domingo, 24 de novembro de 2019

Trans arte

A arte (?) ideológica contemporânea



A arte tradicional, na maior parte dos países, representa geralmente os quatro temas que constituem, segundo Heidegger, o “mundo” dos homens.

A divindade, os homens, a natureza, o ideal

Quando a arte representa a divindade: é o caso da arte grega clássica que tanto marcou a nossa. É o caso da arte da Idade Média, principalmente religiosa. A arte religiosa constitui a maioria das obras-primas apresentadas nos nossos museus de arte antiga. A arte que representa o Buda pertence também a essa categoria. O Islão recusa-se a representar deus mas os versos do Corão são representados de maneira decorativa.

Quando a arte representa os homens: é nomeadamente o caso da arte do retrato. O rosto humano é representado não somente nas telas mas também nos monumentos e sob a forma de esculturas. No cristianismo a representação de Deus e a representação dos homens convergem frequentemente, porque Deus encarna num homem, o Cristo. Mas o retrato pode também representar um rei, um guerreiro, um simples camponês, mulheres ou crianças.

A arte pode também representar a natureza, a terra que conduz os homens. É a arte paisagista. No século XIX a arte paisagista ganhou uma conotação patriótica. Mas a arte patriótica é mais antiga do que isso.

A arte representa, por fim, o ideal, os ideais da sociedade. Representamos nos nossos monumentos nacionais uma mulher que simboliza a justiça, a bravura ou a caridade. Algumas cenas podem representar batalhas, a caridade aos pobres, cenas realistas mas onde se encarna um ideal na ação.

Estas artes não são ideológicas, no sentido das ideologias modernas. Dizer que a arte cristã é ideológica seria abusivo.

Ideologias modernas e destruição das formas de arte da tradição

Mas as ideologias modernas destruíram, a pouco e pouco, as formas de arte saídas da tradição e que representavam o mundo dos homens, sobre a terra, sob o céu e perante a divindade. A arte do Gestell (sistema utilitarista que controla os homens ao seu serviço), para utilizar este conceito de Heidegger, destrói tudo aquilo que não se enquadra na sua lógica utilitária.

Deus deixa de ser representado porque passa a ser associado à superstição. A arte ideológica oficial elimina toda a forma de herança religiosa e de transcendência. Ela será por vezes blasfema (veja-se o “Piss Christ”, por exemplo), para chocar, porque o escândalo é mediático e isso vende.


O ideal passa a ser considerado como um utensílio da repressão, em conformidade com as ideias dos falsos profetas Marx e Freud. É por isso evacuado sem cerimônias. O homem deixa de ser representado porque são as massas que passam a ser louvadas, e as particularidades do indivíduo, da sua classe, da sua profissão, da sua raça, passam a ser coisas irritantes que é preciso fazer esquecer para que os homens se tornem perfeitamente permutáveis no processo econômico e social. A paisagem, a natureza, desaparecem porque representam elementos de enraizamento do homem na sua terra.

A arte contemporânea: inumana, abstrata e desencarnada

A arte contemporânea, que se tornou a arte oficial obrigatória (vejam-se as paredes dos ministérios, das câmaras e dos edifícios oficiais) obedece a estes imperativos ideológicos. Já não deve representar o mundo tradicional.

Rompe deliberadamente com a herança religiosa e humanista da nossa civilização. É uma arte de ruptura revolucionária.

É abstrata e desencarnada porque rejeita toda a forma de enraizamento. Não encarna nenhum ideal, em nome de um subjetivismo total. A sua tendência dominante é representar, se é que ainda representa alguma coisa, o mundo quotidiano naquilo que tem de mais insignificante, utilitário ou prosaico. Frequentemente, quer-se chocante, porque ao chocar, atrai a atenção dos Media e dos financiamentos oligárquicos.

Esta arte é inumana no sentido próprio do termo, já que nunca representa a figura humana, e se a representa, é para a desfigurar o mais possível: como escreveu Salvador Dali, “um homem normal não tem vontade de sair com as meninas de Avinhão de Picasso” (ver o seu livro “Les cocus du vieil art moderne”).

