terça-feira, 10 de junho de 2014

Biblioteca: coletivo de diamantes

Pelo valor que tem e a necessidade que são os bons livros para a vida das pessoas e para uma nação, todas as casas deveriam ter uma biblioteca.

“Temo o homem de um livro só.”
S. Tomás de Aquino


Segue, sem pretensão de ser completa, algumas imagens de belíssimas bibliotecas existentes pelo mundo:

Admont

imagem

imagem

The ceiling is amazing!



              



No centro da vila de Admont fica uma abadia beneditina cuja importância uma vez que ultrapassaram em muito a região. Construído no século 11 e reconstruída várias vezes, sofreu um incêndio em 1865, mas o fogo poupou sua coleção inestimável com cerca de 160 mil volumes. É dita por manter a maior biblioteca monástica do mundo. O presente rococó interior da biblioteca foi projetada por Gotthard Heyberger em 1774, o trabalho realizado por Josef Hueber. O grande salão com duas torres segurando armários tem 72 metros de comprimento. Os afrescos no teto são de Bartolomeo Altomonte e mostram vastas cenas alegóricas das artes, das ciências naturais e religião. A ala sul do mosteiro foi transformada em um museu mostrando os tesouros históricos e a arte moderna.

"O verdadeiro analfabeto é aquele que aprendeu a ler e não lê."
Mário Quintana

15 Bibliotecas bonitas ao Redor do Mundo

       

Trinity College Library, Universidade de Dublin, Irlanda. Na mais antiga universidade da Irlanda em casa, com o livro de Kells, a "Old Library" atordoa com sua madeira escura, escadas em espiral e corredores aparentemente interminável de livros. Foi construído entre 1712 e 1732 e renovado em 1860 para incluir um teto barril para um segundo andar de estantes de livros.

"Acho a televisão muito educativa. Toda as vezes que alguém liga o aparelho, vou para outra sala e leio um livro."
Groucho Marx

15 Bibliotecas bonitas ao Redor do Mundo

15 Bibliotecas bonitas ao Redor do Mundo

15 Bibliotecas bonitas ao Redor do Mundo



A Biblioteca Nacional da Bielorrússia, fundada em 15 de setembro de 1922, é uma biblioteca de direito autoral da República da Belarus. Ele abriga a maior coleção de materiais impressos da Bielorrússia ea terceira maior coleção de livros em russo atrás da Biblioteca Pública do Estado da Rússia (Moscou) e da Biblioteca Nacional da Rússia (São Petersburgo).

Ela agora está localizado em um novo de 72 metros de altura num edifício em Minsk, Belarus. O edifício tem 22 andares e foi concluída em janeiro de 2006. O prédio tem capacidade para cerca de 2.000 leitores e dispõe de uma sala de conferências com 500 lugares. O seu principal componente de arquitetura tem a forma de um rombicuboctaedro(*). O novo edifício da biblioteca foi projetada pelos arquitetos Mihail Vinogradov e Viktor Kramarenko.

(*) O Rombicuboctaedro é um sólido de Arquimedes. Este sólido é obtido: Como dual do Icositetraedro deltoidal ou Por expansão do Cubo As suas faces são oito triângulos equiláteros e dezoito quadrados.


                  

"Uma boa leitura dispensa com vantagem a companhia de pessoas frívolas."
Marquês de Maricá

     15 Bibliotecas bonitas ao Redor do Mundo



A Biblioteca da Abadia de Saint Gall foi fundada por São Othmar, o mesmo que fundou a abadia que leva o mesmo nome. O acervo da biblioteca é o mais antigo na Suíça e é uma das primeiras e mais importantes bibliotecas monásticas do mundo. Possui 2.100 manuscritos que datam do oitavo ao longo dos séculos até o XV, possui 1.650 incunábulos (impresso antes de 1500), e outros velhos livros impressos. A biblioteca possui cerca de 160 mil volumes. O manuscrito B do Nibelungenlied é mantido aqui.

