o Deus Altíssimo, e não guardaram os seus testemunhos. Mas retiraram-se para trás, e portaram-se infielmente como seus pais; viraram-se como um arco enganoso. Pois o provocaram à ira com os seus altos, e moveram o seu zelo com as suas imagens de escultura. Deus ouviu isto e se indignou; e aborreceu a Israel sobremodo. Por isso desamparou o tabernáculo em Siló, a tenda que estabeleceu entre os homens. E deu a sua força ao cativeiro, e a sua glória à mão do inimigo. E entregou o seu povo à espada, e se enfureceu contra a sua herança”. (Salmo 78:52-62)

O que aconteceu em Siló, quando o tabernáculo de Deus foi destruído, foi exatamente o que Deus disse que poderia acontecer em Levítico 26. Se eles fossem desobedientes, haveria o risco de Deus remover o seu santuário do meio deles, deixando de habitar no meio deles. Sendo assim, a remoção do santuário em Siló era o sinal de que Deus estava irado com Israel. É importante perceber que, antes de chegar ao ponto dessa destruição acontecer, Deus enviou profetas para avisá-los.

A DESTRUIÇÃO DO PRIMEIRO TEMPLO DE JERUSALÉM

Tempos depois da destruição do tabernáculo em Siló, o templo foi construído no tempo do rei Salomão. Séculos mais tarde, o mesmo aconteceu. Por causa da obstinação do povo de Israel, Deus destruiu o templo construído por Salomão. Jeremias profetizou essa destruição, comparando-a com a destruição em Siló:

“Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar. Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do SENHOR, templo do SENHOR, templo do SENHOR é este. Mas, se deveras melhorardes os vossos caminhos e as vossas obras; se deveras praticardes o juízo entre um homem e o seu próximo; se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal, Eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre. Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada vos aproveitam. Porventura furtareis, e matareis, e adulterareis, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes, e então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Fomos libertados para fazermos todas estas abominações? É pois esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o SENHOR. Mas ide agora ao meu lugar, que estava em Siló, onde, ao princípio, fiz habitar o meu nome, e vede o que lhe fiz, por causa da maldade do meu povo Israel. Agora, pois, porquanto fazeis todas estas obras, diz o SENHOR, e eu vos falei, madrugando, e falando, e não ouvistes, e chamei-vos, e não respondestes, farei também a esta casa, que se chama pelo meu nome, na qual confiais, e a este lugar, que vos dei a vós e a vossos pais, como fiz a Siló. E lançar-vos-ei de diante de minha face, como lancei a todos os vossos irmãos, a toda a geração de Efraim”. (Jeremias 7:3-15)

“Assim diz o SENHOR: Põe-te no átrio da casa do SENHOR e dize a todas as cidades de Judá, que vêm adorar na casa do SENHOR, todas as palavras que te mandei que lhes dissesses; não omitas nenhuma palavra. Bem pode ser que ouçam, e se convertam cada um do seu mau caminho, e eu me arrependa do mal que intento fazer-lhes por causa da maldade das suas ações. Dize-lhes pois: Assim diz o SENHOR: Se não me derdes ouvidos para andardes na minha lei, que pus diante de vós, para que ouvísseis as palavras dos meus servos, os profetas, que eu vos envio, madrugando e enviando, mas não ouvistes; então farei que esta casa seja como Siló, e farei desta cidade uma maldição para todas as nações da terra. Os sacerdotes, e os profetas, e todo o povo, ouviram a Jeremias, falando estas palavras na casa do SENHOR”. (Jeremias 26:2-7)

