Magnatas do Tráfico Negreiro
Para economia de espaço os negros eram transportados sentados.
Abstraindo-se a elevada porcentagem de navios em poder dos homens da nação hebréia, seria impossível no tráfico (negreiro).
De meados do século XVII em diante os grandes veleiros da época passaram a alojar homens, mulheres e crianças em distintos patamares. Assim, na seção inferior do navio, ficavam os moleques, os rapazes e os machos adultos; no repartimento intermediário, as mulheres, e no superior, em divisões apartadas, as grávidas e as crianças menores. Os espaços restantes, anexos aos costados da proa e da popa, eram reservados exclusivamente para as sentinelas e para as utilidades, respectivamente. Guardas, em todos os casos, vigiavam durante a noite impondo a disciplina.
Sabe-se, igualmente, que os cativos viajavam assentados em filas paralelas, de uma à outra extremidade de cada cobertura. Ao se deitarem para dormir, curvavam-se para trás, depondo a cabeça sobre o colo dos que os seguiam imediatamente. É a isso, portanto, que certos missivistas aludem ao afirmarem que os negros navegavam amontoados uns por cima dos outros.
Os esforços no sentido de obter “peças de escravos”, selecioná-las por estatura, idade, sexo e vigor, marcá-las com o ferrete e mantê-las com saúde até aos embarques via Novo Mundo. Na marcação das “peças”, como se tratasse de animais ou de simples objetos, untavam-lhe primeiro com sebo o local a receber o ferrete, geralmente no braço, no estômago e mesmo no rosto. Para marranos e cristãos-novos o ato poderia comparar-se ao dos antigos hebreus, os quais furavam uma das orelhas ao escravo e nela punham minúscula argola de metal como prova de senhorio.
O que interessava (para os judeus) era o montante de “produtos” (negros) carregados… Nada menos que três naus conduziram cada uma acima de 1.000 cabeças. Só a de nome Na. Sra. do Popolo levou 1.079. Mas as desvantagens também se fizeram sentir, porque o veículo (navio) ficou mais pesado, menos controlável, menos obediente ao leme, mais sujeito aos vendavais e mais atingível pelos corsários. Nestas ocasiões imprevisíveis, o recurso consistia em atirar ao oceano valiosas porções do carregamento (dos escravos).
Somente João Soeiro empregava no tráfico legal, como no sub-reptício, mais de 30 navios transportadores.
Introdução
Quando, há alguns anos, cursávamos História da América, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, da Universidade de São Paulo, veio-nos à mente a idéia de que o tráfico negreiro deveria andar nas mãos de judeus portugueses, graças a certas evidências que possuíamos. O assunto talvez comportasse uma tese de doutoramento, conforme desejávamos, e para a qual nos incentivou o mestre da disciplina acima, professor Rosendo Sampaio Garcia.
Iniciamos, então, na qualidade de aluno ainda, as primeiras leituras e as pesquisas em demanda do nosso objetivo. Eis porém que, ao nos defrontarmos com determinado documento originário do Conselho das Índias, mas baseado em denúncias remetidas ao rei da Espanha, tivemos que abrir um hiato a fim de buscar luzes acerca do problema sugerido pelo texto. Dizia este que os sertanistas de São Paulo quando se apossavam dos índios paraguaios, aldeados nas “reduções” jesuíticas, lhes punham nomes do Antigo Testamento. O que, noutras palavras, significava que muitos dentre os preadores seriam da estirpe judaica, e que, além do escravismo africano, havia uma segunda corrente alimentada por cativos indígenas, e conduzida por aqueles bandeirantes.
Sendo, pois, assim, como identificar tais Indivíduos?
A tarefa se afigurava gigantesca! As barreiras pareciam inamovíveis à luz do condicionamento gerado por preconceitos e por fatores de natureza político-religiosa.
Os velhos cronistas nada informavam e nem as genealogias. As leis da Igreja se opunham ao ingresso dos neo-conversos nas Ordens espirituais e à recepção de comendas honoríficas. O mesmo se passava quanto aos cargos públicos, exigindo-se que tanto estes como aqueles fossem portadores da legítima seiva ariana.
Por sua vez, homens ilustres, a exemplo de Taunay, admitiam que, se houve cristãos-novos e marranos na capitania de São Vicente, o montante seria bem inferior relativamente a Pernambuco e à Bahia. Mas, uma coisa era a teoria, e outra, a realidade objetiva, segundo comprovamos depois.
Gênesis 13:2 afirma que o patriarca Abraão (saudado no Judaísmo como o primeiro hebreu e o pai do povo judeu) era muito rico, possuindo rebanhos de gado, prata e ouro (*). E Gênesis 14:14 afirma que ele possuía mais de 318 escravos. Uma escrava famosa foi Agar que se encontrava sob o total domínio de Sara, a ponto de Abraão ter dito: “Eis que a tua escrava está em teu poder, usa dela como te aprouver” (Gn 16:6).
(*) Abraão vende a sua esposa Sara como escrava sexual no Egipto, e fica rico com isso: https://bibliapontoporponto.wordpress.com/2016/01/18/abraao-vende-a-sua-esposa-sara-como-escrava-sexual-no-egipto-e-fica-rico-com-isso/
Fomos tão longe no sentido de esclarecer o problema relativo aos sertanistas de São Paulo, que, afinal, resultou uma tese assaz diferente daquela pré concebida ao iniciarmos os estudos. E, assim, surgiu a nossa primeira obra intitulada “Cristãos-Novos, Jesuítas e Inquisição”.
Anos depois veio a lume a segunda, com o objetivo de lhe dar continuidade sob a epígrafe de “Os Cristãos-Novos: Povoamento e Conquista do Solo Brasileiro (1530-1680)”, ambas publicados pela Livraria Pioneira Editora, em co-edição com a EDUSP. Uma terceira, denominada “Os Cristãos-Novos e o Comercio no Atlântico Meridional” (idem, em co-edição com INL/MEC), abrangendo a mesma fase histórica, realçou ainda mais o quadro há tanto imaginado. O tempo decorreu, mas, por detrás do novo tema, que agora se enfoca, tínhamos realizado três extenuantes viagens a Portugal à procura de documentos alusivos à questão em apreço.
Por conseguinte, somente depois disso nos foi possível regressar ao ponto de partida. No Interregno a nossa visão acerca dos judeus sefardins se ampliou consideravelmente. Granjeamos uma experiência sobremodo valiosa. A documentação que obtivemos com vistas ao tráfico negreiro nos permite, assim, oferecer aos estudiosos novas perspectivas quanto à matéria.
Com grande surpresa chegamos à conclusão de que os judeus ibéricos foram os principais detentores do comércio negreiro, e mais: que um clã, ligado por interesses econômicos, quando não também por laços sangüíneos, o explorou largamente. De modo que, afora isso, o tráfico seria quase impossível, assim como a colonização do Brasil e da América Espanhola, por falta de outros mercadores habilitados, carência de embarcações, escassez de povoadores brancos e de obreiros que se sujeitassem a trabalhos servis, a exemplo dos exigidos pela indústria açucareira e pelo entabulamento das jazidas mineralógicas.
O escravismo constituiu-se, pois, em fator de suma importância para a economia ibero-americana, porquanto canalizou recursos para os cofres de Portugal e da Espanha; imprimiu vida às minas do México e do Peru: incrementou e manteve durante século e meio, pelo menos, a monocultura canavieira do Brasil; animou a imigração para o Novo Mundo em virtude das alvissareiras condições que ia propiciando. Ouro, prata, açúcar, plantas tintoriais, marfim, e outras espécies, influíram eficazmente desde essa ocasião no comércio mundial. O Atlântico Sul se agigantou.
Nossa preocupação concentrou-se nos dois primeiros séculos dos tempos modernos, mas, de maneira particular, no XVII, em que o assunto é pouco ventilado ainda hoje. Quase nada se escreveu, por exemplo, acerca da transferência dos direitos peculiares à Coroa lusitana para as mãos dos escravistas (judeus) e nem sobre a forma pela qual o tráfico era conduzido, limitando-se os autores a narrar o que se passava entre a África e a América. Muitos jamais trouxeram a lume o fato de que a política monopolista do Governo também abrangia o setor negreiro desde as fontes de suprimento até às áreas de importação.
É preciso, outrossim, levar em conta, que o escravismo assumiu diferentes aspectos no decorrer dos anos. Foi um até fins da Idade Média, mas depois, os descobrimentos marítimos e a conseqüente ocupação de novas terras, nas margens opostas do Atlântico Sul, deram-lhe outro caráter. Nem a modalidade que vigiu no XVII se pode equiparar à predominante no século anterior, ou do subseqüente, quando o ouro do Brasil ponderou na economia européia. Monocultura canavieira, exploração mineralógica, cultivo de cafezais, cada qual teve o seu regime peculiar.
Se, porém, quisermos encontrar a estrutura funcional do tráfico negreiro em sua totalidade, devemos buscá-la no século XVI, ao término das últimas décadas. A partir daí ela pouco se inovou quanto ao duplo objetivo de atender ao Brasil e às Índias de Castela. Eis por que, para compreender razoavelmente o fluxo escravista no período alusivo às Minas Gerais, no século XVIII, mister se faz ligá-lo às fases antecedentes. O mesmo, contudo, não se passou quanto s possessões de Castela, visto que os portugueses haviam sido ultrapassados pelos fornecedores ingleses, holandeses e franceses.
No caso das Índias Ocidentais e Rio da Prata verifica-se que o tráfico guarda certa semelhança com o destinado ao Brasil durante a união das duas Coroas ibéricas (1580-1640), dadas as afinidades políticas entre ambas, à contigüidade geográfica e aos respectivos interesses econômicos. Mas as diferenças também existiram, conforme viremos a demonstrar trazendo à cena os contratos afro-brasileiros e os “asientos” afro-indianos. A documentação sobre esta matéria é abundante, o que, todavia, de par com o escopo da presente obra, nos obriga a usá-la apenas de maneira parcial.
Quanto à América portuguesa não é menos farta a messe de textos, sobretudo manuscritos, os quais ainda jazem mal-explorados. Os escritores têm-se preocupado mais com os dois últimos séculos da escravidão, olvidando, talvez, que os anteriores são bastante significativos para a História, para a Sociologia, para a Economia e para a Ciência Política, e deveras necessários à boa compreensão do assunto.
Em nosso estudo demos preferência às fontes originais, e em especial àquelas ainda mal conhecidas, a exemplo dos contratos de arrendamento, os quais, via de regra, incluíam outros monopólios de menor importância conforme as áreas abrangidas. É o caso relativo aos estanques do ferro, do marfim e da urzela.
Nessa trama toda, como não poderia deixar de ser, foi notável o papel desempenhado pelos hebreus portugueses. Afeitos às atividades econômicas na Ibéria medieval, integraram-se também nos empreendimentos de ultramar, sem excluir o tráfico de escravos, a produção e o comércio do açúcar, a cobrança dos dízimos e das taxas alfandegárias, e assim por diante.
Tivemos, por conseguinte, de efetuar o levantamento nominal dos principais traficantes e de estabelecer-lhes a identificação sangüínea, isto é, se arianos ou semitas, cristãos da velha etnia ou judeus sefardins. E, para tanto, recorremos aos arquivos do Santo Ofício, às chancelarias reais, aos documentos alusivos as Companhias de Comércio, às fontes de origem colonial, e, por fim, às genealogias, procurando deslindar os laços familiares, esgalhados não raro em direitura França, à Itália, aos Países-Baixos, à Inglaterra, à Africa e aos demais continentes. Tal relacionamento explicaria o seu predomínio nos intercâmbios comerciais da Península com o exterior, e isso os colocava a cavaleiro no tráfico de escravos graças às mercadorias que recebiam de fora e que destinavam aos escambos onde fosse aconselhável. Como ninguém, os judeus ibéricos dispunham de créditos lá fora, só possíveis a reduzido número de negociantes da velha etnia cristã.
