terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Maçonaria, a Anti-Igreja

Sinopse do livro (e filme) "Diálogos das Carmelitas"

"Diálogo das Carmelitas" conta a história do martírio de 16 monjas Carmelitas, vítimas da Revolução Francesa, no ano de 1794. Um excelente filme que retrata fielmente a realidade sangrenta da Revolução Francesa e a vida contemplativa do Carmelo.

       
Em 1794, no período da Revolução Francesa conhecido como Reino do Terror, dezesseis irmãs Carmelitas do Mosteiro de Compiègne foram condenadas à morte, sob a acusação de fanatismo, e executadas em praça pública. Aos pés da guilhotina, as freiras entoaram hinos religiosos e renovaram seus votos. Dez dias depois da execução, o Grande Terror terminou.

Partindo desse episódio, trágico e verídico, e tendo como base a novela "A Última ao Cadafalso", da escritora alemã Gertrud von Le Fort, "Diálogos das Carmelitas" foi concebido originalmente, em 1948, para o roteiro de um filme – realizado e exibido apenas em 1960. Antes disso, em 1956, o compositor Francis Poulenc usou o texto para criar o libreto de sua ópera homônima.

Esta obra é considerada o "testamento espiritual" de Bernanos: um texto brilhante sobre a renúncia, o sacrifício e o medo, escrito por ele à beira de sua própria morte e publicado postumamente.
Fonte: https://ecclesiae.com.br/dialogos-das-carmelitas

"A Última ao Cadafalso" de Gertrud von Le Fort e "Diálogos das Carmelitas" de Georges Bernanos são dois livros que narram a história do massacre de 16 Carmelitas na época da Revolução Francesa. Cheios de detalhes, estes livros nos comovem pela postura piedosa e corajosa das Carmelitas diante desta revolução que tiravam a força Deus do centro da sociedade. O "Diálogos das Carmelitas" de Georges Bernanos é um livro em forma de diálogos que se baseou no livro "A Última ao Cadafalso" de Gertrud von Le Fort. Ambos merecem nossa leitura e nos enche espiritualmente de grandes sentimentos.

Precisamos impregnar nossa alma de bons exemplos, muitos se converteram ao ver o massacre das carmelitas de Compiègne e outros decidiram mudar radicalmente de vida, tocados no âmago da alma por aquele exemplo de pureza e santidade, afinal "as palavras convencem, mas o exemplo arrasta" e, não é à toa, que a Igreja nos propõe os santos como modelo de vida a ser imitado!

"Escrita em 1931, A Útima ao Cadafalso narra a história do martírio de 16 monjas Carmelitas, vítimas da Revolução Francesa, no ano de 1794. Esta Revolução encontrava em sua bandeira os ideais de Liberdade, Fraternidade e Igualdade (Pelos frutos sereis conhecidos, e não pela plaquinha). Mas ninguém é tão fiel a seus ideais a ponto de suportar, democraticamente, o falseamento  aparente,  por terceiros, de suas intuições salvadoras. E foi isto o que se passou, também, com os propugnadores de tão altos  valores revolucionários.

A imaturidade ainda dissoluta dos que proclamavam a liberdade atropelou e levou à guilhotina os que não cantavam a 'Carmagnole' e não davam, em praça pública, vivas à Nação. O condutor da trama do livro sentencia com justiça, sem nenhuma amargura: "O trágico não foi que nossos ideais tenham sido falsos, mas apenas insuficientes."



Mais do que a história trágica de 16 monjas, inofensivas e frágeis, que sobem para o sacrifício final de suas vidas, cantando e testemunhando sua fé. Nela se retrata, cruamente, o permanente problema humano, até hoje irresolvido: O que fazer com o poder? Como usar a força? Ou, em outras palavras, quem é forte? Quem é fraco? Quem é que vence a luta pela sobrevivência? Ou quem é que permanecerá vivo na memória das gerações futuras: os tiranos que usam e abusam do poder ou o povo que, com dignidade, sobe ao patíbulo, testemunhando suas crenças e cantando seus hinos?

Gertrud von le Fort concentra suas análises em duas personagens dentro de um mosteiro carmelita: a primeira, Irmã Maria da Encarnação, é forte, goza de raro discernimento das situações, é intremível nas decisões, mostra grandeza e majestade, mesmo quando reduzida ao silêncio e à obediência É a Superiora da comunidade. A segunda, a noviça Blanche de la Force, que as coirmãs teimam em cognominar 'de la Faiblesse', é tímida e amedrontada, frágil e derrotada, trânsfuga do mosteiro e marcada pelo medo desde o útero materno. Vive angustiada, embora creia em si mesma, ou melhor, numa força que parece subjazer a capa frágil de sua personalidade Quem delas está mais preparada para o grande desafio do martírio. Quem cantará mais forte diante da guilhotina?

