terça-feira, 11 de setembro de 2018

Economia não é ciência, é charlatanismo

A falácia da economia ocidental; Escravidão disfarçada
por Ghassan Kadi para The Saker Blog

A economia não é uma ciência. A economia não pode ser expressa em termos matemáticos meramente reprodutíveis e previsíveis, como no caso da física.

federal-reserve

Física e matemática são assuntos e manifestações do Direito Universal (Logos em grego), enquanto a economia é um sistema feito pelo homem que é baseado na ganância e no medo. O pai da economia, Adam Smith, em seu famoso livro “A riqueza das nações”, tentou estabelecer “leis” econômicas. Essas “leis” ainda são aceitáveis ​​250 anos depois, mas essas “leis” não são mais do que indicações que apontam para probabilidades, e não para a previsibilidade precisa que as leis físicas fornecem.

A economia é feita para parecer um campo de conhecimento muito complexo que apenas economistas experientes podem ousar tentar entender. O que faz com que pareça assustadoramente difícil, especialmente por aqueles que nunca a estudaram, é que não apenas suas chamadas "leis" são elásticas e imprevisíveis, mas também por causa da imprecisão e da mística que a cercam. Onde a imprecisão e o dinheiro convergem, entre indivíduos e nações que são gananciosos e poderosos o suficiente para capitalizar os tons de cinza a seu favor. Até agora, eles foram capazes de cometer o pior tipo de roubo que excede de longe qualquer roubo corporativo já exposto, muito menos possível.

Em poucas palavras, a economia mundial baseia-se em manter os países ricos ricos e pobres pobres. Isso é um fato, mas não há uma lei da economia que explique isso e/ou admita, porque as chamadas “leis” da economia foram calculadas pelas nações ricas ("nações ricas" é muita gente, suas populações também são escravas dessa situação. Generalizações assim não ajudam e acusam falsamente.). E mesmo que a economia reconheça tais desigualdades, dado que suas “leis” têm uma total falta de moralidade, tal especulação seria considerada um negócio inteligente e um marketing de sucesso.

Dizem-nos que o valor da moeda de qualquer país é um reflexo da sua riqueza. A riqueza é, ou pelo menos costumava ser, descrita em termos de recursos do país, base industrial e exportações. Quando os países historicamente poderosos tinham poucos recursos para gerar mais riqueza, eles desenvolveram suas indústrias manufatureiras e se aventuraram no exterior, capturaram colônias, roubaram seus recursos e os transformaram em matéria-prima que suas indústrias poderiam usar para gerar exportação e riqueza.

No entanto, agora, muitos desses mesmos ex-colonizadores têm pouco ou nenhum recurso sobrando, pouca ou nenhuma base manufatureira sobrando, poucas exportações, mas continuam a ser consideradas ricos e suas moedas ainda estão em alta. Eles têm alto “Produto Interno Bruto” (PIB) e alto “rendimento per capito”. Isso está em total contradição com as “leis” da economia que definem o que torna as nações ricas ricas.

Por outro lado, há muitas nações que são ricas em recursos e têm uma base manufatureira muito forte e altas exportações, mas ainda assim são consideradas pobres. Isso também está em total contradição com as “leis” da economia que definem o que torna os países pobres pobres.

Não é segredo que gigantes industriais como a Nike pagam US $ 2 a 3 para produzir um par de sapatos e depois vendem por US $ 100. O contexto de trabalho escravo virtual é bem conhecido. O que raramente é falado, no entanto, é a decisão das nações ocidentais de manter baixas as moedas dos países pobres em uma tentativa deliberada de mantê-las pobres e garantir que elas possam ser usadas como fabricantes baratos para alimentar sua própria ganância e continue parecendo ricos.

A globalização (outro nome para dominação mundial) entra em cena para dar longevidade e sustentabilidade a essa desigualdade e, claro, favorecer as nações ricas e manter seu status quo. Um dólar americano poderia valer 20.000 dongs vietnamitas e o que compra um serviço padrão, digamos, um corte de cabelo no Vietnã não seria suficiente para comprar um corte de cabelo nos EUA, já que os valores da moeda são tão diferentes, mas a globalização não permite nações mais pobres para basear suas economias em seus próprios padrões de renda.

Um trabalhador no Vietnã ou na Indonésia recebe a taxa horária ditada pela economia de seu país, mas o poder de compra de seu dong e/ou rúpia é ditado pelo valor simbólico que as nações ricas decidem dar a essas moedas. Isso é “justificado” por dar muitas formas e nomes que refletem de forma fraudulenta a honestidade e a transparência; nomes que também sustentam um sistema de empreendedores gratificantes. Eles usam termos como “economia livre”, “livre comércio”, “mercado aberto”, “competitividade” e “leis” como “oferta e demanda”, tudo de maneira a revestir com açúcar essas discrepâncias desumanas com um véu de legalidade e justiça.