Longe de nós a pretensão de originalidade no tratamento dispensado ao tema proposto. Queremos apenas esclarecer melhor certos aspectos da matéria em apreço e também mostrar alguns pontos olvidados até agora. Chamamos a atenção especialmente para a maneira controvertida acerca do procedimento para com os escravos a bordo; o problema dos transportes entre a África, Brasil e Índias de Castela; a questão dos lucros auferidos pelos traficantes negreiros. Além de outros considerandos.
Agora, conheçamos bem de perto os grandes escravistas do tráfico negreiro nos seus primórdios.
As Raízes do Monopolismo Escravista
O sistema de monopólios adotado pela Coroa Portuguesa nasceu com a primeira monarquia e se aprofundou nas seguintes. Era óbvio que assim fosse, em virtude dos bens e dos direitos inerentes à mesma desde a fundação da Nacionalidade, e acrescidos de outros no decurso dos anos por despojos de guerra, por compra, por confiscos e pela incorporação de herdades sem descendentes. Neles estavam compreendidos, além de imóveis, os portos, os rios, os minérios, as salinas, as estradas e certos produtos ainda que originários de áreas alheias à Coroa. E daí a faculdade de explorá-los a seu talante, diretamente ou não. Podia, também, cobrar as portagens (alfândegas e portos secos), as alcavalas, as sisas, as dízimas e outros impostos e taxas. Tais rendas constituíam as fontes de receita.
De par com esse processo, o Príncipe governante tornou-se “ipso-facto” o agente e defensor da “república”, cabendo-lhe o dever de administrá-la com acerto em beneficio do povo. Coletores de tributos e regulamentos surgem em consonância. A máquina fazendária se complica à medida que o Governo por último abraça o mercantilismo. D. Manuel foi o exemplo do soberano-mercador. No seu reinado o Código Afonsino é adaptado às condições vigentes na época (1514; 1521), e, de igual modo, vêm a público em 1516 o Regimento e as Ordenações da Fazenda, todos com vistas aos interesses da Coroa.
Esta última, todavia, passou gradativamente a ceder a terceiros, por determinado tempo, e mediante uma remuneração, certas áreas e funções inerentes ao patrimônio régio. O pagamento, total ou parcial, efetuava-se, via de regra, em espécie, mas, a partir do século XIII, também na forma de pecúnia, graças ao desenvolvimento do meio circulante, de par com o dos negócios.
Perfilam, então, no rol dos arrendatários, enfiteutas, foristas ou aprazadores, indivíduos da estirpe judaica relacionados com a florescente classe da burguesia. Eles não se atêm à simples atividade mercantil, mas adotam outros tipos de transações, como a usura, a arrecadação de impostos, o meneio de bens imóveis, e assim por diante. Enquanto isso, os demais habitantes, entregues à agricultura, ao artesanato e a trabalhos marítimos, desprezam o ramo dos negócios; aliás, em sintonia com a Igreja, a qual levantava barreiras às composições lucrativas.
É notória a ascendência comercial e financeira dos hebreus sefardins nos reinados de D. Sancho II (1223-1247) e seguintes, até ao de Afonso V (1438-1481), quando gozam de certa liberdade, têm a proteção dos monarcas e inclusive atingem posições de destaque junto aos mesmos. E, se acaso, os súdítos cristãos erguerem queixas, fruto de ciúmes, antes que de incompatibilidades étnicas ou religiosas, os reis geralmente se fazem de surdos e não as ouvem.
Assim, pois, o clero, a fidalguia e a Coroa utilizam os serviços dos referidos hebreus, confiando-lhes a administração dos bens, arrendando-lhes propriedades e direitos, socorrendo-se de seus ofícios, tomando empréstimos e efetuando outras transações.
Uma evidência acha-se precisamente no Código Afonsino, livro II, titº 68, através do qual se vê que eles costumavam arrendar para si as dízimas, as ofertas e esmolas das igrejas, conventos e capelas, recolhendo-as, inclusive, no horário das rezas. Logo mais, e eis que também adentram o comércio ultramarino. Por volta de 1472, junto com mercadores genoveses, monopolizam o açúcar da Madeira. É comum encontrá-los, outrossim, associados com estrangeiros da estirpe dos Afaitati, dos Di Nigro e de tantos mais.
Ao tempo de el-rei D. João II (1481-1495), quando a expansão marítima toma vulto, o quadro é bem sintomático. Ao redor do Trono postulam médicos ilustres, matemáticos, cosmógrafos e contratadores. Na verdade, as Cortes de Évora, em 1490, procuraram atalhar o que julgavam ser um mal, ou seja, a ocupação dos judeus nos cargos públicos e nos arrendamentos. E não era para menos, pois até há pouco detinham também sob o seu controle as rendas dos mestrados das Ordens Honoríficas, coisa por demais estranha, visto o caráter religioso peculiar às mesmas. Desatendeu o monarca à exigência, alegando inexistirem melhores rendeiros. Entretanto, nos anos futuros revelou-se avesso para com os dessa progênie, ao contrário do sucessor, D. Manuel, o qual lhes foi bastante simpático, a ponto de o apelidarem “El-rei judeu”.
Entrementes o Atlântico Sul cai sob o domínio de Portugal. Por direito de descobrimento e de conquista, assegurado por bulas papais e pelo Tratado de Tordesilhas, o oceano e as terras circunjacentes pertencem à Coroa. E, assim, pode servir-se deles como quiser, explorando-os por si ou por intermediários devidamente autorizados. Recorre, então, a contratos, pela maneira como vinha procedendo noutros casos até aí. Nunca, porém, abre mão da soberania sobre os mesmos. Mantém o exclusivismo. Monopólios, estancos, impostos e taxas são fontes de renda que o Tesouro Real explora.
Por que os Arrendamentos?
Não seria preferível que o Estado explorasse diretamente os seus próprios recursos, ao invés de cedê-los a terceiros e ainda com a desvantagem de perder somas consideráveis a favor dos contratadores?
Cremos que as circunstâncias prevalecentes no Reino, sobretudo nos tempos modernos, não permitiam outra solução aos governantes portugueses.
O patrimônio físico e os respectivos direitos eram muitos e de natureza variadíssima, mas o País não dispunha de gente bastante para atender à administração em geral, caso tivesse que utilizar apenas cristãos arianos, pois estes careciam de condições para o exercício de certas atividades, a exemplo das estritamente comerciais. A grande maioria do povo era constituída por analfabetos e sem experiência do trato mercantil. Empregá-los equivaleria a aumentar o ônus ainda mais, a reduzir a produção e, conseqüentemente, também os lucros. Lembre-se que a base econômica estribara-se durante séculos no amanho do solo.
Outro fator ponderável derivava das crises intermitentes com que o Erário se debatia. O Estado, por seu espírito mercantilista, sujeitara-se às contingências do mercado internacional, e isso pesava na balança. Mas, além de tudo, os gastos com o Império, manutenção e funcionalismo, absorviam considerável soma da receita. As tenças e os juros abocanhavam o restante. E os imprevistos? Os vedores da Fazenda viviam embaraçados. O desequilíbrio nos orçamentos anuais era cada vez maior. E, então, à falta de numerário, lançavam-se fintas, pediam-se donativos e empréstimos, ao passo que os arrendamentos continuavam sempre na ordem do dia, sob a forma de monopólios ou de simples privilégios.
Este negócio convinha à Coroa por diversas razões. Primeiro porque os bens e os direitos deixavam de ser estáticos e se tornavam dinâmicos, geradores de receita e de trabalho. Segundo, porque movimentavam o comércio e ofereciam recursos à Fazenda. Em terceiro lugar, porque a Coroa, embora tivesse que efetuar gastos com a manutenção de feitorias, no caso da África, ou com a administração oficial no Brasil, os dispêndios eram mínimos, relativamente ao que devia receber dos contratos. Noutras palavras, explorava o patrimônio com o desembolso de parcas quantias. Os créditos prefixados a favor da Coroa revertiam aos cofres públicos em prestações ou de uma vez. O sistema também lhe facultava conservar a supremacia original, fiscalizar a execução dos contratos e manter a autoridade sobre os territórios dominados.
No caso das possessões ultramarinas, servia de instrumento para suprir os colonos daqueles artigos que lhes eram indispensáveis, pois o contratador ocupava-se necessariamente da mercancia. Sucedia, ainda, por seu intermédio, o pagamento de 1% para as chamadas “obras pias”, tais como igrejas, capelas, conventos, manutenção de órfãos, etc., em cera, dinheiro, ou por outra forma.
O arrendatário, por sua vez, beneficiava-se de uma série de vantagens, dentre a quais a de representar a Coroa no negócio em apreço e de usufruir a proteção da mesma enquanto vigisse o acordo.
O monopólio é dele em termos de “fideicomisso”. Pertence-lhe temporariamente, podendo explorá-lo e tirar lucros vantajosos. Não precisa temer concorrentes. Outros interessados no ramo terão que aceitar as condições que impuser, segundo as demandas do mercado.
O privilegiado deve, contudo, oferecer os seus próprios bens em garantia, assim como os de fiadores idôneos. Se falhar nos pagamentos à Fazenda, todos sofrerão penhora ou também o encarceramento, a começar pelo contratador.
Indivíduos da estirpe hebréia prosseguiram em escala ascendente após a Idade Média a monopolizar os tratos da Coroa. Os descobrimentos marítimos apanharam-nos já envolvidos no mercantilismo e, então, aproveitaram-se das oportunidades que se entreabriram. Os novos arrendamentos lhe aguçaram a ambição, mais do que os antigos.
Houve ainda ao tempo do Venturoso tentativas no sentido de abolir tal sistema, de modo a que tudo corresse em benefício exclusivo da Fazenda.
Inexistindo, porém, as desejadas condições, voltou-se atrás no ano de 1516, e aos cristãos-novos se facultou o privilégio que vinham usufruindo.
E mais: D. Manuel fez o possível para retê-los no País, visto considerá-los úteis à nação.
Os Arrendamentos no Século XVI
De fato, já no início do reinado manuelino os hebreus detinham uma boa soma de contratos. Entre estes, os das alfândegas, o do suprimento de cereais, os das sisas do pescado e os da madeira. A figura central a destacar-se na ocasião, tem por alvo o rico mercador João Rodrigues Mascarenhas, traficante de negros e cobrador de diversos impostos. É tempo de crise! Faltam comestíveis e os preços gritam alto. O povo se revolta, desconhecendo as causas intrincadas do problema. O clamor se alastra! Lisboa, foco do trato comercial, é atingida gravemente. Centenas perecem no conflito, e um deles é o referido Mascarenhas.
Mas, não obstante, D. Manuel entrega o arrendamento de Santa Cruz (Brasil) a um consórcio de cristãos-novos encabeçado por Fernão de Noronha, diversos dos quais também exploram no momento o tráfico negreiro.