A pessoa é, na verdade, muito mais do que suas aparências, O seu mistério profundo a suplanta, decisivamente, para o espanto de si mesma e para a admiração dos outros sobre cada vida, quem  poderá dizer a última palavra, lavrar um juízo definitivo? Tentamos fazê-lo, superficialmente, quase todos os dias. Mas o mistério do ser humano deveria recolher-nos a um respeitoso silêncio, pois, para surpresa nossa, a última ao cadafalso pode vir a ser uma monja fraca e amedrontada. Dela pode ser o canto mais forte diante da lâmina reluzente da guilhotina e dos apupos bizarros de uma multidão imbecilizada por ideais mal digeridos. Mais do que nossas coragens, valem as forças estranhas que se escondem palpitantes no fundo do nosso ser, que, pare os cristãos, se chamam de  graça e, para todos os homens, de mistério: O insondável mistério humano, que Gertrud von le Fort tratou tão bem neste livro."

(Frei Neylor J. Tonin, O.F.M.)

Fonte: http://corecatholica.blogspot.com/2013/09/dialogo-das-carmelitas.html

Sobre o filme “O Diálogo das Carmelitas” (legendado em Português)

Um filme imperdível que conta a inacreditável história das 16 heróicas freirinhas de Compiègne, na França, hediondamente guilhotinadas por atividades “contra-revolucionárias”, enquanto entoavam o Veni, Creator Spiritus (*) a caminho do cadalfalso. Elas foram em direção aos seus carrascos com a serenidade de quem abraça o martírio sabendo que troca este miserável vale de lágrimas pela felicidade eterna junto ao Senhor Jesus. Uma história tocante, verídica, que mostra o que os adeptos da anti-Igreja são capazes contra o seu Criador e às pessoas que O amam.

A Ordem do Carmo, originalmente chamada Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, é uma ordem religiosa católica que surgiu no final do século XI, na região do Monte Carmelo — onde hoje há, desde 1892, o Mosteiro de Nossa Senhora do Monte Carmelo. A palavra "carmelo" significa jardim.

Uma passagem do filme chama a atenção: a de uma jovem que, recebendo uma Graça especial, escolhe voltar para a Ordem na hora decisiva — apenas para ir com as suas amigas ao martírio, morrer junto com elas em odium fidei.


(*) Veni Creator Spiritus ("Vinde, Espírito Criador"), é um hino da Igreja Católica usado desde os primórdios do Cristianismo.

Quanto o texto original em latim é usado, é normalmente cantado em canto gregoriano. Trata-se de uma invocação ao Espírito Santo, e é cantado nas celebrações litúrgicas da festa do Pentecostes (tanto nas Terças como nas Vésperas). Também é cantado em outras ocasiões, como na entrada dos cardeais para a Capela Sistina aquando de um conclave para escolha de um Papa, na consagração de bispos, na ordenação sacerdotal, no sacramento da Confirmação (Crisma), na dedicação de templos, na celebração de sínodo ou concílios, na coroação de reis, na profissão de fé de membros de instituições religiosas e em outros eventos solenes.


Veni Creator Spiritus
Vinde, Espírito Criador

Veni Creator Spiritus
Mentes tuorum visita
Imple superna gratia
Quae tu creasti, pectora

Vinde Espírito Criador
Visitai as almas vossas
Enchei da graça do alto
Os corações que criastes

Qui diceris Paraclitus
Donum Dei altissimi
Fons vivus, ignis, caritas
Et spiritalis unctio

Sois chamado Consolador
O dom de Deus Altíssimo
Fonte viva, fogo, caridade
E unção espiritual

Tu septiformis munere
Dexterae Dei tu digitus
Tu rite promissum Patris
Sermóne ditans guttura

Sois formado de sete dons
O dedo da direita de Deus
Solene promessa do Pai
Que inspira as palavras

Accende lumen sensibus
Infunde amórem córdibus
Infirma nostri corporis
Virtute firmans perpeti

Iluminai os sentidos
Infundi o amor nos corações
Fortalecei nossos corpos
Virtude firmai para sempre

Hostem repéllas longius
Pacemque dones protinus
Ductore sic te praevio
Vitemus omne noxium

Afastai o inimigo
Dai-nos a paz sem demora
E assim guiados por Vós
Evitaremos todo o mal

Per te sciámus da Patrem
Noscamus atque Filium
Teque utriúsque Spiritum
Credamus omni tempore

E revelai-nos o Filho
Para acreditar sempre em Vós, Espírito
Que de ambos procedeis

Amen

Fonte: https://www.letras.mus.br/catolicas/veni-creator-spiritus-latim/traducao.html

Abraço

3 comentários:

  1. O Esquecido Plano de um Estado judaico em Mato Grosso do Sul

    A ideia de retornar à “terra ancestral” ocupou as mentes dos judeus por séculos. O objetivo foi formalizado em 1897, ano em que a sala de concertos do Cassino Municipal de Basileia, na Suíça, sediou o Primeiro Congresso Sionista. O sionismo era um movimento que defendia a criação de um Estado hebreu completo e independente na Palestina, e cujo projeto acabou sendo imposto a outras iniciativas.
    (...)
    Em 1938, Joseph Otmar Hefter, publicou em Nova Iorque, o panfleto “Room for the Jews!”, que trazia um mapa com um manifesto e um descritivo de possíveis novos países judaicos. Hefter era um defensor da Nai Juda (Nova Judeia), um estado soberano e pleno.