A arte moderna: uma arte autoritária que interdita toda a forma de crítica

Por fim, esta arte inumana ou desumana é de natureza profundamente autoritária, como é, na essência, toda a ideologia. Esta arte estende-se para todo o lado. Interdita toda a forma de crítica, que é menosprezada, senão mesmo diabolizada com violência. O bom conformista não ousará nunca assumir que não gosta de uma celebrada obra dita contemporânea. Esta arte autoritária é irresponsável porque não responde ao pedido de um rei, de um burguês ou de um príncipe da Igreja, como antigamente. Ela responde à procura de uma burocracia anónima: Façam um fresco para as entradas dos nossos escritórios. Ademais, esta arte contemporânea é tão sustentada pelos poderes públicos como pelas pessoas privadas. É frequentemente financiada pelo imposto, isto é, pela força, o que acentua ainda mais o seu carácter autoritário.

Arte desenraizada, ideológica, inumana e autoritária, é objeto de uma propaganda mediática constante. Reflete o inchamento do ego do artista, que pensa substituir-se ao Deus criador, favorece as especulações financeiras e é o dinheiro, frequentemente, o seu único imperativo categórico; é desenraizada, como a ideologia, porque quer ter uma vocação universal. Esta arte ideológica dificilmente tem a preferência do povo, supostamente inculto, mas é venerada pela oligarquia dominante.

A arte contemporânea versus a arte tradicional humanista e enraizada

A ideologia da arte oficial emprega o seu dinamismo em torno a quatro pólos:

O dinheiro
O ego
Os Media
Abstração (negação das raízes)

A arte tradicional, que sobrevive nomeadamente na Rússia (São Petersburgo tem hoje em dia a maior escola de arte figurativa) e nalguns meios dissidentes no Ocidente, pode ser representada pelo esquema seguinte:

Ideal (o Bem, o Belo)
Divindade
Os homens
Natureza

A arte tradicional é humanista e enraizada, tem na maior parte do tempo uma dimensão espiritual ou idealista a fim de direcionar o homem para o alto. A arte ideológica, dita contemporânea, e que parece ter o seu centro em Nova Iorque, despreza Deus e os homens para estabelecer o ego e o dinheiro, os seus fetiches, como motores do seu dispositivo autoritário. Esta arte ideológica, frequentemente financiada pela força (o imposto) não é nem humanista nem democrática, contrariamente ao discurso dos seus promotores: estamos, sim, perante uma arte ideológica oficial.
(Yvan Blot, L'art (?) Idéologique Contemporain : Inhumain, Désincarné et Abstrait)

https://ofogodavontade.wordpress.com

Fonte: http://speminaliumnunquam.blogspot.com/2019/10/a-arte-ideologica-contemporanea.html

Veja também "Arte decadente não engrandece":
https://desatracado.blogspot.com/2013/11/arte-decadente-nao-engrandece.html

"Protestos contra a arte degenerada":
https://desatracado.blogspot.com/2013/11/protestos-contra-arte-degenerada.html

Abraços

9 comentários:

  1. “Alma do Brasil”, longa-metragem/mudo, 53 min., ano: 1932

    O Filme “Alma do Brasil”, é considerado o primeiro filme realizado no Estado de Mato Grosso uno: Em 11 de outubro de 1977, foi dividido o território, transformando-se em dois Estados da Federação do Brasil: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

    Versão original, silencioso:
    https://www.youtube.com/watch?v=Njj1UfLpXyM

    O mesmo filme, legendado e sonorizado:
    https://www.youtube.com/watch?v=0iNHfRwoMl4

    ResponderExcluir
  2. Sem Novidade no Front (All Quiet on the Western Front)
    1930 ‧ Drama/Ação ‧ 2h 32m

    "All Quiet on the Western Front" foi amplamente elogiado nos Estados Unidos. Considerado um relato realista e angustiante da guerra na Primeira Guerra Mundial , ele fez a primeira lista dos 100 anos ... 100 filmes do American Film Institute em 1998. Uma década depois, depois que a mesma organização entrevistou mais de 1.500 trabalhadores da comunidade criativa, All Quiet on the Western Front foi classificado como o sétimo melhor filme épico americano. Em 1990, o filme foi selecionado e preservado pelo Registro Nacional de Filmes da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.como sendo considerado "cultural, historicamente ou esteticamente significativo". O filme foi o primeiro a ganhar o Oscar de Melhor Produção e Melhor Diretor .