Esse mesmo soberano, a fim de proporcionar recursos ao Erário e levar adiante os negócios em que o Estado se achava metido, introduziu em 1500 os malfadados “padrões de juros”, que nada mais eram do que empréstimos de particulares a Coroa. Aliás, outros governos se utilizavam de semelhante alvedrio. Sucede, todavia, que, segundo o critério manuelino, os juros, quando não também a dívida total, deviam ser amortizados ou pagos em definitivo através do produto das rendas já estabelecidas. O expediente virou costume dali por diante. D. João III, o cardeal-rei, D. Sebastião e os sucessores seguiram-lhe, todos, nas pegadas.
O Que Isso Significa?
Que, simplesmente, parte da receita deixava de ingressar nos debilitados cofres da fazenda. O gravame financeiro se desenvolve à medida que os juros ficam acumulados e novos “padrões” são oferecidos ao público, ou melhor, a burgueses da etnia hebréia. O Estado transformara-se em cliente obrigatório dos sefardins portugueses.
Assim, pelo visto, D. João III (1521-1557) herdou um ônus pesado demais, que as riquezas da índia não conseguiam superar. Os compromissos, aliás, aumentaram porque as colônias também requeriam atenções, o Brasil notadamente, cobiçado pelos franceses. Por sua vez, as letras de câmbio, a juros, recobram impulso a partir de 1522 em virtude de transações com o exterior, e quem manobra ambas as coisas são os sefardins coadjuvados por colegas residentes nos Países-Baixos, Alemanha, França, Espanha, Itália e outras partes. A dívida flutuante como, de igual modo, a consolidada, crescem.
De 1545 a 1551 a nação sofre os impactos da crise internacional. Surgem novas fontes de receita, mas desprezam-se outras. No entanto, a instituição do Santo Ofício em Portugal (1534), por obra de D. João III, constrangera numerosos judeus a emigrar, de sorte que o mesmo rei lamentava depois as dificuldades em achar contratadores para as rendas da Coroa.
Era chegada a vez de os corretores de Lisboa e os das praças comerciais redobrarem os esforços. A classe existia desde, pelo menos, Afonso III (1248-1279).
Desfrutam eles do reconhecimento e da proteção do Governo. Na qualidade de profissionais servem de intermediários nos negócios civis, como também nos da Coroa. Assim, oferecem mercadorias a particulares, fretam navios, legalizam papéis nas repartições, ajustam acordos ou discutem os contratos de arrendamento com as partes interessadas. Recebem uma porcentagem pelo que realizam. Os seus atos, contudo, norteiam-se por Regulamento próprio, reestruturado em 1500 por el-rei. Entre as prescrições exigidas a cada postulante estavam a leitura e o saber contas, de modo que, no geral, o oficio caia em mãos de hebreus, sempre mais dedicados às letras e aos números.
Apesar de vigiados pela Santa Inquisição, os da estirpe continuavam atuantes. O alto negócio da pimenta os atrai. João Carlos Afaitati, juntamente com os Di Nigro e os irmãos Diogo Mendes (em Antuérpia) e Francisco Mendes (em Lisboa), além de outros aliados, monopolizam a especiaria. Anos mais tarde, novo grupo, encabeçado por Tomás Ximenes (1592-1596), lidera as transações. É o tempo em que repontam os nomes de Hector Mendes e de Jorge Roiz Solis.
São, todos eles, burgueses ricos e bem relacionados, o que os torna em condições de conduzir esse trato, aliás dos mais complexos.
Entretanto, o Erário ia-se debilitando passo a passo. Só os juros a pagar, em 1544, somavam 1.946.000 cruzados, sendo remota a possibilidade de liqüidá-los pelos meios normais. Os recursos extraordinários, sim, esses se iam perpetuando. Os cristãos-novos prosseguiam à frente dos mesmos e a dominar os contratos, incluindo os das Ilhas Adjacentes. Em 1558 o alusivo às rendas dos Açores estava em poder de Miguel Gomes Bravo, membro de uma família que se projetou nos negócios de Portugal a partir de então.
D. Sebastião e o Cardeal-rei não foram mais felizes que os anteriores.
Ao contrário: a depressão financeira se acentuou durante o governo de ambos. O primeiro esvaziou os cofres públicos e os de particulares para a campanha em África. O segundo precisou arcar com as dívidas já acumuladas, além de se preocupar com os prisioneiros de Alcácer Quibir. A venda de títulos oficiais, quer antigos como novos, tornou-se o recurso ordinário da Fazenda. As obrigações do Tesouro perderam o valor em ate 45%. Quem dispunha de pecúnia, tirou bons lucros da situação.
Ninguém, contudo, igualou os Filipes quanto ao recolhimento de verbas por meios extraordinários. Eles indultaram burgueses ricos, a troco dos “padrões” que lhes tomaram, conforme sucedeu a Jorge Fernandes d’Elvas e associados, praticantes de negócios ilícitos. A custa de vultosas quantias os Habsburgos madrilenos obtiveram o perdão dos chefes da Igreja para os judeus condenados pelo Santo Ofício. Venderam prodigamente títulos da Fazenda com validade hereditária. Aos da etnia hebréia permitiram, de igual modo, o monopólio quase absoluto dos contratos portugueses.
No referente aos “padrões”, o domínio pertence a sefardins do porte de Antônio Fernandes d’Elvas, o velho, aparentado com os Gomes d’Elvas, com os Coronel e os Ximenes. Quando faleceu, os créditos passaram aos descendentes, incluindo o genro Tomás Ximenes, mais poderoso, aliás, do que ele.
No rol dos possuidores de títulos da Fazenda Real na época, contam-se Heitor Mendes de Brito, Jorge Roiz Solis, Luís Gomes Angel, Francisco Lagarto, Diogo Roiz de Lisboa, João Soeiro, Duarte Dias Henriques, André Rodrigues de Estremós, os Castro do Rio, e tantos mais. O Erário, por conseguinte, dependia substancialmente deles, diversos dos quais andavam identificados com o tráfico negreiro.
A Situação no Século XVII
O quadro impressiona, outrossim, quanto aos demais arrendamentos da Coroa no alvorecer do século XVII. Por exemplo, as alfândegas, compreendendo os portos marítimos e os secos, já vinham sendo explorados por judeus desde a Idade Média. As mercadorias pagavam taxas à entrada e à saída. Com os descobrimentos, o comércio se expandiu, facultando maiores negócios. Apesar das isenções e das fraudes, os contratadores obtinham bons lucros, parte dos quais iam beneficiar a Fazenda Real. As rendas marítimas andavam pela casa dos 186.500$000 réis nos anos de 1.602 – 1.603, conjuntamente. Eram as maiores do Reino e se achavam a cargo de Manuel Gomes da Costa, Jorge Roiz Solis e Pero de Boeça. Em 1605, este concorreu sozinho à de Lisboa, tendo sido antes o agente do consórcio no Algarve.
Manuel Gomes da Costa deveria reembolsar através das verbas que fossem entrando, os créditos feitos com o provimento de doze navios da armada. Na ocasião, era contratador, também, das rendas do Consulado.
Por sua vez, a cidade de Lisboa, centro principal do comércio português, costumava negociar os direitos de el-rei. Nos anos de 1603 a 1613 o empreendimento pertencia a Fernão Lopes Lopes, pelo valor de 76.100$000 réis. Vê-lo-emos, depois a explorar os tributos do Consulado, e a partir de 1626 os do pau-brasil. (Também conhecido como pau-judeu por conta deles monopolizarem seu comércio)
As terças, que, igualmente, constituíam valiosa fonte da receita, andavam trespassadas a judeus. Assim, em 1590, como a seguir. Em 1603 detinham-nas Luís Fernandes Monsanto e Francisco de Oliveira Paredes, à razão de 24.040$000 rs. por ano. Depois, arrendou-as em nova fase, Manuel Moreno Chaves, por 21.000$000.
O Consulado, instituído em 1592, com vistas à formação de um comboio de navios, sofreu o mesmo destino. Tomou o arrendamento, de 1600 a 1608, o já conhecido Manuel Gomes da Costa, por 55.000$000 rs. ao ano. Tiveram-no, depois, Pero de Baeça e outros.
O apresto para as naus da Índia também andou em arrendamento. Elas deviam ser entregues nos estaleiros em condições de singrar os oceanos. O ressarcimento ao contratador se processava em quotas, e às vezes sob a forma de “padrões de juros”. Fato semelhante se passou com Jorge Roiz Solis, o qual, para atender quele fim, se associou a Cosmo Dias. O compromisso abrangia os anos de 1604 a 1609. Sabe-se que, posteriormente, a Fazenda não encontrou facilidade para equipar as naus.
Cerca de 1619 surgem como fornecedores de pregaduras e âncoras à Coroa, os cristãos-novos Francisco Dias de Brito e Diogo Gomes da Costa.
No caso dos socorros ao Brasil usou-se o mesmo processo, sem excluir em tais emergências os donativos e os empréstimos.
Havia outras rendas no Reino, a exemplo das jazidas mineralógicas. As do estanho gozavam de evidência, devido ao seu emprego no fabrico de louças. De 1602 a 1606 o contrato pertenceu a Miguel Roiz de Leão, por 250$000 rs. ao ano.
Na verdade, eram tão numerosos os aprazamentos em poder dos hebreus sefardins no lustro de 1600, a ponto de causarem queixas em todo o Reino por parte das classes menos favorecidas, ao passo que, em contrapartida, a nobreza era beneficiada pela Casa Real através da redistribuição das verbas adentradas nos cofres da Nação. Alegava-se contra eles a exorbitância nos preços dos víveres, na taxação das sisas e nos tributos novos. O Santo Ofício, obviamente, referendava o clamor, de sorte que, dirigindo-se a S. Maj., solicitou-lhe rejeitasse os donativos dos referidos súditos “porque sendo eles os detentores de todo o comércio e dos contratos do Reino… fariam subir os preços para forrar o dinheiro oferecido”. Entretanto, em abril e junho de 1601 os súditos hebreus obtiveram dois alvarás permitindo-lhes sair do Reino com as famílias e bens para qualquer parte sem pedir licença e dar fianças. Pelo benefício ofertaram a el-rei 470.000 cruzados por intermédio de Jorge Rodrigues Lobo e de Rodrigo de Andrade.
Mas, fora da Metrópole, eles também dominavam os contratos da Fazenda Real, assim como o tráfico de mercadorias e de escravos. Senão, vejamos em resumo.
No mesmo qüinqüênio de 1600, auferiam os direitos dos seguintes monopólios: da África, o consórcio de Manuel Gomes d’Elvas (1599-1605); o provimento das forças em Ceuta e Tânger corria através de Jorge Roiz da Costa as rendas dos Açores estavam em mãos do contratador Gabriel Ribeiro por 40.000$000 ao ano, e depois sob as de Antônio Caldeira, filho do traficante negreiro Manuel Caldeira; as da Madeira, de 1602 a 1608, foram cedidas a Francisco Roiz Vitória, ao preço de 21.400$000 por ano; as de Barlavento a Simão Roiz Mantua, de 1602 a 1606.
O Brasil não escapou. O arrendamento dos dízimas foi sempre o mais cobiçado. Tomou-o, primeiro, Bento Dias de Santiago, seguido por Gabriel Ribeiro da Costa. E assim, durante todo o século XVII, correu quase sempre pelas mãos de indivíduos da estirpe hebréia.
