quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Alemanha na Era da Hiperinflação (Parte 1/2)

Milhões, bilhões e trilhões de pessoas na Alemanha na era da hiperinflação. 
Por Alexander Jung

Nota do editor: Durante a crise econômica global, políticos e economistas nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha costumavam criticar Berlim por sua relutância em iniciar os tipos de programas de estímulo dispendiosos promovidos por Washington. Uma das razões mais citadas na Alemanha para acumular mais dívidas do que o necessário para revitalizar a economia foi o medo da hiperinflação. De 1922 a 1923, a hiperinflação atormentou a Alemanha e ajudou a alimentar a eventual ascensão de Adolf Hitler. O artigo a seguir sobre esse trauma nacional foi traduzido de uma edição especial da Spiegel sobre a história (permitida) do dinheiro.

       Resultado de imagem para Deutsche Hyperinflation 1920
Crianças alemãs se divertindo com pilhas de marcos alemães, que eram praticamente inúteis devido à super inflação na década de 1920. Já pensou uma cena assim em sua casa com o seu dinheiro/salário?

Você poderia dizer que o jornalista Eugeni Xammar teve um golpe de sorte de repórter quando o diário de Barcelona La Veu da Catalunya o enviou a Berlim no outono de 1922, um momento crucial na história do país. Nos meses que se seguiram, foi o lugar mais emocionante do mundo para se reportar. As estruturas financeiras da Alemanha entraram em colapso e o marco alemão começou a cair quase na inutilidade.

"O preço dos passeios de bonde e carne bovina, ingressos de teatro e escola, jornais e cortes de cabelo, açúcar e bacon, está subindo a cada semana", escreveu Xammar em fevereiro de 1923. "Como resultado, ninguém sabe quanto tempo seu dinheiro vai durar, e as pessoas vivem em constante medo, pensando em nada além de comer e beber, comprar e vender. Há apenas um assunto nos lábios de todos em Berlim: o dólar, o marco e os preços ... Você viu isso? Pelo amor de Deus, pare! Acabei de comprar um suprimento de seis semanas de salsichas, presunto e queijo".

Quase todos os dias, o jornalista enviava para casa novas histórias da hiperinflação que estava testemunhando; relatos de insanidade cotidiana em um país cuja moeda estava ficando louca. Em 1914, no início da Primeira Guerra Mundial, o dólar valia 4,20 marcos. A partir de então, a moeda alemã declinou constantemente e, no outono de 1922, entrou em queda livre. Em novembro de 1923, o dólar estava em 4,2 trilhões de marcos. O pesadelo chegou ao fim logo em seguida, e o dólar voltou para 4,20 novamente, apesar da nova encarnação da moeda: o marco de aluguel.

Poucas pessoas entenderam o que tinha acontecido (nem devia, ainda hoje não devem entender os bastidores daqueles fatos). Ainda hoje, três gerações depois, muito disso parece incrível.

Tomemos, por exemplo, a família que vendeu sua casa para emigrar para a América. Ao chegarem ao porto de Hamburgo, eles descobriram que o dinheiro não era suficiente para pagar a travessia - na verdade, nem pagavam as passagens de volta para casa. Havia também o homem que bebia duas xícaras de café a 5.000 marcos cada, apenas para receber uma conta de 14.000. Quando ele perguntou por que isso acontecia, lhe disseram que ele deveria ter encomendado os cafés ao mesmo tempo, porque o preço havia subido nesse meio tempo. E depois há a história do casal que levou algumas centenas de milhões de marcos para as bilheterias do teatro na esperança de assistir a um show, mas descobriu que não era o suficiente. Agora, os ingressos valiam um bilhão de marcos cada.

No auge da crise, a taxa de inflação era de dezenas de milhares - por mês, ou seja. E isso na era anterior à invenção da calculadora de bolso.

O mundo saindo dos trilhos

Poucos podiam rir da "piada macabra da inflação", como o escritor Klaus Mann a chamou. "Que divertido de tirar o fôlego é ver o mundo saindo dos trilhos", escreveu ele com um fascínio indisfarçado. A  Alemanha estava agora testemunhando "a depreciação completa do único valor verdadeiramente credível nesta era esquecida por Deus: a do dinheiro".

Seu irmão, o historiador Golo Mann, estava mais preocupado em classificar o que estava acontecendo. "O efeito da desvalorização da moeda alemã foi como o de uma segunda revolução, sendo a primeira a guerra e suas consequências imediatas", concluiu. Mann disse que a fé profunda está sendo destruída e substituída pelo medo e pelo cinismo. "Em que confiar, em quem você poderia confiar se isso fosse possível?" ele perguntou.

É verdade que nada parecia mais seguro - toda a aparência de ordem saiu pela janela e, com ela, a fé na República de Weimar, na democracia, na verdade no próprio futuro. Afinal, o que havia para esperar? A maioria das pessoas viu as economias de sua vida serem destruídas, enquanto o Estado conseguia se livrar de suas dívidas. "A inflação levou ao extremo os princípios básicos de lealdade e confiança da lei e da ordem", diz o historiador Martin Geyer.

