quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Deveriam proibir produtos de Israel também

Zara recolhe camiseta que lembra uniforme de campo de concentração.

Peça infantil era listrada e com uma estrela de seis pontas. Empresa se desculpou e disse que a roupa foi inspirada em filmes clássicos de faroeste.

Imagem da camiseta infantil que foi retirada das lojas
Imagem da camiseta infantil que foi retirada das lojas (Reprodução/Internet/VEJA.com)

A rede mundial de roupas e acessórios femininos Zara, de propriedade da espanhola Inditex, suspendeu nesta quarta-feira a venda de uma camiseta infantil listrada decorado com uma grande estrela de seis pontas depois que a peça foi comparada aos uniformes usados por judeus em campos de concentração da Alemanha nazista. A empresa pediu desculpas pelo ocorrido.

A camiseta, que tinha listras azuis e brancas horizontais, estava à venda na internet em três países europeus, mas não em Israel, informou uma porta-voz da Inditex. Porém, segundo o site americano Business Insider, a camisa podia ser vista nas versões sueca e israelense da loja on-line da Zara nesta quarta-feira de manhã. Na versão americana do site, a peça já não estava disponível.

Camiseta criticada da Zara
Reprodução/Twitter/VEJA.comCamiseta criticada da Zara

O uniforme usado pelos judeus em campos de concentração e a camiseta da Zara: semelhança perturbadora. A semelhança não foi intencional e o modelo foi inspirado em astros de filmes clássicos de faroeste, afirmou ela. Poucas horas depois de a peça ser colocada à venda, alguns jornais notaram a semelhança e mensagens criticando o modelo foram publicadas no Twitter.

“A camiseta tem uma grande estrela de seis pontas no lado superior esquerdo, lugar exato em que os nazistas forçavam os judeus a usar a Estrela de Davi”, escreveu o jornal israelense Haaretz, dizendo que a peça é “uma reminiscência assombrosa de uma era mais sombria”. Em seu site, o Haaretz mostrou uma foto de parte de um uniforme usado pelos prisioneiros de Auschwitz em que se vê um agasalho com listras verdes e brancas e uma estrela amarela abaixo do ombro esquerdo com a palavra Jude (judeu, em alemão).

Esta não é a primeira vez que a Zara é acusada de vender mercadorias relacionadas com o antissemitismo. Em 2007, após uma avalanche de críticas, a empresa foi forçada a retirar de suas lojas uma bolsa bordada com uma suástica.

(Com agência Reuters)

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/zara-recolhe-camiseta-que-lembra-uniforme-de-campo-de-concentracao

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.