sábado, 27 de maio de 2017

Modos medievais

Limpo como na Idade Média, época que cultuou a higiene

A higiene não é uma descoberta dos tempos modernos, mas “uma arte que o século de Luiz XIV menosprezou e que a Idade Média cultuou com amor”, escreveu a historiadora Monique Closson, autora de numerosos livros sobre a criança, a mulher e a saúde no período medieval.

No estudo de referência “Limpo como na Idade Media”, a historiadora mostra com luxo de fontes que desde o século XII são incontáveis os documentos como tratados de medicina, ervolários, romances, fábulas, inventários, contabilidades, que nos mostram a paixão dos medievais pela higiene. Higiene pessoal, da cozinha, dos talheres, etc.


Um dos mitos em andamento perpetuados sobre a Idade Média européia e a Renascença é que eram períodos fétidos de mau cheiro na história em que nem os Reis nem os camponeses se banhavam - isso é um equívoco. Não só os europeus medievais lavar-se, mas banhos era até mesmo uma atividade recreativa em alguns ambientes. Mesmo na França!
Fonte: http://mindhost.tumblr.com/post/127233826512/bathing-in-the-middle-ages

As iluminuras dos manuscritos são documentos insubstituíveis onde os gestos refletem o “clima psicológico ou moral da época”.

O zelo pela higiene veio abaixo no século XVI, com a Renascença e o protestantismo.

Milhares de manuscritos, diz Closson, ilustram o costume medieval.

Bartolomeu o inglês, Vicente de Beauvais, Aldobrandino de Siena, no século XIII, com seus tratados de medicina e de educação “instalaram uma verdadeira obsessão pela limpeza das crianças”.

Eles descrevem todos os pormenores do banho do bebê: três vezes ao dia, as horas, temperatura da água, perto da lareira para não pegar resfriado, etc..

As famosas Chroniques de Froissart, em 1382, descrevem a bacia no mobiliário do conde de Flandes, de ouro e prata. As dos burgueses eram de metais menos nobres e as camponesas em madeira.

Resultado de imagem para Bath in the middle ages
Estas estruturas, que se assemelhavam em parte aos banhos romanos, eram equipadas com tanques cheios de água aquecida com fogo de lenha e "palco", salas semelhantes às nossas próprias saunas; os banhos públicos medievais, ao contrário dos antigos banhos romanos, não eram considerados como lugares de encontro e reunião onde se pode conversar e socializar com outros, mas apenas como um objetivo quase obrigado a ser mais limpo e saudável, visto que seu uso também deve servir, era esperado, para afastar a doença. Os banheiros na Idade Média tinham de fato também uma função curativa e muitos médicos os prescreveram a todos aqueles pacientes que, na sua opinião, precisavam de terapias baseadas no calor e na umidade. Na gravura, sanitários públicos na Borgonha medieval, centro da França. Homens e mulheres são lavados juntos, os mais ricos comem enquanto se banham.
Fonte: http://www.pilloledistoria.it/3279/medioevo/i-bagni-pubblici-nel-medioevo-luoghi-pulizia-incontri-proibiti?lang=en

A Idade Média atribuía valor curativo ao banho, como ensinava Bartolomeu o Inglês no Livro sobre as propriedades das coisas.

Na idade adulta os banhos eram quotidianos. Os centros urbanos tinham banhos públicos quentes copiados da antiguidade romana. Mas era mais fácil tomar banho quente todo dia em casa.

Na época carolíngia os palácios rivalizavam em salas de banho com os monastérios, que muitas vezes tinham ambulatórios para doentes e funcionavam como hospitais.

Em Paris, em 1292, havia 27 banhos públicos inscritos. São Luis IX os regulamentou em 1268.

Nos séculos XIV e XV, os banhos públicos tiveram um verdadeiro apogeu. Bruxelas, Bruges, Baden, Dijon, Digne, Rouen, Strasbourgo, Chartres ... grandes ou pequenas as cidades os acolhiam em quantidade.