2 Crônicas registrou o cumprimento dessas profecias de Jeremias:

“Tinha Zedequias a idade de vinte e cinco anos, quando começou a reinar; e onze anos reinou em Jerusalém. E fez o que era mau aos olhos do SENHOR seu Deus; nem se humilhou perante o profeta Jeremias, que falava da parte do SENHOR. Além disto, também se rebelou contra o rei Nabucodonosor, que o tinha ajuramentado por Deus. Mas endureceu a sua cerviz, e tanto se obstinou no seu coração, que não se converteu ao SENHOR Deus de Israel. Também todos os chefes dos sacerdotes e o povo aumentavam de mais em mais as transgressões, segundo todas as abominações dos gentios; e contaminaram a casa do SENHOR, que ele tinha santificado em Jerusalém. E o SENHOR Deus de seus pais, falou-lhes constantemente por intermédio dos mensageiros, porque se compadeceu do seu povo e da sua habitação. Eles, porém, zombaram dos mensageiros de Deus, e desprezaram as suas palavras, e mofaram dos seus profetas; até que o furor do SENHOR tanto subiu contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve. Porque fez subir contra eles o rei dos caldeus, o qual matou os seus jovens à espada, na casa do seu santuário, e não teve piedade nem dos jovens, nem das donzelas, nem dos velhos, nem dos decrépitos; a todos entregou na sua mão. E todos os vasos da casa de Deus, grandes e pequenos, os tesouros da casa do SENHOR, e os tesouros do rei e dos seus príncipes, tudo levou para Babilônia. E queimaram a casa de Deus, e derrubaram os muros de Jerusalém, e todos os seus palácios queimaram a fogo, destruindo também todos os seus preciosos vasos. E os que escaparam da espada levou para Babilônia; e fizeram-se servos dele e de seus filhos, até ao tempo do reino da Pérsia. Para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da assolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram. Porém, no primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá. Quem há entre vós, de todo o seu povo, o SENHOR seu Deus seja com ele, e suba”. (2 Crônicas 36:11-23)

Então, novamente, a destruição do templo de Deus em Jerusalém pelo Império Babilônico foi exatamente o que Deus disse que poderia acontecer em Levítico 26, que se eles fossem desobedientes, haveria o risco de Deus remover o seu santuário do meio deles, deixando de habitar no meio deles. Segundo o profeta Jeremias, eles permaneceriam nessa condição por 70 anos.

A DESTRUIÇÃO DO SEGUNDO TEMPLO DE JERUSALÉM

Depois que foi destruído o templo que Salomão havia construído, outro templo foi construído após o retorno do povo do Cativeiro Babilônico. Os livros de Esdras e Neemias contam essa história. O profeta Daniel profetizou que esse segundo templo de Jerusalém também seria destruído:

“Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até o Ungido, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Ungido, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações”. (Daniel 9:25-26)

Daniel viveu e profetizou no Cativeiro Babilônico. Isso significa que suas palavras foram profetizadas quando não havia nenhum templo em Jerusalém. Quando ele profetizou sobre a “ordem para restaurar e para edificar Jerusalém”, ele está falando sobre restauração que ainda aconteceria quando o Cativeiro Babilônico chegasse ao fim. Neste tempo, o santuário seria reconstruído. Mas, segundo o profeta Daniel, o santuário seria novamente destruído. Quando isso aconteceria? Aconteceria depois da vinda de alguém que é chamado aqui de “o Ungido, o Príncipe” (v. 25), que seria “cortado” (26). Quando isso aconteceu? Aconteceu na Guerra Judaico-Romana, no ano 70 AD de nosso calendário. No ano de 70 AD, as forças do Império Romano atacaram Jerusalém e destruíram o santuário que tinha sido construído depois do Cativeiro Babilônico.

Então, resumindo o que vimos até aqui:

1) A remoção do santuário de Israel era um sinal de que Deus claro, visível, objetivo e incontestável de que Deus havia se irado contra o povo de Israel.

2) Os escritos de Moisés são suficientes para demonstrar isso.

3) O restante do Velho Testamento, tanto na destruição do santuário de Siló quanto na destruição do templo de Salomão, conforme o registro dos livros históricos e dos livros proféticos, demonstram o mesmo.

4) Com base no que é estabelecido nos escritos de Moisés e confirmado nos livros históricos e proféticos, somos forçados a concluir que quando o templo de Jerusalém foi destruído no primeiro século da era cristã, isso era um sinal de que Deus estava severamente irado com o povo de Israel.

5) Com base no fato de que o povo de Israel não tem santuário desde o primeiro século da era cristã, somos obrigados a concluir que Israel tem estado sob a maldição especial de Deus, a maldição de Levítico 26, por todo esse tempo – um período de quase 2000 anos. Constatar essa verdade não é uma questão de opinião subjetiva, fruto de algum preconceito dos cristãos. É suficiente crer que o que lemos nos escritos de Moisés é a verdade, entendendo que ele nos deu um sinal objetivo para que pudéssemos saber: o sinal do santuário.

6) Se o Cativeiro Babilônico durou 70 anos e, depois disso, o santuário foi novamente construído, e agora Israel está sem santuário por quase 2000 anos, um período de tempo muito maior, somos obrigados a concluir que Deus a ira de Deus que o levou a destruir o templo no primeiro século também foi muito maior.