    Um grupo de estudantes alemães é convencido por um professor excessivamente nacionalista a se alistar no Exército durante a Primeira Guerra Mundial. Ao testemunharem morte e mutilações, o heroísmo dá lugar aos horrores e às tragédias da guerra.
    https://en.wikipedia.org/wiki/All_Quiet_on_the_Western_Front_(1930_film)
    https://www.youtube.com/watch?v=dY5GJ4jWT5g

    https://vimeo.com/265987557

    https://www.youtube.com/watch?v=sTKCg-ufHuM

    ResponderExcluir
  3. 1) Luc Forsyth, cineasta e fotógrafo, conta a história de como o reflorestamento está acontecendo em partes do Canadá através do incansável trabalho duro de jovens plantadores de árvores.
    (...)
    https://www.nationalgeographic.com/news/2018/06/reforesting-canada-forests-youth-photography/ ... interessante. Os caras conseguem ganhar mais de 300 mil reais em 4 meses plantando árvores.

    2) Do deserto à floresta: a transformação verde de Xining

    Após duas décadas de esforços no plantio de árvores e no tratamento da água, a capital da província de Qinghai é um exemplo brilhante do desenvolvimento verde da China.
    (...)
    http://english.scio.gov.cn/in-depth/2018-08/08/content_58239072.htm ... por isso Bozuíno manda queimar a Amazônia: preservar é coisa de comunista, taokey?

    3) As florestas da Islândia | Floresta de uma terra sem árvores.

    Há mil anos, após o recente assentamento de noruegueses na Islândia, aproximadamente 40% da zona rural estava florestada. Hoje, a ilha é mais conhecida por sua paisagem incrivelmente bonita e sem árvores. O que deu tão errado nos 1000 anos que se seguiram?
    (...)
    https://guidetoiceland.is/nature-info/the-forests-of-iceland ... veja como os vikings devastaram aquelas florestas e agora estão revertendo essa situação.

    Ao invés de só ficarem xingando detrás de um computador a Greta Thumberg, os ambientalistas e protetores da fauna e flora em geral, caluniar Maduro, fantasiar desculpas pela própria e grosseira incompetência, acusar inocentes incessatemente, até prendendo sem provas!; seriam de maior utilidade, melhor dizendo, seriam de alguma utilidade, imitar os exemplos acima.

    Farsa ou não, essa conversa de Aquecimento Global têm dado belos exemplos de atitude, civilidade e responsabilidade por parte dos crédulos. Virtudes pouco vistas ou complemente ausentes nos incrédulos, taokey?

    ResponderExcluir
  4. BOLSONARO, PAULO GUEDES E A BOLHA DA BOVESPA PRESTES A EXPLODIR
    https://www.youtube.com/watch?v=ES6IPIfBdr0

    1 - A esposa do deputado Eduardo Bolsonaro diz passar perrengue, com salário de R$33.000,00 (fora a verba de R$ 40 mil, a mais, todo mês) do marido. É brincadeira?!?! E saber que a metade dos brasileiros (100 milhões de pessoas) sobrevivem com menos de R$400,00 (menos de 100 dólares) por mês.
    2 - O senador Flávio Bolsonaro votou para aumentar fundão eleitoral. O dobro! Mau exemplo!
    3 - A reforma da Previdência como a reforma Trabalhista de 2017, até agora, não trouxeram investimentos no setor produtivo e os empregos gerados estão bem abaixo do esperado quando não demite pra depois recontratar com salário menor.
    4 - Os preços estão subindo. E não é apenas da carne, mas também do gás, energia, combustível, água, entre muitos outros itens.
    5 - O banqueiro Paulo Guedes, quer congelar o salário mínimo por pelo menos 2 anos e está diminuindo cada vez mais os investimentos na Saúde, Educação e Infraestrutura no Brasil.
    6 - O dólar nunca esteve tão alto. E a inflação somente está controlada, porque o povo brasileiro não está consumindo como deveria (sem dinheiro).
    7 - O atual governo criou uma forma para TAXAR OS DESEMPREGADOS. É um absurdo! Vamos ver quando terá a brilhante ideia de cobrar IPTU de morador de rua.
    8 - Com o governo exportando em excesso a carne brasileira para os chineses, diminuiu a oferta de carne aqui no Brasil. Consequência: aumento dos preços da carne para consumo interno. O povo brasileiro sendo sacrificado para favorecer os comunistas da China. O governo anti-comunista está realmente preocupado com o povo (O POVO CHINÊS!). Pois com o povo brasileiro é só FERRO!
    9 - Etc, etc e etc ... Acorda, GADO alienado!!

