sexta-feira, 13 de junho de 2014

Crime sionista

A Valsa com Bashir é uma animação dramática e semidocumental israelita de 2008 escrito e dirigido por Ari Folman. A película retrata as tentativas de Folman, um veterano da Guerra do Líbano de 1982, de recuperar as suas memórias perdidas dos eventos que marcaram o Massacre de Sabra e Shatila.

         

Em uma noite num bar, um velho amigo conta ao diretor Ari Folman sobre um sonho que tem repetidamente no qual ele é perseguido por 26 cães ferozes. Toda noite o mesmo número de feras. Os dois homens concluem que existe uma ligação entre o sonho e sua missão no exército de Israel na primeira Guerra no Líbano no início dos anos oitenta. Ari Folman se surpreende por não conseguir lembrar de mais nada sobre aquele período de sua vida. Intrigado por esse mistério, ele decide encontrar e entrevistar seus velhos amigos e companheiros espalhados pelo mundo. Documentário em animação vencedor do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.

Ari Folman, diretor e personagem principal do longa, tinha 19 anos quando participou de um dos episódios mais sangrentos da Guerra do Líbano, em 1982, conhecido como o Massacre de Sabra e Chatila. Duas décadas depois, ele não consegue se lembrar de praticamente nada daqueles dias, à exceção de alguns flashes soltos que rondam sua mente.

"Este é um filme antiguerra. Em filmes americanos, mesmo nos que criticam a guerra, você sempre vai ter um certo glamour em torno da guerra: a glória, a amizade entre os soldados, a masculinidade, a bravura. Você vê e fala: 'sim, é um filme antiguerra, mas eu quero ser um desses caras'. Com 'Bashir', quero que os jovens vejam e não queiram se sentir parte disso,"  afirma Ari Folman em entrevista ao G1 (http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL1040927-7086,00-VALSA+COM+BASHIR+RETRATA+PESADELOS+DE+UM+JOVEM+SOLDADO.html)

Esta animação é uma mostra das atrocidades cometidas pelo Governos de Israel contra civis desarmados geralmente e também para compreendermos a luta de resistência do povo palestino. Assistam e compartilhem.

Direção: Ari Folman
Roteiro: Ari Folman
Género: documentário animado
Idioma: hebraico (legendas em português)
Ano : 2008



Aqui pode ser visto em 9 partes:










Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.