"Para ter certeza que está escolhendo o advogado certo, olhe na extensão de sua biblioteca. Ela expressa o conhecimento e a experiência do causídico."
Ozéias J. Santos

15 Bibliotecas bonitas ao Redor do Mundo

15 Bibliotecas bonitas ao Redor do Mundo

A Biblioteca Geisel é o principal edifício da biblioteca da Universidade da Califórnia, San Diego. O campus contém quatro das seis bibliotecas. É a casa para a Biblioteca das Artes, o Mandeville Special Collections Library (SPEC), a Biblioteca de Ciência e Engenharia, e as Ciências Sociais e Humanidades Library.

O prédio tem o nome em homenagem a Audrey e Theodor Seuss Geisel (mais conhecido como Dr. Seuss) pelas generosas contribuições que fizeram para a biblioteca e sua devoção a melhoria da alfabetização. Os Geisels eram residentes de longa data de La Jolla, onde UC San Diego está localizado.

"Tantos livros perdidos na biblioteca você perdido na televisão."
Adriane-Castilho-Cicconetti



15 Bibliotecas bonitas ao Redor do Mundo

15 Bibliotecas bonitas ao Redor do Mundo


A Bibliotheca Alexandrina ou Maktabat al-Iskandariyah, situada na costa do Mar Mediterrâneo na cidade egípcia de Alexandria. É ao mesmo tempo uma comemoração da Biblioteca de Alexandria que foi perdido na antiguidade, e uma tentativa de reacender algo do brilho que este centro no início do estudo e erudição representados.e considerada uma das 7 maravilhas do mundo antigo.

Funciona como um centro cultural, e contém um planetário, um laboratório de restauração de manuscritos, galerias de arte e  espaços de exposição, museus, um centro de conferência e bibliotecas de nicho para crianças, jovens, adultos e cegos.  

Atualmente, contém mais de 500.000 livros, mas há espaço para mais de 8 milhões, meta a ser atingida. Custou US$ 220 milhões e foi concluída em 2002.

"No Egito, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras."
Jacques Bossuet

15 Bibliotecas bonitas ao Redor do Mundo

15 Bibliotecas bonitas ao Redor do Mundo


Esta é a Biblioteca Central de Seattle, é o carro-chefe do sistema de bibliotecas públicas de Seattle. Os 11 andares de vidro e construção de aço no centro de Seattle, Washington foi aberto ao público em 23 maio de 2004. Rem Koolhaas e Joshua Prince-Ramus da OMA / LMN foram os principais arquitetos e Hoffman Construtora de Portland, Oregon, foi o empreiteiro geral. Os 34.000 m² de biblioteca pública podem conter cerca de 1,45 milhão de livros e outros materiais. Possui estacionamento público subterrâneo para 143 veículos, e inclui mais de 400 computadores abertos ao público. Mais de 2 milhões de pessoas já visitaram a nova biblioteca em seu primeiro ano.

"A leitura nutre a inteligência."
Sêneca



    

York Public Library (NYPL), em Nova York, na Quinta Avenida. É uma das principais bibliotecas do mundo. No pátio, ainda do lado de fora, há diversas mesas e cadeiras, que são usadas para quem quer ler ou estudar ao ar livre. Muitos usam o wi-fi do local, que é gratuito. O acervo da NYPL conta com mais de 50 milhões de itens. As coleções da biblioteca incluem a primeira Bíblia de Gutemberg que chegou na América.

Para usar alguns serviços internos mais específicos, é preciso fazer um cadastro com comprovante de residência.  

"Palavras formam um dicionário, dicionários formam livros, livros formam uma biblioteca, bibliotecas formam um povo educado. Quando Deus formou a Bíblia, palavras encheram as bibliotecas do mundo inteiro, pois tudo o que está escrito dentro delas foi criado por meio de Sua infinita sabedoria."
Helgir Girodo


     

15 Bibliotecas bonitas ao Redor do Mundo


A Biblioteca Joanina é uma biblioteca do século XVIII situada no Palácio das Escolas da Universidade de Coimbra, no pátio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Apresenta um estilo marcadamente rococó, sendo reconhecida com uma das mais originais e espetaculares bibliotecas barrocas europeias. Além de local de pesquisa de muitos estudiosos, o espaço é ainda frequentemente utilizado para concertos, exposições e outras manifestações culturais.