Eram vigiados moral e praticamente pelo clero que cuidava da saúde pública. Os hospitais mantidos pelas ordens religiosas, eram exímios e davam o tom na matéria.

Public Bathhouse
Em seu livro "Clean: A History of Personal Hygiene and Purity" Virginia Smith explica: "No século XV, banhos festivos em muitos balneários da cidade parece ter sido tão comuns como sair para um restaurante tornou-se quatro séculos mais tarde. As gravuras de banho alemãs do século XV costumam caracterizar a casa de banhos da cidade, com uma longa fila de casais banhando-se nus com uma refeição em banheiras, muitas vezes várias para uma mesma banheira, com outros casais vistos sorrindo em camas no meio da distância."
Fonte: http://www.medievalists.net/2013/04/did-people-in-the-middle-ages-take-baths/

Regulamentos, preços, condições, etc., tudo isso ficou registrado em abundantes documentos, diz Closson.

Dentifrícios, desodorantes, xampus, sabonetes, etc., tirados de essências naturais, são elencados nos tratados conhecidos como ervolários feitos nas abadias.

Historiadores como J. Garnier descreveram com luxo de detalhes os altamente higienizados costumes medievais.

Resultado de imagem para Bath in the middle ages
Gravura com registro de uma casa de banho em Aachen, Alemanha, 1682. Duzentos anos após o término da Idade Média, o banho dos europeus ainda era bem presente.

As estações termais também eram largamente apreciadas. Flamenca, romance do século XIII faz o elogio da estação termal de Bourbon-l’Archambault. Imperadores, príncipes, ricos-homens os freqüentavam na Alemanha, Itália, Países Baixos, etc.

A era do ensebamento começou com o fim da Idade Média e durou até o século XX, conclui Monique Closson.

Ao menos até que os movimentos hippies, ecologistas, neo-tribais, etc. voltaram a pôr na moda andar sujo, em barbear, vestido com blue-jeans e outras peças que estão ou fingem estar em farrapos ou com manchas, que vemos todos os dias na rua, nos transportes, aulas e locais de festa!

Fonte: https://idademedia.wordpress.com/2009/01/09/limpo-como-na-idade-media-epoca-que-cultou-a-higiene/

Original: http://medieval.mrugala.net/Bains/Bain%20au%20Moyen%20Age.pdf

Para saber mais: http://larsdatter.com/baths.htm

Cleanliness, Personal Hygiene & Bathing - BATHING - DEODORANT - SOAP - PERFUME
http://rosaliegilbert.com/cleanliness.html

Tubbed and Scrubbed An overview of bathing in the Middle Ages by Master Giles de Laval
http://www.florilegium.org/?http%3A//www.florilegium.org/files/PERSONAL/Tubd-a-Scrubd-art.html

A Short History of Bathing before 1601: Washing, Baths, and Hygeine in Medieval and Renaissance Europe, with sidelights on other customs
http://gallowglass.org/jadwiga/herbs/baths.html

Bedrooms, Bathing, and what did they do without indoor plumbing?
http://www.medieval-castles.net/castle_architecture/garderobes.htm

Bathing during the Middle Ages
http://www.medieval-life.net/bathing.htm

A Igreja Católica: Construtora da Civilização (completo e legendado):


Canal no YouTube de Paulo Leitão de Gregório:
https://www.youtube.com/user/PauloDeGregorio/videos

Assim como Thomas Woods, Paulo Leitão de Gregório, são ex-protestantes que se converteram ao Catolicismo.

O Mito da Inquisição Espanhola - (legendado):


Vídeo com esclarecimentos do professor Felipe Aquino contra as mentiras sobre a Inquisição. Um fato é que a confeitada Revolução (judaico-maçônica) Francesa em 10 anos matou mais só em sacerdotes católicos que a Inquisição Católica em longos 6 séculos de sua existência:


Abraços

8 comentários:

  1. Esses banhos público eram aprovados pela Igreja? A segunda imagem (onde tem um cara com violão e um cachorrinho) parece um prostíbulo! Talvez eu seja escrupuloso, puritano. Embora não concorde com tudo o que você posta sempre veio aqui ler algo interessante. Salve Maria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você encontra as respostas lendo os endereços anexos na postagem.