A hiperinflação deixou para trás um trauma nacional que pode ser sentido até hoje. As experiências de 1923 se gravaram na psique alemã. O medo da inflação é generalizado e os economistas alemães sentem-se mais obrigados do que outros a garantir uma estabilidade econômica segura.

Mas tudo isso realmente tinha que ir tão longe? A catástrofe poderia ter sido evitada? E se sim, como? (Já pensou em procurar as respostas em Gottfried Feder?)

As sementes do problema foram semeadas muitos anos antes. De fato, a bola foi acionada pela Primeira Guerra Mundial, durante a qual a Alemanha gastou cerca de 160 bilhões de marcos em homens e máquinas; uma soma inimaginavelmente grande. A única maneira de o Estado financiar isso era adquirir dinheiro por meios não convencionais. (Não. Foi bem antes disso. As origens recentes estão em “The Crown” em Londres, Wall Street, FED ... Mas podemos voltar até as Companhia das Índias ou a Cartago.)

Em 4 de agosto de 1914, apenas três dias após o Reich declarar guerra à Rússia, o parlamento aprovou uma série de atos monetários que teriam um impacto fundamental nos mercados monetários do país. A nova legislação suspendeu o padrão de retorno em dinheiro com ouro "até novo aviso", alegando que um "aumento excepcional em notas de papel não lascadas" era uma "necessidade econômica" em tempos de guerra. Em outras palavras, o Reich pretendia pagar por seu esforço de guerra imprimindo cada vez mais dinheiro.

Aumento da dívida nacional

O grande volume de notas aumentou dramaticamente. Embora houvesse apenas 13 bilhões de marcos em circulação em 1913, esse número saltou para 60 bilhões no final da guerra. Infelizmente, isso ainda não foi suficiente para cobrir as despesas do estado. "No momento, a única maneira de financiar o custo da guerra é transferir a carga para o futuro através de empréstimos", disse o economista Karl Helfferich em 1915.

O Reich acumulou enormes dívidas com seu próprio povo, emitindo repetidamente títulos do governo; um total de quase 100 bilhões de marcos no total. A princípio, os alemães compraram esses títulos quase sem pensar, seguros na crença de que a vitória estava à vista (e estava se não fosse a covarde, traiçoeira e chantageada Declaração Balfour). A dívida nacional subiu de 5 para 156 bilhões de marcos.

        Resultado de imagem para Deutsche Hyperinflation 1920
"De 1919 a 1923, os impostos nunca excederam 35% das despesas. A lacuna foi coberta pela heróica impressão de dinheiro. As finanças públicas, ruins o suficiente, foram agravadas pelas demandas dos Aliados por reparações, o suficiente não apenas para compensar os danos causados, mas para pagar as pensões dos combatentes aliados. Mesmo ignorando a parte a ser paga em alguns títulos de valor duvidoso, o total foi de US $ 12,5 bilhões - uma quantia enorme para a época, cerca da metade do PIB britânico. Como foi encontrado? Os Aliados não queriam ver as exportações alemãs crescerem, nem estavam unidos no incentivo ao pagamento de mão-de-obra para reconstruir a Europa. Então, rolem as prensas. As notas em circulação aumentaram de 29,2 bilhões de marcos em novembro de 1918 para 497 quintilhões (497 mais 18 nada) cinco anos depois."
Fonte: https://www.economist.com/finance-and-economics/1999/12/23/loads-of-money

"Há um ponto em que a impressão de dinheiro afeta o poder de compra causando a inflação" (desde que não sejam o dólar e libra talmúdicos), alertou o socialista Eduard Bernstein em 1918. Mas suas palavras e as de outros não foram ouvidas. A montanha de notas bancárias continuou a crescer, enquanto o volume de mercadorias diminuiu gradualmente.

Era uma constelação clássica. Muito dinheiro e poucos bens poderiam levar a apenas uma coisa: inflação (no caso alemão, estrategicamente esquecem de citar o severo bloqueio, perdas das colônias, boicotes sistemáticos, etc). Um decreto do governo que estabeleceu um preço máximo para consumíveis importantes, como grãos e carvão, também não ajudou. Tais limites artificiais simplesmente impediram a inflação, fazendo com que o excesso de liquidez inundasse o mercado com uma devastação ainda maior quando a economia entrou em colapso após o fim da guerra.

Portanto, embora a República de Weimar não estivesse falida desde o início, sua capacidade de crédito era restrita e a inflação sobrecarregou o estado incipiente com um defeito congênito que teria conseqüências terríveis.

Ironicamente, a depreciação monetária em sua forma mais branda inicialmente ajudou a estimular a economia. Com seu valor comparativamente baixo em relação ao dólar, à libra esterlina e ao franco francês, o marco barato impulsionou as exportações alemãs nos primeiros dias da República de Weimar. A produção industrial aumentou 20% em um ano, o desemprego caiu para menos de 1% em 1922 e os salários reais aumentaram significativamente. O "lubrificante da inflação", como colocou o historiador econômico Carl-Ludwig Holtfrerich, deu nova vida ao setor privado.