A Casa da Livraria, nome por que era conhecida a Biblioteca Joanina, recebeu os primeiros livros depois de 1750, sendo a construção do edifício datável entre os anos de 1717 e 1728. O edifício tem três andares e alberga cerca de 200.000 volumes, havendo no piso nobre cerca de 40.000 volumes. Em 2013 o jornal britânico The Telegraph, considerou a Biblioteca Joanina como "a mais espetacular do mundo"

"Na floresta está a cura do homem. Na biblioteca está a cura do mundo."
Mauro Sérgio de Morais

15 Bibliotecas bonitas ao Redor do Mundo

     15 Bibliotecas bonitas ao Redor do Mundo

15 Bibliotecas bonitas ao Redor do Mundo


A Biblioteca Pública de Vancouver (Vancouver Public Library) é a terceira maior biblioteca pública do Canadá, emprestando cerca de 8 milhões de itens por ano. Desenhada por Moshe Safdie, a mesma possui um telhado ecológico de aproximadamente 1.850 metros quadrados, criado pela paisagista Cornelia Oberlander, a seção principal da biblioteca abriu em 26 de Maio de 1995 e atualmente tem cerca de 1,3 milhão de itens.

“Dupla delícia - O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.” 
Mário Quintana




BIBLIOTECA vasconcelos pelo imposto de arquitectura | alberto kalach



A Biblioteca de Vasconcelos é conhecida como ‘megabiblioteca’, pois tem mais de 580 mil itens e estende-se por 38 mil metros quadrados. O design moderno permite que as estantes sejam ampliadas sempre que for necessário. Situa-se na Cidade do México.

A Biblioteca Vasconcelos, obra do arquiteto mexicano Alberto Kalach, é um recinto luminoso graças ao jogo de transparências que foi dado ao teto e paredes de cristal. Conta com três edifícios alinhados e cada um possui três andares superiores e um andar subsolo. Adornada por várias esculturas de artistas mexicanos, incluindo a escultura Ballena (Baleia) de Gabriel Orozco, com localização privilegiada no centro do edifício.

Precisou ser fechada em março de 2007, devido a defeitos de construção. O auditor detectou 36 irregularidades de construção e emitiu 13 moções de responsabilidade dos funcionários públicos do governo federal. Entre as irregularidades encontradas destaca-se o extravio de blocos de mármore, a um custo de 15 milhões de pesos (cerca de 1,4 milhões de dólares).

Durante a administração de Felipe Calderón, os esforços para restaurar continuaram com um investimento adicional de 32 milhões de pesos (cerca de 3 milhões de dólares). Foi reaberta ao público em novembro de 2008 depois de 22 meses em reforma.

"Um país se faz com homens e livros."
Monteiro Lobato




A Iowa State Capital Law Library, EUA, está localizada no edifício do Capitólio. A biblioteca possui uma coleção jurídica altamente especializada de tratados, leis estaduais e federais. A coleção também contém os resumos e os argumentos da Suprema Corte de Iowa e do Superior Tribunal de Justiça, revistas jurídicas e materiais produzidos pelo Legislativo do Estado de Iowa. 

"Shoppings lotados,
bibliotecas vazias.
Ipads esgotados,
livros empoeirados.
Unhas arrumadas,
cérebros desperdiçados."
Uma poetisa qualquer




Thomas Fisher Biblioteca de Livros Raros (Thomas Fisher Rare Book Library) é uma biblioteca na Universidade de Toronto, constituindo o maior repositório de acesso público à livros raros e manuscritos no Canadá. A biblioteca também é a casa dos arquivos universitários que, além de registros institucionais, também contém os papéis de muitas figuras literárias canadenses importantes, incluindo Margaret Atwood e Leonard Cohen.