O pau-brasil abrira o precedente. O tabaco deu continuidade à rotina, o qual, do uso terapêutico, converteu-se em vício, e participou largamente no escambo de escravos. O primeiro contrato valeu 40$000 por um ano, mas foi subindo sempre. Em 1640 passou a 10.000 cruzados. Em 1698 alcançou 1.600.000. Nesta mesma data os seus dízimos andavam em poder de Josef Gomes da Silva, residente no Rio de Janeiro. Os juros do “padrão” que possuía o cristão-novo Antônio da Gama Nunes eram-lhe pagos e aos herdeiros, depois, através desse monopólio.
Quanto, porém, às reclamações do povo acerca das carestias, devemos levar em conta que os judeus não eram culpados por tudo. A desenvoltura nos preços dependia de muitos fatores. Diversos contratos, ao invés de lucros, por isso mesmo, deram prejuízos aos rendeiros.
Um pouco mais, ou seja em 1612 e de novo em 1616, ordenava Filipe III à Mesa da Consciência e Ordens que não se concedessem por forma alguma os hábitos nobilitantes aos cristãos-novos, pois quantos os recebiam deixavam de ser contratadores, e isto constituía um mal para a Fazenda. De fato, a nação carecia deles e também dos restantes mercadores, conforme a decisão sugerida em 1627, pedindo o banimento dos hebreus, salvo os do referido grupo.
Duarte Gomes Solis aventurou ir mais longe, dizendo que o rei deveria favorecê-los com honrarias e imunidades. E o apologista tinha sobejas razões. Faltava gente para o trato; as negócios com a Índia declinavam; o perdão geral em 1627 possibilitara a fuga de bons elementos para as Províncias Unidas47. Se o Santo Oficio persistisse com as suas praxes, alegavam, outrossim, os da grei sefardita, o Reino iria de mal a pior.
Finda a vigência filipina com a ascensão ao trono, em 1640, do duque de Bragança, viu-se o novo governante em péssimas condições. Só os hebreus portugueses lhe poderiam dar ajuda, conforme os fatos demonstraram a seguir. Nas embaixadas ao estrangeiro, destacaram-se Jerônimo Nunes Santarém, Manuel da Gama de Pádua e Diogo Lopes Ulhoa; como representante da Coroa na França, Manuel Fernandes Vila Real, e na Inglaterra Manuel Rodrigues Lamego.
Agentes e financistas: na Holanda, Jerônimo Nunes da Costa e Baltazar Roiz de Matos; em Hamburgo, Duarte Nunes da Costa. Os do primeiro grupo lutaram a favor do reconhecimento da novel monarquia, ao passo que os do último adquiriram armas e navios para o Governo, o qual enfrentava os ataques de holandeses e de espanhóis. Os suprimentos de recursos ao Algarve e à Bahia de Salvador estiveram a cargo por mais de uma vez de Duarte da Silva e de outros congêneres.
Entre os financistas salientaram-se também Francisco Botelho Chacon e Manuel Garcia Franco. Como fornecedor de trigo lembramos o nome de Simão Mendes Chacon. Contratadores das terças, Diogo Fernandes Penso e Simão Locano. Fundidor da Casa da Moeda de prata, o rico negociante Gaspar Pacheco. O tesoureiro da alfândega de Lisboa foi então Luís Mendes d’Elvas. O estanco do vinho para o Brasil e a compra de munições para todo o Reino estava sob o cargo de Diogo Roiz de Lisboa. A lista se alonga sobretudo após as garantias obtidas a favor dos judeus pelo padre Antônio Vieira e a conseqüente formação da Companhia Geral de Comércio do Brasil, muito embora os esforços em contrário pelo Santo Ofício.
Os inconformados católicos, obviamente, reagiram sem nada conseguir enquanto viveu o monarca. A situação só se altera a partir da Regência de D. Luísa de Gusmão. Todavia os hebreus ainda dispõem de influências na Corte. Empréstimos, “padrões de juros” e contratos de arrendamento por gente sua figuram nos livros da Fazenda Real e nos das Chancelarias até fins do século XVII. Numerosos possuíam créditos nas tesourarias da Coroa. Uma decisão em 1672 fora inócua em pretender vedar-lhes o acesso aos contratos, assim como, anteriormente (1668), querer expulsá-los do País.
Os Cristãos-Novos e o Escravismo Africano
Ora! Se os hebreus portugueses haviam dominado os arrendamentos nas duas últimas centúrias, que razão teriam para se desinteressar dos alusivos ao tráfico de escravos? Nenhuma! Basta lembrar que a instituição servil vicejou no Mundo Antigo e se manteve durante o Império Romano. A Igreja Cristã aceitou-a como fato normal. Os germanos e os árabes também a praticavam. Durante a reconquista ibérica fizeram-se escravos de ambos os lados.
Este momento histórico coincide com o avanço dos portugueses rumo à África Ocidental. Sucedera antes a tomada de Arzila por Afonso V, quando 250 judeus foram levados a Portugal como escravos. Na verdade, em 1444 chegaram os primeiros escravos negros, com os quais se iniciou o tráfico. Em 1472 já se resgatavam para fora do Reino.
De 1486 a 1493 entraram 3.589 da Coroa, sem enumerar os de particulares. Milhares ficaram retidos no Pais, dada a carência de braços para a agricultura e demais afazeres. Outros mais foram destinados s Ilhas. Aos poucos Lisboa se transformou em mercado exportador de “peças” para a Espanha e Antilhas. Depois sucedeu a indústria açucareira no Brasil.
Portugal, evidentemente, não inventou o escravismo, mas é inegável que lhe deu vigoroso impulso, por se assenhorear das fontes supridoras e por se haver entregue ao colonialismo mercantilista.
A instituição juguladora acabou triunfando! Raríssimas pessoas a condenaram. Ela já estava prescrita no Direito Romano e no Código Visigótico. Entrou, a seguir, nas Ordenações do Reino. A Igreja fez-lhe vistas largas. O clero passou a depender do sistema. A Ordem de Cristo, por seu turno, tinha o direito de receber a vintena dos escravos procedentes da Guiné, conforme autorização subscrita por D. Manuel a 22 de fevereiro de 1502.
Os judeus ibéricos nenhum motivo acharam para menosprezar o escravismo face ao ambiente e à mentalidade em vigência na época. Os próprios ancestrais viveram sob sujeição em diversas épocas. Ainda ao tempo de D. João II e de D. Manuel muitos o foram. Além do mais, o tráfico negreiro era um negócio como outro qualquer, e que, evidentemente, também deviam abraçar. Acrescente-se, por fim, que o comércio do açúcar corria por suas mãos em grande parte.
Mas, sem escravos, como se fariam canaviais ou trabalhariam os engenhos? Quanto maior fosse a conjugação de ambos, maior soma haveria de negócios e maiores os lucros.
Os sefardins, por conseguinte, aliaram-se ao tráfico negreiro e o monopolizaram durante o ciclo do açúcar brasileiro, conjugando-o outrossim com a mineração hispano-americana.
Vale a pena esclarecer que o governo português correu ao encontro das aspirações alimentadas por aqueles mercadores. Entregando-lhes os contratos, mantinha abertas as rotas para o Atlântico Sul e para o Oriente, conservava as fontes supridoras de escravaria para o Reino e Colônias e de tudo obteria vantagens.
Em última análise: o escravismo era um negócio de natureza capitalista, ao alcance da burguesia sefardita. E daí, só interessar sob a forma de monopólio. Diga-se também que ele se ligava estritamente ao sistema latifundiário, representado pela sesmaria e o seu respectivo engenho de açúcar.
O ultramar estava proibido aos estrangeiros, salvo exceções consentidas pelos monarcas. Os Filipes fecharam-no mesmo de todo aos alienígenas. Mas os cristãos-novos, por virtude do batismo e da sua condição de súditos legítimos, podiam adentrá-lo, sobretudo se fossem detentores dos contratos.
Os riscos a enfrentar no oceano e nas praças européias, tanto quanto nas áreas do escambo, eram de vulto. Podiam os rendeiros ganhar muito ou arruinar-se.
Mas estavam dispostos a aceitá-los. O trato exigia vocação, e eles a possuíam.
Que os detentores do comércio escravista pertenciam à etnia hebréia, não resta a menor dúvida, conforme veremos ao examinar os contratos firmados com a Fazenda Real. A sua testa surgirão nomes como os de Fernão de Noronha no século XVI, e o de Diogo da Fonseca Henriques, no fim do XVII.
Tomaremos por base, então, o texto dos referidos documentos, mal conhecidos até agora. Isto, quiçá, em razão de andarem dispersos em arquivos de Portugal e Espanha. Felizmente coube-nos a oportunidade de encontrar quase todas essas valiosas relíquias.
José Gonçalves Salvador
Fonte: www.libreopinion.com
Magnatas do Tráfico Negreiro e Quem Lucrava com Tudo Isso?
Todos os historiadores que tratam do assunto ressaltam que um dos principais motivos de se procurar por todas as formas justificar a liceidade ou a moralidade da escravidão foram os enormes lucros que o tráfico de escravos gerava para seus organizadores.
Gorender comenta que esse interesse econômico chegou mesmo a forjar o “estereótipo do índio incapaz”, uma vez que o índio estava mais ou menos protegido por diversas leis.
O que gerava esses lucros tão grandes?
Gorender explica que era, o fato de que “o escravo negro não tinha valor na África, ao contrário do que sucedia do outro lado do Atlântico”.
A despesa do traficante era praticamente a do transporte, de tal forma que a sua venda nos mercados da América trazia lucros que esse historiador não hesita em chamar “fabulosos”.
As Justificativas da Escravidão
Como justificar a escravidão que renascia? “A validade moral do cativeiro constituiu uma perturbadora questão no período moderno. O cristianismo […] pregava que a humanidade provinha de origens comuns, com seres feitos à imagem e semelhança de Deus; a Europa extinguia a servidão feudal e caminhava para uma crescente devoção à liberdade. Como conciliar tal quadro com a sujeição imposta por essa mesma Europa aos africanos? A necessidade de justificá-la levou, então, à construção da ideologia da escravidão, definida como um conjunto sistemático de ideias, crenças e valores desenvolvido em princípios racionais que se transformam em representações coletivas e universais”.
Um dos argumentos dessa “ideologia” foi o de que a escravidão era um mal, mas um mal necessário, uma vez que sem escravos não teria sido possível a colonização. Na citadíssima frase de Antonil, “os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho (só esqueceu de dizer quem era esse senhor), porque sem eles no Brasil não é possível conservar e aumentar fazendas, nem ter engenho corrente”. O padre Hoornaert, em seus comentários críticos à escravidão no Brasil, conclui: “Os escravos, além de constituírem a moeda corrente entre Angola e o Brasil, são a base do edifício social, pois «sem escravos, não há Brasil». A escravidão não se constitui numa opção dentro do Brasil, mas num imperativo do sistema implantado no país com a colonização portuguesa”.
Outro argumento foi o de que a escravidão era uma condição natural de alguns homens. O Direito Romano pensava assim, e dessa forma considerava a escravidão perfeitamente legal. Tanto Platão como Aristóteles admitiam a inferioridade intelectual como base natural da escravidão. E se o Direito Romano justificava a escravidão, como um humanista do Renascimento iria contestá-la? Para os homens da época, não era justo atacar uma instituição aprovada pelos ilustres autores da Antigüidade, que eles tanto admiravam.
Argumentou-se também, e bastante, que a “evidente inferioridade racial dos negros e dos índios” justificaria por si só a escravidão.