O boom do pós-guerra foi ainda mais notável porque o resto da economia mundial estava afundando em uma profunda recessão. Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha estabilizaram suas moedas, apesar de colocar um quinto de sua respectiva população trabalhadora sem trabalho. Os governos da República de Weimar adotaram a abordagem oposta, adquirindo um crescimento econômico e pleno emprego à custa de catapultar o marco para alturas estonteantes. Embora provavelmente seria injusto sugerir que os políticos de Berlim impulsionassem deliberadamente a inflação, eles não se esforçaram muito para controlá-la (Claro que não. Assim conseguiam saquear e escravizar a Alemanha). Por um tempo, a estratégia se mostrou conveniente. Mas eles estavam brincando com fogo, logo se tornou aparente.

Reparações de Guerra

O enorme déficit orçamentário e os crescentes pagamentos de juros restringiram consideravelmente a liberdade de movimento do Estado. As enormes reparações de guerra com as quais a Alemanha fora submetida foram especialmente duras para a jovem república.

Mesmo antes do acordo final, os delegados alemães na Conferência de Paz de Paris de 1919 reclamaram que as reparações propostas "esmagariam todos os impulsos criativos, a vontade de trabalhar e todo o espírito empreendedor na Alemanha para sempre" (A ingênua delegação alemã não entendeu que era justamente isso que queriam). No entanto, a disputa sobre o tamanho das reparações só começou a valer mais tarde.

Em 1921, os Aliados fixaram as reparações da Alemanha em 132 bilhões de marcos dourados (indexados ao valor da marca em 1913). Desde então, até 1932, foram estimados 26 bilhões de marcos em dinheiro e bens, correspondendo a 10% da renda nacional. Em outras palavras, embora o ônus fosse considerável, era mais ou menos acessível.

Foi menos o tamanho de suas reparações do que a contínua incerteza sobre eles que desestabilizou a economia de Weimar. O clima era especialmente vitriólico dentro da Comissão de Reparações, com os franceses desejosos de se vingar de sua derrota militar em 1871 - provando ser completamente intransigente.

Portanto, demorou apenas um atraso relativamente pequeno na entrega de postes de madeira, carvão e telégrafo para escalar o conflito, e em janeiro de 1923 a França marchou 100.000 soldados para o vale do Ruhr, na Alemanha, assumiu o controle das minas e confiscou o carvão. "Foi um golpe fatal na produção industrial alemã", diz Holtfrerich.

Uma região inteira parou e uma importante fonte de receita tributária secou. Como o vale do Ruhr não podia mais fornecer carvão, a Alemanha foi forçada a obter seu combustível em outro lugar — geralmente do exterior a um custo elevado, esgotando suas tão necessárias reservas em moeda estrangeira.

Ao mesmo tempo, milhões de alemães viviam em extrema pobreza. "Nunca na minha vida vi esses enxames de pessoas famintas vagando", escreveu Franz Geyer, futuro prefeito da cidade de Bochum, no vale do Ruhr. Muitas crianças pequenas sofriam de doenças por deficiência, como raquitismo, e às vezes a tuberculose atingia proporções quase epidêmicas. Em Mannheim, a doença pulmonar foi relatada em 43 famílias em apenas uma rua de 220 residências.

A opinião pública foi unânime quanto à fonte dessa miséria, atribuindo firmemente a culpa por todos os problemas da Alemanha à França e sua posição intransigente. À medida que a amargura se transformava em resistência aberta, os lojistas se recusavam a servir os franceses, e os alemães atravessavam a rua para evitar encontrar franceses.

Alemanha na Era da Hiperinflação (Parte 2/2):
https://desatracado.blogspot.com/2019/09/alemanha-na-era-da-hiperinflacao-parte_6.html

Fonte: https://www.spiegel.de/international/germany/millions-billions-trillions-germany-in-the-era-of-hyperinflation-a-641758.html

Abraços

3 comentários:

  1. Colhedeira de água tira água do ar até no deserto

    "Estamos produzindo água ultra-pura, que potencialmente pode ser disponibilizada amplamente sem conexão com a rede de distribuição de água," disse o professor Omar Yaghi, coordenador da equipe. "Essa mobilidade da água não é apenas crítica para aqueles que sofrem de estresse hídrico, mas também possibilita o objetivo maior - que a água seja um direito humano".

    https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=colhedeira-agua-tira-agua-ar-ate-deserto&id=010125190906#.XXLBri5Kizc

    ResponderExcluir
  2. Eu li um artigo ótimo como este no sítio National vanguard que tratava mais da vida decadente que levavam artistas e outros improdutivos na República de Weimar por ex; Mas pouca gente tem acesso a essas informações, pelo menos alguns terão seus olhos abertos e poderão fazer melhor por suas famílias. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. A Rep. de Weimar realmente foi uma negação civilizacional.

      Abraço

      Excluir

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.