Diante dessas verdades, algumas perguntas tornam-se inevitáveis:

1) O que exatamente aconteceu em Israel há 2000 anos para que Deus se irasse tanto contra Israel, uma ira mito maior do que quando ele destruiu o templo através dos exércitos da Babilônia?

2) Qual é a relação entre o “Ungido” e a destruição do templo em Daniel 9?

3) Se antes da destruição do templo pelos exércitos da Babilônia, Deus enviou profetas para avisar que aconteceria, ele fez o mesmo antes da destruição pelo Império Romano? Se ele enviou, quem foram esses profetas? Se ele enviou, por que os livros deles não fazem parte da Bíblia Judaica? Se ele não enviou, por que não?

4) Se Israel está sob a maldição especial de Deus há 2000 anos, como fica a credibilidade dos líderes do Judaísmo? Pois no caso da destruição do santuário em Siló e na destruição do primeiro templo de Jerusalém, a Bíblia responsabiliza especialmente os líderes religiosos de Israel por desviar o povo dos caminhos do Senhor.

Fonte: https://catequesepresbiteriana.com/2018/08/27/como-os-escritos-de-moises-provam-que-o-povo-de-israel-esta-de-baixo-da-maldicao-especial-de-deus-desde-o-primeiro-seculo-da-era-crista/

Abraços

10 comentários:

  1. # A VERDADE: Cola-Cola versus Dolly
    https://www.youtube.com/watch?v=oUScjuPJo6M

    # Entenda o desmatamento na Amazônia de um jeito simples:
    https://www.youtube.com/watch?v=Yo3xbzSbcCE

    # Mensagem Nacionalista ao povo brasileiro elaborada com áudios de Enéas Carneiro, Plínio Salgado e Bautista Vidal:
    https://www.youtube.com/watch?v=RWgYaCSZovc

    # "Esses milionários covardes não aguentariam 2 dias na vida do brasileiro trabalhador":
    https://www.youtube.com/watch?v=3HnQ2NwFJ-8

    Milionários, "eleitos", ... covardes a parasitar o poviléu é que não faltam.

    # Os donos do mundo estão rindo!
    https://www.youtube.com/watch?v=gl7sdn0gnQk
    Só para constar, Lula e Bolsonaro são contra taxação das grandes fortunas.

    # Petroleiro Desmascara Bolsonaro sobre a Petrobras!
    https://www.youtube.com/watch?v=L52LGNuUl_k

    Infelizmente faltou só o finalzinho. O vídeo foi postado assim, mas sabemos muito bem a quem esse governo serve.

    ResponderExcluir
  2. A Estrada (Filme/Drama) - 2009

    A América é uma sombra sinistra e cinzenta de si mesma após uma catástrofe. Um homem e seu filho vagam por este mundo pós-apocalíptico, tentando manter vivo o sonho da civilização. Eles viajam em direção ao mar sobrevivendo da melhor maneira possível, tentando evitar gangues de humanos selvagens que querem transformá-los em escravos, ou pior.

    Sinopse: Num futuro não muito distante, o planeta encontra-se totalmente devastado. As cidades foram transformadas em ruínas e pó, as florestas se transformaram em cinzas, os céus ficaram turvos com a fuligem e os mares se tornaram estéreis. Os poucos sobreviventes vagam em bandos. Um homem e seu filho não possuem praticamente nada. Apenas uns cobertores puídos, um carrinho de compras com poucos alimentos e um revólver com algumas balas, para se defender de grupos de assassinos. Estão em farrapos e com os rostos cobertos por panos para se proteger da fuligem que preenche o ar e recobre a paisagem. Eles buscam a salvação e tentam fugir do frio, sem saber, no entanto, o que encontrarão no final da viagem. Essa jornada é a única coisa que pode mantê-los unidos, que pode lhes dar um pouco de força para continuar a sobreviver.

    https://www.youtube.com/watch?v=OPQ-S2FkoX4

    ResponderExcluir

  3. "Mulheres tem duas grandes armas: lágrimas e maquiagem."
    Napoleão Bonaparte

    "A inveja é uma declaração de inferioridade."
    Napoleão Bonaparte

    "Mostre-me uma família de leitores, e lhe mostrarei o povo que dirigirá o mundo."
    Napoleão Bonaparte