Enquanto o termo econômico relativamente novo “Paridade de Poder de Compra” (PPP) considera as discrepâncias nos custos locais e produtividades baseados em parâmetros locais e domésticos em vez de parâmetros internacionais, em termos reais, não coloca comida nas mesas das nações pobres e não alimente barrigas vazias. Em termos reais, não é nada menos do que uma poção do tipo “sentir-se bem” e não se reflete no padrão de vida das nações pobres e no status e poder econômico internacional.

Mas quando o trabalhador de uma nação com uma baixa taxa de câmbio vai comprar mercadorias básicas, incluindo alimentos, a globalização implica que ele teria de pagar o preço internacional do arroz, trigo, açúcar, combustível e medicamentos. Mesmo que algumas dessas commodities sejam produzidas localmente, os preços internacionais se aplicam, a menos que sejam subsidiados pelo próprio governo.

Por um lado, o teto de renda do trabalhador é reduzido pelo valor internacional percebido de sua moeda nacional e, por outro lado, o poder de compra de sua renda é ditado por termos globais.

O sistema da economia mundial paga em dongs e rupiah e encargos em dólares dos EUA.

O PIB e as “Rendas per capita” das nações não se baseiam mais na riqueza real e nas produtividades das nações, mas em números arbitrários que as nações poderosas (dos que controlam essas nações) implementam deliberadamente, supervalorizando sua própria produtividade e subvalorizando as produtividades das nações mais pobres.

E em uma atmosfera de diminuição da produção industrial ocidental, como as nações ricas conseguem gerar PIB alto, pode-se perguntar? Bem, eles recorrem a muitos truques, incluindo “reciclagem” de importações baratas. Por exemplo, um empresário belga pode importar camisetas da China a US $ 1 cada e revendê-las por US $ 20 cada. O produto de seu faturamento de vendas é contabilizado no PIB da Bélgica, quando, na verdade, a produtividade real foi importada.

Mais uma vez, as nações ricas se escondem atrás da fachada da economia para justificar tais discrepâncias. Eles também usam termos como “economia desenvolvida” para esconder o crime de permitir-se termos de referência que tenham “explicações” na “ciência” da economia. Assim, eles se dão mais elevados padrões econômicos sobre as nações que estão condenadas a ter tags "em desenvolvimento" ou "subdesenvolvidas". Se esses termos são reduzidos ao âmago, tudo o que eles implicam é uma nova forma de colonialismo, escravidão e desigualdade que valoriza produtos e serviços não em seu verdadeiro valor, mas em quem os fornece a quem. Tal terminologia, além disso, faz parecer que é devido à sua própria culpa e má gestão econômica que os países "subdesenvolvidos" e "em desenvolvimento" estão na situação difícil que eles são, e que o ônus está neles para desenvolver suas economias.

Mas isto não é tudo. Os preços internacionais de commodities, como açúcar e arroz, estão sujeitos à concorrência internacional, mas o preço do combustível não é.

O combustível que impulsiona todos os motores da produtividade tem um preço que em geral é fixo e ditado pelos países produtores de petróleo e por cartéis gananciosos como a OPEP. Durante décadas, a OPEP tinha um monopólio virtual e uma licença para fixar o preço do produto mais importante do mundo, até que os produtores não-OPEP entraram em cena. Mas dizer que os atuais preços dos combustíveis são justos e eqüitativos estaria muito longe.

As nações ricas do Ocidente seguem os princípios da “economia livre”, “mercado aberto”, “livre comércio” e “competição”, mas o mesmo Ocidente que não permite o monopólio e a fixação de preços é aquele que endossa e alimentos provenientes de fixação de preços de produtos petrolíferos. Internamente, os altos preços dos combustíveis acarretam altos impostos e altas receitas para os governos ocidentais, o que, obviamente, prejudica mais o setor pobre das comunidades ocidentais. E internacionalmente, os altos preços dos combustíveis significam que os países pobres continuam pobres.

Se o mundo inteiro tivesse um sistema econômico unificado e equitativo e o termo “economia global” fosse uma realidade positiva e construtiva, uma visita ao dentista ou ao barbeiro deveria custar o mesmo em todo o mundo. A realidade determina o contrário. O que a realidade exige é que quando um barbeiro que cobra 50c por um corte de cabelo em Mumbai vá ao posto de gasolina ou à farmácia, por exemplo, sem subsídio do governo, ele provavelmente pagará o que um nova-iorquino paga em dólares americanos.

E se houvesse uma cara para a brutalidade econômica mundial que o mundo está sofrendo, tem que ser o dólar americano. Alguns podem argumentar que são os bancos, os Rothschilds, e enquanto isso é verdade, o veículo de extorsão e roubo é o dólar americano (essa moeda é mercadoria privada do FED controlado pelos Rothschilds entre outros do mesmo naipe). Quando um motorista de táxi na Índia vai encher seu tanque, ele está inadvertidamente tendo uma transação em dólares americanos, e não diretamente com os Rothschilds.

