quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Os escravos brancos

Você sabia que mais escravos irlandeses foram vendidos no século 17 do que escravos negros? Com uma taxa de mortalidade entre 37% a 50%, estes são fatos que os livros de história não contam para você.

             
Os primeiros escravos importados nas colônias americanas foram 100 crianças brancas. Elas chegaram durante a Páscoa de 1619.

De um artigo da Radio2Hot:

Escravos brancos e negros nas plantações de açúcar de Barbados. Nenhuma das vítimas irlandesas nunca conseguiu voltar à sua terra natal para descrever seu calvário. Estes são os escravos perdidos; os que o tempo e livros de história tendenciosos convenientemente tem esquecido.

Os primeiros escravos importados nas colônias americanas foram 100 crianças brancas. Elas chegaram durante a Páscoa de 1619, quatro meses antes da chegada da primeira remessa de escravos negros. A crença geral se refere a esses trabalhadores como servos contratados, não como escravos, porque muitos concordaram em trabalhar por um determinado período de tempo em troca de terras e direitos.



Entretanto, na realidade, a escritura era de escravidão, o termo escravidão se aplica a qualquer pessoa que é comprada e vendida, acorrentada e abusada, seja por uma década ou pela vida inteira. Muitas pessoas brancas morriam muito antes de sua escritura terminar ou descobrir que nenhum tribunal iria apoiá-los se seus donos não conseguissem cumprir as promessas. Dez milhares de condenados, mendigos, crianças de rua e outros indesejáveis ingleses, escoceses e irlandeses de classe baixa foram transportados para América contra a sua vontade em navios negreiros. Sim, em navios negreiros.

Muitos dos escravos brancos foram trazidos da Irlanda, onde a lei considerava que não era mais pecado matar um irlandês que um cão ou qualquer outra besta. A classe rica europeia causou muito sofrimento a essas pessoas, mesmo eles sendo brancos como o eram. Em 1676, houve uma enorme rebelião de escravos na Virgínia (EUA). Os escravos negros e brancos queimaram Jamestown até o chão. Centenas de pessoas morreram. Os plantadores temendo uma nova rebelião, criaram como solução, dividir as raças umas contra as outras. Eles incutiram um sentimento de superioridade nos escravos brancos e degradaram os escravos negros. Os escravos brancos receberam novos direitos; seus mestres não poderiam chicoteá-los nus sem uma ordem judicial, etc. Os escravos brancos, cuja condição diária não era diferente da dos negros, foram ensinados que eles pertenciam a um povo superior. Às raças foram dadas roupas diferentes. Alojamentos foram segregados pela primeira vez. Mas os brancos ainda eram escravos.


Jamestown, 1676.

No século 17, a partir de 1600 até 1699, houve muitos mais irlandeses vendidos como escravos do que africanos. Há registros de escravos irlandeses até no século 18. Muitos nunca saíram vivos dos navios. De acordo com um registro escrito, houve pelo menos um incidente com 132 escravos, homens, mulheres e crianças, que foram jogados ao mar para afogarem-se porque os suprimentos do navio estavam acabando. Eles foram afogaram porque o seguro pagaria pelo "acidente", mas não era permitido que escravos morressem de fome.

As taxas de mortalidade típicas nos navios eram de 37% para 50%. Nas Índias Ocidentais, os escravos africanos e irlandeses eram alojados juntos, mas como os escravos africanos eram muito mais caros, eles eram tratados muito melhor do que os escravos irlandeses. Além disso, os irlandeses eram católicos, e os papistas eram odiados pelos plantadores protestantes. Um escravo irlandês tinha que suportar tratamentos tais como tendo as mãos e os pés em chamas ou sendo amarrado e espancado até mesmo por qualquer pequena infração. Richard Ligon, que testemunhou essas coisas em primeira mão e reportou-as numa história sobre Barbados que publicou em 1657, declarou: "Em verdade, eu vi crueldades lá feitas pelos funcionários que eu não acho que um cristão deveria fazer para outro." De acordo com Sean O'Callahan, em "To Hell or Barbados", homens e mulheres irlandeses eram inspecionados como gado, assim como os africanos também o eram.

