sábado, 31 de agosto de 2013

Che Guevara: porco e assassino

Resultado de imagem para “Porco Fedorento"

Apelidos: o “Porco Fedorento" O biógrafo Paco Ignacio Taibo II registra um diálogo do Che:

 – Me chamavam de Chancho (Porco).
 – Por ser gordo?
 – Não, porque eu era sujo.

Segundo Taibo II, o desapreço de Che Guevara pelo banho e pelas duchas irá acompanhá-lo pelo resto de sua vida. (TAIBO II, 2008, p.24-5)

Alberto Granado, seu amigo e companheiro de viagens, contou que: “Ele tinha vários apelidos. Também o chamavam de El Loco Guevara. Ele adorava fazer-se um pouco de rapaz insuportável (...) Por exemplo, se gabava de raramente tomar banho. Por isso também o chamavam de Chancho (Porco). Ele costumava dizer, por exemplo: ‘Há 25 semanas que não lavo minha camiseta de rugby’.” (ANDERSON, 1997, p.55; KALFON, 1998, p.42)

Seus companheiros de guerrilha, no campo, descobriram que Che não tomava banho. Segundo Hilda, sua primeira esposa, “Ernesto costumava achar graça na mania de limpeza dos cubanos. Quando terminavam as tarefas diárias, eles todos tomavam banho e mudavam de roupa. ‘Tudo bem’, dizia ele, ‘mas como é que eles vão fazer nas montanhas? Duvido que eles vão poder tomar um banho ou mudar de roupa’ (...).” (ANDERSON, 1997, p.241; KALFON, 1998, p.137)

Em 10 de setembro de 1967, registrou um momento histórico: “Quase me esqueci de mencionar que hoje tomei um banho, o primeiro em seis meses. É um recorde que muitos dos demais estão atingindo.” (ANDERSON, 1997, p.828)

Em entrevista com Pedro Corzo para o documentário “Anatomia de um Mito”, Miguel Sánchez, que participou ativamente do treinamento militar do movimento castrista, recorda: “O chamávamos de El Chancho, porque ele não gostava muito de tomar banho. E sempre tinha um cheirinho meio de rim cozido.” Desprovido das normas de higiene burguesa, Che Guevara comia como um porco.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.