É bastante irônico que o dólar americano continue a ter influência em uma época em que a América tem enormes problemas econômicos. No entanto, com todas as dívidas incapacitantes, declaradas e não declaradas, uma dívida que alguns especialistas estimam exceder os 150 trilhões de dólares, enquanto o "Green Back" para a moeda de reserva preferida, os Estados Unidos continuarão capazes de "militarizar" sua moeda (o dólar é moeda de corso). Ao fazer isso, no entanto, e ao impor sanções a outras nações, a América está, inadvertidamente, acelerando o processo de seu próprio fim econômico. Com o comércio e outras organizações, como o BRICS, a SCO, a “Regional Economic Partnership” (RCEP), muitas nações estão procurando maneiras de se libertar da dependência do dólar americano. Até a UE está sentindo o peso do calor e procurando alternativas.

Na ausência de uma alternativa globalmente aceita, China, Rússia e Índia estão literalmente escavando ouro e acumulando toneladas, centenas de toneladas, milhares de toneladas. Ninguém realmente sabe quanto ouro físico se adquiriu. O que está claro é que todas as três nações estão tentando encontrar maneiras de proteger suas economias. E dada a estatura econômica da China que atualmente substitui a da América com base nas PPPs, o Renminbi (Yuan) não está longe de substituir o Green Back como a moeda de reserva preferida do mundo, mas os chineses não estão se arriscando, e estão acumulando ouro.

Ao fazer isso, a China, a Rússia, a Índia e muitas outras nações estão vendendo seus títulos do Tesouro dos EUA e substituindo-os por ouro, ouro físico. Enquanto isso, os EUA estão sustentando sua economia falida imprimindo dinheiro.

O atual sistema da economia mundial está fadado a implodir e colapsar. Crises financeiras recentes são uma indicação clara. Tudo o que é construído sobre leis injustas está fadado a levar à sua própria destruição. Não obstante as conquistas da civilização européia e a industrialização que a acompanha, a cobiça está cobrando seu preço e as corporações gigantescas estão minando os mesmos fundamentos da economia sobre os quais elas construíram seus impérios da antiga riqueza colonial. A fachada atual da riqueza substituta não pode durar.

Muitos analistas prevêem que o fim econômico da América (certo é dizer do FED) é uma questão de tempo e prevêem que isso acontecerá gradualmente. Eu não professo ser um economista, mas não é preciso um ato de gênio para acreditar que é possível, apenas possível, que o castelo de cartas que está terminalmente infestado de cupins, simplesmente caia e quebre quando suas fundações não podem mais seguir.

    The 1913 Federal Reserve Act Was a US Legislation That Created the Current  Federal Reserve System the Federal Reserve Act Intended to Establish a Form  of Economic Stability in the United States

Em mais de uma maneira, essa situação me lembra um cenário diferente, mas ainda assim semelhante. A antiga presença das forças israelenses no Líbano era insustentável. Algo tinha que acontecer. Então, numa manhã, no dia 25 de maio de 2000 a ser exato, as pessoas libaneses em territórios ocupados por Israel acordou e perceberam que todas as forças israelenses se retiraram durante a noite. Eu prevejo uma repetição deste cenário quando se trata da economia americana. Chegará a hora em que a América não poderá mais imprimir mais dinheiro. Chegará o momento em que outras nações do mundo abandonarão o dólar (pseudo) americano. E quando tais eventos acontecem, assim como a puberdade, eles não acontecem gradualmente.

O mundo foi condicionado a ver a versão atual da economia como ciência, como uma marca fixa que explica e prevê transações financeiras e seu destino. Além disso, o mundo foi condicionado a acreditar que as "leis" da economia são verificações da realidade, tanto pragmáticas quanto justas, e os perdedores só têm de se culpar e se esforçar mais, porque, se o fizerem, podem estar lá com os vencedores.

Esta é uma promessa tola, que é semelhante a culpar as vítimas do crime pela sua infelicidade.

O futuro do que agora percebemos como economia está destinado a seguir o caminho dos sistemas que o precederam, e talvez, esperançosamente, com o tempo, a humanidade olhe para trás com espanto e descrença que tal sistema draconiano foi adotado pela humanidade e aceito como um luz guia que mede seu desempenho de produtividade.

Fonte: http://noticia-final.blogspot.com/2018/09/a-falacia-da-economia-ocidental.html

Abraços

8 comentários:

  1. Muito obrigado por compartilhar camarada, utilidade pública isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
      George Orwell

      Compartilhe. Obrigado.

      Excluir
  2. Artigo muito esclarecedor!
    Some isso com o crescimento das criptomoedas, os bancos estão fadados a extinção.

    Pete

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tenho acompanhado seu blog faz alguns anos, gostaria de me subscrever para receber notificações sobre novas postagens e gostaria que você falasse sobre a relação entre Hitler e os Ustashe, grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, e realmente, esse período é rico em Histórias e estórias. Vamos ver o que podemos encontrar sobre esse movimento patriota de resistência ao siono-comunismo.

      Abraço

      Excluir
  4. Caro Cobalto , a economia moderna é uma “ciência “ puramente kosher. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.youtube.com/watch?v=lTK0mz_VtZo

      https://www.youtube.com/watch?v=QEJP1wB0Puo

      Abraço

      Excluir

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.