Outro argumento escravagista foi o de que todos os africanos traficados já eram escravos em seus países de origem. Um historiador senegalês, depois de lembrar que “o tráfico negreiro constituiu uma atividade muito antiga na África”, comenta que “os corretores africanos preferiam os homens e mulheres nascidos na escravatura aos homens livres reduzidos à servidão. Isto porque, habituados à fome e à fadiga, os primeiros suportavam melhor os sofrimentos das viagens longas”.
Fonte: dicionario.sensagent.com
Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-do-brasil/magnatas-do-trafico-negreiro
Veja também:
"As polacas, a história da vergonha dos judeus":
https://desatracado.blogspot.com/2013/11/as-polacas-historia-da-vergonha-dos.html
"As polacas, vergonhoso passado judeu":
https://desatracado.blogspot.com/2013/10/as-polacas-vergonhoso-passado-judeu.html
"A vida sexual secreta dos judeus":
https://desatracado.blogspot.com/2013/11/a-vida-sexual-secreta-dos-judeus.html
"Prostituídas pela máfia judaica":
https://desatracado.blogspot.com/2014/06/prostituidas-pela-mafia-judaica.html
"0 termo cafetão deriva de caftan, o longo casaco usado por judeus":
https://desatracado.blogspot.com/2014/09/0-termo-cafetao-deriva-de-caftan-o.html
Quem vive da mentira, teme a verdade e a chama de discurso de ódio.
Abraços
sexta-feira, 31 de julho de 2020
segunda-feira, 20 de julho de 2020
Conhecendo a Teoria Solutreana
A Teoria Solutreana afirma que os primeiros americanos não foram os tradicionais índios que vemos em filmes de faroeste, mas europeus brancos!
De acordo com teorias tradicionais da ocupação das Américas, os primeiros seres humanos teriam atravessado o estreito de Bering, na ligação congelada entre a Rússia e Noroeste da América do Norte.
Nick Patterson, da Harvard Medical School, que trabalhou com o geneticista David Reich no exame da diversidade humana, declarou recentemente: "Existe uma ligação genética entre a população paleolítica da Europa e os nativos americanos modernos. A evidência é que a população que atravessou o estreito de Bering da Sibéria para as Américas há mais de 15.000 anos atrás provavelmente estava relacionada à antiga população da Europa."
Fonte: http://www.renegadetribune.com/racial-inheritance-white-aryan-humanity/
No entanto, uma descoberta arqueológica recente feita na costa leste do Canadá e EUA pode derrubar este conceito. Ferramentas de pedra foram encontradas na região, e além de serem milhares de anos mais antigas do que a suposta travessia, elas ainda são semelhantes às utilizadas pelos Solutreanos, habitantes da região em que hoje se encontra a Europa.
Os autores da Teoria Solutreana sugerem que os imigrantes europeus, e não os asiáticos, seguiram caminhos formados por gelo durante a Era do Gelo entre a Europa e o nordeste da América do Norte.
Os Solutreados do sul da França foram os primeiros habitantes da América do Norte? Este docu-drama legendado convincente revela a longa história perdida da migração dos povos da Solutre (*) para o continente há mais de 17.000 anos!
Solutreans: The first Americans - 1 de 9:
Solutreans: The first Americans - 2 de 9:
Solutreans: The first Americans - 3 de 9:
Solutreans: The first Americans - 4 até 9:
Em versão sem capítulos:
Primeiros habitantes das Américas vieram da Europa - Hipótese Solutreana
Teriam os primeiros habitantes das Américas vindo da Europa?
A hipótese solutreana propõe que a cultura pré-histórica européia solutreana deu origem à cultura de Clóvis na América do Norte de 11 mil anos atrás. A Cultura Clóvis tem esse nome por causa dos artefatos encontrados perto da cidade de Clóvis (Novo México). O povo de Clóvis é considerado por muitos especialistas o mais antigo habitante do Novo Mundo. Pela teoria solutreana, a cultura de Clóvis na América do Norte é descendentes dos europeus solutreanos que migraram para a América através do Atlântico norte.
A hipótese solutreana foi primeiramente proposta em 1998. Entre seus principais proponentes estão Dennis Stanford, do Smithsonian Institution, e Bruce Bradley, da University of Exeter. Nessa hipótese, pessoas associadas à cultura solutreana migraram da Europa da idade do gelo para a América do Norte, trazendo ferramentas de pedra que formaram a base para a tecnologia do povo de Clóvis. A hipótese baseia-se nas similaridades particulares entre as tecnologias solutreanas e de Clóvis, que não têm representantes no leste da Ásia, Sibéria ou Beríngia, áreas onde acreditava-se houve as primeiras migração para a América.
Características das culturas solutreana e de Clóvis
A cultura solutreana foi dominante de 21 mil a 17 mil anos atrás nas regiões onde hoje estão a França e Espanha. Ela é conhecida por sua distintiva fabricação de ferramentas caracterizada por pontos bifaciais de pressão em lascas. Traços da fabricação de tecnologia solutreana desapareceram totalmente da Europa por volta de 15 mil anos atrás, quando foi substituída por ferramentas de pedra menos complexas da cultura magdaleniana.
As ferramentas de Clóvis são caracterizadas por distintivas pontas de lança de rocha. As pontas de lança solutreanas e de Clóvis compartilham características em comum: as pontas são finas e bifaciais, e compartilham o uso intencional de técnica de lascar batendo por cima.
A tecnologia de Clóvis de fabricação de ferramentas parece surgir nos registros arqueológicos na América do Norte em torno de 13.500 anos atrás, e predecessores na Ásia ou Alasca, se existiram, nunca foram descobertos.
Travessia do Atlântico pelos primeiros habitantes da América
A hipótese solutreana propõe que europeus da idade do gelo poderiam ter cruzado o Atlântico norte ao longo do limite dos blocos de gelo que se estendiam da costa francesa no Atlântico até a América do norte durante o período máximo da última era glacial.
O modelo visualiza o povo solutreano fazendo a travessia em pequenas canoas usando habilidades similares aos modernos inuítes (esquimós), desembarcando em bancos de gelo à noite, tendo água fresca ao derreter o gelo de iceberg, obtendo comida através de peixes e caça de focas, e usando gordura de foca como combustível para aquecimento.
Entre outras evidências para a hipótese está a descoberta entre as ferramentas solutreanas de agulhas de osso, bem similares àquelas tradicionalmente usadas pelos esquimós atuais. Assim como permitir a manufatura de roupas à prova d’água a partir de pele de animais, essa tecnologia poderia em teoria ter sido usada na construção de caiaques a partir das mesmas peles animais.
Estilos de transição
Os defensores da hipótese que os primeiros habitantes da América vieram da Europa sugerem que ferramentas de pedra encontradas em Cactus Hill, no estado norte-americano de Virgínia, indicam uma transição entre as culturas solutreana e de Clóvis. Estima-se que os artefatos desse sítio arqueológico tenham entre 15 mil e 17 mil anos. Outros sítios arqueológicos nos estados norte-americanos da Flórida e Pensilvânia também podem indicar essa transição.
Evidências genéticas
Análise genética do DNA mitocondrial dá algum suporte à teoria de que os primeiros habitantes da América vieram da Europa. Alguns membros de algumas tribos nativas norte-americanas compartilham ancestrais maternais distantes com alguns indivíduos da Europa moderna via mtDNA halogrupo X.
Embora o halogrupo X ocorra somente em torno de 3% da população nativa norte-americana, ele é o halogrupo principal em povos nativos no nordeste da América do Norte. Sugere-se que a relativa concentração no nordeste da América do Norte indicaria que uma rota antiga no Atlântico norte para os possuidores desse halogrupo, embora ele também seja encontrado em menores percentagens em outras regiões nas Américas.
Fonte: https://www.almacarioca.com.br/hipotese-solutreana.html
(*) Região da Solutre, sul da França:
Abraços
De acordo com teorias tradicionais da ocupação das Américas, os primeiros seres humanos teriam atravessado o estreito de Bering, na ligação congelada entre a Rússia e Noroeste da América do Norte.
Nick Patterson, da Harvard Medical School, que trabalhou com o geneticista David Reich no exame da diversidade humana, declarou recentemente: "Existe uma ligação genética entre a população paleolítica da Europa e os nativos americanos modernos. A evidência é que a população que atravessou o estreito de Bering da Sibéria para as Américas há mais de 15.000 anos atrás provavelmente estava relacionada à antiga população da Europa."
Fonte: http://www.renegadetribune.com/racial-inheritance-white-aryan-humanity/
No entanto, uma descoberta arqueológica recente feita na costa leste do Canadá e EUA pode derrubar este conceito. Ferramentas de pedra foram encontradas na região, e além de serem milhares de anos mais antigas do que a suposta travessia, elas ainda são semelhantes às utilizadas pelos Solutreanos, habitantes da região em que hoje se encontra a Europa.
Os autores da Teoria Solutreana sugerem que os imigrantes europeus, e não os asiáticos, seguiram caminhos formados por gelo durante a Era do Gelo entre a Europa e o nordeste da América do Norte.
Os Solutreados do sul da França foram os primeiros habitantes da América do Norte? Este docu-drama legendado convincente revela a longa história perdida da migração dos povos da Solutre (*) para o continente há mais de 17.000 anos!
Solutreans: The first Americans - 1 de 9:
Solutreans: The first Americans - 2 de 9:
Solutreans: The first Americans - 3 de 9:
Solutreans: The first Americans - 4 até 9:
Em versão sem capítulos:
Primeiros habitantes das Américas vieram da Europa - Hipótese Solutreana
Teriam os primeiros habitantes das Américas vindo da Europa?
A hipótese solutreana propõe que a cultura pré-histórica européia solutreana deu origem à cultura de Clóvis na América do Norte de 11 mil anos atrás. A Cultura Clóvis tem esse nome por causa dos artefatos encontrados perto da cidade de Clóvis (Novo México). O povo de Clóvis é considerado por muitos especialistas o mais antigo habitante do Novo Mundo. Pela teoria solutreana, a cultura de Clóvis na América do Norte é descendentes dos europeus solutreanos que migraram para a América através do Atlântico norte.
A hipótese solutreana foi primeiramente proposta em 1998. Entre seus principais proponentes estão Dennis Stanford, do Smithsonian Institution, e Bruce Bradley, da University of Exeter. Nessa hipótese, pessoas associadas à cultura solutreana migraram da Europa da idade do gelo para a América do Norte, trazendo ferramentas de pedra que formaram a base para a tecnologia do povo de Clóvis. A hipótese baseia-se nas similaridades particulares entre as tecnologias solutreanas e de Clóvis, que não têm representantes no leste da Ásia, Sibéria ou Beríngia, áreas onde acreditava-se houve as primeiras migração para a América.
Características das culturas solutreana e de Clóvis
A cultura solutreana foi dominante de 21 mil a 17 mil anos atrás nas regiões onde hoje estão a França e Espanha. Ela é conhecida por sua distintiva fabricação de ferramentas caracterizada por pontos bifaciais de pressão em lascas. Traços da fabricação de tecnologia solutreana desapareceram totalmente da Europa por volta de 15 mil anos atrás, quando foi substituída por ferramentas de pedra menos complexas da cultura magdaleniana.
As ferramentas de Clóvis são caracterizadas por distintivas pontas de lança de rocha. As pontas de lança solutreanas e de Clóvis compartilham características em comum: as pontas são finas e bifaciais, e compartilham o uso intencional de técnica de lascar batendo por cima.
A tecnologia de Clóvis de fabricação de ferramentas parece surgir nos registros arqueológicos na América do Norte em torno de 13.500 anos atrás, e predecessores na Ásia ou Alasca, se existiram, nunca foram descobertos.