    ResponderExcluir
  5. Luís II da Baviera

    Luís II (Munique, 25 de agosto de 1845 – Lago de Starnberg, 13 de junho de 1886), apelidado de "Rei Cisne" ou "Rei de Conto de Fadas", foi o Rei da Baviera de 1864 até ser deposto três dias antes de sua morte. Era o filho mais velho do rei Maximiliano II e sua esposa, a princesa Maria da Prússia.

    Ele ascendeu ao trono aos dezoito anos de idade. Dois anos depois a Baviera foi subjugada pela Prússia e posteriormente absorvida dentro do Império Alemão. Luís permaneceu como rei, porém praticamente ignorou tais assuntos de estado e concentrou-se em projetos artísticos e arquitetônicos. Ele encomendou a construção de dois palácios luxuosos e o Castelo de Neuschwanstein, sendo um grande patrono do compositor Richard Wagner.

    Luís gastou todas as rendas reais nesses projetos, realizando grandes empréstimos e ignorando todas as tentativas de seus ministros para impedi-lo. Isso depois foi usado contra ele para declará-lo insano, uma acusação que desde então foi refutada.

    Luís é geralmente bem considerado e até reverenciado na Baviera atualmente. Seu legado artístico e arquitetural inclui muitos dos principais pontos turísticos da região.
    (...)
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_II_da_Baviera

    "Ludwig II - Esplendor e Miséria de um Rei" - 1955 (Legendado em Português)
    https://www.youtube.com/watch?v=2Y1WrNdlhPg

    Filme de 1955 sobre Ludwig II da Baviera, o "Rei Cisne". Foi dirigo por Helmut Käutner.

    Para quem tiver interesse, vale conferir a versão mais robusta e esteticamente arrojada de Luchino Visconti, que data de 1972.

    Obs.: Baviera também conhecida como Bavária.

    "Ludwig II" - 2012 (Legendado em Castelhano)
    https://www.youtube.com/watch?v=HVAmkvLrthQ

    ResponderExcluir
  6. 1 - POLÍCIA NACIONAL DE ISRAEL ABRE ESCRITÓRIO EM SP
    Para o Cônsul Geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi, a novidade ressalta a importância do Estado de São Paulo e do Brasil para a política externa israelense. "A abertura do escritório acontece em um momento de estreitamento no relacionamento entre o Brasil e o Estado de Israel e visa desenvolver ainda mais a cooperação entre os nossos países", diz.
    https://embassies.gov.il/sao-paulo/NewsAndEvents/Pages/POLICIA-NACIONAL-DE-ISRAEL-ABRE-ESCRITORIO-EM-SAO-PAULO.aspx

    2 - Bolsonaro diz que relação com Israel veio 'para ficar'
    Ao citar a criação do escritório brasileiro em Jerusalém, o presidente do Brasil comparou a relação entre os países com um 'NOIVADO'. Fala foi feita durante o encontro com empresários israelenses nesta terça-feira em Jerusalém. Mais cedo, Bolsonaro VISITOU o Museu do Holocausto e disse que 'quem esquece seu passado está condenado a não ter futuro'.
    https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/254561/bolsonaro-diz-que-relacao-com-israel-veio-para-fic.htm

    3 - Em carta de desculpas a israelenses, Bolsonaro afirma que querem afastá-lo 'dos amigos judeus'.
    https://oglobo.globo.com/mundo/em-carta-de-desculpas-israelenses-bolsonaro-afirma-que-querem-afasta-lo-dos-amigos-judeus-23598703