    “Os judeus têm o direito de demandar:
    – INDEPENDÊNCIA em vez de tolerância
    – SOBERANIA em vez de direitos de minorias
    – AUTOCONFIANÇA em vez de proteção
    – DIGNIDADE em vez de compaixão”
    (...)
    https://www.osentinela.org/andre-marques/o-esquecido-plano-de-um-estado-judaico-em-mato-grosso-do-sul/

    ResponderExcluir
  2. ALBERT PIKE E O SEXO COM DEMÔNIOS - Parte 1 - Dr Pedroza
    https://www.youtube.com/watch?v=pktP8PvK-28

    ALBERT PIKE E O SEXO COM DEMÔNIOS - Parte 2 - Dr Pedroza
    https://www.youtube.com/watch?v=Q0GDF5ziIyc

    ALBERT PIKE E O SEXO COM DEMÔNIOS - Parte 3 - Dr Pedroza
    https://www.youtube.com/watch?v=slrc0TYwVx8

    ALBERT PIKE E O SEXO COM DEMÔNIOS - Parte 4 - Dr Pedroza
    https://www.youtube.com/watch?v=IQDDHEbYf_Q

    ResponderExcluir
  3. Maçonaria, Militares e Política no Brasil
    https://www.youtube.com/watch?v=AEBqRf_N5xQ

    Bibliografia sugerida pelo prof. Loryel:

    1) "Forças Armadas E A Política No Brasil" de José Murilo de Carvalho
    2) "A Formação Das Almas" de José Murilo de Carvalho
    3) "A Invenção do Exército Brasileiro" de Celso de Castro
    4) "Militares E Civis No Ocultação Dos Documentos da Ditadura" de Lucas Figueiredo
    -----------------------------------------
    Ex-maçom francês de Alto Grau: A doutrina maçônica é luciferina.

    Serge Abad-Gallardo fala sobre “os segredos proibidos da maçonaria”. Ele permaneceu 24 anos na maçonaria, chegando ao grau 12, o que faz dele uma testemunha privilegiada. Ingressou na Maçonaria (obediência Direito Humano, da França) em fevereiro de 1989, aos 35 anos. Mestre Maçom em 1991, tornou-se oficial da loja e mais tarde Venerável Mestre. Três anos depois de sua admissão, nos Altos Graus da Maçonaria, em 2013, renunciou a ela e retornou à fé católica. É autor de vários livros sobre a incompatibilidade de ser católico e maçom. Nesse vídeo eu trago extratos de entrevistas que ele deu a meios de comunicação espanhóis.
    https://www.youtube.com/watch?v=4AoWqYGc2-E
    -----------------------------------------
    Você sabe o que significa Palestina Livre?

    Palestina Livre! Muito antes desta expressão fazer parte das lutas de solidariedade ao povo palestino já era bradada pelos palestinos nas décadas que antecederam a invasão sionista que culminou na criação do Estado de Israel, sob resolução 181-ONU de 1947. Foi o hino na Guerra dos Seis Dias (1967), no massacre de Sabra e Chatila (1982), na Primeira Intifada (1987), na Segunda Intifada (2000) e em outras lutas de resistência, inclusive entoam na Marcha do Retorno, iniciada em 30 de março de 2018 marcando nossas sextas-feiras até o presente.
    (...)
    http://somostodospalestinos.blogspot.com/2019/12/voce-sabe-o-que-significa-palestina.html
    -----------------------------------------
    Comunismo e (é) Judaísmo

    O que se pretende sustentar, resumidamente a seguir, dificilmente costuma ser digerido com facilidade pelo senso comum. Essa tese polêmica é a de que o comunismo moderno nada mais é do que um subproduto do judaísmo. Seu caráter é intrinsecamente judaico, suas bases filosóficas provêm do judaísmo, sua ação política, propaganda e patrocínio, direta e indiretamente, igualmente, derivam incontestável e majoritariamente dos judeus.
    (...)
    https://judaismoemaconaria.blogspot.com/2005/07/comunismo-e-judasmo.html
    -----------------------------------------
    A maçonaria judaica é a segunda seita internacional mais antiga
    https://pt.metapedia.org/wiki/Ma%C3%A7onaria
    -----------------------------------------
    A relação entre judaísmo e comunismo

    Muito se fala hoje em dia, por parte de uma Direita Liberal-Conservadora, em uma defesa valores “cristãos” traduzidos como “judaico-cristãos”, sendo que esse último apresentasse como uma verdade moderna mas de teor artificial, uma vez que a ideia centra e original de “cristianismo” é totalmente apartada da ideia milenar de “judaísmo”. Assim, a maioria das pessoas tende a englobar o judaísmo-sionista internacional (político-religioso e ideológico) como parte da ideia central de um “conservadorismo” ocidental, uma espécie de defesa de valores.
    (...)
    https://www.osentinela.org/andre-marques/a-relacao-entre-judaismo-e-comunismo/

    ResponderExcluir

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.