Travessia do Atlântico pelos primeiros habitantes da América
A hipótese solutreana propõe que europeus da idade do gelo poderiam ter cruzado o Atlântico norte ao longo do limite dos blocos de gelo que se estendiam da costa francesa no Atlântico até a América do norte durante o período máximo da última era glacial.
O modelo visualiza o povo solutreano fazendo a travessia em pequenas canoas usando habilidades similares aos modernos inuítes (esquimós), desembarcando em bancos de gelo à noite, tendo água fresca ao derreter o gelo de iceberg, obtendo comida através de peixes e caça de focas, e usando gordura de foca como combustível para aquecimento.
Entre outras evidências para a hipótese está a descoberta entre as ferramentas solutreanas de agulhas de osso, bem similares àquelas tradicionalmente usadas pelos esquimós atuais. Assim como permitir a manufatura de roupas à prova d’água a partir de pele de animais, essa tecnologia poderia em teoria ter sido usada na construção de caiaques a partir das mesmas peles animais.
Estilos de transição
Os defensores da hipótese que os primeiros habitantes da América vieram da Europa sugerem que ferramentas de pedra encontradas em Cactus Hill, no estado norte-americano de Virgínia, indicam uma transição entre as culturas solutreana e de Clóvis. Estima-se que os artefatos desse sítio arqueológico tenham entre 15 mil e 17 mil anos. Outros sítios arqueológicos nos estados norte-americanos da Flórida e Pensilvânia também podem indicar essa transição.
Evidências genéticas
Análise genética do DNA mitocondrial dá algum suporte à teoria de que os primeiros habitantes da América vieram da Europa. Alguns membros de algumas tribos nativas norte-americanas compartilham ancestrais maternais distantes com alguns indivíduos da Europa moderna via mtDNA halogrupo X.
Embora o halogrupo X ocorra somente em torno de 3% da população nativa norte-americana, ele é o halogrupo principal em povos nativos no nordeste da América do Norte. Sugere-se que a relativa concentração no nordeste da América do Norte indicaria que uma rota antiga no Atlântico norte para os possuidores desse halogrupo, embora ele também seja encontrado em menores percentagens em outras regiões nas Américas.
Fonte: https://www.almacarioca.com.br/hipotese-solutreana.html
(*) Região da Solutre, sul da França:
Abraços
domingo, 5 de julho de 2020
Democracia só é real com homogenia
Philia
“Conceito aristotélico que significa 'amizade' – consenso étnico-cultural entre os membros da mesma Cidade.
Para Aristóteles, a democracia somente é possível em grupos étnicos homogêneos, ao passo que os déspotas sempre têm reinado sobre sociedades altamente fragmentadas.
Uma sociedade multiétnica é portanto necessariamente antidemocrática e caótica, pois falta-lhe philia, esta profunda fraternidade de carne e sangue dos cidadãos. Tiranos e déspotas dividem e governam, eles querem a Cidade dividida por rivalidades étnicas. A condição indispensável para garantir a soberania de um povo reside assim em sua unidade. O caos étnico evita que toda philia se desenvolva. Uma sociedade se forma com base na proximidade – ou não se forma de jeito nenhum. As doutrinas abstratas e integracionistas da Revolução Francesa concebem o homem como simplesmente um 'homem', um residente, um consumidor. O espírito cívico, assim como a segurança pública, a harmonia social, e a solidariedade, baseia-se não apenas na educação ou na persuasão, mas na unanimidade cultural – em valores, estilos de vida, e comportamentos inatos em comum.”
(Guillaume Faye, Why We Fight – Manifesto of The European Resistance)
Fonte: http://speminaliumnunquam.blogspot.com/2020/07/philia.html
"Porque Lutamos: Manifesto da Resistência Européia" de Guillaume Faye
Arktos , 2011 - 274 páginas
Resenha:
Identitários e outros que compõem a resistência europeia carecem de uma doutrina que realmente sirva como uma síntese política e ideológica de quem eles são - uma doutrina que fala acima de partidos e seitas, acima de sensibilidades rivais e sentimentos feridos, que reúne a resistência em torno de idéias claras e objetivos, unindo-os em oposição ao dramático declínio dos europeus. Hoje, nosso povo enfrenta o maior risco de toda a sua história: colapso demográfico, submissão a uma colonização alienígena e ao Islã, bastardização da União Europeia, prostração diante da hegemonia americana, esquecimento de nossas raízes culturais e assim por diante.
Sob a forma de um texto introdutório e um dicionário de 177 palavras-chave, Guillaume Faye, um dos escritores mais criativos da "direita" européia, faz um diagnóstico da situação atual e propõe um programa de resistência, reconquista e regeneração. Ele mantém a perspectiva de uma alternativa racial e revolucionária à atual civilização decadente.
O principal objetivo do manifesto é, portanto, unificar a resistência, desenvolvendo uma doutrina comum que une todos e todas as tendências que buscam constituir uma rede européia de resistência - uma doutrina que vai além das antigas brigas sectárias e divisões superficiais. Todos os assuntos relevantes, incluindo política, economia, geopolítica, demografia e biologia, são abordados. Como foi para a esquerda do século XIX com o Manifesto Comunista de Marx, Why We Fight está destinado a se tornar a obra-chave dos identitários do século XXI.
Esta edição de Why We Fight contém o texto completo da edição original em francês, além de material adicional que foi adicionado à edição em alemão. Também está incluído um prefácio original do tradutor Michael O'Meara, autor de New Culture, New Right, bem como um prefácio do Dr. Pierre Krebs, Presidente do Thule-Seminar na Alemanha.
Com doutorado em ciência política pelo Instituto de Ciência Política de Paris, o ensaísta Guillaume Faye foi um dos principais teóricos da Nouvelle Droite francesa nas décadas de 1970 e 1980, antes de sua crescente simpatia pelo movimento identitário. Ele também foi jornalista na Figaro-Magazine, Paris-Match, Magazine-Hebdo, Valeurs Actuelles e comentarista de rádio. Durante vários anos, ele foi o editor do J'ai tout compris (I Understood Everything), um boletim particular.
Fonte: https://books.google.com.br/books/about/Why_We_Fight.html?id=GuMfY6-4XhwC&redir_esc=y
Abraços
“Conceito aristotélico que significa 'amizade' – consenso étnico-cultural entre os membros da mesma Cidade.
Para Aristóteles, a democracia somente é possível em grupos étnicos homogêneos, ao passo que os déspotas sempre têm reinado sobre sociedades altamente fragmentadas.
Uma sociedade multiétnica é portanto necessariamente antidemocrática e caótica, pois falta-lhe philia, esta profunda fraternidade de carne e sangue dos cidadãos. Tiranos e déspotas dividem e governam, eles querem a Cidade dividida por rivalidades étnicas. A condição indispensável para garantir a soberania de um povo reside assim em sua unidade. O caos étnico evita que toda philia se desenvolva. Uma sociedade se forma com base na proximidade – ou não se forma de jeito nenhum. As doutrinas abstratas e integracionistas da Revolução Francesa concebem o homem como simplesmente um 'homem', um residente, um consumidor. O espírito cívico, assim como a segurança pública, a harmonia social, e a solidariedade, baseia-se não apenas na educação ou na persuasão, mas na unanimidade cultural – em valores, estilos de vida, e comportamentos inatos em comum.”
(Guillaume Faye, Why We Fight – Manifesto of The European Resistance)
Fonte: http://speminaliumnunquam.blogspot.com/2020/07/philia.html
"Porque Lutamos: Manifesto da Resistência Européia" de Guillaume Faye
Arktos , 2011 - 274 páginas
Resenha:
Identitários e outros que compõem a resistência europeia carecem de uma doutrina que realmente sirva como uma síntese política e ideológica de quem eles são - uma doutrina que fala acima de partidos e seitas, acima de sensibilidades rivais e sentimentos feridos, que reúne a resistência em torno de idéias claras e objetivos, unindo-os em oposição ao dramático declínio dos europeus. Hoje, nosso povo enfrenta o maior risco de toda a sua história: colapso demográfico, submissão a uma colonização alienígena e ao Islã, bastardização da União Europeia, prostração diante da hegemonia americana, esquecimento de nossas raízes culturais e assim por diante.
Sob a forma de um texto introdutório e um dicionário de 177 palavras-chave, Guillaume Faye, um dos escritores mais criativos da "direita" européia, faz um diagnóstico da situação atual e propõe um programa de resistência, reconquista e regeneração. Ele mantém a perspectiva de uma alternativa racial e revolucionária à atual civilização decadente.
O principal objetivo do manifesto é, portanto, unificar a resistência, desenvolvendo uma doutrina comum que une todos e todas as tendências que buscam constituir uma rede européia de resistência - uma doutrina que vai além das antigas brigas sectárias e divisões superficiais. Todos os assuntos relevantes, incluindo política, economia, geopolítica, demografia e biologia, são abordados. Como foi para a esquerda do século XIX com o Manifesto Comunista de Marx, Why We Fight está destinado a se tornar a obra-chave dos identitários do século XXI.
Esta edição de Why We Fight contém o texto completo da edição original em francês, além de material adicional que foi adicionado à edição em alemão. Também está incluído um prefácio original do tradutor Michael O'Meara, autor de New Culture, New Right, bem como um prefácio do Dr. Pierre Krebs, Presidente do Thule-Seminar na Alemanha.
Com doutorado em ciência política pelo Instituto de Ciência Política de Paris, o ensaísta Guillaume Faye foi um dos principais teóricos da Nouvelle Droite francesa nas décadas de 1970 e 1980, antes de sua crescente simpatia pelo movimento identitário. Ele também foi jornalista na Figaro-Magazine, Paris-Match, Magazine-Hebdo, Valeurs Actuelles e comentarista de rádio. Durante vários anos, ele foi o editor do J'ai tout compris (I Understood Everything), um boletim particular.
Fonte: https://books.google.com.br/books/about/Why_We_Fight.html?id=GuMfY6-4XhwC&redir_esc=y
Abraços
sábado, 4 de julho de 2020
Joseph Goebbels, o visionário
O discurso brilhante de Goebbels em 1933: mulheres masculinas, homens femininos, baixas taxas de natalidade - poderia ter sido escrito hoje!
Goebbels fez esse discurso em 18 de março de 1933, na abertura de uma exposição feminina em Berlim, apenas seis semanas depois que Hitler chegou ao poder.
Mulheres alemãs, homens alemães!
É um acidente feliz que meu primeiro discurso desde que assumi o cargo de Ministério do Esclarecimento Público e Propaganda seja para mulheres alemãs. Embora eu concorde com Treitschke (1) que os homens fazem história, não esqueço que as mulheres criam meninos para a masculinidade. Você sabe que o movimento nacional-socialista é o único partido que mantém as mulheres fora da política diária. Isso gera amargas críticas e hostilidade, tudo isso muito injustificado. Mantivemos as mulheres afastadas das intrigas democráticas parlamentares dos últimos catorze anos na Alemanha, não porque não as respeitamos, mas porque as respeitamos demais. Não vemos a mulher como inferior, mas como tendo uma missão diferente, um valor diferente do que a do homem. Portanto, acreditávamos que a mulher alemã, que mais do que qualquer outra no mundo é uma mulher no melhor sentido da palavra, deveria usar sua força e habilidades em outras áreas que não o homem.