          Para o Líder
Resposta da Inglaterra para pobreza irlandesa: vendê-los como escravos.
Fonte: http://www.floppingaces.net/2014/08/28/the-trans-atlantic-slavers/comment-page-1/

Além disso, os escravos irlandeses, que eram mais difíceis de distinguir de seus proprietários, uma vez que compartilhavam a mesma cor de pele, foram marcados com as iniciais do proprietário, as mulheres no antebraço e os homens nas nádegas. O'Callahan continua dizendo que as mulheres não só foram vendidas para os plantadores como escravas sexuais, mas muitas vezes eram vendidas para bordéis locais. Ele afirma que os capatazes negros ou mulatos também muitas vezes forçavam as mulheres a se despirem enquanto trabalhavam nos campos e, muitas vezes abusavam sexualmente delas também. A única vantagem que os escravos irlandeses tiveram em relação aos escravos africanos era que, uma vez que eram alfabetizados e não sobreviviam bem nos campos, foram geralmente usados como empregados domésticos, contadores e professores. Mas a gentileza do serviço não se correlacionava com as punições por infrações.

Açoitamentos eram comuns, e a maioria dos proprietários de escravos realmente não se importava se eles morressem, pois os baratos escravos irlandeses eram facilmente substituíveis. Embora a maioria desses escravos que sobreviviam acabaram sendo libertados após o seu tempo de serviço ter concluído, muitos deixavam as ilhas indo para as colônias americanas, mas muitos não conseguiam, e os plantadores encontraram outra maneira de garantir um fornecimento gratuito de valiosos escravos. Eles foram rápidos para "encontrar consolação" e começar uma criação com as mulheres irlandesas escravas. Muitas delas eram muito atraentes, mas mais do que isso, enquanto a maioria dos irlandeses foram vendidos apenas por um período de serviço, geralmente cerca de 10 anos presumindo que sobreviveram, seus filhos nasciam escravos por toda a vida.


O comércio de escravos irlandeses começou quando o rei James II vendeu 30.000 prisioneiros irlandeses como escravos para o Novo Mundo. Sua Proclamação de 1625 exigia que presos políticos irlandeses fossem enviados para o exterior e vendidos a colonos ingleses nas Índias Ocidentais. Em meados dos anos 1600, os irlandeses foram os principais escravos vendidos para Antígua e Montserrat. Naquela época, 70% da população total de Montserrat eram escravos irlandeses. Escravos africanos eram muito caros durante os anos 1600, custavam 50 Sterling, enquanto que escravos irlandeses não custavam mais do que 5 Sterling. A Irlanda tornou-se rapidamente a maior fonte de gado humano para os comerciantes ingleses. A maioria dos primeiros escravos para o Novo Mundo foram realmente de brancos.
Fonte: http://thisiswhiteculture.tumblr.com/post/80788372623/myvoicemyright-the-irish-slave-trade-the

Os plantadores sabiam que a maioria das mães permaneceriam em servidão para poderem ficar com seus filhos, mesmo depois de seu serviço ter findado tecnicamente falando. Os plantadores também começaram a amancebar as mulheres irlandesas (em muitos casos, meninas tão jovens quanto 12 anos) com os escravos africanos masculinos para gerarem escravos com pele mais clara, porque os escravos de pele mais clara eram mais desejáveis e poderiam ser vendidos por mais dinheiro. Uma lei foi aprovada contra esta prática em 1681, não por razões morais, mas porque essa prática gerava prejuízos financeiros para a Royal African Company (*). De acordo com James F. Cavanaugh, esta empresa enviou 249 carregamentos de escravos para as Índias Ocidentais nos anos 1680 de um total de 60.000 africanos e irlandeses, 14.000 dos quais morreram nas viagens. Enquanto o comércio de escravos irlandeses gradualmente era reduzido após a derrota do rei James em 1691, a Inglaterra mais uma vez enviava ao estrangeiro milhares de prisioneiros irlandeses que foram tomadas após a Rebelião Irlandesa de 1798 (Foi em maio daquele ano que a "Sociedade dos Irlandeses Unidos" se rebelou contra a dominação inglesa na Irlanda tentando a fundação de uma república independente e soberana.).

          

Estes prisioneiros foram enviados para a América e Austrália especificamente para serem vendidos como escravos. Não é conhecido nenhum escravo irlandês enviados para as Índias Ocidentais ou América tenha retornado à Irlanda. Muitos morreram, seja na viagem ou de abusos ou de excesso de trabalho. Outros ganharam sua liberdade e emigraram para as colônias americanas. Ainda outros permaneceram nas Índias Ocidentais, que ainda contêm uma população de "irlandeses negros", muitos dos descendentes dos filhos de escravos negros e irlandeses. Em 1688, a primeira mulher morta em julgamento das bruxas de Cotton Mather em Massachusetts era uma velha senhora irlandesa chamada Anne Glover, que tinha sido capturada e vendida como escrava em 1650.