    4 - Militares (sipaios e maçons) permitem passivamente a paralisação de projetos estratégicos de defesa.
    A Força Aérea "Brasileira" (FAB) anunciou, dia 15 de abril, que o desenvolvimento do projeto do Míssil Antirradiação MAR-1, foi suspenso. O MAR-1 é um míssil sofisticado ar-superfície, capaz de captar sinais de radiação de radares e atacar estes aparelhos de defesa aérea. Pouquíssimos países no mundo dominam essa tecnologia. Mectron, empresa encarregada do desenvolvimento, foi vendida para a israelense Elbit.
    https://www.brasil247.com/blog/militares-permitem-passivamente-a-paralisacao-de-projetos-estrategicos-de-defesa

    5 - Bolsonaro recebe prêmio ‘amigo de Sion’ em Israel
    https://renovamidia.com.br/bolsonaro-recebe-premio-amigo-de-sion-em-israel/

    6 - Bolsonaro, o novo amigo de Israel
    https://brasil.elpais.com/brasil/2018/11/02/politica/1541168533_709759.html

    7 - Do ponto de vista prático, 'devoção' de Bolsonaro a Trump 'não resultou em nada'
    https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/283999/do-ponto-de-vista-pratico-devocao-de-bolsonaro-tru.htm

    8 - Bolsonaro diz que é praticamente impossível saber de tudo e governar ao mesmo tempo
    https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/283472/bolsonaro-diz-que-e-praticamente-impossivel-saber-.htm

    ResponderExcluir
  7. A malandra judia quer enganar as pessoas distorcendo a situação no Oriente Médio:

    https://twitter.com/Tatiweigert/status/1204425589354045442

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe o que significa Palestina Livre?

      Palestina Livre! Muito antes desta expressão fazer parte das lutas de solidariedade ao povo palestino já era bradada pelos palestinos nas décadas que antecederam a invasão sionista que culminou na criação do Estado de Israel, sob resolução 181-ONU de 1947. Foi o hino na Guerra dos Seis Dias (1967), no massacre de Sabra e Chatila (1982), na Primeira Intifada (1987), na Segunda Intifada (2000) e em outras lutas de resistência, inclusive entoam na Marcha do Retorno, iniciada em 30 de março de 2018 marcando nossas sextas-feiras até o presente.
      (...)
      http://somostodospalestinos.blogspot.com/2019/12/voce-sabe-o-que-significa-palestina.html
      -----------------------------------------
      Comunismo e (é) Judaísmo

      O que se pretende sustentar, resumidamente a seguir, dificilmente costuma ser digerido com facilidade pelo senso comum. Essa tese polêmica é a de que o comunismo moderno nada mais é do que um subproduto do judaísmo. Seu caráter é intrinsecamente judaico, suas bases filosóficas provêm do judaísmo, sua ação política, propaganda e patrocínio, direta e indiretamente, igualmente, derivam incontestável e majoritariamente dos judeus.
      (...)
      https://judaismoemaconaria.blogspot.com/2005/07/comunismo-e-judasmo.html
      -----------------------------------------
      A maçonaria judaica é a segunda seita internacional mais antiga
      https://pt.metapedia.org/wiki/Ma%C3%A7onaria
      -----------------------------------------
      A relação entre judaísmo e comunismo

      Muito se fala hoje em dia, por parte de uma Direita Liberal-Conservadora, em uma defesa valores “cristãos” traduzidos como “judaico-cristãos”, sendo que esse último apresentasse como uma verdade moderna mas de teor artificial, uma vez que a ideia centra e original de “cristianismo” é totalmente apartada da ideia milenar de “judaísmo”. Assim, a maioria das pessoas tende a englobar o judaísmo-sionista internacional (político-religioso e ideológico) como parte da ideia central de um “conservadorismo” ocidental, uma espécie de defesa de valores.
      (...)
      https://www.osentinela.org/andre-marques/a-relacao-entre-judaismo-e-comunismo/

      Excluir
  8. Maçonaria, Militares e Política no Brasil
    https://www.youtube.com/watch?v=AEBqRf_N5xQ

    Bibliografia sugerida pelo prof. Loryel:

    1) "Forças Armadas E A Política No Brasil" de José Murilo de Carvalho
    2) "A Formação Das Almas" de José Murilo de Carvalho
    3) "A Invenção do Exército Brasileiro" de Celso de Castro
    4) "Militares E Civis No Ocultação Dos Documentos da Ditadura" de Lucas Figueiredo

    ResponderExcluir

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.