A mulher sempre foi não apenas a companheira sexual do homem, mas também sua colega de trabalho. Há muito tempo, ela fez trabalho pesado com o homem no campo. Ela se mudou com ele para as cidades, entrando nos escritórios e fábricas, fazendo sua parte do trabalho para o qual era mais adequada. Ela fez isso com todas as suas habilidades, lealdade, devoção altruísta, prontidão para o sacrifício.
A mulher na vida pública hoje não é diferente das mulheres do passado. Ninguém que entenda a era moderna teria a idéia maluca de tirar as mulheres da vida pública, do trabalho, da profissão e da conquista de pão. Mas também é preciso dizer que as coisas que pertencem ao homem devem permanecer suas. Isso inclui política e forças armadas. Isso não é para menosprezar as mulheres, apenas um reconhecimento de como ela pode usar melhor seus talentos e habilidades.
Olhando para os últimos anos do declínio da Alemanha, chegamos à conclusão assustadora, quase aterradora, de que quanto menos homens alemães estavam dispostos a agir como homens na vida pública, mais as mulheres sucumbiam à tentação de desempenhar o papel do homem. A feminização dos homens sempre leva à masculinização das mulheres. Uma época em que todas as grandes idéias de virtude, firmeza, dureza e determinação foram esquecidas não devem ser surpreendidas pelo fato de o homem gradualmente perder seu papel de liderança na vida, na política e no governo para a mulher.
Pode ser impopular dizer isso a um público de mulheres, mas é preciso dizer, porque é verdade e porque ajudará a esclarecer nossa atitude em relação às mulheres.
A era moderna, com todas as suas vastas transformações revolucionárias no governo, política, economia e relações sociais, não deixou as mulheres e seu papel na vida pública intocados. Coisas que julgávamos impossíveis há vários anos ou décadas são agora realidade cotidiana. Algumas coisas boas, nobres e louváveis aconteceram. Mas também coisas que são desprezíveis e humilhantes. Essas transformações revolucionárias tiraram em grande parte das mulheres suas tarefas adequadas. Seus olhos estavam em direções que não eram apropriadas para eles. O resultado foi uma visão pública distorcida da feminilidade alemã que nada tinha a ver com os ideais anteriores.
Uma mudança fundamental é necessária. Correndo o risco de parecer reacionário e desatualizado, deixe-me dizer isso claramente: O primeiro, melhor e mais adequado lugar para as mulheres é na família, e seu dever mais glorioso é dar filhos ao seu povo e nação, filhos que possam continuar a linha de gerações e que garantam a imortalidade da nação. A mulher é a professora da juventude e, portanto, a construtora da fundação do futuro. Se a família é a fonte de força do país, a mulher é seu núcleo e centro. O melhor lugar para a mulher servir ao seu povo é no casamento, na família, na maternidade. Esta é a sua missão mais alta. Isso não significa que as mulheres que estão empregadas ou que não têm filhos não têm papel na maternidade do povo alemão. Eles usam sua força, suas habilidades, seu senso de responsabilidade pela nação, de outras maneiras. Estamos convencidos, no entanto, de que a primeira tarefa de uma nação socialmente reformada deve ser novamente dar à mulher a possibilidade de cumprir sua real tarefa, sua missão na família e como mãe.
Paul Joseph Goebbles com sua família.
O governo revolucionário nacional é tudo menos reacionário. Não quer parar o ritmo da nossa era que se move rapidamente. Não tem intenção de ficar para trás no tempo. Ele quer ser o portador da bandeira e o descobridor do futuro. Conhecemos as demandas da era moderna. Mas isso não nos impede de ver que todas as épocas têm suas raízes na maternidade, que não há nada de maior importância do que a mãe viva de uma família que dá filhos ao Estado.
As mulheres alemãs foram transformadas nos últimos anos. Eles estão começando a perceber que não estão mais felizes por receber mais direitos, mas menos deveres. Eles agora percebem que o direito de ser eleito para o cargo público em detrimento do direito à vida, à maternidade e ao seu pão diário não é um bom negócio.
Uma característica da era moderna é uma taxa de natalidade em declínio rápido em nossas grandes cidades. Em 1900, dois milhões de bebês nasceram na Alemanha. Agora, o número caiu para um milhão. Esse declínio drástico é mais evidente na capital do país. Nos últimos catorze anos, a taxa de natalidade de Berlim se tornou a mais baixa de qualquer cidade européia. Em 1955, sem emigração, terá apenas cerca de três milhões de habitantes. O governo está determinado a deter esse declínio da família e o empobrecimento resultante de nosso sangue. Deve haver uma mudança fundamental. A atitude liberal em relação à família e à criança é responsável pelo rápido declínio da Alemanha. Hoje, precisamos começar a nos preocupar com o envelhecimento da população. Em 1900, havia sete filhos para cada idoso, hoje são apenas quatro. Se as tendências atuais continuarem, em 1988, a proporção será de 1:1. Essas estatísticas dizem tudo. Eles são a melhor prova de que se a Alemanha continuar em seu caminho atual, terminará em um abismo com uma velocidade impressionante. Quase podemos determinar a década em que a Alemanha entra em colapso por causa do despovoamento. (Não só a Alemanha, a Europa toda se encontra em colapso maternal.)
Não estamos dispostos a ficar de lado e assistir ao colapso de nossa vida nacional e à destruição do sangue que herdamos. O governo revolucionário nacional tem o dever de reconstruir a nação em suas fundações originais, de transformar a vida e a obra da mulher, para que mais uma vez sirva melhor ao bem nacional. Pretende eliminar as desigualdades sociais, para que mais uma vez a vida de nosso povo e o futuro de nosso povo e a imortalidade de nosso sangue sejam assegurados.
Moças alemãs da Bund Deutscher Mädel (BDM), ou Liga das Moças Alemãs, uma seção feminina da Juventude Hitlerista.
Congratulo-me com esta exposição, cujo objetivo é explicar e ensinar, e reduzir ou eliminar danos ao indivíduo e a todo o povo. Isso serve à nação e à iluminação popular, e apoiá-la é um dos deveres mais felizes do novo governo.
Talvez esta exposição intitulada "A Mulher" represente um ponto de virada. Se o objetivo da exposição é dar uma impressão de mulher na sociedade contemporânea, isso acontece no momento em que a sociedade alemã está passando pelas maiores mudanças nas gerações. Estou ciente de quão difícil isso é. Conheço os obstáculos que precisavam ser superados para dar a esta exposição um tema claro e uma estrutura firme. Deve mostrar o significado da mulher para a família, o povo e toda a nação. Os monitores darão uma impressão da vida real das mulheres hoje e fornecerão o conhecimento necessário para resolver as opiniões conflitantes de hoje, que não foram o resultado primordial do movimento feminino contemporâneo.
Mas isso não é tudo. O principal objetivo da exposição “A Mulher” não é apenas mostrar como estão as coisas, mas fazer propostas de melhoria. O objetivo é mostrar novos caminhos e novas oportunidades. Exemplos claros e muitas vezes drásticos darão a milhares de mulheres alemãs motivos para pensar e considerar. É particularmente agradável para nós, homens do novo governo, que famílias com muitos filhos recebam atenção especial, pois queremos resgatar a nação do declínio. A importância da família não pode ser superestimada, especialmente em famílias sem pais que dependem inteiramente da mãe. Nessas famílias, a mulher tem responsabilidade exclusiva pelos filhos e deve perceber a responsabilidade que tem para com seu povo e nação.
Não acreditamos que o povo alemão esteja destinado ao destino de declinar. Temos confiança cega de que a Alemanha ainda tem uma grande missão no mundo. Acreditamos que não estamos no fim de nossa história, mas que um novo, grande e honroso período de nossa história está começando agora. Essa fé nos dá força para trabalhar e não desesperar. Isso nos permitiu fazer grandes sacrifícios nos últimos catorze anos. Deu a milhões de mulheres alemãs a força da esperança na Alemanha e de seu futuro, e permitiu que seus filhos se unissem ao despertar da nação. Essa fé esteve com as bravas mulheres que perderam seus maridos e chefes de família na guerra, com aquelas que deram seus filhos na batalha para renovar seu povo. Essa fé nos manteve de pé durante a necessidade e o desespero dos últimos catorze anos. E essa fé hoje nos enche de nova esperança de que a Alemanha encontre novamente seu lugar ao sol.
Nada torna alguém mais difícil e mais determinado que a luta. Nada dá mais coragem do que enfrentar resistência. Durante os anos em que a Alemanha parecia destinada a declinar, um novo tipo de feminilidade se desenvolveu sob o confuso verniz da civilização moderna. É difícil, determinado, corajoso, disposto a sacrificar. Durante os quatro anos da grande guerra e os quatorze anos de colapso alemão que se seguiram, mulheres e mães alemãs se mostraram companheiras dignas de seus homens. Elas suportaram toda a amargura, toda a privação e perigo, e não falharam quando atingidas por infortúnios, preocupações e problemas. Enquanto uma nação tiver uma mulher tão orgulhosa e nobre, não poderá perecer. Essas mulheres são a base de nossa raça, de seu sangue e de seu futuro.
Este é o começo de uma nova feminilidade alemã. Se a nação voltar a ter mães que escolhem com orgulho e livremente a maternidade, ela não poderá perecer. Se a mulher é saudável, as pessoas serão saudáveis. Ai da nação que negligencia suas mulheres e mães. Ela se condena.
Esperamos que o conceito de mulher alemã ganhe novamente a honra e o respeito de todo o mundo. A mulher alemã se orgulhará de sua terra e seu povo, pensando alemão e se sentindo alemão. A honra de sua nação e sua raça será muito importante para ela. Somente uma nação que não esquece sua honra poderá garantir seu pão diário.
A mulher alemã nunca deve esquecer isso.
Declaro esta exposição aberta. Que ele revele todos os erros anteriores e mostre o caminho para o futuro.
Então o mundo mais uma vez nos respeitará, e poderemos afirmar as palavras de Walther von der Vogelweide (2), que tinha isso a dizer sobre a mulher alemã em seu famoso poema:
"Aquele que busca a
virtude e o amor próprio
deve vir à nossa terra.
Há muita alegria.
Por muito tempo eu moro lá."
Fonte: https://russia-insider.com/en/goebbels-brilliant-1933-speech-masculine-women-feminine-men-low-birth-rates-it-could-have-been
Goebbes reclamando de "mulheres masculinas e homens femininos", vemos que o Nacional-Socialismo não é de Esquerda.
(1) Heinrich Gotthard Freiherr von Treitschke (1834 - 1896) foi um historiador alemão, escritor político e membro do Partido Nacional Liberal do Reichstag durante a época do Império Alemão. Ele era um nacionalista franco, que favoreceu o colonialismo alemão e se opôs ao Império Britânico.
(2) Walther von der Vogelweide (provavelmente em 1170, na Baixa Áustria - provavelmente em 1230, em Würzburg) foi um poeta de língua germânica da Idade Média (alto alemão antigo).
Abraços
Goebbels fez esse discurso em 18 de março de 1933, na abertura de uma exposição feminina em Berlim, apenas seis semanas depois que Hitler chegou ao poder.
Mulheres alemãs, homens alemães!