      A Igreja Católica: Construtora da Civilização (completo e legendado):
      https://www.youtube.com/watch?v=ng8dume3V6k

      https://www.youtube.com/user/PauloDeGregorio/videos

      Assim como Thomas Woods, Paulo Leitão de Gregório, são ex-protestantes que se converteram ao Catolicismo.

      O Mito da Inquisição Espanhola - (legendado):
      https://www.youtube.com/watch?v=1v_KlCNpzYA

      Vídeo com esclarecimentos do professor Felipe Aquino contra as mentiras sobre a Inquisição. Um fato é que a confeitada Revolução (judaico-maçônica) Francesa em 10 anos matou mais só em sacerdotes católicos que a Inquisição Católica em longos 6 séculos de sua existência:
      https://www.youtube.com/watch?v=TysAdftXqxU

      Abraço

      Excluir
  2. Boa tarde!

    Uma abordagem franca e correta sobre o que foi realmente a Idade Média em termos de higiene. Me recordo dos tempos da Universidade em que era comum lermos autores franceses, marxistas da tal Escola dos Annales, que insistiam em passar a visão de que a Idade Média não foi apenas uma época obscurantistas, mas também uma época suja, malcheirosa e anti-higiênica. Mil anos sem tomar um banho na Europa era a piada corrente. É fato que os bárbaros germânicos que sobrepujaram as outrora poderosas legiões romanas apaixonaram-se pela cultura greco-romana e pelos banhos. A lenda de que o homem medieval era sujo e malcheiroso é uma visão marxista da História que precisa ser combatida com as melhores armas que temos: os dados.
    Por outro lado, conheci autores que distorceram completamente a visão cultural dos banhos medievais. Alguns destes, maldosamente, tentavam incutir a idéia de que a promiscuidade de homens e mulheres nos banhos era uma porta aberta para relações sexuais extraconjugais, pré-maritais, incesto, et coetera. Mais uma mentira deslavada! Os homens e mulheres medievais não tinham, como dizer, esta malícia que nós ocidentais temos hoje em dia. Na verdade, há povos que ainda cultivam os banhos coletivos, sem qualquer visão sexista sobre o tema. No Japão, por exemplo, homens e mulheres banham-se juntos e nus e estações termais e isso sem qualquer problema.

    Minhas mais sinceras recomendações e respeitos,


    Fábio Siqueira Batista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Igreja Católica salvou a Civilização Ocidental

      Infelizmente muitos estudantes secundários, universitários e até mesmo muitos católicos, têm uma visão totalmente deformada a respeito da Igreja Católica, sua vida e sua História. Isto acontece por causa da imagem preconceituosa que muitos professores, de várias disciplinas, especialmente História, lhes passam ou passaram. Também a mídia, cujos elementos foram formados nas mesmas universidades, é a causa de uma visão injusta, errada e negativa da Igreja.

      O livro “Código da Vinci”, e o filme de mesmo nome, aumentaram em todo o mundo, ainda mais, esta visão de que a Igreja Católica é uma Instituição corrupta, perversa, que inventou a divindade de Cristo, e que sobre este mito criou uma Instituição poderosa e dominadora, e que a custa de sangue sempre se impôs ao mundo. Nada mais errado, perverso e anti-histórico.

      É hora de os jovens estudantes, especialmente os católicos, conhecerem o outro lado dessa “História”. Hoje é lhes mostrado apenas as “sombras” da vida da Igreja, mas há uma má vontade imensa que encobre as luzes brilhantes de sua História de 2000 anos.

      Gostaria de apresentar neste artigo, um pequeno resumo da grande contribuição que a Igreja Católica deu ao mundo ocidental desde a queda do Império Romano nas mãos dos bárbaros (476). Se não fosse este trabalho da Igreja não teríamos a nossa civilização.