O Departamento de Livros Raros e Coleções Especiais e os Arquivos da Universidade não tinha um endereço permanente até 1973, quando a biblioteca de Livros Raros Thomas Fisher foi aberta. A biblioteca tem o nome em homenagem a Thomas Fisher (1792-1874), que emigrou de Yorkshire se estabeleceram ao longo do rio Humber, em 1822 e tornou-se um bem-sucedido comerciante-moleiro. Em 1973, seus bisnetos, Sidney e Charles Fisher, doaram à biblioteca suas próprias coleções de Shakespeare, vários autores do século XX, e gravuras de Venceslau Hollar.

O edifício foi projetado por Fisher Mathers e Haldenby, Toronto com consultor de design Warner, Burns, Toan & Lunde, New York. Faz parte de um complexo com o John P. Robarts Research Library para as Ciências Humanas e Sociais e o Claude Bissel Edifício que abriga a Faculdade de Informação.

"Você quer armas? Estamos em uma biblioteca! Livros! As melhores armas do mundo!"
Doctor Who

Photo: emdumen


     


A Biblioteca Municipal de Estocolmo (em sueco Stockholms stadsbibliotek) fica em Vasastaden. Está alojada num edifício em estilo clássico sueco dos anos 20, projetado pelo arquiteto Gunnar Asplund, e inaugurado em 1928, com a presença do Principe Eugénio. Obra pioneira da cultura popular, foi a primeira biblioteca sueca pública com estantes abertas e de livre acesso e impressiona, por isso, pela sua beleza e funcionalidade. A biblioteca tem aproximadamente 700.000 livros. Na sala de leitura, há 177 jornais diários e 1.200 revistas. Na seção internacional, há milhares de livros de mais de 100 línguas estrangeiras.

"Nunca percas tempo em estar nas discotecas, frequente bibliotecas, estude e verás que terás saúde."
Bernardo Felizardo Munguambe

Editora Globo

Editora Globo


Com a popularização do ebook, as versões eletrônicas dos livros tendem a ganhar a preferência do público em relação às antigas folhas de papel. Entretanto, a nova Biblioteca Municipal de Stuttgart, na Alemanha, aposta em arquitetura e design para conquistar os leitores da cidade.

Projetada pelo arquiteto coreano Eun Young Yi, a nova biblioteca pode ser considerada um gigantesco centro de mídia, formado por nove andares repletos de livros nas mais variadas línguas.

"De três coisas precisa o homem para ser feliz: benção divina, livros e amigo."
Henri Lacordaire



             Arquivo: Wiblingen-fidel-sporer.jpg



Ao entrar na Biblioteca do Mosteiro de Wiblingen, os visitantes se deparam com a seguinte  inscrição em latim: “Em quo omnes thesauri sapientiae et Scientiae”, que significa “Aqui estão armazenados todos os tesouros do conhecimento e da ciência”. Uma bela e perfeita inscrição para uma biblioteca.

A  biblioteca detém em seu acervo cerca de 15.000 manuscritos, dentre outros documentos. Estes variam de originais, manuscritos, ilustrações para revistas e impressão do mundo cotidiano e do sistema escolar. Encontram-se  também diversos manuscritos do século XV.

A famosa Biblioteca do Mosteiro de Wiblinger, próximo à fronteira com a França, tem o tamanho e toda suntuosidade e luxo de um lugar sagrado. O interior da biblioteca se assemelha a galerias de arte reais com uma aparência elegante e foi decorada pelos melhores artistas da Europa em 1750. O afresco do teto feito pelos artistas Martin Kuen e Dominic possuem 1.750 desenhos diferentes dando ainda mais charme a essa biblioteca. O estilo rococó é predominante na decoração da biblioteca.

O Mosteiro foi fundado em 1093, e durante a Idade Média, Wiblingen foi famosa por sua erudição, qualidade de sua educação e lugar exemplar de disciplina monástica. 

