segunda-feira, 28 de outubro de 2013
Drones norte-americanos matando civis no Paquistão possuem precedentes na II Grande Guerra
Charles Elwood "Chuck" Yeager foi um ás da aviação americano, conhecido por ser a primeira pessoa a "quebrar" a barreira do som. Yeager se alistou na Força Aérea dos Estados Unidos em 1941, então com dezoito anos de idade.
Muito tempo antes de drones americanos matarem civis no Paquistão, pilotos americanos cometeram crimes de guerra similares na Alemanha.
Numa autobiografia de 1985 do primeiro piloto a quebrar a barreira do som, o autor descreveu como, durante a II Guerra Mundial, no outono de 1944, seu grupo de batalha estava atacando a Alemanha e “... foi designada uma área de 50 milhas por 50 milhas e mandado que eles metralhassem qualquer coisa que se movesse... Nós não fomos perguntados sobre como nos sentíamos atirando em pessoas. Foi uma missão miserável, suja, mas todos nós decolamos no horário e fizemos isso... Fomos ordenados a cometer atrocidades, pura e simplesmente, mas o bronze que aprovou esta ação provavelmente sentiu-se justificado porque em tempo de guerra a Alemanha não estava facilmente dividida entre "civis inocentes" e sua máquina militar. O agricultor cultivando seu campo de batatas poderia estar alimentando tropas alemãs."
Chuck Yeager, Yeager: An Autobiography (New York: Bantam Books, 1985) pp. 79-80.
Traduzido de On the Contrary
Este pessoal vai ficando velho e criando noção de remorso. Medo do juízo de Deus? E assim a mentira vai sendo encurralada.
Abraços
2 comentários:
"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell
"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano
Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.
Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.
Agradecido pela compreensão e visita.
Este é nosso trabalho, meu amigo: desencavar essas raridades e expô-las para mostrar ao povinho/gado anestesiado que o abismo é mais embaixo.
ResponderExcluirBoa garimpada!
PS. Um dia, você me pediu para publicar um post meu chamado "O pombal do Guto" (http://fab29-palavralivre.blogspot.com.br/2011/12/o-pombal-do-guto.html#comments). Você chegou a usá-lo?
Abraço.
Obrigado. Estamos vivos.
ResponderExcluirNão cheguei a usar não.... rsrs
Abraços