Ela não falava inglês. Ela sabia recitar a Oração do Pai Nosso em gaélico e latim, mas não em inglês, por isso Mather considerou que seu gaélico uma conversação com o diabo, e a enforcou. Não foi até 1839 que foi aprovada uma lei na Inglaterra para terminar com o comércio de escravos, e assim, encerrando o comércio de escravos irlandeses. É lamentável que, enquanto os descendentes de escravos negros têm mantido a sua história viva e não permitindo que suas atrocidades sejam esquecidas, a memória da escravidão irlandesa na América e nas Índias Ocidentais têm sido largamente ignorada ou esquecida.

Fonte: http://yournewswire.com/the-irish-slaves-what-they-will-never-tell-you-in-history/

(*) Foi originalmente fundada com o nome de "Company of Royal Adventurers Trading to Africa", e detinha o monopólio inglês da exploração do tráfico de escravos por Carta emitida em 1660. Com o apoio de forças do exército e da marinha real britânicos, estabeleceu entrepostos escravagistas na costa da África Ocidental, e era responsável pela captura de qualquer embarcação rival inglesa que transportasse escravos.
Leia mais acessando https://pt.wikipedia.org/wiki/Royal_African_Company

Abaixo, o evocativo emblema da empresa ...

         

Convenientemente, nunca é citado a procedência do capital dessas companhias, nem seus acionistas ou quem financiava as excursões militares contra os irlandeses que resultavam na morte de milhares deles, sendo outros milhares capturados para escravização, bem como sobre o próprio comércio de escravos negros.











Vídeo sobre os escravos irlandeses:


Abraços

13 comentários:

  1. Boas, excelente artigo! É incrível, mas não podia mesmo de deixar de ser um "Cohen", um "Jacob", etc, por trás disto tudo...como sempre.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível sim. Por mais que não se queira ou pense que não haja, mas pesquisando, acaba-se por achar sempre certos nomes repetidos.

      Abraços

      Excluir
    2. ÊÊÊÊ, Cobalto!...
      Você está tentando tirar a primazia das "minorias" nos quesitos sofrimento e vítimas? Assim, como elas sobreviverão?

      Excluir
    3. De forma digna ... https://www.youtube.com/watch?v=O0xf7nzCaUY

      Excluir
    4. Oshem, que que um vídeo de título catando coco, onde um homem passa segundos tentando tirar um coco do coqueiro tem a ver? 🤔

      Excluir
  2. Lenda Negra, Inquisição na América, Israel, Judeus e Escravidão de Índios e Negros
    http://desatracado.blogspot.com.br/2013/09/lenda-negra-inquisicao-na-america.html

    Quão culpados eram judeus-holandeses no comércio de escravos?
    http://desatracado.blogspot.com.br/2014/01/quao-culpados-eram-judeus-holandeses-no.html

    Os judeus no tráfico de negros
    http://desatracado.blogspot.com.br/2014/01/os-judeus-no-trafico-de-negros.html
    --------------------------------------------------------------------------------
    https://www.youtube.com/watch?v=mM4Zn3bw_X4
    Transcrição do vídeo:

    Joelle - Tem de se falar, mas eu digo que nós os negros, eu digo os negros, nós temos... nós esperamos um reconhecimento desta escravatura que todo o mundo participou. Eu poderia bem dizer também que muitos dos barcos negreiros, eram barcos judeus!

    Entrevistador - Eu não estou certo disso...

    Joelle - Óh sim, sim!

    Entrevistador - Eu li-vos sobre isso, mas poucos historiadores o atestam.

    Joelle - Tem de se ir rebuscar, por que o problema em França é que existem livros que são escritos por historiadores, mas que não vão lá onde eles deveriam ir. Portanto somos nós, que devemos ainda ir buscar. O Brasil ? O Brasil, quem eram ?

    Entrevistador - A escravatura foi abolida em 1897 e havia um sistema particular directo entre o Brasil e a África...

    Joelle - Quem estava lá no Brasil ? Eram os judeus! Eram os judeus que se ocupavam da escravatura, eram eles, era deles. Tenho muita pena! Era deles. Portanto eu não quero hoje fazer uma guerra. Quero que todo o mundo o reconheça, RECONHEÇA!

    Entrevistador - Falando do reconhecimento, onde vamos nós ?

    Joelle - Como assim "onde vamos nós" ?

    Entrevistador - O reconhecimento leva aonde ? Ele traz o quê ? Onde vamos nós depois ?