A Biblioteca do Mosteiro de Wiblingen foi construída em 1740-1750, serviu não apenas como uma biblioteca, mas também como uma sala para recepções e ocasiões festivas. A decoração glamorosa, uma síntese de arquitetura, ao ar livre e estuque, mostra um programa teológico complicado sobre a fé e as virtudes cristãs e da história da ordem beneditina. Tem cerca de trinta e duas colunas de madeira que cria uma sensação de movimento no espaço. O verde, branco, vermelho, azul e dourado são as cores dominantes. É uma grande atração turística para as pessoas que visitam Ulm.

Hoje em dia o Mosteiro abriga a Faculdade de Medicina da Universidade de Ulm.

"Pela grossura da camada de pó que cobre a lombada dos livros de uma biblioteca pública pode medir-se a cultura de um povo."
John Steinbeck






A Biblioteca Apostólica Vaticana é a mais antiga biblioteca da Europa, mesmo não sendo a primeira biblioteca papal. Foi o primeiro núcleo de coleções pontifícias (religiosas), fundada por Nicolau V em 1450, com a herança das velhas bibliotecas dos Papas.

Em 1475, seu sucessor, Sisto IV, fiel ao espírito renascentista, decidiu permitir o acesso dos eruditos aos 2.524 textos santos e profanos ali reunidos. No começo, a biblioteca teve um caráter especial: era composta por Bíblias e trabalhos teológicos, mas especializou-se depois em trabalhos seculares, sobretudo, os clássicos em grego e em latim.

Atualmente possui mais de 8,3 mil incunábulos (livros impressos nos primórdios da imprensa, por volta do século XV, 150 milhares de códices manuscritos, 100 milhares de gravuras e desenhos, 300 milhares de moedas e medalhas e quase 20 milhares de objetos de valor artístico.

Alguns dos principais assuntos cobertos por essa biblioteca são: ciência, arte, Reforma Protestante e a Contra-Reforma Católica. Ciência, porque foi criada sob o influxo do Iluminismo, reunindo o entusiasmo dos eruditos pela arqueologia, com a nova consciência da história desenvolvida no século XVIII. Arte, pois incluía não apenas livros, mas também curiosidades e objetos de interesse artístico e científico. Por fim, religião, devido a participação dos Papas, com suas coleções particulares.

A estrutura das coleções é dividida por língua (grego e latim). Todos os manuscritos, nas várias coleções, são limitados em códices sequencialmente numerados. Um artigo em um codex é identificado corretamente pelo nome da coleção apropriada, da língua, do número e da folha ocupado pelo artigo.

Os bibliotecários eram frequentemente homens cultos, estudiosos e de formação humanística, a exemplo de vários Papas e monges.

"Em uma boa biblioteca, você sente, de alguma forma misteriosa, que você está absorvendo, através da pele, a sabedoria contida em todos aqueles livros, mesmo sem abrí-los."
Mark Twain





Musashino Art University Library está situado em Tóquio, no Japão. Esta peça incrível e simples de edifício foi projetado pelo arquiteto japonês Sou Fujimoto.

Todas as paredes da biblioteca dentro ou fora consistem em enormes estantes feitas de madeira clara. É uma biblioteca de dois andares e a concepção do edifício tem a forma de espiral. E este plano espiral resolvido o problema da seqüência de entrada, uma vez que se desenrola no canto nordeste, onde uma parede perfurada autônomo (lembrando uma N House) cria uma série de espaços intersticiais que recepcionam os visitantes que se aproximam ao longo do campus alinhadas como avenidas de cerejeiras. E as escadas são conectados com o mundo exterior por uma janela axial grande. Fora do prédio de madeira escura é usada, resultado da necessidade de disparar proteger o envelope, com cedro vermelho situado na mesma grelha de 900 x 300 mm, envolta em uma pele selada de 19 milímetros de vidro float.