É um acidente feliz que meu primeiro discurso desde que assumi o cargo de Ministério do Esclarecimento Público e Propaganda seja para mulheres alemãs. Embora eu concorde com Treitschke (1) que os homens fazem história, não esqueço que as mulheres criam meninos para a masculinidade. Você sabe que o movimento nacional-socialista é o único partido que mantém as mulheres fora da política diária. Isso gera amargas críticas e hostilidade, tudo isso muito injustificado. Mantivemos as mulheres afastadas das intrigas democráticas parlamentares dos últimos catorze anos na Alemanha, não porque não as respeitamos, mas porque as respeitamos demais. Não vemos a mulher como inferior, mas como tendo uma missão diferente, um valor diferente do que a do homem. Portanto, acreditávamos que a mulher alemã, que mais do que qualquer outra no mundo é uma mulher no melhor sentido da palavra, deveria usar sua força e habilidades em outras áreas que não o homem.
A mulher sempre foi não apenas a companheira sexual do homem, mas também sua colega de trabalho. Há muito tempo, ela fez trabalho pesado com o homem no campo. Ela se mudou com ele para as cidades, entrando nos escritórios e fábricas, fazendo sua parte do trabalho para o qual era mais adequada. Ela fez isso com todas as suas habilidades, lealdade, devoção altruísta, prontidão para o sacrifício.
A mulher na vida pública hoje não é diferente das mulheres do passado. Ninguém que entenda a era moderna teria a idéia maluca de tirar as mulheres da vida pública, do trabalho, da profissão e da conquista de pão. Mas também é preciso dizer que as coisas que pertencem ao homem devem permanecer suas. Isso inclui política e forças armadas. Isso não é para menosprezar as mulheres, apenas um reconhecimento de como ela pode usar melhor seus talentos e habilidades.
Olhando para os últimos anos do declínio da Alemanha, chegamos à conclusão assustadora, quase aterradora, de que quanto menos homens alemães estavam dispostos a agir como homens na vida pública, mais as mulheres sucumbiam à tentação de desempenhar o papel do homem. A feminização dos homens sempre leva à masculinização das mulheres. Uma época em que todas as grandes idéias de virtude, firmeza, dureza e determinação foram esquecidas não devem ser surpreendidas pelo fato de o homem gradualmente perder seu papel de liderança na vida, na política e no governo para a mulher.
Pode ser impopular dizer isso a um público de mulheres, mas é preciso dizer, porque é verdade e porque ajudará a esclarecer nossa atitude em relação às mulheres.
A era moderna, com todas as suas vastas transformações revolucionárias no governo, política, economia e relações sociais, não deixou as mulheres e seu papel na vida pública intocados. Coisas que julgávamos impossíveis há vários anos ou décadas são agora realidade cotidiana. Algumas coisas boas, nobres e louváveis aconteceram. Mas também coisas que são desprezíveis e humilhantes. Essas transformações revolucionárias tiraram em grande parte das mulheres suas tarefas adequadas. Seus olhos estavam em direções que não eram apropriadas para eles. O resultado foi uma visão pública distorcida da feminilidade alemã que nada tinha a ver com os ideais anteriores.
Uma mudança fundamental é necessária. Correndo o risco de parecer reacionário e desatualizado, deixe-me dizer isso claramente: O primeiro, melhor e mais adequado lugar para as mulheres é na família, e seu dever mais glorioso é dar filhos ao seu povo e nação, filhos que possam continuar a linha de gerações e que garantam a imortalidade da nação. A mulher é a professora da juventude e, portanto, a construtora da fundação do futuro. Se a família é a fonte de força do país, a mulher é seu núcleo e centro. O melhor lugar para a mulher servir ao seu povo é no casamento, na família, na maternidade. Esta é a sua missão mais alta. Isso não significa que as mulheres que estão empregadas ou que não têm filhos não têm papel na maternidade do povo alemão. Eles usam sua força, suas habilidades, seu senso de responsabilidade pela nação, de outras maneiras. Estamos convencidos, no entanto, de que a primeira tarefa de uma nação socialmente reformada deve ser novamente dar à mulher a possibilidade de cumprir sua real tarefa, sua missão na família e como mãe.
Paul Joseph Goebbles com sua família.
O governo revolucionário nacional é tudo menos reacionário. Não quer parar o ritmo da nossa era que se move rapidamente. Não tem intenção de ficar para trás no tempo. Ele quer ser o portador da bandeira e o descobridor do futuro. Conhecemos as demandas da era moderna. Mas isso não nos impede de ver que todas as épocas têm suas raízes na maternidade, que não há nada de maior importância do que a mãe viva de uma família que dá filhos ao Estado.
As mulheres alemãs foram transformadas nos últimos anos. Eles estão começando a perceber que não estão mais felizes por receber mais direitos, mas menos deveres. Eles agora percebem que o direito de ser eleito para o cargo público em detrimento do direito à vida, à maternidade e ao seu pão diário não é um bom negócio.
Uma característica da era moderna é uma taxa de natalidade em declínio rápido em nossas grandes cidades. Em 1900, dois milhões de bebês nasceram na Alemanha. Agora, o número caiu para um milhão. Esse declínio drástico é mais evidente na capital do país. Nos últimos catorze anos, a taxa de natalidade de Berlim se tornou a mais baixa de qualquer cidade européia. Em 1955, sem emigração, terá apenas cerca de três milhões de habitantes. O governo está determinado a deter esse declínio da família e o empobrecimento resultante de nosso sangue. Deve haver uma mudança fundamental. A atitude liberal em relação à família e à criança é responsável pelo rápido declínio da Alemanha. Hoje, precisamos começar a nos preocupar com o envelhecimento da população. Em 1900, havia sete filhos para cada idoso, hoje são apenas quatro. Se as tendências atuais continuarem, em 1988, a proporção será de 1:1. Essas estatísticas dizem tudo. Eles são a melhor prova de que se a Alemanha continuar em seu caminho atual, terminará em um abismo com uma velocidade impressionante. Quase podemos determinar a década em que a Alemanha entra em colapso por causa do despovoamento. (Não só a Alemanha, a Europa toda se encontra em colapso maternal.)
Não estamos dispostos a ficar de lado e assistir ao colapso de nossa vida nacional e à destruição do sangue que herdamos. O governo revolucionário nacional tem o dever de reconstruir a nação em suas fundações originais, de transformar a vida e a obra da mulher, para que mais uma vez sirva melhor ao bem nacional. Pretende eliminar as desigualdades sociais, para que mais uma vez a vida de nosso povo e o futuro de nosso povo e a imortalidade de nosso sangue sejam assegurados.
Moças alemãs da Bund Deutscher Mädel (BDM), ou Liga das Moças Alemãs, uma seção feminina da Juventude Hitlerista.
Congratulo-me com esta exposição, cujo objetivo é explicar e ensinar, e reduzir ou eliminar danos ao indivíduo e a todo o povo. Isso serve à nação e à iluminação popular, e apoiá-la é um dos deveres mais felizes do novo governo.
Talvez esta exposição intitulada "A Mulher" represente um ponto de virada. Se o objetivo da exposição é dar uma impressão de mulher na sociedade contemporânea, isso acontece no momento em que a sociedade alemã está passando pelas maiores mudanças nas gerações. Estou ciente de quão difícil isso é. Conheço os obstáculos que precisavam ser superados para dar a esta exposição um tema claro e uma estrutura firme. Deve mostrar o significado da mulher para a família, o povo e toda a nação. Os monitores darão uma impressão da vida real das mulheres hoje e fornecerão o conhecimento necessário para resolver as opiniões conflitantes de hoje, que não foram o resultado primordial do movimento feminino contemporâneo.
Mas isso não é tudo. O principal objetivo da exposição “A Mulher” não é apenas mostrar como estão as coisas, mas fazer propostas de melhoria. O objetivo é mostrar novos caminhos e novas oportunidades. Exemplos claros e muitas vezes drásticos darão a milhares de mulheres alemãs motivos para pensar e considerar. É particularmente agradável para nós, homens do novo governo, que famílias com muitos filhos recebam atenção especial, pois queremos resgatar a nação do declínio. A importância da família não pode ser superestimada, especialmente em famílias sem pais que dependem inteiramente da mãe. Nessas famílias, a mulher tem responsabilidade exclusiva pelos filhos e deve perceber a responsabilidade que tem para com seu povo e nação.
Não acreditamos que o povo alemão esteja destinado ao destino de declinar. Temos confiança cega de que a Alemanha ainda tem uma grande missão no mundo. Acreditamos que não estamos no fim de nossa história, mas que um novo, grande e honroso período de nossa história está começando agora. Essa fé nos dá força para trabalhar e não desesperar. Isso nos permitiu fazer grandes sacrifícios nos últimos catorze anos. Deu a milhões de mulheres alemãs a força da esperança na Alemanha e de seu futuro, e permitiu que seus filhos se unissem ao despertar da nação. Essa fé esteve com as bravas mulheres que perderam seus maridos e chefes de família na guerra, com aquelas que deram seus filhos na batalha para renovar seu povo. Essa fé nos manteve de pé durante a necessidade e o desespero dos últimos catorze anos. E essa fé hoje nos enche de nova esperança de que a Alemanha encontre novamente seu lugar ao sol.
Nada torna alguém mais difícil e mais determinado que a luta. Nada dá mais coragem do que enfrentar resistência. Durante os anos em que a Alemanha parecia destinada a declinar, um novo tipo de feminilidade se desenvolveu sob o confuso verniz da civilização moderna. É difícil, determinado, corajoso, disposto a sacrificar. Durante os quatro anos da grande guerra e os quatorze anos de colapso alemão que se seguiram, mulheres e mães alemãs se mostraram companheiras dignas de seus homens. Elas suportaram toda a amargura, toda a privação e perigo, e não falharam quando atingidas por infortúnios, preocupações e problemas. Enquanto uma nação tiver uma mulher tão orgulhosa e nobre, não poderá perecer. Essas mulheres são a base de nossa raça, de seu sangue e de seu futuro.
Este é o começo de uma nova feminilidade alemã. Se a nação voltar a ter mães que escolhem com orgulho e livremente a maternidade, ela não poderá perecer. Se a mulher é saudável, as pessoas serão saudáveis. Ai da nação que negligencia suas mulheres e mães. Ela se condena.
Esperamos que o conceito de mulher alemã ganhe novamente a honra e o respeito de todo o mundo. A mulher alemã se orgulhará de sua terra e seu povo, pensando alemão e se sentindo alemão. A honra de sua nação e sua raça será muito importante para ela. Somente uma nação que não esquece sua honra poderá garantir seu pão diário.
A mulher alemã nunca deve esquecer isso.
Declaro esta exposição aberta. Que ele revele todos os erros anteriores e mostre o caminho para o futuro.
Então o mundo mais uma vez nos respeitará, e poderemos afirmar as palavras de Walther von der Vogelweide (2), que tinha isso a dizer sobre a mulher alemã em seu famoso poema:
"Aquele que busca a
virtude e o amor próprio
deve vir à nossa terra.
Há muita alegria.
Por muito tempo eu moro lá."
Fonte: https://russia-insider.com/en/goebbels-brilliant-1933-speech-masculine-women-feminine-men-low-birth-rates-it-could-have-been
Goebbes reclamando de "mulheres masculinas e homens femininos", vemos que o Nacional-Socialismo não é de Esquerda.
(1) Heinrich Gotthard Freiherr von Treitschke (1834 - 1896) foi um historiador alemão, escritor político e membro do Partido Nacional Liberal do Reichstag durante a época do Império Alemão. Ele era um nacionalista franco, que favoreceu o colonialismo alemão e se opôs ao Império Britânico.
(2) Walther von der Vogelweide (provavelmente em 1170, na Baixa Áustria - provavelmente em 1230, em Würzburg) foi um poeta de língua germânica da Idade Média (alto alemão antigo).
Abraços