    ResponderExcluir
  4. Caminhe pela pacífica vila de Jeongbalsan em Ilsan Goyang, Coreia do Sul. Aprecie as belíssimas imagens dessa localidade sulcoreana:
    https://www.youtube.com/watch?v=TGsbzSxpiLo

    "Dias de Glória" (em francês: "Indigènes") é um filme franco-argelino-belgo-marroquino de 2006 ambientado na 2GM:
    https://www.youtube.com/watch?v=BBVqNbegfTo

    Um filme muito bom que narra as façanhas de 1943-1945 de soldados argelinos no exército colonial francês na Europa para defender uma pátria-mãe onde nunca haviam estado antes. Apesar de toda a sua dedicação, devem lidar com o preconceito das tropas francesas. Uma verdadeira história dos heróis esquecidos da Segunda Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  5. Esse canal no Youtube tem vídeos muito interessantes sobre como o AT é uma farsa:
    https://www.youtube.com/@VerdadesOcultasdaBiblia/videos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. O canal é interessante e se baseia em pesquisas literárias e arqueológicas feita pelos próprios israelenses.

      É sobre crenças como essas que se estabeleceram uma das religiões mais poderosas de toda a história humana, que mesmo com poucos membros, conseguiu se infiltrar em todos os meios necessários e ali estabelecer seu poder. Cícero os denunciou na Roma Antiga, São Tomás de Aquino repetiu o aviso na Idade Média, e no século XX foi a vez do ex-presidente americano Richard Nixon fazer o mesmo, preocupado com seu poder direto dentro da Casa Branca, todos tinham uma mesma afirmação ao longo desses 2000 anos: controlados por uma elite sionista que nos vê como nada além de servos descartáveis. Nesse exemplo, receba um especialista do assunto que estudou por toda a vida em colégios judaicos para falar sobre as origens e táticas do sionismo.

      Quem São e Como Agem os Judeus Sionistas (com Quebrando os Mitos):
      https://archive.org/details/EP15QuemSoEComoAgemOsJudeusSionistascomQuebrandoOsMitos

      Excluir
  6. Como Jeová Conquistou Roma – Cristianismo e a Grande Mentira – parte 1 – Jeová como uma mentira – por Laurent Guyénot
    https://worldtraditionalfront.blogspot.com/2023/05/como-jeova-conquistou-roma-cristianismo.html

    Como Jeová Conquistou Roma – Cristianismo e a Grande Mentira – parte 2 – judeus em Roma antes das guerras judaicas – por Laurent Guyénot
    https://worldtraditionalfront.blogspot.com/2023/05/como-jeova-conquistou-roma-cristianismo_0672169230.html

    Como Jeová Conquistou Roma – Cristianismo e a Grande Mentira – parte 3 – cristianismo se apropriando do mitraísmo – por Laurent Guyénot
    https://worldtraditionalfront.blogspot.com/2023/05/como-jeova-conquistou-roma-cristianismo_16.html

    Como Jeová Conquistou Roma – Cristianismo e a Grande Mentira – parte 4 – a estória sobre Jesus como imitação do mito de Rômulo e a paixão de Jesus como imitação de tradições da Antiguidade – por Laurent Guyénot
    https://worldtraditionalfront.blogspot.com/2023/05/como-jeova-conquistou-roma-cristianismo_21.html

    ResponderExcluir
  7. Quem São e Como Agem os Judeus Sionistas (com Quebrando os Mitos)
    https://archive.org/details/EP15QuemSoEComoAgemOsJudeusSionistascomQuebrandoOsMitos

    ResponderExcluir
  8. Ola Cobalto ,fico feliz pelo retorno gosto muito do teu site que é uma das poucas trincheiras de resistencia, contra essa Matrix imunda, muitos sites foram caçados durante a pandemia, até o Sentinela que tinha um trabalho bem sólido e muitas vezes contribui enviando livros em pdf infelizmente nao resistiu, cada vez mais as pessoas honestas e direitas que não tem o padrão podre são caçadas e o mais tristes não podem reclamar, é como se fossemos estuprados com a boca selada para nao gritar, gostei dos ultimos post porém os links de videos estão dando erro e não consigo incluir comentário nas páginas recente,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários e visitas. Me desculpe a demora em responder.
      Sobre as dificuldades citadas, tente novamente, às vezes é algum bug. Já aconteceu comigo e tentando outro dia/hora o comentário entrou.

      Excluir

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.