"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede."
Carlos Drummond de Andrade





[Biblioteca Nacional Rio de Janeiro[6].jpg]



A Biblioteca Nacional, também chamada de Biblioteca Nacional do Brasil, cujo nome oficial institucional é Fundação Biblioteca Nacional, é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada pela UNESCO como a sétima maior biblioteca nacional do mundo e, também, é a maior biblioteca da América Latina. Entre suas várias responsabilidades incluem-se a de preservar, atualizar e divulgar uma coleção com mais de oito milhões de peças, que teve início com a chegada da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil e cresce constantemente, a partir de doações, aquisições e com o depósito legal. Entre os objetos que deveriam acompanhar a família real em sua viagem para o brasil estavam os caixotes de livros e documentos da Real Biblioteca da Ajuda, de Lisboa, com um acervo de cerca de 60 mil peças. Na pressa, os caixotes ficaram abandonados no porto e só em 1810 começaram a ser transferidas para o Brasil. Com o acervo novamente reunido, D. João fundou a Real Biblioteca Nacional. Até 1814, apenas os estudiosos podiam consultar a biblioteca e, mesmo assim, mediante autorização régia. Depois dessa data, o acesso foi liberado ao público.

"Ainda que eu não esteja com a leitura em dia, queria ter uma biblioteca para dar um livro a cada ser que grita gol."
Vinicius Tonázio


        

A Biblioteca Velho na Casa dos Representantes da Holanda contém volume após volume de relatos integrais das sessões do parlamento e debates. O telhado foi construído como um domo de vidro de chumbo para permitir a luz do dia para filtrar as quatro histórias para o chão, o que era necessário no momento em que foi construído no século 19 para evitar trazer combustíveis como velas e candeeiros a gás da configuração de 100 mil volumes emincêndio.

"A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê."
Malba Tahan

Imagem



       

  

     



Desenhada pelo maestro Rogelio Salmona, a Biblioteca Virgilio Barco, na Colômbia, que abriu suas portas em 2001, descansa no coração de Bogotá. Hoje em dia, é considerada um complexo cultural e um patrimônio arquitetônico da cidade.

Os espaços ao ar livre e os recintos fechados se complementam. O estudo e a recreação; os encontros e o isolamento; o movimento e o repouso; o ruído e o silêncio; o próximo e o longínquo. Os que lêem são tentados a ir ao parque e os que andam pelos seus caminhos ou sobem as várias coberturas do edifício, cheias de visuais inesperadas, terminam entrando na biblioteca. Após ultrapassar os controles, seus usuários poderão sair nos magníficos terraços que prolongam as salas até o exterior e levam o parque para o interior. A assombrosa luminosidade e calor do interior, seus espaços contínuos mas variados e alegres, e suas vistas para a paisagem, conseguem que seu uso seja muito prazeroso e fácil, graças ao seu esquema funcional muito simples.

A Biblioteca está rodeada de espelhos d’água e pequenas cascatas que a transformam num verdadeiro paraíso para os amantes do silêncio. É uma excelente opção para visitar nos fins de semana. Conta com diversos espaços para a leitura e zonas verdes adequadas para o descanso.

"Se ao lado da biblioteca houver um jardim, nada faltará."
Cícero




Philological Library of Freie Universität Berlin | Image Credit: David Ausserhofer

      Philological Library of Freie Universität Berlin | Image Credit: Bernd Wannenmacher

A Freie Universität’s Philological Library foi projetada por Norman Foster.

Esta Biblioteca Universitária engloba cerca de 40 departamentos formando um sistema de bibliotecas combinadas consistindo de quase 8 milhões de itens de mídia impressa. Além disso, os usuários podem acessar cerca de 38.000 e-revistas, mais de 400.000 e-books, e 1.250 bancos de dados, bem como inúmeras e-publicações disponibilizadas por meio de licenças nacionais da Fundação Alemã de Pesquisa (DFG), serviços de OLC e fornecedores externos via Primo Central (encontrado no portal da biblioteca). 

"A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo."
Joseph Addison



Abraços

2 comentários:

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.