      Foi a Igreja que moldou esta civilização da qual nos orgulhamos, onde se preza a liberdade, os direitos humanos, o respeito pela mulher e por cada pessoa. Sem o trabalho lento e paciente da Igreja o Ocidente não seria o mesmo.

      Nossa civilização moderna foi berçada pelo Cristianismo que nos deu o milagre das ciências modernas, a saudável economia de livre mercado, a segurança das leis, a caridade como uma virtude, o esplendor da Arte e da Música, uma filosofia assentada na razão, a agricultura e a ciência, e muitos outros dons que nos fazem reconhecer em nossa civilização a mais bela e poderosa civilização da História.

      E a responsável por tudo isto é a Igreja Católica, diz o historiador americano Dr. Thomas Woods, PhD de Harvard nos EUA, em seu livro: “Howthe Catholic Church Built Western Civilization” (Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental; ReguryPublishingInc., Washington, DC, 2005). Ele afirma que:

      “Bem mais do que o povo hoje tem consciência, a Igreja Católica moldou o tipo de civilização em que vivemos e o tipo de pessoas que somos. Embora os livros textos típicos das faculdades não digam isto, a Igreja Católica foi a indispensável construtora da Civilização Ocidental. A Igreja Católica não só eliminou os costumes repugnantes do mundo antigo, como o infanticídio e os combates de gladiadores, mas, depois da queda de Roma, ela restaurou e construiu a civilização”.

      Dr. Thomas traz neste seu livro uma quantidade enorme de referências de historiadores que confirmam o trabalho da Igreja na construção da civilização ocidental.

      Falando do papel da Igreja nos tempos bárbaros, Chateaubriand (1960) escreveu que “os mosteiros, como espécies de fortalezas em que a civilização se abrigou sob a insígnia de algum santo… A cultura da alta inteligência conservou-se ali com a verdade filosófica que renasceu da verdade religiosa. Sem a inviolabilidade e o tempo disponível do claustro, os livros e as línguas da Antiguidade não nos teriam sido transmitidos e o elo que ligava o passado ao presente ter-se-ia rompido”.

      Todos os historiadores reconhecem com unanimidade este papel da Igreja como defensora da cultura. Nos tempos bárbaros a cultura pertenceu à Igreja e somente os seus filhos se preocupavam com ela. À glória de Deus estava subordinada toda atividade da inteligência; a cultura estava submetida à religião. Imperava o latim e os estudos dos Padres e das Sagradas Escrituras.

      http://cleofas.com.br/a-igreja-catolica-salvou-a-civilizacao-ocidental/

      Excluir
    2. A Igreja Católica: Construtora da Civilização (completo e legendado):
      https://www.youtube.com/watch?v=ng8dume3V6k

      https://www.youtube.com/user/PauloDeGregorio/videos

      Assim como Thomas Woods, Paulo Leitão de Gregório, são ex-protestantes que se converteram ao Catolicismo.

      O Mito da Inquisição Espanhola - (legendado):
      https://www.youtube.com/watch?v=1v_KlCNpzYA

      Vídeo com esclarecimentos do professor Felipe Aquino contra as mentiras sobre a Inquisição. Um fato é que a confeitada Revolução (judaico-maçônica) Francesa em 10 anos matou mais só em sacerdotes católicos que a Inquisição Católica em longos 6 séculos de sua existência:
      https://www.youtube.com/watch?v=TysAdftXqxU

      Excluir
  3. 8 de Maio, Dia Mundial de Comemoração da Impunidade do Estupro Coletivo:
    http://osentinela-blog.blogspot.com.br/2017/05/8-de-maio-o-dia-do-aprisionamento-dos.html

    ResponderExcluir
  4. Humorista judeu confirma que mulheres judias são feias e casar com mulheres não judias é o objetivo:

    https://www.youtube.com/watch?v=CnI3puzuEfw

    É desse jeito que esses "escolhidos" querem dominar o mundo.

    ResponderExcluir
  5. Matéria top. Só a fonte amarela que mata.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.