    Joelle - Para já, que nossos filhos possam levantar a cabeça, para que os nossos filhos na rua... esconderam-nos... mesmo os livros de história são falseados! Esconderam-nos muita coisa!

    O engraçado, é que Joelle, uma cantora africana, tenta ser abafada pelo entrevistador, ele mesmo descendente de escravos! Este tenta desacreditar Joelle mas ela insiste apesar de ele lhe tentar cortar a palavra. O entrevistador, logicamente, tem o seu trabalho dependente de quem o comanda: o judeu! É assim que as pessoas são corruptas, mentirosas, víboras sempre prontas a tentar esconder a verdade. Mas Joelle não se deixou abafar um segundo sequer. Ela sabe muito bem que os judeus foram a máquina de escravizar os africanos! Ela sabe! Disse-o e deixou nas entrelinhas « mesmo os livros de história são falseados! Esconderam-nos muita coisa! » para quem não seja cego surdo e mudo... que compreenda o que ela quis dizer! Não é esse pacotilha de talmudista Aronovich que vem para aqui torcer a história e culpar o europeu de todo o mal do mundo. Isso era o que mais faltava! Os escritos dos talmudistas estão lá, basta lê-los.

    Fonte: http://gangdaervilha.blogspot.com.br/2015/11/o-talmudista-aranovich-e-os-europeus.html#comment-form

    ResponderExcluir
  3. Excelente post, muito bem escrito e embasado.

    ResponderExcluir
  4. Olá, também me interesso bastante pelo assunto, mas gostaria de uma fonte confiável, que não seja wikipédia, blog, youtube...
    Alguém conhece um livo que confirme essas hipóteses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é "hipótese", são fatos.

      Vários livros nesse link:
      https://www.amazon.com/Jewish-Onslaught-Despatches-Wellesley-Battlefront/dp/0912469307/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&qid=1498076961&sr=8-1&keywords=the+jewish+onslaught&linkCode=sl1&tag=myjewishlearn-20&linkId=c5b71c9041bd515794c6d22fc5cd94d4
      ------------
      O rabino e as prostitutas judias

      O rabino Henry Sobel prepara-se para inserir nos cursos para adolescentes de história do judaísmo as desventuras das "polacas" que reinavam nos mais finos bordéis paulistanos no século passado. Esse detalhe da história paulistana era, até pouco tempo atrás, mantido em segredo pela comunidade, envergonhada do passado.
      (...)
      https://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/urbanidade/gd010802.htm
      ------------
      Aquelas Mulheres” (Verena Kael e Matilde Teles / Rio de Janeiro, 2013)

      O documentário "Aquelas mulheres" fala sobre as chamadas "polacas": mulheres da europa oriental trazidas como escravas brancas para o Brasil, nos séculos XIX e XX, por cáftens. No Rio de Janeiro, apesar das conflituosas condições de vida, criaram um cemitério em Inhaúma e uma sinagoga.
      (...)
      https://www.youtube.com/watch?v=QD5BulE7M2k
      ------------
      Algunos importantes historiadores judíos demuestran cómo el tráfico de esclavos a América fue un asunto gobernado por judíos, que los poseedores de esclavos en Estados Unidos eran mayoritariamente judíos y que, más allá de este momento histórico, los propios judíos han capitalizado el negocio de la esclavitud durante milenios, comenzando por lo que dice la propia Biblia. La película "Amistad" (del judío Steven Spielberg) se hizo para silenciar este dato y seguir culpando de la esclavitud a los cristianos y a los blancos, cuyo papel en este fenómeno ha sido magnificado con fines antiblancos.
      (...)
      https://es.metapedia.org/wiki/Esclavitud

      Excluir
  5. Isto prova que o homem é mau,seu instinto que dizem racional é pior que do do irracional,não importa a raça,o homem é mau,é o pior dos animais,irracionais.claro não todos.

    ResponderExcluir
  6. Eu fico absurdada com certos comentários. Querer instigar o anti semitismo imputando a culpa da escravidão aos judeus? Todos sofreram abusos criminosos:os indios, os negros, os irlandeses,os judeus e muitos outros. Não será através da divisão dos oprimidos pelo ódio que se combaterá a opressão. Isso considerando que a intenção seja realmente combater a opressão, e não simplesmente alternar seu alvo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais divulgação: história suprimida, um clássico banido com nova introdução

      Pearl Harbor foi o primeiro 11 de setembro? A Segunda Guerra Mundial foi simplesmente uma luta interna pelo poder bolchevique?
      (...)
      https://www.veteranstoday.com/2021/05/09/555530/

      Excluir

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.